InícioGraduaçãoEducação FísicaQual é o conceito de Educação Física?

Qual é o conceito de Educação Física?

Atualmente, quando a pergunta é sobre qual o conceito de Educação Física, muitas respostas diferentes surgem e isso não quer dizer necessariamente que todas estejam erradas.

Porém, de maneira geral o conceito de Educação Física é “educação através do exercício físico”. E visa desenvolver a competência física dos alunos e conhecimentos sobre movimento e segurança, e a sua capacidade de os utilizar para o desempenho de uma ampla gama de atividades associadas ao desenvolvimento de um estilo de vida ativo e saudável.

Por outro lado, o conceito de Educação Física desenvolve a confiança dos alunos e habilidades genéricas, especialmente aquelas de colaboração, comunicação, criatividade, pensamento crítico e apreciação estética positivamente. Com o cultivo de valores e atitudes positivas em Educação Física, além de fornecer uma base para o aprendizado dos alunos por toda a vida.

Em outras palavras, a Educação Física desenvolve a competência e confiança dos alunos para a prática de uma série de atividades físicas que se tornam parte central de suas vidas, dentro e fora da escola. Aliás, um currículo de Educação Física de alta qualidade permite que todos os alunos aproveitem uma ampla gama de habilidades e a capacidade de usar táticas, estratégias e ideias composicionais para atuar com sucesso dentro do esporte.

Consequentemente, os alunos, enquanto estão atuando, pensam no que estão realizando, analisam a situação e tomam decisões. Além de também refletir sobre o seu próprio desempenho e o dos outros e encontrar maneiras de melhorá-los. Como resultado, eles desenvolvem a confiança para participar de diferentes atividades físicas e aprendem sobre o valor de estilos de vida ativos e saudáveis. Em resumo, o objeto de estudo do conceito da Educação Física é o ser humano, em suas capacidades biológicas, emocionais, cognitivas e sociais.

Qual é a importância do conceito de Educação Física?

Como dito anteriormente, o conceito de Educação Física é o ensino e condução da atividade física em um ginásio escolar ou outro ambiente escolar. Sua finalidade é melhorar e manter sua saúde atual dos alunos e colocá-los no caminho para obter um estilo de vida saudável ao longo de suas vidas.

Dessa forma, a Educação Física, também conhecida como aula de ginástica, é uma aula normalmente ministrada do jardim de infância até o final do Ensino Fundamental que envolve a participação dos alunos em atividades físicas. Seu objetivo é apresentar aos alunos os elementos básicos do exercício que o levarão a um estilo de vida saudável. Assim, os alunos podem fazer exercícios e aumentar suas habilidades psicomotoras praticando uma variedade de esportes tradicionais, como futebol e basquete, participando de atividades físicas como levantamento de peso e aeróbica.

Eventualmente, os professores de Educação Física também podem usar esportes e atividades físicas para ensinar sobre os aspectos culturais e históricos do esporte como um todo. Em certas turmas, principalmente no Ensino Fundamental, os alunos também podem aprender um pouco mais sobre saúde e nutrição. Por consequência, com desenvolvimento científico do campo nas ciências médicas e da saúde, a Educação Física foi essencial na prevenção e tratamento de diversas doenças e também na promoção da saúde e qualidade de vida. Dessa maneira, o Conselho Nacional de Saúde reconhece os profissionais de Educação Física como Profissionais de Saúde. Isso permitiu com que o Ministério da Saúde também incluísse a atividade física no Sistema Único de Saúde (SUS), integrando diversas partes desse conhecimento com a intenção de melhorar e salvar vidas.

Portanto, essa mudança permitiu uma mudança no currículo de formação profissional dessa área, que acabou dividindo o curso de Educação Física em Licenciatura e Bacharelado, formando profissionais com atuações diferenciadas.

Como é o curso de Educação Física?

De início, para você entender melhor quais são as matérias da faculdade de Educação Física, é preciso que saiba que existem duas modalidades desse curso, a Licenciatura e o Bacharelado. Veja a seguir as características de cada uma:

  • Licenciatura: essa é uma formação mais voltada para quem atua como professor de Educação Física nas escolas de educação básica, como de Ensino Fundamental e Média. Possibilita também ao profissional trabalhar como docente em universidades, ministrando aulas ou fazendo pesquisas.O curso tem duração de 6 semestres.
  • Bacharelado: é a formação mais ampla do profissional de Educação Física, que pode atuar em todos os setores, menos na Educação Básica. Assim, o diploma permite trabalhar em academias, spas, clubes, setor hoteleiro, equipes esportivas, personal trainer, etc. O curso tem duração de 8 semestres.

Nessa perspectiva, baseada no conceito de Educação Física, já é possível que o aluno consiga projetar qual tipo de carreira tem mais afinidade e gostaria de seguir. Além disso, caso você queira completar uma formação com a outra, ou vice-versa, também é possível.

Primordialmente, é um fato que o curso de Educação Física da maioria das faculdades de qualidade proporciona aos alunos, bases teóricas e práticas muito sólidas, que, ao mesmo tempo, estão alinhadas às exigências mais atuais do mercado. Em outras palavras, durante o curso o aluno também terá acesso a conteúdos que fornecerão uma formação variada na área, dentre eles incluem:

  1. Fisiologia do exercício
  2. Nutrição aplicada à saúde e ao esporte
  3. Saúde coletiva
  4. Fundamentos do treinamento esportivo

Naturalmente, essa graduação é indicada principalmente para aqueles que veem a importância da atividade física para a manutenção da saúde e bem estar, e desejam ser capazes de guiar a instruir pessoas que desejam ter uma rotina de exercícios sendo executados com regularidade.

Grade curricular

Desse modo, o campo de atuação dos profissionais que usam algum conceito de Educação Física para trabalhar é grande e ainda se encontra em expansão, já que a procura por estilos de vida mais saudáveis cresce a cada dia que passa. Nesse sentido, confira algumas das principais matérias que são ensinadas durante essa graduação:

  • Administração E Marketing Esportivo
  • Anatomofisiologia Do Aparelho Neurolocomotor
  • Anatomia E Fisiologia Do Corpo Humano
  • Aprendizagem Motora E Psicomotricidade
  • Bases Da Atividade Física E Saúde
  • Bioinformação E Tecnologias Digitais Para Educação Física
  • Bioquímica Aplicada À Saúde
  • Brincadeiras E E-Games
  • Cinesiologia E Biomecânica
  • Introdução À Biologia Celular E Do Desenvolvimento
  • Lutas Na Educação Física
  • Medidas E Avaliação Em Educação Física
  • Metodologia Do Ensino De Esportes Aquáticos
  • Práticas Esportivas
  • Prescrição Do Exercício Para Grupos Especiais
  • Primeiros Socorros
  • Psicologia Do Esporte E Do Exercício
  • Qualidade De Vida E Educação Física
  • Recreação E Lazer
  • Sociedade Brasileira E Cidadania

Por fim, esperamos que com essas informações você tenha conseguido entender um pouco mais sobre o conceito de Educação Física e sobre como esse tipo de atividade é muito importante para a saúde física e mental do ser humano de maneira geral.

Siga conosco para mais novidades sobre Educação Física!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3.2 / 5. Número de votos: 23

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.