InícioGraduaçãoEngenharia de SoftwareQual o preço do curso de Engenharia de Software?

Qual o preço do curso de Engenharia de Software?

O preço do curso de Engenharia de Software no Brasil pode acabar dependendo da instituição de ensino superior. Porém a maioria dos cursos oferecidos para área ficam nos valores entre R$ 38,62 e R$ 562,00, segundo o site Quero Bolsa.

É muito importante ficar de olho nas principais tendências do mercado para os próximos anos. Além disso, é legal saber as demandas das empresas. Por essa razão, fazer o curso de Engenharia de Software é uma ótima opção. É claro que possuir alguma familiaridade com tecnologia é um aspecto que ajuda bastante também.

Aproveitar a demanda das empresas é uma ótima oportunidade, principalmente por meio dos conhecimentos adquiridos durante o curso de Engenharia de Software, é ótimo para quem quer um lugar ao sol.

Ainda que muitas pessoas estejam se especializando na área, de acordo com a Associação para a Promoção e Excelência de Software (Softex), o Brasil teve uma carência de mais de 400 mil profissionais de TI em 2020. Dentre os profissionais em carência, grande parte era de engenheiros de software capacitados.

Veja mais informações sobre o curso de Engenharia de Software.

Quanto tempo tem o curso de Engenharia de Software?

Em média, a duração dos cursos de Engenharia de Software é de 4 anos. Porém, certas instituições também oferecem o curso com duração um pouco maior ou menor. Isso vai depender bastante do local em que você pretende realizar o curso, além da modalidade escolhida.

Além disso, o tempo que vai levar para o aluno se tornar um engenheiro de software pode depender bastante do conhecimento prévio. Um aluno formado na carreira de Engenharia de Software pode concluir seu bacharelado em quatro anos, e ganhar suas credenciais após ter experiência no estágio obrigatório. Se você optar por caminhos alternativos para se tornar um engenheiro de software, é possível que demore um pouco mais para alcançar seu objetivo.

A profissão de engenheiro de software é regulamentada no Brasil desde 2018, ou seja, é necessário que o aluno formado realize seu registro no CREA (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia) após se formar. Verifique no site do CREA de seu Estado quais são os requisitos, assim como o passo a passo para se registrar.

Como é o curso de Engenharia de Software?

Para simplificar, o curso de Engenharia de Software trata dos principais fundamentos da computação como um todo, e a graduação é focada, principalmente, na construção, manutenção e gerenciamento de softwares. Na grade curricular existem conteúdos como engenharia e matemática, além de certos conceitos em gestão de produção e arquitetura de programas.

No começo do curso de Engenharia de Software, você terá aulas introdutórias à engenharia e programação. Isso inclui algoritmos e lógica matemática. Já no meio do curso, o aluno estudará e terá contato com todas as etapas da produção de um software, do início ao fim.

Já nos últimos semestres, serão estudadas e aplicadas na prática algumas especificações para dispositivos móveis, jogos, e web. É importante ressaltar que o estudante tem a obrigação de realizar o TCC (Trabalho de Conclusão de Curso). Lembramos também que é necessário comprovar um estágio obrigatório para que consiga pegar o seu diploma.

Um diferencial do curso oferecido por algumas faculdades é a disciplina de Banco de Dados Não Relacional (NoSQL). Trata-se de um campo de estudo moderno, que aborda temas como desenvolvimento e manipulação de dados não estruturados. É um sistema de gerenciamento de banco de dados usando Big Data.

As faculdades Unopar e Anhanguera fornecem essa base de conhecimento para os alunos, juntamente com a disciplina de Computação em Nuvem, que reflete a infraestrutura da maioria das aplicações usadas na atualidade, colocando os alunos à frente dos conhecimentos que acabam de surgir.

Grade curricular de Engenharia de Software

Outra disciplina que é destaque nas instituições citadas acima é a Segurança em Engenharia de Software. Ela busca integrar a Segurança da Informação, totalmente voltada para o desenvolvimento de sistemas propriamente ditos. Vale ressaltar que a maioria das faculdades que oferece o curso de Engenharia de Software no Brasil não tem essa disciplina em sua grade. Veja mais algumas outras matérias que compõem sua graduação:

  • Algoritmos E Programação Estruturada
  • Análise E Modelagem De Sistemas
  • Análise Orientada A Objetos
  • Arquitetura De Software
  • Arquitetura E Organização De Computadores
  • Bancos De Dados Não Relacionais
  • Computação Em Nuvem
  • Desenvolvimento De Sistemas E-Commerce
  • Desenvolvimento Mobile
  • Direito Cibernético
  • Engenharia De Requisitos
  • Engenharia De Software
  • Frameworks Para Desenvolvimento De Software
  • Gerenciamento E Qualidade De Software
  • Governança De Tecnologia Da Informação
  • Implementação De Projeto Web
  • Infraestrutura Ágil

Onde um formado no curso de Engenharia de Software pode trabalhar?

