InícioDicasOrientação vocacionalQual o perfil do estudante do curso de Gestão Pública?

Qual o perfil do estudante do curso de Gestão Pública?

Ocupar um cargo público é um sonho para muitos brasileiros há anos. Contudo, as vagas para o setor são sempre muito concorridas e conseguir alcançar o objetivo pode se tornar complicado para os brasileiros. Por isso, o curso de Gestão Pública é um diferencial essencial para o estudante iniciar a carreira no setor público.

Dessa forma, durante o curso de Gestão Pública o estudante tem a oportunidade de aprender a diagnosticar cenários políticos, econômicos, sociais e legais que influenciam em todas as esferas do poder público do país. Como, por exemplo, o setor municipal, estadual ou federal do Brasil.

Além disso, a graduação ainda ensina o aluno de Gestão Pública a trabalhar seguindo os conceitos do bem-estar social e a fomentar políticas públicas de qualidade para a população brasileira.

A Voomp separou todas as informações importantes sobre a faculdade e que você precisa saber para decidir investir na graduação. Por isso, esse texto é perfeito para você que quer conhecer melhor a área e o perfil do estudante do curso de Gestão Pública.

O que é o curso de Gestão Pública?

Então, o setor de Gestão Pública é voltado para coordenação dos serviços, bens e patrimônios da esfera pública. Por isso, o objetivo do profissional da área é estabelecer políticas públicas que beneficiem a população.

Por isso, para exercer a profissão com maestria, o  estudante da área ainda aprende a seguir os preceitos da Constituição Federal. Então, a carta magna é um dos principais instrumentos de trabalho do setor público.

Por isso, o documento promulgado em 1988 define os poderes do Legislativo, Executivo e Judiciário. Além disso, delimita as atribuições de cada um deles e estabelece a formação dos entes federativos. Como, por exemplo, cidade, Estado e União. A Constituição Federal ainda versa sobre as obrigações que o Estado tem junto à sociedade, tais como educação, saúde, segurança, respeito ao meio ambiente e moradia.

Além disso, vale ressaltar que o curso de Gestão Pública é ofertado pelas instituições de ensino no formato de Curso Superior de Tecnologia. Por isso, após completar a formação o estudante recebe o diploma de tecnólogo na área.

Dessa forma, o curso conta com um período mais curto para o estudante completar a formação universitária. Então, o curso de Gestão Pública conta com quatro semestres. Ou seja, são necessários dois anos para o estudante encerrar a graduação.

Além disso, o curso tecnólogo conta com conteúdos voltados para atuação prática do profissional no mercado de trabalho. Por isso, o curso na área conta com matérias práticas, como direito administrativo, contabilidade e gestão de empresas públicas.

Então, o estudante pode optar por continuar a carreira na academia. Dessa forma, o diploma de tecnólogo também dá a oportunidade do aluno investir em uma pós-graduação após formado em Gestão Pública.  Dessa forma, o estudante pode escolher ingressar em um mestrado ou doutorado.

Quais as atribuições do profissional de Gestão Pública? 

Então, é possível perceber que o profissional formado no curso de Gestão Pública está envolvido em todas as esferas da administração pública. Dessa forma, o gestor público tem como maiores atribuições profissionais gerir empresas públicas e organizações não governamentais. Além disso, pode trabalhar com projetos de empresas privadas desenvolvidos em parceria com o poder público.

Dessa forma, o profissional do setor mantém o funcionamento adequado das instituições públicas. Por isso, confira abaixo as principais atribuições do especialista em Gestão Pública no mercado de trabalho.

  • Conservar bens, patrimônios e recursos públicos;
  • Responsável pela prestação de contas a órgãos públicos de controle;
  • Elaborar e coordenar políticas públicas;
  • Fiscalizar contratos;
  • Cuidar dos orçamentos para execução de serviços públicos;
  • Analisar os resultados de políticas públicas;
  • Controlar orçamentos;
  • Coordenar os recursos humanos;
  • Gerenciar a administração orçamentária;
  • Avaliar a performance de instituições públicas.

Por isso, entre as principais atuações no mercado de trabalho do profissional formado no curso de Gestão Pública estão os cargos de consultor e assessor político. Além disso, o gestor público ainda pode optar por ingressar através de concurso público ou trabalhar em empresas privadas no setor de responsabilidade social.

Após se formar no curso de Gestão Pública, ainda pode optar por Organizações não-governamentais (ONG) e para prestar serviços terceirizados para  instituições públicas.

Qual o perfil do estudante do curso de Gestão Pública?

Então, como em toda graduação, o estudante do curso de Gestão Pública conta com características importantes em comum entre si e poder se destacar no setor. Dessa forma, listamos habilidades importantes para você poder encontrar sucesso no mercado de trabalho de Gestão Pública.

Ser detalhista

Então, como você pode imaginar o trabalho de um gestor público envolve muitos detalhes e presta atenção em todas as esferas do poder público. Dessa forma, o estudante do setor precisa ao longo dos trabalhos ir desenvolvendo a habilidade de prestar atenção aos detalhes Dessa forma, podem lidar com todo o cuidado necessário com a elaboração de políticas públicas, fiscalização de contratos e as demais atribuições da profissão.

Trabalhar em equipe

Como todo profissional que trabalha com coordenação, é preciso trabalhar em equipe e saber conversar com todos os funcionários. Vale lembrar que ninguém consegue trabalhar sozinho. Por isso, é importante usar o período do curso de Gestão Pública para desenvolver essa habilidade. Dessa forma, é preciso aprender a colaborar com os colegas e a lidar com as diferenças entre as pessoas.

Comunicação

O profissional do setor de Gestão Pública está sempre lidando com pessoas. Seja através da população que busca auxílio nos órgãos governamentais ou através dos colegas de trabalho. Por isso, é essencial que o estudante do curso de Gestão Pública trabalhe durante a faculdade para desenvolver essa habilidade. Dessa forma, a apresentação de seminários durante a graduação pode ser uma ótima chance para treinar a comunicação.

Liderança 

Então, o gestor público muitas vezes trabalha a frente dos projetos da equipe. Por isso, é essencial saber liderar os colegas de trabalho. Dessa forma, o estudante do curso de Gestão Pública também precisa desenvolver essa habilidade durante os dois anos da graduação.

Conclusão

Então, você conheceu o perfil que o estudante do Curso de Gestão Pública precisa ter ao longo da graduação. Contudo, se não tiver se reconhecido em todas as características, saiba que você terá a oportunidade de desenvolver as habilidades durante a faculdade. Além de melhorar todas as habilidades durante a experiência no mercado de trabalho.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.