InícioGraduaçãoArtes VisuaisQual é a duração do curso de Artes Visuais?

Qual é a duração do curso de Artes Visuais?

Duração do curso de Artes Visuais: uma questão que pode gerar dúvida no estudante. Existem fatores que podem prolongar ou encurtar a duração dessa graduação?

Para responder a essa pergunta, é preciso entender o que é a graduação em Artes Visuais, o que se estuda nesse curso e as habilitações que são oferecidas aos estudantes. Em muitos casos, vale a pena ficar um pouco mais na universidade e terminar o curso com um diploma mais completo, que o permita atuar em diversas áreas.

Então, para quem tem o sonho de trabalhar com arte e está de olho no curso de Artes Visuais, confira algumas dicas de alguns possíveis caminhos a seguir, e quanto tempo de estudo e dedicação são necessários.

Artes Visuais, Artes Plásticas ou Artes Cênicas?

A cabeça já pode dar um nó só de pensar nos diferentes tipos de artes: Artes Visuais, Artes Plásticas, Artes Cênicas… Será que você sabe a diferença entre cada uma delas?

Aqui vai uma breve explicação. Artes Cênicas, em primeiro lugar, são aquelas relacionadas à dramatização. Uma peça de teatro, programa de TV, filme… Tudo isso cabe no escopo do profissional das Artes Cênicas, que pode ser ator, diretor ou até cenógrafo.

As Artes Plásticas, por sua vez, abrangem as criações visuais, de apelo estético e de imagem. Entram aqui as pinturas, esculturas, ilustrações e desenhos, por exemplo. Mas há muitas produções que podem ser consideradas Artes Plásticas. E vale dar aquela pesquisada se esse é um curso que te interessa.

As Artes Visuais, por fim, lidam com tudo o que é relacionado às Artes Plásticas e mais. Consideram novas formas de produção, que fogem dos “modelos tradicionais” que já conhecemos. Consideram, também, a fotografia, cinema, design e até games.

Licenciatura ou bacharelado?

Outra questão essencial para saber a duração do seu curso de Artes Visuais é a habilitação que você pretende cursar. Licenciatura ou bacharelado? Qual é a mais indicada para os seus objetivos?

Para quem pretende tornar-se professor, a mais indicada é a licenciatura. É com a mesma que você vai conseguir permissão para atuar em escolas de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio. Mas, caso queira atuar no ensino universitário, a história é outra. Nesse caso, você deve ao menos cursar uma pós-graduação na área (após concluir a graduação, claro).

É na licenciatura que o aluno de Artes Visuais tem contato com disciplinas da Educação e da Pedagogia, como Metodologia de Ensino da Arte, Psicologia da Educação e Práticas Pedagógicas.

O bacharelado, por sua vez, é voltado para quem pretende seguir por outros caminhos, como a produção de obras próprias. Mas não só isso. O bacharel em Artes Visuais tem diversas opções de carreira, de curador de exposições a crítico ou historiador da arte. 

Para isso, ele recebe uma formação muito mais técnica, desenvolvendo diretamente diversas habilidades artísticas. Mas também tem um fundo teórico, conhecendo movimentos artísticos, diversas expressões e linguagens que lhe garantem repertório.

A duração de um curso de Artes Visuais pode variar de acordo com a modalidade escolhida, de licenciatura ou bacharelado. Há ainda universidades que permitem cursar as duas modalidades e, ao final dos anos de curso, o graduando pode receber uma formação mais completa, mas também mais longa. O ideal é pesquisar os cursos que te interessem e o que eles oferecem aos seus alunos.

Qual é a duração do curso de Artes Visuais?

Ok, entendemos as diferenças entre Artes Visuais, Artes Plásticas e Artes Cênicas. Entendemos também que existe diferença entre licenciatura e bacharelado. Mas, quanto dura o curso de Artes Visuais?

Em média, o curso costuma durar 4 anos. É claro que isso depende de diversos fatores: o desempenho acadêmico do aluno, a opção pela licenciatura ou não, o curso oferecido pela universidade. Tudo isso está em jogo. Mas, se tivermos que calcular uma média, será essa.

São oito semestres de aula, cerca de 3.500 horas dedicadas ao estudo das Artes Visuais. É um tempo que envolve disciplinas obrigatórias e práticas, atividades complementares obrigatórias e estágio obrigatório. Além de tudo isso, claro, há o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Ufa!

Se o aluno opta pela dupla habilitação, esse tempo pode chegar a seis anos de estudos. Isso porque, além de incluir as disciplinas específicas do bacharelado e da licenciatura, a dupla habilitação inclui também o estágio supervisionado obrigatório em escolas exigido pelo MEC. Além disso, em alguns casos, o aluno de dupla habilitação deve apresentar dois TCCs, os Trabalhos de Conclusão de Curso. Um para a habilitação em licenciatura e outro para a habilitação no bacharelado. 

Vale lembrar que nada impede que o profissional licenciado exerça funções de bacharel, como curadoria ou crítica. Mas o contrário não é verdade. O bacharel não está autorizado pelo MEC a atuar em escolas. Ele pode, claro, oferecer cursos livres e de educação não formal e pode, ainda, ensinar no ambiente universitário. 

Por isso, a licenciatura é considerada uma formação mais completa, e é indicada inclusive a quem não pensa seguir na carreira docente num primeiro momento. Isso porque ela garante uma qualificação que pode ser utilizada posteriormente, em outro momento da carreira do profissional.

Estágio

O estágio supervisionado é obrigatório e exigido pelo MEC. Tem a duração de 400 horas. Mas calma! Esse tempo pode te ajudar a entender o dia a dia da profissão e até te introduzir no mercado de trabalho. 

Se você deseja seguir a carreira docente, essa é uma ótima oportunidade de começar a atuar em uma escola, com alunos do ensino básico. O tempo de estágio obrigatório pode variar, chegando a três semestres de atuação em sala de aula. Esse tempo deve ser alternado entre alunos de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio. É ali que você vai conhecer a realidade de uma sala de aula, refletir sobre a prática pedagógica e agir de acordo com o que você aprendeu na graduação.

Mas essa não é a única área possível: muitas ONGs, museus e outros espaços educativos oferecem estágios para estudantes de Artes Visuais. Em geral, esses são estágios não obrigatórios e nem todos remunerados, mas é uma excelente oportunidade de entrar no mercado de trabalho em outras áreas.

Gostou de saber mais sobre o curso? Então leia mais: O que é o curso de Artes Visuais?

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.1 / 5. Número de votos: 7

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.