Aqueles que se graduam no curso de Engenharia de Software saem preparados para adentrar na indústria de software inovadora, mas também podem, na verdade, encontrar um emprego em qualquer empresa que trabalhe com sistemas de computador em geral.

O papel do engenheiro de software ainda é bem recente, mas, com a expansão da tecnologia móvel, aplicativos e sistemas de processamentos de dados em todas as facetas de nossas vidas, a área da Engenharia de Software sofreu um crescimento massivo em um curto espaço de tempo.

Além do mais, certos softwares equipados com sistemas de computador necessitam de algum software especial para executar comandos e são desenvolvidos por estes engenheiros. As funções principais para os indivíduos com conhecimentos em Engenharia de Software incluem arquitetos de software, engenheiros de software e desenvolvedores de software, mas também podem se estender a consultores de TI e segurança cibernética.

Os empregados da área podem variar de sites de e-commerce e agências governamentais até gigantes da tecnologia e militares. A única semelhança dentre todos os cargos que este profissional pode exercer é que ele sempre vai trabalhar em equipe. Lembre-se de que, como as funções da Engenharia de Software são focadas em criar soluções para problemas do cotidiano, os empregadores esperam que os graduados no curso tenham habilidades analíticas. Elas incluem a capacidade de resolver rapidamente problemas que surgem ao longo do processo de desenvolvimento de manutenção de softwares.

Para isso, é muito importante saber manter uma boa comunicação com os empregadores e equipe. Isso, na verdade, fica mais a cargo das funções sêniores. Porém, treinar essa capacidade desde cedo pode facilitar bastante a ascensão profissional.

Quais são as habilidades adquiridas durante o curso de Engenharia de Software?

Desde já, diversos tipos de pessoas podem ter sucesso no campo de Engenharia de Software. Para que isso aconteça é necessário possuir uma curiosidade inata sobre o assunto. Isso acontece porque esta área precisa de uma constante atualização dos conhecimentos conquistados para a carreira que se pretende seguir.

Então, aprender de maneira constante e aperfeiçoar tudo aquilo que foi visto no curso é essencial para se manter competitivo e, enfim, poder dar bons resultados às organizações. O mais interessante é o fato de que existem áreas nas quais o aluno pode se especializar de acordo com as suas afinidades. Além disso, algumas habilidades muito importantes são desenvolvidas no curso, e não são disciplinas especificamente:

  • Criatividade: é uma habilidade que os engenheiros de software precisam desenvolver para criar soluções criativas. Além disso, ela ajuda a alcançar a funcionalidade desejada sem suas aplicações desenvolvidas. Tudo isso, sempre levando em consideração as restrições e as melhores práticas a serem estabelecidas.
  • Resolução de problemas: por mais que às vezes possa haver mais de uma resolução para um problema, os engenheiros de software devem ser capazes de escolher entre várias alternativas e identificar o melhor método de ajuste.
  • Saber atuar em equipe: na maior parte das vezes, um engenheiro do software deve trabalhar como membro de uma equipe. Isso é necessário para garantir que um aplicativo ou projeto em específico continue em andamento em direção à conclusão e implementações rápidas.
  • Ter atenção redobrada: os engenheiros de software normalmente precisam supervisionar diversas partes diferentes de um aplicativo, sistema ou projeto. Isso significa que existe uma necessidade constante de se estar ciente das maneiras pelas quais vários aspectos de um projeto de Engenharia de Software são simbióticos.
  • Conhecimento das tecnologias atuais: as linguagens de programação da atualidade são constantemente atualizadas, assim como os processos e tecnologias que buscam tornar certas soluções possíveis. Manter-se atualizado sobre as novas habilidades, tecnologia e métodos pode resultar em soluções mais focadas e criativas.

Como se preparar para o curso de Engenharia de Software?

Independentemente do preço do curso de Engenharia de Software, existem algumas etapas a serem seguidas se você quiser entrar no mercado de trabalho com o pé direito. Algumas etapas a serem seguidas poderão ajudar você a seguir na direção certa durante seu desenvolvimento ao decorrer do curso.

Antes de mais nada, é preciso ter um objetivo claro sobre o que você vai fazer ao adquirir os conhecimentos da graduação. É possível trabalhar como desenvolvedor de software em uma empresa de tecnologia. O formando pode até mesmo trabalhar em uma startup, como engenheiro de software. Pode até, quem sabe, desenvolver seu próprio produto e trabalhar da maneira que mais gosta.

