Quando a Arquitetura passou a ser profissão?

Roberto Dezorzi
Colaborador do Hora Da Facul
1

Crédito: Crédito: Canva.

Antes de tudo, tenha em mente que a Arquitetura é uma das atividades mais antigas do mundo. Mas antes, é importante você saber quando a Arquitetura se tornou profissão. Além de entender a sua origem junto às primeiras civilizações e o seu impacto em nossa civilização.

Basicamente, produzimos e criamos coisas desde que nos tornamos aptos a isso. No caso da Arquitetura, ela surgiu quando os indivíduos criaram seus abrigos visando se proteger das forças da natureza. 

Neste período tão antigo começa a surgir a Arquitetura, o que nos permite ir além dessas necessidades básicas de sobrevivência. Além disso, ela trouxe um dinamismo antes nunca pensado. Entre elas podemos citar: a melhoria na ocupação do espaço físico e a necessidade de torná-los funcionais. Juntamente com a criação de estruturas coletivas, a estética e outras milhares de funcionalidades.

Está pensando em prestar vestibular para Arquitetura?

 

Preparamos um teste para você descobrir se o curso combina com você

 

Enfim, falar sobre quando a arquitetura se tornou profissão é algo impreciso. Porém, esperamos que este artigo lhe ajude a obter informações importantes para a escolha da graduação de arquitetura.

Sejam todos bem-vindos a este mundo tão criativo e entenda melhor a profissão.

Senta que lá vem a História da Arquitetura

Antes de mais nada, é documentado em muitas fontes que a Arquitetura profissional teve início na região do Oriente Médio e Norte da África. Precisamente, algo por volta de 8000 a.C, chegando então aos dias de hoje. 

Logo, aquela escada em caracol, a maneira como a luz do sol se projeta dentro de uma casa, o isolamento térmico no inverno ou o frescor no verão. Mesmo vindo do passado, tudo isso é resultado do trabalho do arquiteto profissional. 

A história desta profissão acompanha diversos momentos e saltos da evolução humana, o que podemos chamar de períodos. Se você ama esta área e pretende fazer uma faculdade de arquitetura, saiba que ela é muito diferente do ato de construir coisas, ela projeta emoções e torna concretos os sentimentos. Em outras palavras, ela pode ser considerada uma expressão artística com características práticas.

Isso mesmo que você leu! A evolução da Arquitetura e o seu lado profissional tem a ver com a manifestação das emoções e ideias de seus criadores – o que a torna uma ciência muito admirada. Resumindo, uma expressão da cultura e pensamentos humanos.

Quando a Arquitetura se tornou profissão?

Você sabia que muitos pesquisadores e estudiosos de Arquitetura afirmam que ela surgiu quando começamos a praticar a agricultura de forma efetiva?

Sabe o porquê disso?

Justamente pelo fato de cuidar da terra e nos estabelecermos em um determinado local é que acabamos por construir um tipo de estrutura. Seja ela social, administrativa ou religiosa.

Em suma, ao falarmos de uma ocupação profissional, é certo colocarmos a profissão de Arquitetura surgindo entre 8 e 9 mil anos atrás. Já que desde esses tempos tão longínquos, a humanidade começou a erguer diversas estruturas incríveis e gigantes dando um olhar sagrado a todas elas. No caso, as pirâmides (Egito) e os grandes Zigurates (Mesopotâmia). Um detalhe importante: esses locais hoje abrigam os países que chamamos de Egito, Israel, Irã e Iraque.

Além da questão religiosa, construções com objetivos de melhorar a infraestrutura dos povos também já eram feitas naquelas épocas. Entre alguns exemplos, podemos citar, os grandes mercados, os aquedutos, as pontes, os grandes portais de cidades, as imensas e decoradas muralhas, e até os observatórios astronômicos. 

Entretanto, queremos chamar a atenção do nosso leitor do que realmente podemos chamar de “obras arquitetônicas”. Conceitualmente, é evidente a presença de arquitetos em diversos projetos da antiguidade, pois as edificações evidenciam harmonia, estilo, alinhamentos com as posições do sol, eclipses e posicionamento das estrelas.

Segundo diversas teorias e escavações, o egípcio Imhotep é considerado por muitos como o primeiro arquiteto profissional do mundo. Ele foi responsável por projetar, construir e executar a obra da tumba do Faraó, fundador da III dinastia – a chamada pirâmide de degraus, em Saqqara. 

A profissão de arquiteto e o surgimento das cidades

Portanto, é fato que a arquitetura com características profissionais nasceu junto com as cidades. Diz-se que ela é consequência da ambição dos reis e faraós já que todos eles tinham a necessidade de mostrar sua grandiosidade e poder.

Consequentemente, a forma que escolheram para fazer isso foi através do trabalho dos arquitetos – o que prova seu caráter profissional já neste período. Em função disso, estes soberanos construíam seus templos, palácios e até túmulos como forma de mostrar e consolidar sua importância junto a outras nações ou povos.

Porém, os arquitetos já nesta época eram responsáveis por diversas obras consideradas urbanísticas. Como exemplo podemos citar: o planejamento de praças e parques, os projetos de bairros ou até cidades inteiras, e consequentemente, sua infraestrutura básica (água, esgoto, estruturas de defesa, comércio, etc). 

E, para isso, estas primeiras civilizações contavam com equipes de arquitetos que posteriormente transmitiam seus conhecimentos para as gerações seguintes.

Enfim, uma espécie de escola técnica visando compartilhamento de técnicas de engenharia e arquitetura. Já que um mesmo profissional era responsável por implementar ambas as ciências.

Considerações finais

A história da arquitetura e sua implementação como profissão necessita de muitos artigos para falarmos tudo que desejamos para você.

Antes de mais nada, estamos falando aqui da ciência e do trabalho profissional de pessoas que criaram as grandes pirâmides do Egito. Sem falar dos templos da Ásia e, também, dos grandes responsáveis pelas construções pré-colombianas da América Latina e por aí vai.

A presença do arquiteto surge simultaneamente em vários locais do planeta e em épocas diferentes. Um caso semelhante ocorreu também às ciências como a Administração, a Enfermagem, a própria Engenharia Civil e tantas outras.

Decidimos focar somente nos primórdios da Arquitetura em função da quantidade enorme de informações. Mas vale levar um detalhe importante para o seu conhecimento: no Brasil, foi somente em 2010 que foi publicada a regulamentação sobre a profissão de Arquitetura e Urbanismo.

Então, gostou da leitura? Você ficou com vontade de saber mais sobre a graduação de Arquitetura?

Conheça mais sobre esta profissão em outros artigos:

Quanto ganha um arquiteto?

Áreas promissoras da arquitetura.

O quão útil foi esta matéria?

Clique na estrela para avaliar!

Avaliação média 0 / 5. Contagem: 0

Ainda sem avaliações! Seja o primeiro a avaliar.