InícioGraduaçãoLogísticaQual o perfil do estudante do curso de Logística?

Qual o perfil do estudante do curso de Logística?

O perfil do estudante do curso de Logística é o tema dessa matéria. Vamos juntos desvendar essa graduação e ver para quem ela se destina.

A logística é um campo desafiador, mas repleto de oportunidades. Com o advento do e-commerce, essa área é bastante promissora. Atualmente, cursos voltados para quem quer atuar com logística estão entre as novidades da educação superior. Dessa forma, matérias mais específicas são estudadas e, assim, podemos avaliar para qual perfil a formação é mais recomendada.

O profissional em logística deverá lidar com pressão e responsabilidades durante a prática em empresas. Além disso, poderá também empreender, abrindo seu próprio negócio. A seguir, entenderemos melhor o que é a Logística e, porque ela está repleta de novas demandas.

A logística e as compras online

Entender a dinâmica da área de logística é fundamental para quem deseja estudar uma graduação focada nisso. Portanto, verificaremos aqui por que existe cada vez mais demanda por profissionais que atuam com logística. E, para isso, não podemos deixar de avaliar o impacto do e-commerce nesse universo. Ou seja, as compras online, que aumentam progressivamente, requerem organização e planejamento que dependem de especialistas para isso.

Desde o armazenamento, até o rastreamento da entrega, a logística está presente em praticamente todas as etapas da comercialização de produtos. É preciso entender também que a pandemia acelerou um movimento que já vinha ganhando espaço: as compras online e a maior necessidade de estoque. Esses fatores fizeram com que os setores de indústria e comércio investissem pesado em sistemas avançados para dar conta desse grande fluxo.

Ainda, domínios bem específicos, como vimos com a questão de vacinas, por conta de entregas e armazenamentos que requerem cuidados especializados. Ou procedimentos de revenda integrada a parcerias com fornecedores, como é o caso do Drop shipping. A logística é certamente um campo repleto de oportunidades. Porém, voltada para quem não tem medo de encarar responsabilidades e cargas horárias de trabalho maiores. Nesse contexto, já se desenha um pouco do perfil do estudante do curso de logística.

Responsabilidades do profissional em logística

Primeiramente, é preciso entender que esse profissional é quem coordena a entrega de um produto até o seu destino final. Para isso, todas as etapas de armazenamento e transporte devem ser monitoradas pelo responsável em logística. Para que uma entrega seja bem sucedida, dependendo do que está sendo entregue, existe uma gama de elementos para se dar conta.

Por exemplo, o envio de uma grande peça fabricada por uma indústria, necessita de apoio logístico para planejar as vias corretas pelas quais esse item será levado. Dependendo do tipo de envio, há uma série de leis federais, estaduais e municipais, além de que esse profissional precisa garantir a integridade do produto e de todos os outros empregados envolvidos nessa entrega.

Muitos profissionais em logística lidam com várias categorias de produtos e várias entregas por dia. Portanto, existem equipes em empresas voltadas exclusivamente para administrar essas tarefas. Ser proativo para gerenciar equipes pode ser voltado ao perfil do estudante do curso de logística, também.

Por fim, muitos estudantes têm o sonho de empreender. Dessa maneira, podemos dizer que a área de logística é uma excelente ideia para quem quer abrir o seu próprio negócio. Isso porque alia noções mais generalistas de gestão e planejamento, o que é necessário para quem quer tornar um empreendedor e vender ou revender produtos, próprios ou não.

Grade curricular do curso de Logística

O curso de logística alia conhecimentos e disciplinas que formam profissionais com noções importantes para o planejamento estratégico, a gestão em seus diferentes tipos e as análises dos processos que compõem essa área. Consequentemente, o estudante será levado a entender como se dão as tomadas de decisão imprescindíveis para o bom andamento dos resultados profissionais.

Para saber se essa formação é para você, nada mais justo dar uma olhada nas matérias do curso. Assim, separamos os assuntos que poderá encontrar ao longo da graduação. É possível que nomenclaturas mudem de faculdade para faculdade. Mas, de uma maneira geral, podemos encontrar matérias, como:

  • Análise de Custos;
  • Lógica Matemática;
  • Empreendedorismo;
  • Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos;
  • Gerenciamento de Transportes e Abastecimento;
  • Gestão da Qualidade;
  • Gestão de Pessoas;
  • Gestão de Projetos;
  • Legislação Social e Trabalhista;
  • Logística Internacional;
  • Logística Reversa;
  • Matemática Financeira;
  • Modelos de Gestão;
  • Planejamento Estratégico;
  • Planejamento, Controle e Gerenciamento de Materiais;
  • Planejamento, Programação e Controle da Produção;
  • Processos Logísticos, dentre outros.

Perfil do estudante do curso de Logística

Como já pudemos notar, quem deseja entrar para o universo logístico entrará em contato com matérias que abordam muito planejamento e análise. Ou seja, o perfil do estudante do curso de logística deve ser voltado a essas demandas de estudo, já que isso também fará parte da sua vida profissional. Então, se a sua praia é interagir com resolução de problemas, coordenação de fluxos, lógica e gerência financeira, esse pode ser o curso ideal para você.

E, mais, com as novas tecnologias, o estudante de logística precisa estar ligado com os processos dessa área integrada à web. Muito importante, inclusive, ser proativo para procurar estudos extracurriculares, como, por exemplo, na área de comércio virtual ou softwares de integração ao campo da logística. Tudo o que puder somar com a graduação é sempre bem-vindo.

Como é o curso tecnólogo nessa área?

A graduação de tipo tecnólogo traz a vantagem de otimizar as matérias e encurtar o tempo de formação. Assim, é possível entrar mais cedo para o mercado de trabalho sem perder a excelência nos estudos. Por isso mesmo, muitas universidades de renome, como a Anhanguera, a Pitágoras e a Unopar, ofertam o tecnólogo em Logística. São centro universitários comprometidos com a inserção do aluno no mercado e que também oferecem bolsas de estudo.

Além de tudo, existe a possibilidade de cursar Logística por meio da modalidade EaD, ou Ensino à Distância. Essa é mais uma vantagem para quem precisa aliar os estudos com outros compromissos do dia a dia. Vale a pena dar uma conferida nos sites das faculdades para conhecer mais.

E se quiser saber sobre como funciona um curso semipresencial, temos uma matéria que explica tudo para você: clique aqui.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 3

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.