De qualquer maneira, você deve estar comprometido com o seu futuro profissional desde o momento em que escolher fazer o curso de Engenharia de Software. Isso independe do preço que deverá ser pago ao decorrer da graduação. Afinal, ter um objetivo fixo em mente irá te motivar, principalmente quando as coisas estiverem difíceis. Além da função como engenheiro de software em si, pense sobre o tipo de empresa, indústria, ambiente de trabalho, cultura de empresa que você está procurando, se possível.

Por onde começar?

Escolher uma boa linguagem de programação em Engenharia de Software poderá ser um bom primeiro passo. Isso é real, pois muitas pessoas ficam em dúvidas ao decidir qual estrutura e linguagem de programação devem aprender primeiro. Algumas pessoas ficam confusas por haver tantas opções e tão pouco tempo para focar em alguma especificamente.

Nesse sentido, depois que você conhece um determinado idioma, não é muito difícil conhecer um novo. Isso quer dizer que, ao se tornar um engenheiro de software, seu primeiro objetivo será simplesmente compreender os fundamentos da programação. Em suma, aprender como desenvolver as habilidades de um engenheiro de software.

Depois, quando você conseguir uma base sólida de conhecimentos, será possível realizar a transição para novas linguagens, estruturas e tecnologias. Além disso, o aspecto mais importante é que você finalmente estará aprendendo a pensar como um desenvolvedor de software. Dito isso, é necessário encontrar alguma linguagem ou estrutura de programação para poder começar.

Com tantos idiomas de codificação por aí, pode acabar sendo um pouco difícil saber qual escolher. Recomendamos dedicar algum tempo para aprender sobre as diferentes linguagens que existem e suas aplicações práticas no dia a dia. Outro truque é fazer uma engenharia reversa de entrevistas e vagas de emprego. Para isso, dê uma olhada nas vagas de emprego para as funções dos seus sonhos da área de Engenharia de Software em sites de emprego, como o Linkedin.

Busque analisar as habilidades, experiência e requisitos de educação e, então, comece uma lista das coisas que você precisa aprender. Claro que também é fundamental se qualificar para conseguir realizar as funções ideais da profissão. Para muitas pessoas que se perguntam qual a principal linguagem que se deve estudar para ser um engenheiro de software, Python é uma excelente opção. Vamos entender o porquê dessa escolha em particular.

Python é uma boa opção

A linguagem de programação em Python é legível e eficiente. Por isso, muito mais fácil de se familiarizar do que diversas outras linguagens. Também é de código aberto, o que significa que você terá acesso a muitas ferramentas e a uma comunidade de outros desenvolvedores de graça. E, talvez o mais importante, é que é uma linguagem extremamente flexível. Ela é usada por diversas empresas (Google, Facebook, Netflix, Spotify) e oferece uma base sólida para expandir os conhecimentos para outras linguagens de programação posteriormente.

Se você ainda não tem certeza sobre o lugar ideal para começar, uma boa dica é HTML / CSS e Javascript. Essas linguagens fornecem uma boa introdução para a programação e desenvolvimento web. O Java também é uma ótima opção se você pretende fazer um desenvolvimento back-end.

O que esperar do curso de Engenharia de Software?

Os alunos que buscam um diploma no curso de Engenharia de Software aprendem a construir um software do zero. Tudo que será aprendido durante o curso abrange conhecimentos em linguagens de programação específicas. Além disso,  metodologias de gerenciamento de projetos, técnicas de design, codificação e testes normalmente usadas no desenvolvimento de software.

Dessa forma, existem certos eixos de conhecimento aprendidos durante o curso que desenvolvem e capacitam os alunos. Eles têm a finalidade de torná-los profissionais extremamente capazes e completos. Confira alguns desses conhecimentos que podem ser aprendidos durante a formação no curso de Engenharia de Software.

Habilidades adquiridas ao longo do curso

  • Programação de computador: Os alunos aqui aprendem a criar comandos que permitem a um computador realizar cálculos e tarefas. Os alunos de programação de computador aprendem a escrever código em linguagens de codificação, como Python, Java e C + +. Eles aprendem a construir o código personalizado e a utilizar bibliotecas de código para acelerar o processo de programação.
  • Design da web: os alunos de Engenharia de Software aprendem web design. Ou seja, sabem como desenvolver páginas web amigáveis e esteticamente agradáveis. Eles aprendem a aplicar os princípios de desenvolvimento e design de software a web. Os alunos de web design podem se concentrar no desenvolvimento front-end (interface do usuário) ou back-end (banco de dados / lógica de negócios).
  • Gerenciamento de projetos: matéria voltada para os alunos que planejam liderar uma equipe ou divisão e pretendem adquirir habilidades de gerenciamento durante a graduação. A matéria de gerenciamento de projetos ensina técnicas gerais de organização e ensina estratégias específicas para o desenvolvimento de software. Os alunos também aprendem a supervisionar os funcionários e a definir metas a longo prazo.
  • Design de software: este conhecimento envolve o planejamento e modelagem de novos aplicativos. Aqui, os alunos aprendem a avaliar as necessidades do usuário para criar uma estratégia de desenvolvimento de soluções. Esse ramo de estudo abrange técnicas relacionadas ao design de processos de software individuais. Eles também abordam a arquitetura geral de algum programa.

