InícioDicasOrientação vocacionalQual o perfil do estudante do curso de Ciências Contábeis?

Qual o perfil do estudante do curso de Ciências Contábeis?

O universo estudantil é muito variado. E, muito possivelmente, essa seja a beleza entre a diversidade de perfis que, no final das contas, conversam entre si diante dos seus serviços. Mas, é inegável que cada ciência tem um quê de personalidade própria. Por isso, criamos esse artigo para te contar qual o perfil do estudante do curso de Ciências Contábeis.

Ainda, caso você, querido leitor, esteja em dúvida de qual curso ingressar e, por ventura, se identificar com o perfil do estudante de Ciências Contábeis, talvez seja interessante considerar a ideia de adentrar para esse universo, não é mesmo?!

Vamos lá?

Como é o curso de Ciências Contábeis?

Antes de mais, para compreender o perfil do estudante de Ciências Contábeis, devemos conversar sobre o curso. E, assim, já iniciaremos a nossa trilha sobre a identidade do profissional de contabilidade. Partiu?

Em primeiro lugar, um curso de Ciências Contábeis é um bacharel. Este, difere de cursos técnicos em vários aspectos, desde o objetivo final, até o tempo de duração; que, inclusive, dura em média 4 anos.

Os primeiros anos do curso tendem a ser mais básicos e tem matérias em comum com outros tantos bacharéis. Desse modo, ao longo da graduação, o estudante vai se aprofundando e assim, tendo contado com disciplinas específicas, estágio (se a instituição solicitar) e até pesquisas científicas.

Coisas a cumprir

Sobre as obrigatoriedades do curso, geralmente incluem TCC e estágio. O TCC diz respeito ao Trabalho de Conclusão de Curso, entregue geralmente no último semestre da graduação. E, na maior parte das vezes, o aluno recebe orientação de algum professor da instituição para realizá-lo

Ainda, o estágio obrigatório solicita uma quantidade X de horas mínimas. Essas, podem ser cumpridas tanto em uma empresa, quanto em várias. Tudo depende das suas possibilidades e desejos. Todavia, o estágio é um momento muito legal para ter contato na prática com a profissão, e de quebra, fazer um networking.

Também, muitas instituições cobram atividades complementares. As atividades em questão vão desde visitas a museus, quanto cursos realizados. E, elas vão sendo armazenadas em um banco de horas da faculdade. Então, não se esqueça de guardar os comprovantes e certificados das atividades realizadas.

Por fim, ao concluir a graduação, o profissional tem de prestar um exame específico. Este, é o Exame de Suficiência do Conselho Federal de Contabilidade, que tem 50 questões objetivas e, para obter a aprovação, o profissional tem de acertar ao menos a metade.

Qual o perfil do estudante de Ciências Contábeis?

Após vista as questões mais técnicas sobre o curso, vamos ao perfil do estudante. Em primeiro lugar, o estudante tem de gostar das áreas que envolvem as Ciências Exatas.

Neste contexto, você não precisa entrar no curso sabendo tudo de Matemática, mas, o interesse é fundamental. No entanto, outras áreas de conhecimento e interesse também contemplam o profissional de contabilidade.

Logo, o profissional de contabilidade tem de ser múltiplo. Capacidades interpessoais, de comunicação, de análise e organizacionais também são super importantes.

Por fim, raciocínio e noção de projeção são necessários. Um bom profissional de contabilidade deve ser analítico, planejar ações e entender bem de investimentos. Pois, a ideia é que os gastos sejam minimizados e consequentemente, aumente a rentabilidade da empresa em que se presta serviço — ou a sua própria.

Agora, confira a lista otimizada do perfil do estudante de Ciências Contábeis:

  • Ser proativo;
  • Mandar bem em matemática;
  • Ser analítico;
  • Ter noção de projeção;
  • Ficar por dentro do mercado de investimentos;
  • Planejamento de planos de ação;
  • Ter bom raciocínio lógico;
  • Ter comunicação clara para lidar com equipe, clientes e gestores;
  • Ser organizado.

E, aí? Está se identificando? Mas, agora vamos à parte prática no seguinte tópico, onde falaremos mais sobre a atuação do profissional de Ciências Contábeis.

Onde atua um profissional de Ciências Contábeis?

A área de Ciências Contábeis é bastante ampla em sua atuação. Mas, deve-se dar o devido destaque a análise contábil, tributária ou fiscal.

Assim, falaremos sobre todas elas em tópicos. Confira:

  • Análise Contábil: essa atua diretamente com índices financeiros de uma corporação. Então, perpassa desde a interpretação destes índices, a análise, a apuração, a conciliação e outros procedimentos que envolvam a geração de tributos;
  • Perícia contábil: envolve a efetuação de laudos contábeis de uma empresa ou instituição. Esse tipo de serviço envolve casos que estão tramitando na justiça, sendo solicitados, portanto, por juízes;
  • Auditoria Contábil: realização de exames envolvendo operações que foram efetuadas, visando a precisão sobre os demonstrativos contábeis;
  • Atuarial e comercial: análise de possíveis riscos, e projeções contábeis, visando a clareza nas tomadas de decisão da empresa;
  • Ser dono do próprio negócio: é bastante comum encontrar profissionais de contábeis que gerenciem e atuem em suas próprias empresas.

Fica claro que o profissional de Ciências Contábeis está presente em todos os setores. Sendo, portanto, fundamental para instituições, empresas, no setor público e para toda a sociedade.

Além disso, foi visto que precisa-se muito mais do que apenas Matemática para ser um bom profissional. Ainda mais, considerando que a Matemática ao longo do curso tem uma perspectiva diferente do que se vê na escola.

Também, percebeu-se que é uma profissão bastante abrangente. Esta, se faz presente em diferentes setores, tornando ainda mais dinâmica a vida do profissional.

Por fim, vamos recapitular: o perfil do estudante de Ciências Contábeis envolve, primordialmente, ser analítico e não ter pesadelos com números. Ainda, contempla boa comunicação e organização. E, é claro, muita vontade de estudar e ser um bom profissional.

Por hoje é só. Até logo, queridos leitores!

Leia também: 5 cursos recomendados para trabalhar na Bolsa de Valores

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 7

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.