Quantas horas por dia estudo em uma formação EAD?

Ana Paula Schuster
Colaborador do Hora Da Facul

A formação EAD exige dedicação e disciplina para o sucesso. Isso porque, o aluno tem toda a flexibilidade de horário e geográfica. Ou seja, o aluno pode estudar onde e quando quiser para concluir a grade do curso.

Confira a seguir, o que é EAD, o tempo gasto para estudo por meio deste método, bem como, as principais dicas para ter bons resultados.

O que é formação EAD?

EAD é a sigla para Ensino à Distância, ou seja, modelo de estudo online que exige o uso de tecnologia para que o saber ocorra eficientemente. Assim, professores, alunos e tutores interagem através de um ambiente virtual de aprendizado.

Um novo processo em que o saber é adquirido de forma interativa, dinâmica e inovadora. Nesse sentido, transforma o processo da educação, geralmente, tanto no país quanto no mundo. Além disso, é cada vez mais comum na rotina de quem quer realizar uma faculdade.

Há alguns anos era um modelo pouco conhecido, mas com a pandemia, se tornou realidade para muitas pessoas. Isso porque, com o distanciamento social, essa foi a única saída para que os estudos não parassem nesse período.

Como funciona a formação EAD?

Acontece de forma simples. Assim, a instituição de ensino cria uma plataforma própria que é o ambiente virtual de aprendizado. Então, libera todo o material das disciplinas que o aluno irá precisar na sua formação EAD.

Veja a seguir, as principais ferramentas do AVA. São eles:

  • Base para o conteúdo curricular;
  • Comunicação e interação;
  • Perfil do aluno;
  • Suporte para avaliação;
  • Gestão do curso, entre outras.

Já o aluno, tem como pré-requisito básico o acesso à internet. Com isso, terá contato com todos esses elementos essenciais ao saber e conclusão da carga horária do curso. Bem como, trabalhos, videoaulas e fóruns de discussão.

Não há um modelo padrão de AVA. Ou seja, cada instituição pode desenhar o seu próprio modelo, desde que ele tenha tudo o que é necessário para que o aluno possa se desenvolver sozinho na disciplina.

Vantagens da formação EAD

São várias as vantagens do ensino à distância. Assim, confira a seguir as principais para você avaliar se é, ou não, uma opção para a sua graduação:

  • Custo-benefício;
  • Flexibilidade de horário e liberdade geográfica;
  • Processo dinâmico e inovador de estudo;
  • Fácil acesso (basta ter internet);
  • Interatividade entre alunos, professores ou tutores;
  • Grande variedade de cursos.

Os diplomas e certificados têm o mesmo peso no mercado que os cursos presenciais. Ou seja, você terá as mesmas oportunidades nas posições de emprego.

Quantas horas devo estudar por dia em cursos EAD?

Essa questão é um pouco subjetiva. Isso porque, cada pessoa tem o seu próprio ritmo de aprendizado. Nesse sentido, o ideal é preparar um plano de estudos com todas as disciplinas que está cursando no período. Além disso, liste todas as aulas e trabalhos.

Com tudo organizado distribua o tempo de estudo conforme a sua necessidade. Ou seja, mais tempo para as matérias com dificuldade e menos para revisar os conteúdos mais simples na sua formação EAD.

Geralmente, o recomendado é de quatro a cinco horas de estudo por semana. Ou seja, 1 hora e meia por dia. Isso, para realizar os trabalhos extraclasse e aplicar o conteúdo de apoio. Bem como, fixar o que aprendeu em sala de aula.

Como organizar uma rotina de estudos com cursos EAD

O primeiro passo é determinar quanto tempo irá dedicar para esse fim. Em seguida, determine os dias, horários e disciplinas no seu plano de estudos. Assim, no período indicado tenha foco total nas tarefas programadas para evitar retrabalho.

Procure desligar o celular e evite distrações na internet. Isso porque, você precisará acessar o material de estudo virtualmente por meio dela. Além disso, procure não realizar atividades paralelas como cozinhar ouvindo o conteúdo de uma aula, por exemplo.

7 dicas para sua formação EAD valer a pena

A educação à distância é uma excelente oportunidade para quem quer graduar e não tem tempo para deslocamento físico até uma faculdade. Assim como, para quem tem uma rotina atribulada de trabalho, mas deseja um diploma para seguir uma profissão.

Veja a seguir, 7 dicas para fazer com que a sua formação EAD valha a pena. Desta forma, o seu tempo e dinheiro serão investidos da melhor forma.

1 – Evite a procrastinação

Siga o seu plano de estudos e não pule os horários. Nesse sentido, evita o acúmulo de conteúdo e um saber mais fluido.

2 – Não economize com internet na sua formação EAD

A internet é essencial para quem faz um curso EAD. Então, sem ela não há saber. Afinal, todo o material de estudo fica disponível no AVA. Logo, não economize nesse tipo de serviço e exija o seu bom funcionamento.

3 – Esteja preparado para o curso

Pesquise tudo sobre o curso, suas principais disciplinas e práticas, bem como, a duração. Assim, irá checar se ele realmente atende ao tipo de saber que você deseja para o ingresso no mercado de trabalho.

4 – Procure não subestimar o curso

Não classifique o curso a distância como menos completo ou fraco se comparado ao presencial. Nesse sentido, o grau de exigência é o mesmo. Assim, o que muda é o modelo e a autonomia que o aluno tem em organizar o seu próprio meio e horário para estudar.

5 – Escolha um local apropriado para estudar

Esqueça o sofá ou a cama para os estudos. Então, prepare uma área de trabalho destinada somente a este fim, que será a sua sala de aula improvisada. Agora, se você optar por estudar e cowork ou livrarias, por exemplo, opte pelas menos movimentadas.

6 – Cheque se o curso é reconhecido pelo MEC

Faça uma busca no portal do MEC e verifique se a instituição e curso escolhido são reconhecidos. Caso contrário, seu diploma não terá validade no mercado.

7 – Organize-se na formação EAD

Nunca confie na sua memória, anote tudo no seu plano de estudos. Assim, não irá perder os prazos para a entrega dos trabalhos. Bem como, dias e horários das avaliações do curso.

Escolha seu curso de formação EAD

Aproveite todas as vantagens que a formação EAD pode te proporcionar. Dessa forma, analise o que gosta de fazer e qual seria a opção mais ajustada para sua atuação no mercado de trabalho.

Feito isso, siga os passos deste artigo e se dedique aos estudos para ter sucesso nas suas carreiras acadêmica e profissional.

Confira mais conteúdos como esse no Hora da Facul, clicando aqui.

O quão útil foi esta matéria?

Clique na estrela para avaliar!

Avaliação média 0 / 5. Contagem: 0

Ainda sem avaliações! Seja o primeiro a avaliar.