Habilidades que todo engenheiro de software precisa para ter sucesso

Os formados no curso de Engenharia de Software criam softwares, aplicações e sistemas para computadores. Eles usam da matemática, ciências, engenharia e técnicas de design para construir estas aplicações. Além disso, eles são capazes de testar e avaliar seus próprios sistemas de software e também aqueles desenvolvidos por outros engenheiros.

Os engenheiros de software devem ter fortes habilidades analíticas e relacionadas à resolução de problemas. Um engenheiro de software tem sede de novas tecnologias, bem como de manter fortes habilidades de comunicação e relacionamento interpessoal. Os engenheiros de software devem ser altamente motivados e experientes em várias linguagens de programação. Os engenheiros de software devem possuir uma série de habilidades básicas e sociais, incluindo:

Ser multitarefa

Como engenheiro de software, você deverá gerenciar vários projetos em um ambiente baseado em prazos. Quer você trabalhe remotamente, freelancer ou como funcionário em tempo integral em um escritório. Você precisará gerenciar vários projetos ao mesmo tempo, cada um com seu próprio cronograma urgente. Um engenheiro de software de sucesso será capaz de priorizar, fazer a triagem e gerenciar todos os vários marcos de todos os vários projetos que estão sob sua alçada em um determinado momento.

Isso inclui também um bom gerenciamento de cronogramas. Um engenheiro de software vai precisar ser capaz de prosperar em um ambiente no qual prazos ocorrem de forma regular. Você terá que gerenciar as prioridades de outras pessoas e equilibrá-las com as suas, junto com as necessidades de seus outros clientes ou projetos.

Saber trabalhar em equipe

Inicialmente, construir sistemas de software é um esforço solitário. Porém, um engenheiro de software ainda deve ser capaz de se comunicar regularmente com outras pessoas e equipes. Como engenheiro, você deve ser capaz de articular as necessidades do projeto. O escopo engloba ainda discutir quaisquer desvios ou problemas que possam vir a surgir. Os engenheiros de software trabalham rotineiramente com várias outras equipes e departamentos ao mesmo tempo. Enquanto isso, também buscam gerenciar uma equipe própria.

Pode ser preciso que você trabalhe com pessoas cujas ideias e filosofias você não concorde. Outra vezes, podem acontecer mal-entendidos que venham a ameaçar você e o prazo de sua equipe. Um engenheiro de software de sucesso deve se sentir confortável trabalhando em estreita colaboração com os outros. Isso é necessário como forma de sempre se comprometer e inovar quando for necessário.

Comece a estudar o curso de Engenharia de Software com o preço que cabe no seu bolso

O curso de Engenharia de Software forma profissionais capazes de trabalhar em diversos sistemas e na internet, a fim de usar suas capacidades em desenvolvimento de sistemas e produtos. Atualmente, algumas instituições de ensino superior brasileiras inovaram em trazer esse curso de forma bastante acessível.

Nesse sentido, o curso de Engenharia de Software está disponível em diversas modalidades, para que os futuros alunos possam se adaptar. Atualmente, qualquer pessoa que tenha interesse e afinidade na área pode adquirir esses conhecimentos. Depois de conquistar o diploma, poderá atuar no mercado de trabalho como um engenheiro de software de qualidade.

Nesse sentido, o profissional em Engenharia de Software capacitado poderá trabalhar nas áreas de Arquitetura de Software, Gestão de TI e Desenvolvimento de Software. Isso quer dizer que as possibilidades são bem diversas. Tudo dependerá das aptidões e do caminho que o aluno escolheu ao decorrer do curso. Para ajudar, universidades como a Anhanguera e a Unopar facilitaram bastante o método de ingresso no curso. Ele pode ser feito por meio do vestibular online, ou pela nota do Enem.

Hoje em dia, independente do lugar onde você está, é possível fazer um curso de Engenharia de Software a preço acessível. Se você pretende atuar nas áreas de conhecimento relacionadas à internet, ou tem uma curiosidade profunda sobre como funcionam os aplicativos e programas de computador, esse é o curso para você. Portanto, não perca tempo, comece a mudar seu futuro, faça a matrícula em Engenharia de Software e construa a carreira de seus sonhos.

Veja com a gente também 5 motivos para saber programação.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.2 / 5. Número de votos: 11

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.