InícioDicasEstudosQual o melhor horário para estudar?

Qual o melhor horário para estudar?

O horário para estudar melhor varia de pessoa para pessoa. Isso por algumas pessoas serem mais produtivas pela manhã enquanto outras funcionam melhor à noite, por exemplo.

Confira a seguir tudo que você precisa saber para descobrir o seu melhor horário de estudar e como isso influência no seu aprendizado.

O que é ciclo circadiano?

Esse ciclo é uma espécie de relógio do seu metabolismo. Ou seja, ele divide às 24 horas do dia conforme o seu funcionamento. Sendo assim, pode ser influenciado pela pressão arterial, pela temperatura e até mesmo por substância como o cortisol (hormônio que regula o sono).

Ele é um fator que influencia no horário para estudar. Isso porque o ciclo circadiano é fundamental para o bom funcionamento do corpo, mas com alterações do dia-a-dia, interferem na disposição e no estado emocional do indivíduo.

É, portanto, o que determina em qual período do dia a pessoa é mais produtiva nos estudos, ou no trabalho, por exemplo. Por isso é importante o autoconhecimento para melhor rendimento nas suas atividades diárias.

A importância do sono no horário para estudar

No ciclo circadiano o fator principal de organização é o sono. Sendo assim, é ele que determina o ritmo do seu dia. Portanto, uma noite de sono de qualidade proporciona mais horas de sono profundo e, em consequência, a fixação do aprendizado do dia.

Dormir menos horas que o necessário desregulam o seu fluxo corporal. Bem como, causam indisposição durante todo o dia e no horário para estudar.

Qual o melhor horário para estudar?

Como vimos anteriormente, o autoconhecimento é fundamental para determinar o seu melhor horário de estudo. Mas, veja a seguir as vantagens e desvantagens de cada período do dia visando a sua máxima concentração e o foco.

Horário para estudar: manhã

Como a maior parte das pessoas está ativa durante o dia, estudar de manhã pode ser uma boa opção. Isso porque há a possibilidade de troca de informações em grupos de estudos, por exemplo, caso precise de alguma ajuda no horário para estudar.

De manhã é possível aproveitar a luz natural. Mas, por outro lado, por ser um período do dia em que as pessoas estão mais ativas, os gatilhos externos podem dispersar sua atenção com mais facilidade. Sendo assim, barulhos e seu próprio celular podem se tornar vilões.

Contudo, para ter sucesso no aprendizado nesse período temos três dicas importantes, são elas:

  • Dormir pelo menos 8 horas;
  • Tomar um café da manhã reforçado;
  • Deixar sua área de estudo organizada no dia anterior.

Veja a seguir os principais pontos para quem prefere estudar no período da tarde.

Horário para estudar: tarde

Todo mundo sabe que depois do almoço bate aquele sono, não é mesmo? Então, confira a seguir algumas dicas para quem prefere ou precisa usar o horário para estudar no período da tarde:

  • Opte por uma alimentação mais leve;
  • Mantenha-se hidratado;
  • Pratique atividades físicas;
  • Se possível, descanse pelo menos 30 minutos.

As dicas acima irão contribuir para que o seu corpo tenha a energia necessária nos estudos. Agora, se você precisa ou prefere estudar a noite, confira a seguir as principais dicas.

Horário para estudar: noite

Talvez esse seja o único horário para quem trabalha durante o dia. Assim, as principais vantagens para quem estuda nesse período são:

  • Aproveitar o silêncio e tranquilidade;
  • Poder se desconectar do seu celular e suas notificações;
  • Menos distrações;
  • Clima mais fresco.

A desvantagem, contudo, é que você também pode estar cansado demais para estudar. Então, para não desanimar, uma dica é organizar os conteúdos mais complexos para o final de semana, por exemplo, em que você estará mais disposto.

Como vimos, não há horário para estudar específico. Contudo, estudos revelam, com base em uma amostra da população, que os melhores horários são: das 10h às 14h e das 16h às 22h.

Por que é importante ter um horário para estudar?

O ponto principal para o aprendizado é a constância. Sendo assim, para ter sucesso nos estudos a prática deve ser realizada diariamente no mesmo horário. Então, basta você analisar em qual período do dia você é mais produtivo e investir nisso.

Estudos comprovam que o cérebro trabalha melhor quando corpo e mente estão descansados. Isso impacta diretamente no seu foco e capacidade de absorver o conteúdo no horário para estudar.

Que tipo de pessoa você é?

Existem 3 tipos de pessoas baseadas na sua produtividade. Então, confira a seguir os tipos e principais características de cada uma delas:

Matutinas

Tem a manhã como seu melhor período de rendimento e energia. Por isso, preferem dormir e acordar cedo.

Vespertinas

Essas preferem dormir um pouco mais tarde, e acordar tarde também. Isso por sua produtividade ser maior da tarde para a madrugada. Sendo assim necessitam de cochilos durante a tarde.

Indiferentes ou intermediárias

Se adaptam a qualquer horário, ou seja, seu rendimento não é afetado com a mudança de rotina. Sendo assim, tem facilidade de rendimento em qualquer período do dia.

O horário para estudar varia para os tipos de pessoas citadas acima. Então o ajuste para seu maior período de produtividade.

Não posso escolher o horário para estudar, e agora?

Se você tem uma rotina corrida e não pode escolher o seu horário de estudo, não se preocupe. Então, confira a seguir algumas dicas de estudo que você pode ajustar a qualquer período do dia:

  • Utilize uma iluminação adequada para o seu ambiente de estudo;
  • Mantenha a postura e evite o desconforto enquanto estuda;
  • Estude todo dia no mesmo horário, tornando o estudo um hábito;
  • Se não está sendo produtivo no período do dia escolhido, varie até o melhor;
  • Independente do período de estudo, o sono de qualidade é indispensável;
  • Crie um cronograma de estudos e siga a risca no horário para estudar;
  • Procure vários métodos de estudo para tornar o aprendizado mais dinâmico.

Use as dicas acima para ajustar a sua rotina. Enfim, cada pessoa tem o seu próprio ritmo para o aprendizado.

O ambiente do horário para estudar

O ambiente interfere diretamente no seu ciclo de produtividade. Sendo assim, observe alguns pontos que devem ser considerados:

Luminosidade

Ela exerce influência sobre seu ciclo biológico. Sendo assim, a luz natural colabora para a produção de hormônios que nos mantém alertas e dispostos. Ao contrário, à noite, as luzes artificiais causam estresse. Já a escuridão ativa a liberação de melatonina e induz o sono.

Local

Opte por locais mais calmos e quietos. Assim, evita distrações e absorve melhor o conteúdo no horário para estudar.

Clima

O calor excessivo ou baixas temperaturas influenciam na concentração. Então, mantenha o clima sempre ameno e utilize ferramentas como ar condicionado ou aquecedor para tornar o clima mais ameno.

Descubra o seu melhor horário para estudar

Agora você tem todas as dicas necessárias para descobrir o seu melhor horário de estudos. Então, foque nas suas características pessoais. Bem como, no seu melhor período produtivo para absorver melhor todo o conteúdo e ter sucesso no aprendizado.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.5 / 5. Número de votos: 30

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.