Qual é a duração do curso de Odontologia?

Isabella de Andrade
Colaborador do Hora Da Facul

O curso de Odontologia está entre os mais procurados do país e não é para menos, a procura constante por tratamentos dentários faz com que esses profissionais sejam sempre muito requisitados. Além disso, a profissão de dentista é uma das mais bem pagas em diferentes regiões. A alta procura faz com que, na área de saúde, o curso esteja atrás apenas de medicina em número de inscritos. E, afinal, qual é a duração do curso de Odontologia

A graduação deve durar, por determinação do Ministério da Saúde (MEC), no mínimo 4.000 horas. Ou seja, o futuro profissional levará pelo menos cinco anos para concluir os estudos. O curso prepara os futuros dentistas com uma formação ampla, tornando os alunos aptos a atuarem em diferentes áreas da odontologia.

Durante o curso, os estudantes aprendem tudo relacionado a saúde bucal da população, os principais tratamentos, condições e soluções inovadoras. A profissão está aquecida e com alta procura em diferentes regiões, desde os grandes centros e capitais, até as cidades menores e regiões mais isoladas, carentes de profissionais da saúde e, entre eles, dentistas.

Vai fazer vestibular para Odontologia?

Descubra se você sabe tudo sobre o curso

 O que aluno vai aprender no curso de Odontologia?

Além das disciplinas teóricas os futuros dentistas passam por aulas em laboratórios e treinamentos com atendimentos a pacientes reais, afinal, é preciso conciliar o aprendizado entre teoria e prática. Ao longo do curso os alunos aprendem também a prevenir e tratar doenças da boca, como por exemplo, cáries, tártaros, gengivites e câncer. Além disso, os futuros dentistas têm contato também com um aprendizado mais específico para tratamentos estéticos.

Na primeira parte do curso, durante os primeiros semestres do curso de odontologia, os alunos vão transitar pela área mais básica da formação. Com isso, as disciplinas são teóricas e passam pela área das Ciências Biológicas e da Saúde. Nessa etapa o principal aprendizado é entender o funcionamento e a estrutura do corpo humano, principalmente na região da face.

Na segunda parte do curso, a partir do segundo ano, as disciplinas começam a passa por áreas mais específicas da odontologia. Além disso, os alunos começam a exercitar a parte prática em laboratórios, realizando procedimentos simples em manequins odontológicos. Já no terceiro ano é possível iniciar o contato direto com pacientes.

Na etapa final, os alunos devem se dedicar ao trabalho de conclusão do curso (TCC) e também aos estágios supervisionados, que costumam durar até um semestre. Nessa fase é possível, por exemplo, atuar como auxiliar de dentista.

Como é o perfil do profissional de Odontologia?

Vale lembrar que o dentista vai trabalhar em contato direto com os pacientes e, por isso, a formação pode se considerada mais humanista. É importante que o futuro profissional desenvolva conhecimentos teóricos e técnicos na área. Mas, além disso é essencial desenvolver a sensibilidade para resolver problemas bucais e a inteligência emocional para cuidar do bem-estar dos pacientes.

Outro ponto importante a ser destacado é que a área de odontologia é constantemente impactada pelo desenvolvimento tecnológico. Por isso, bons profissionais devem ficar atentos para acompanhar a chegada de novas tecnologias que podem contribuir com os tratamentos. Buscar uma especialização depois da graduação também é muito recomendável para quem quer seguir a carreira odontológica.

Podemos dizer que uma das habilidades mais importantes a ser desenvolvida é a capacidade de se relacionar da melhor maneira possível com as pessoas, já que o dentista vai tratar da saúde bucal, uma área extremamente delicada. As principais áreas de atuação são: Cirurgia Geral, Ortodontia e Saúde Coletiva. Além disso, Implantodontia, Odontologia legal, Traumatologia e Cirurgia bucomaxilofacial, Odontopediatria, Periodontia e Endodontia.

Quais são as principais matérias do curso de Odontologia?

As matérias podem variar de nome de acordo com a instituição mas, em geral, como são determinadas pelo MEC, existem algumas disciplinas essenciais em todas as faculdades. Trouxemos uma lista delas e, para te ajudar a escolher o curso certo, vamos falar um pouco mais sobre três disciplinas muito importantes para a formação do futuro dentista: Anatomia, Materiais dentários e Estomatologia. Enquanto isso, confira aqui as matérias mais básicas:

  • Materiais odontológicos
  • Próteses físicas e removíveis
  • Políticas públicas e gestão
  • Ética e cidadania
  • Anatomofisiologia em Odontologia
  • Bioquímica
  • Bases biológicas aplicadas à Odontologia
  • Imunologia
  • Saúde bucal coletiva
  • Cirurgia
  • Implantodontia
  • Psicologia e saúde
  • Estágios observacionais e comunitários
  • Estágios supervisionados multidisciplinares

Anatomia

Essa é uma disciplina muito importante para diferentes áreas da saúde, inclusive para os do curso de Odontologia. O objetivo é que o aluno aprenda sobre a morfologia e a estrutura do corpo humano, passando por diferentes sistemas. Os estudos são mais aprofundados para a anatomia da cabeça, parte do corpo mais importante para esse profissional. O futuro dentista vai aprender sobre ossos, dentes, vasos sanguíneos, etc.

Materiais dentários

Matéria importante no curso de odontologia para os profissionais de diferentes especialidades. Aqui os futuros dentistas vão aprender a lidar com as especificidades de cada material e sua utilização para diferentes tratamentos. São materiais como porcelana, resina, pastas de zinco e gesso.

Estomatologia

Outra disciplina essencial do curso de odontologia para os profissionais de odontologia. Aqui os alunos vão aprender sobre doenças da boca e dos dentes, os diferentes tipos de tratamento e maneiras de examinar os pacientes para identificar cada sintoma. Além disso, os futuros dentistas aprendem sobre lesões, doenças infecciosas, anomalias e exames clínicos.

O que mais saber sobre o curso de Odontologia?

Por tratar diretamente da saúde dos pacientes, podemos dizer que a odontologia contribui diretamente com o bem-estar social. Além disso, os alunos devem ser dedicar aos estudos. Mergulhando nas possibilidades de teoria e prática durante a graduação para entrar no mercado de trabalho bem preparados. Desenvolver empatia, boa comunicação, facilidade para dialogar e detectar problemas, além de se manter sempre atento às novidades tecnológicas são habilidades fundamentais.

 

Agora que você conhece a duração do curso de odontologia, as principais matérias e um pouco mais sobre o aprendizado ao longo da graduação, fica mais fácil decidir se esse é o curso certo para você. Outro ponto muito importante é fazer uma pesquisa de mercado para entender melhor sobre as possíveis especialidades odontológicas. Além de saber quais delas se aproximam mais das suas ambições de carreira.

O quão útil foi esta matéria?

Clique na estrela para avaliar!

Avaliação média 0 / 5. Contagem: 0

Ainda sem avaliações! Seja o primeiro a avaliar.