Quanto tempo dura o curso de Engenharia Mecânica?

Felipe Cortinas
Comunicador, jornalista, documentariasta e analista de marketing. Especializado em SEO e em estratégias de marketing inbound. Experiência como social media e criação de designs e vídeos em campanhas publicitárias. Gerenciamento de campanhas de Google Ads e SEO Local. Criação de sites e lojas online. Fotógrafo de eventos, videomaker e documentarista.
1

Crédito: Foto de SpaceX no Pexels.

À primeira vista fazer o curso de Engenharia Mecânica não parece ser fácil , muito menos rápido. Mas é recompensador se tornar um engenheiro mecânico devido a ampla aplicabilidade no mercado de trabalho, média salarial e a importância para a sociedade. Uma das principais dúvidas entre os estudantes interessados nessa graduação é quanto tempo dura o curso de Engenharia Mecânica.

Normalmente, todas as faculdades de engenharia do Brasil seguem o mesmo tempo de duração do curso, porém tudo envolve esforço e dedicação do aluno nas etapas da graduação. Assim como todo tempo passado na faculdade é valioso para o graduando tirar o máximo de proveito possível, para que se torne um engenheiro mecânico capacitado.

Quanto anos para concluir a formação em Engenharia Mecânica?

Nunca é tarde para iniciar os estudos no curso de Engenharia Mecânica. Até porque sua duração segue o padrão, que é de cinco anos. O curso de Engenharia Mecânica é do tipo bacharelado e pode ser tanto presencial, quanto semipresencial. Além, é claro, das atividades complementares obrigatórias, como estágios, monitoria, iniciação científica, entre outros.

Se você tem foco e motivação em seu sonho, que envolve Engenharia Mecânica, será fácil encarar esses desafios. Depois do curso completo você será capaz de criar máquinas, equipamentos, veículos, ferramentas específicas da indústria mecânica e sistemas de aquecimento e refrigeração, entre outras habilidades. Em outras palavras, você estará muito bem ocupado com os estudos nos 10 semestres da faculdade de Engenharia Mecânica.

Como é o curso de Engenharia Mecânica?

O curso de Engenharia Mecânica forma profissionais capazes de executar procedimentos que envolvem projetos, fabricação, operação e manutenção de máquinas, equipamentos e sistemas mecânicos. Ou seja, tudo aquilo que está envolvido diretamente com esses sistemas, envolve a Engenharia Mecânica.

Quem se forma em Engenharia Mecânica pode atuar em diversos setores do mercado de trabalho. Veja alguns exemplos de áreas:

  • Indústria aeronáutica
  • Indústria de automóveis
  • Indústria naval

A graduação de Engenharia Mecânica, assim como os demais cursos de engenharia, possui duração mínima de cinco anos. Porém, sempre há aqueles que levam um pouco mais, devido a reprovação em algumas matérias. Com isso, o curso se torna mais longo pois essas disciplinas precisam ser revistas pelo estudante.

Lembrando que, quando um engenheiro mecânico se gradua, para que ele possa atuar profissionalmente é necessário obter o registro do CREA (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia). Somente com o CREA será possível exercer atividade como engenheiro. Seja assinando projetos e realizando serviços.

duração curso de engenharia mecanicapexels-spacex-586097-1

Crédito: SpaceX no Pexels.

Quais são as principais matérias do curso de Engenharia Mecânica?

Primeiramente, existem as matérias básicas conhecidas por todas as engenharias. Elas são estudadas como a base de todo o conhecimento, que será adquirido durante o curso. Dessa forma, eles são os conhecimentos essenciais para qualquer engenheiro mecânico formado. Veja alguns exemplos:

  • Cálculo
  • Geometria Analítica
  • Física
  • Ciências do Meio Ambiente
  • Química
  • Fenômenos de Transporte

Dentre tantas outras matérias importantes para a formação de um engenheiro mecânico, esses são os estudos usados como base. As disciplinas específicas começam a ser ensinadas depois do meio do curso, e a partir daí é que o aluno irá se especializar em seu ramo de atuação preferido. Podemos destacar alguma matérias como:

  • Termodinâmica
  • Instrumentação e Controle
  • Projeto de Máquinas
  • Dinâmica de Sistemas Mecânicos
  • Mecânica Geral
  • Processo de Fabricação

Estes são apenas alguns dos estudos específicos que são ensinados no curso de Engenharia Mecânica. Claro que isso varia de uma faculdade para outra.

A média das notas de corte do SISU (Sistema de Seleção Unificado) gira em torno de 700 para 750 pontos. Algumas faculdades chegam a ter notas de corte menores ou maiores. Mas, a média prevalece na casa dos 700 pontos em todo o território nacional. O que é um uma boa notícia para quem pretende cursar em uma instituição federal gratuitamente.

Onde pode atuar quem faz Engenharia Mecânica?

A Engenharia Mecânica, assim como outras modalidades do setor, pode atuar na área industrial tanto quanto na de serviços. Na indústria, o engenheiro mecânico é muito requisitado para trabalhar em metalurgia.

Também está capacitado a realizar serviços na área de manutenção de equipamentos e veículos motorizados. Além, é claro, do desenvolvimento de máquinas e automóveis. Caso o engenheiro mecânico tenha uma especialização, poderá atuar em outras áreas. Dessa maneira, o leque de possibilidades para o engenheiro mecânico é muito amplo, como montadoras de automóveis, indústria têxtil, eletroeletrônica e assim por diante.

Dentro de todo processo industrial e de automação é preciso alguém que tenha formação em Engenharia Mecânica. Os mercados emergentes são os setores mais conhecidos como o da petroquímica, celulose, açúcar e álcool. Ou seja, tudo que envolve a produção de combustíveis.

Em todo o processo industrial haverá, no mínimo, um engenheiro mecânico e um engenheiro eletricista, que serão diretamente responsáveis pelas tomadas de decisão das empresas.

Os engenheiros mecânicos ficarão responsáveis pela manutenção ou automação das fábricas em geral. Por essa razão, é um cargo extremamente necessário na sociedade como um todo e muito bem valorizado pelo mercado de trabalho em geral.

Quanto ganha um engenheiro mecânico no Brasil?

Atualmente, o salário médio de um engenheiro mecânico no Brasil é de R$ 6.060. Considerando também as regiões onde se encontra um início de industrialização, que é o caso do Norte, onde são oferecidos salários ainda maiores que a média brasileira. Então, se você busca uma boa remuneração, essa região oferecerá excelentes oportunidades.

Caso você já esteja decidido em fazer o curso de Engenharia Mecânica, sua prioridade desde o início deve ser a especialização. Pois, os melhores cargos com os salários mais altos são conquistados com muito estudo desde o início da graduação.

Aprenda algum idioma se puder, pode ser qualquer um, inglês, espanhol, alemão, ou até mesmo japonês. Saber uma segunda ou terceira língua vai abrir portas em todo o planeta.

É fundamental focar em ampliar seus conhecimentos em inglês. Porque é muito importante no setor industrial e até mesmo para um possível intercâmbio. O essencial é estar o mais capacitado possível para melhor exercer sua profissão. Por fim, essas são as principais informações para você que pretende fazer Engenharia Mecânica.

Essa área da engenharia tem um amplo mercado e com aplicações bem distintas, possuindo diversas oportunidades.

O quão útil foi esta matéria?

Clique na estrela para avaliar!

Avaliação média 5 / 5. Contagem: 10

Ainda sem avaliações! Seja o primeiro a avaliar.