Qual é a duração do curso de farmácia?

Isabella de Andrade
Colaborador do Hora Da Facul
1

Foto: Qual é a duração do curso de Farmácia

O curso de farmácia costuma estar sempre na lista dos mais procurados entre os estudantes brasileiros. Isso acontece, principalmente, pela alta empregabilidade e pelo campo diverso de atuação. Antes de tudo, para trabalhar na área, o futuro profissional deve concluir a graduação em uma instituição reconhecida pelo MEC. Mas qual é a duração do curso de farmácia? Em geral, a graduação para bacharel dura cinco anos.

Vale lembrar que, além da graduação, o futuro farmacêutico deve fazer um registro no Conselho Regional de Farmácia (CRF) do seu estado. É possível dizer que este campo está em alta, principalmente, pelo crescimento das pesquisas fármaco-químicas e também pela comercialização de medicamentos entre cada vez mais consumidores.

De maneira geral, quem trabalha nessa área é responsável pelo estudo de composição e pelos processos para produzir medicamentos, produtos de higiene, cosméticos, entre outros produtos. Já deu para imaginar por que motivos a área cresce tanto, não é? A demanda por esses produtos se encontra em constante expansão. O profissional também pode trabalhar em farmácias e drogarias como responsável técnico ou ainda atuar na fiscalização sanitária, identificando remédios falsificados.

Você sabe qual área da Farmácia mais combina com você?

Preparamos um teste especial para você conhecer seu perfil

Qual a duração e o conteúdo do curso de Farmácia?

Você já sabe que o curso dura, em média, cinco anos. Agora, quais são as principais matérias e aprendizados da graduação? Conhecer mais de perto o curso e a grade curricular é um ótimo caminho para saber se você está escolhendo a carreira certa. As matérias também estão relacionadas com as áreas de atuação do profissional, por isso, vale a pena estar bem atento a elas.

O curso de farmácia também prepara os alunos para outras possibilidades menos conhecidas do mercado como, por exemplo, controle, produção e análise de alimentos, além da realização de análises clínicas e toxicológicas. Esse profissional pode também realizar pesquisas sobre novos medicamentos em indústrias.

Agora quer saber quais são as principais matérias do curso para preparar o aluno para o mercado? Elas podem mudar de acordo com a faculdade, mas algumas se repetem em todos os currículos, entre elas estão:

  •     Farmacologia
  •     Manipulação
  •     Patologia Aplicada
  •     Química
  •     Resposta Imunológica
  •     Análises Toxicológicas
  •     Anatomia
  •     Biologia Celular
  •     Microbiologia
  •     Parasitologia
  •     Patologia Geral
  •     Produção de Medicamentos e Cosméticos
  •     Química Analítica, Farmacêutica, Orgânica, Geral e Inorgânica
  •     Físico-Química Aplicada à Farmácia
  •     Garantia de Qualidade em Práticas Farmacêuticas
  •     Gestão Farmacêutica

O que se aprende no curso de farmácia?

Além de estudar as disciplinas fundamentais, o futuro farmacêutico vai aprender atividades importantes para a profissão como, por exemplo, examinar e testar substâncias e princípios ativos. Identificar reações provocadas no organismo humano e analisar a composição de alimentos industrializados. Além disso, o aluno aprende a realizar análises clínicas e toxicológicas e a prestar orientação farmacológica, além de pontos importantes como combater a infecção hospitalar.

É uma profissão de importante valor para a sociedade e o curso costuma oferecer uma formação mais generalista, possibilitando que os estudantes escolham se dedicar para diferentes áreas do setor. Algumas faculdades oferecem habilitações diferentes ao longo da formação como, por exemplo, Farmacêutico Industrial, Farmacêutico Bioquímico para análise de alimentos e Farmacêutico bioquímico para análises clínicas.

O curso costuma ser oferecido em muitas universidades públicas ao redor do país e, nesse caso, a concorrência é maior. A graduação também pode ser encontrada em centenas de universidades particulares e, nesse caso, é recomendado ficar bem atento a dois pontos básicos na hora de escolher o curso.

O primeiro, é saber se ele é reconhecido e tem boa nota de classificação no MEC. O segundo, é pesquisar se a instituição oferece boa infraestrutura, como bibliotecas e laboratórios para pesquisa e aulas práticas.

E o que se aprende nas principais disciplinas?

Agora que você já conhece a duração do curso de farmácia e as principais matérias oferecidas, que tal conhecer um pouco mais do que é ensinado nas principais disciplinas do curso? Vale lembrar que, uma das características essenciais para os profissionais dessa área é gostar de ambientes de pesquisa, já que boa parte da carreira envolve essa demanda.

Outras características também são importantes como, por exemplo, ter familiaridade com matérias da área de saúde, saber ou ter vontade de desenvolver empatia e boa comunicação e gostar de trabalhar em grupo. Sabendo isso, vamos, enfim, conhecer melhor algumas matérias do curso?

Análises Toxicológicas

Essa costuma ser uma das matérias mais esperadas do curso, isso porque ela estimula que os estudantes exercitem seu lado investigativo. O objetivo principal das aulas é identificar e quantificar a presença de agentes tóxicos e, ainda, seus metabólicos.

Biologia Celular

Essa matéria exige bastante tempo de estudo e dedicação. Entre os temas abordados estão: comunicação celular, estrutura das membranas, diferenciação, ciclo e morte celular. Esse é um tema importante para diferentes áreas de pesquisa. Transformando a biologia celular em uma das principais matérias do curso de farmácia.

 Manipulação

Aqui o aluno vai aprender, principalmente, a lidar com manipulação e controle de qualidade dos medicamentos e produtos farmacêuticos. Além disso, os futuros profissionais estudam as possibilidades de gestão de produção e controle de qualidade das matérias-primas das indústrias farmacêuticas.

Anatomia

Muita gente não sabe, mas essa também é uma área de estudo importante para futuros farmacêuticos. Principalmente para aqueles que pretendem trabalhar dentro de farmácias hospitalares. Nesse caso, conhecer a anatomia do corpo humano é essencial. Nessa disciplina o aluno aprende desde a história da anatomia até a fisiologia humana e todos os temas relacionados.

O que mais você precisa saber sobre o curso de Farmácia?

Agora que você já conhece o tempo de duração do curso e as principais matérias ofertadas, fica mais fácil entender se essa é a graduação certa para você! Outro ponto muito importante é pesquisar sobre as possibilidades de trabalho, que são muitas. Elas passam pelas farmácias e drogarias, biotecnologia e cosmetologia, além de vigilância sanitária estadual e federal.

O importante é entender que especialização mais combina com o seu perfil e as suas ambições de carreira. Depois disso, basta estudar muito, estudar e praticar bastante para chegar mais confiante, seguro e preparado para o mercado.

 

O quão útil foi esta matéria?

Clique na estrela para avaliar!

Avaliação média 0 / 5. Contagem: 0

Ainda sem avaliações! Seja o primeiro a avaliar.