InícioGraduaçãoMarketing DigitalQual a média salarial de um profissional de Marketing Digital?

Qual a média salarial de um profissional de Marketing Digital?

Um profissional de marketing digital tem média salarial alta ou baixa? Essas e outras dúvidas serão respondidas nesse post da Voomp.

De maneira geral, um profissional de Marketing Digital consegue trabalhar inicialmente em dois cargos: como analista ou como especialista de marketing digital.

Um analista de marketing digital trabalha na criação de campanhas de marketing digital ou offline. Além disso, aborda criação de conteúdo, analisa métricas e dados de acesso.

Muitas vezes, acaba fazendo o atendimento online de seus clientes, setor conhecido como SAC 2.0.

Já o profissional de Marketing Digital que trabalha como especialista, usa ferramentas um pouco mais complicadas.

Ele pode exercer cargos de liderança dentro do setor, e faz uso de ferramentas como o Google Analytics e Google Adwords. Habilidades de InBound Marketing fazem parte da rotina desse profissional.

Profissionais de Marketing Digital têm boa média salarial?

Não podemos generalizar todos os profissionais de Marketing digital sem antes sabermos exatamente como funciona a maneira como eles são remunerados.

Alguns profissionais podem levar uma vida relativamente luxuosa, mas isso depende do cargo em que estão, e até mesmo do nível de experiência.

Em média, o profissional de Marketing Digital que possui um diploma universitário em Comunicação Social ou em alguma área relacionada pode começar ganhando R$ 1,5 mil mensais.

Isso é um valor exorbitante, e pode chegar próximo dos R$ 10 mil, caso suba na carreira e chegue a uma função de gerente. Os valores descritos são do site Next U.

Tudo vai depender da área com a qual você tem mais afinidade, pois qualquer emprego para um profissional de Marketing Digital deve possuir sua especificidade.

Um Analista de SEO trabalha com palavras e sites, enquanto um Social Media trabalha com serviços direcionados para as redes sociais.

A média salarial deles, portanto, é diferente. Pessoas com formação ligada ao Marketing Digital podem prestar serviços para mais de uma pessoa ou organização ao mesmo tempo.

Qual área do Marketing Digital dá mais dinheiro?

De acordo com o site Quero Bolsa, a média salarial de um profissional de Marketing Digital no Brasil é de R $3.455.

Os estados onde estão concentrados os melhores salários são os de São Paulo, Rio de Janeiro e Distrito Federal.

Os cargos com a melhor média salarial são os de Gerente de Comunicação e Gerente de Marketing. Ou seja, os cargos de gestão com a maior carga de responsabilidade e tarefas também são aqueles com salários maiores.

Veja a seguir uma breve lista com as melhores médias salariais sobre profissional de Marketing Digital no Brasil.

  • Estagiário de Marketing Digital: R $1.607
  • Analista de Marketing Digital: R $ 2.896
  • Analista de Marketing Digital Júnior: R $3.056
  • Analista de Marketing Digital Pleno: R $4.159
  • Analista de Marketing Digital Sênior: R $6. 315
  • Coordenador de Marketing Digital: R $6.659
  • Gerente de Marketing Digital: R $9.171
  • Marketing Growth Hacker: R $5.548

De maneira geral, a dinâmica de cargos do Marketing Digital se encaixa na dinâmica de hierarquia empresarial.

Isso quer dizer que há cargos de nível Júnior, Pleno e Sênior.

O primeiro engloba até 4 anos de experiência, enquanto o segundo pede 6 anos, e o terceiro uma experiência acima disso.

A média salarial vai subindo de acordo com o tempo que o profissional de Marketing Digital se especializa na função.

O mercado de trabalho para essa profissão é bem promissor no Brasil e no mundo. Isso ocorre porque a maioria dos serviços tende a ser executada de forma online.

Isso significa que as ferramentas de comunicação corporativa e reuniões podem substituir as antigas interações presenciais.

Hoje em dia, empresas do setor, como agências de marketing digital e grandes organizações, recrutam pessoas de todo o país para algum projeto especial, organizando por nível de experiência e conhecimento seus respectivos cargos.

Quais são os fatores que influenciam na média salarial?

Existem algumas circunstâncias que conseguem afetar o salário do profissional de Marketing Digital.

Veja aqui quais são as principais condições que podem influenciar no salário médio final.

  • Graduação ou certificados: Quando você estiver procurando um emprego, busque nas listagens de cargos tradicionais, que possuam uma base sólida de conhecimento. Então, estar totalmente qualificado(a) para assumir uma função pode estar intimamente ligado com seu salário final.
  • Empregador ou cliente: é mais provável que você ganhe mais dinheiro com uma grande agência de marketing que ofereça publicidade tradicional e digital do que com uma pequena empresa de marketing digital. E, segundo pesquisas, você poderá ganhar mais dinheiro com grandes empresas farmacêuticas ou de tecnologia.
  • Habilidades: A habilidade mais valorizada financeiramente é a relacionada ao marketing estratégico. As competências voltadas ao SEO garantem um bom emprego. Para ganhar mais, no entanto, é preciso ter boas noções de redação e marketing tradicional.
  • Local: aqueles profissionais de Marketing Digital que trabalham em centros urbanos com um custo de vida mais elevado normalmente têm uma média salarial maior.

Meios de buscar maiores salários

O fato é que podem existir profissionais de Marketing Digital com vários anos de experiência ganhando menos do que certos iniciantes.

O outro lado também é verdadeiro. Profissionais adaptados ao Marketing Digital também podem conseguir uma grande remuneração em início de carreira.

Isso depende de muitos fatores, como já pontuamos. Se seu objetivo for ter um salário alto em Marketing Digital, já pense em como você irá vender seus serviços.

De qualquer maneira, as grandes agências de publicidade certamente oferecem uma média salarial melhor do que outros campos que abrigam o marketing digital.

Além disso, com a quantidade de conhecimentos sobre o setor surgindo todos os dias, é sempre importante se manter atualizado.

Isso significa se especializar em usar novas ferramentas e analisar os concorrentes.

Esta é uma forma de nunca ficar para trás no mercado e, assim, ficar atualizado sobre as novas tendências e oportunidades a serem exploradas.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 5

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.