InícioGraduaçãoNutriçãoQual é a duração do curso de Nutrição?

Qual é a duração do curso de Nutrição?

O curso de Nutrição é uma ótima escolha para estudantes que gostam de trabalhar diretamente com a saúde e o bem-estar de outras pessoas. Os profissionais formados conseguem investigar e ajudar, enfim, na relação da população com os alimentos, atuando diretamente na preservação da saúde em diferentes fases da vida. E qual é a duração do curso de Nutrição? Por fim, ele dura em média quatro ou cinco anos, dependendo da faculdade, e é uma graduação no campo das Ciências Biológicas, mais especificamente na área da saúde.

As questões alimentares têm ganhado cada vez mais importância na sociedade moderna, transformando o curso de Nutrição em uma área muito promissora e com forte campo de atuação. O profissional formado pode atuar, enfim, na elaboração e prescrição de dietas para pacientes de diferentes idades. O objetivo pode ser a busca por uma alimentação mais equilibrada, uma dieta que supra necessidades e restrições alimentares específicas, além disso, perda de peso, ganho de massa magra, recuperação pós-cirúrgica ou auxílio no tratamento de doenças.

O nutricionista deve estar preparado para lidar com as questões fisiológicas relacionadas aos nutrientes e à alimentação e, por isso, deve conhecer de perto o funcionamento do corpo humano. Por fim, na faculdade o estudante vai ter contato com uma base mais teórica na primeira metade, estudando disciplinas de eixos temáticos como educação alimentar, bioquímica e comportamento da sociedade. Na segunda metade as matérias se aprofundam, passando, enfim, pela tecnologia e composição dos alimentos, nutrição infantil e aplicada a diferentes patologias.

Quais são as principais áreas de trabalho para o curso de Nutrição?

Vale lembrar que as pessoas estão mais preocupadas com a alimentação atualmente, o que contribui diretamente para o crescimento do mercado para nutricionistas. Por fim, o aumento da obesidade e de doenças relacionadas ao peso ao redor do mundo também demanda a presença de mais profissionais. Tendo isso em vista, quais são as principais áreas de trabalho atualmente? Logo, para te ajudar nessa fase de escolha, vamos falar melhor sobre algumas delas.

  1. Nutrição esportiva
  2. Nutrição clínica e hospitalar
  3. Indústria de alimentos
  4. Saúde pública
  5. Pesquisa
  6. Desenvolvimento de produtos
  7. Elaboração e supervisão de cardápios
  8. Área acadêmica

Nutrição esportiva

Essa é uma área que cresce muito no Brasil. Aqui o profissional é responsável, enfim, por otimizar e melhorar os resultados dos treinamentos e exercícios através da alimentação adequada.

Nutrição clínica e hospitalar

Essa é uma das áreas mais comuns na carreira de quem escolhe o curso de Nutrição. Nesse caso o profissional vai lidar com pacientes que buscam determinado local para uma mudança alimentar específica. Além disso, o nutricionista hospitalar pode elaborar dietas para pacientes hospitalizados, garantindo todos os nutrientes necessários para a recuperação.

Indústria de alimentos

Os nutricionistas fazem parte das equipes de trabalho da indústria alimentícia, auxiliando diretamente na criação de novos produtos. Uma das principais tarefas é garantir, enfim, que os alimentos respeitem os limites estabelecidos por lei para serem considerados seguros e nutritivos.

Saúde pública

Essa é uma boa escolha para os futuros profissionais que querem trabalhar diretamente com ações que causem impacto social. Por fim, o trabalho aqui é lidar com a sociedade como um todo, elaborando e executando políticas públicas voltadas para a alimentação da população.

Pesquisa

A área de pesquisa pode ser uma boa pedida para nutricionistas que gostam de estuda e descobrir coisas novas. Aqui o trabalho é feito em conjunto com profissionais de outras áreas, como biologia e farmácia. Por fim, o objetivo é buscar novas soluções para melhorar a saúde, o dia a dia e o bem-estar dos pacientes.

Grade curricular do curso de Nutrição

A grade curricular pode ter pequenas alterações no nome das disciplinas de acordo com cada instituição. Mas, em geral, as matérias ofertadas são bem semelhantes, seguindo o modelo criado pelo Ministério da Educação (MEC). Algumas faculdades oferecem o curso de forma presencial e semipresencial, como é o caso da Universidade Pitágoras e da Anhanguera. Logo depois, ao longo dos anos os estudantes têm contato com disciplinas mais teóricas, para garantir a base da formação, e matérias práticas, que preparam mais diretamente para o mercado.

Confira a grade curricular:

Anatomia Humana Geral

Avaliação Nutricional

Avaliação Nutricional Avançada

Bioquímica

Bioquímica de Alimentos

Bioética e Ética Profissional em Nutrição

Bromatologia e Tecnologia dos Alimentos

Carreira, Liderança e Trabalho em Equipe

Citologia, Histologia e Embriologia

Ciências Humanas e Sociais

Dietoterapia

Educação Alimentar e Nutricional

Epidemiologia e Bioestatística

Estágio Supervisionado I

Estágio Supervisionado II

Estágio Supervisionado III

Farmacologia

Fisiologia Aplicada à Nutrição

Fisiologia Humana

Fundamentos de Saúde Humana

Gestão de Unidades de Alimentação e Nutrição

Imunologia

Libras – Língua Brasileira de Sinais

Língua Portuguesa

Marketing e Empreendedorismo em Nutrição

Metodologia da Pesquisa

Microbiologia

Microbiologia e Segurança dos Alimentos

Nutrição Ambulatorial

Nutrição em Saúde Pública

Nutrição Esportiva

Nutrição Geriátrica

Nutrição Hospitalar

Nutrição Materno-infantil

Nutrição nos Ciclos da Vida

Parasitologia

Patologia Humana

Pex – Programa de Experiências

Planejamento e Administração de Serviços de Alimentação

Psicologia Aplicada à Saúde

Saúde Ambiental

Saúde Coletiva

Terapia Nutricional

Trabalho de Conclusão de Curso I

Trabalho de Conclusão de Curso II

Técnicas Dietéticas

Técnicas Dietéticas Aplicada

Qual o perfil do profissional e do estudante do curso de Nutrição?

Para começar, uma das qualidades essenciais de um nutricionista é saber ouvir e gostar de ajudar as pessoas. Gostar de trabalhar diretamente com outras pessoas pode ser um ótimo combustível para quem escolhe o curso de Nutrição. Além disso, é preciso paciência e cuidado para saber ouvir pessoas de diferentes idades, perfis e trajetórias e entender qual a melhor forma de ajudar cada uma delas.

Entretanto, ter foco e disciplina para os estudos, além da vontade de aprender constantemente também são pontos importantes. O curso é abrangente e novas pesquisas sobre a saúde alimentar surgem a todo momento. Por isso, é essencial se manter atualizado. Ter capacidade de observação também é uma ótima característica para nutricionistas, já que eles devem conseguir olhar atentamente o paciente para entender qual é o centro dos problemas apresentados.

O interesse pela área da saúde também é fundamental. Além de ter que conhecer o funcionamento do organismo humano e suas relações com a alimentação, os estudantes do curso de Nutrição têm um contato grande com matérias da área de saúde ao longo do curso. Logo, é melhor se preparar para os estudos. Por fim, ter uma comunicação clara e eficiente para os pacientes também é uma característica básica para treinar.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.