InícioGraduaçãoEngenhariaQuem tem dificuldades em exatas pode cursar Engenharia Civil?

Quem tem dificuldades em exatas pode cursar Engenharia Civil?

Definitivamente, tem gente que sente medo ou acha difícil, e, também, não gosta de Matemática, Química e Física. Porém, esta pessoa ama construir coisas e acha todo tipo de estrutura incrível, como pontes, hidrelétricas, estádios, arranha-céus e muitas outras. Em suma, vamos falar aqui deste tipo específico de aspirante ao curso. Por isso a pergunta: quem tem dificuldades em exatas pode cursar Engenharia Civil?

Engenharias e outras carreiras

Atualmente, há mais de 30 tipos de engenharias disponíveis no mercado e todas elas exigem do estudante conhecimentos ligados às três ciências exatas acima citadas.

Entretanto, não é hora de se assustar e nem desistir. Ao contrário, é hora de encarar este novo desafio e ver o porquê você tem dificuldades nestas disciplinas.

Logo, além das dezenas de cursos na engenharia, as ciências exatas estão presentes em outros. Podemos citar: Ciências Contábeis, Ciência de Dados, Tecnologia da Informação, Estatística, Agronomia, Farmácia, Administração de empresas, Logística, e por aí vai.

Ainda, este artigo quer abrir um pouco os seus olhos sobre a ligação entre as exatas e o curso de engenharia civil. Segundo, vamos tentar levar até você algumas formas de transpor a sua dificuldade para te ajudar a realizar este sonho.

Vem com a gente para saber mais.

Quem tem dificuldades em exatas pode cursar Engenharia Civil?

A princípio, a faculdade de engenharia civil exige dos seus estudantes o uso das ciências exatas dentro dos seus diversos conteúdos.

Desde os primeiros semestres, você como futuro engenheiro vai passar por disciplinas teóricas e viver projetos na prática. E, mais precisamente, estará realizando cálculos (diferencial e integral) e trabalhará com vários tipos de geometria. Além de noções profundas de vários campos da física e da química.

Nesse ínterim, em várias fontes que consultamos e profissionais da área com quem conversamos, a resposta foi unânime: os seus dois primeiros anos no curso de engenharia civil serão bastante dedicados às ciências exatas.

Agora, veja algumas disciplinas da grade do curso de engenharia civil Anhanguera que envolvem conhecimentos de Matemática, Física e Química:

  • Estruturas de Concreto Armado
  • Estruturas de Madeira E Estruturas Metálicas
  • Física Geral e Experimental – Energia
  • Física Geral e Experimental – Mecânica
  • Fundações
  • Geologia e Mecânica Dos Solos
  • Hidráulica e Hidrometria
  • Instalações Elétricas
  • Instalações Hidrossanitárias
  • Mecânica dos Solos Avançada E Obras De Terra
  • Métodos Matemáticos
  • Pontes e Grandes Estruturas
  • Princípios de Eletricidade E Magnetismo
  • Processos de Gestão De Obras E Projetos
  • Projeto Arquitetônico Para Engenharia Civil
  • Química e Ciência Dos Materiais
  • Resistência dos Materiais.

Porém, do que adianta falarmos sobre tudo que envolve as ciências exatas e a engenharia civil se você ainda tem dificuldade com elas?

Agora, chegou aquela parte boa do artigo que vai tentar diminuir a sua dificuldade e guiar melhor o seu caminho frente a este desafio junto às exatas.

Dicas para melhorar a sua relação e domínio nas ciências exatas

Estude com frequência

Se você tem dificuldade com alguma ciência exata fundamental como é o caso de Matemática, Física e Química, está na hora estudar com mais eficiência. Ou seja, é momento de render em tempo e qualidade.

Ao contrário do que muitos pensam, estudar envolve qualidade e tempo. Este é o verdadeiro conceito de ser eficiente. Portanto, utilize o seu dia de estudo com sabedoria. E, ainda mais, na hora de se aprofundar em cálculos e outras aplicações da Engenharia Civil.

Esclareça suas dúvidas

O mundo acadêmico tem professores com grande experiência ou mesmo didática. Nos dois casos, não leve dúvidas para casa e se envolva com o corpo docente da faculdade e, porque não, com os seus próprios colegas.

Também, o processo de aprendizado é feito muitas vezes em conjunto. Por isso existem as universidades.

Faça exercícios de lógica

Comece pelos de nível mais básico e vá avançando. Se a dificuldade persistir, procure desafios que envolvam o seu dia a dia e coisas que fazem parte da sua rotina. Afinal, a engenharia está no cotidiano de todas as pessoas e sociedades.

Do mesmo modo, existem exercícios, testes e conteúdos que trabalham muito a lógica e acionam partes do seu cérebro antes não exploradas.

Assim, se você tem dificuldades, está na hora de melhorar suas capacidades de raciocínio lógico. O fato é que grande parte dos estudantes vai descobrindo grandes virtudes do seu próprio saber ao abrir a mente para novas áreas. 

Resumindo, é como ligar uma chave na sua cabeça.

Disciplina e frequência

É fundamental o seu estudo não ser aleatório e desorganizado. Se você tem dificuldade, deverá estudar mais vezes um determinado conteúdo que envolva as exatas.

Ademais, você terá que elaborar um cronograma para encarar a grade do curso. Logo, organize uma agenda dividida por horários e conteúdos que atendam a sua própria necessidade de aprendizagem. 

O engenheiro precisa de prática

Sempre que puder: aplique, pratique e teste os estudos em exatas. Dessa forma, busque uma representação real do que está estudando naquele momento. Isso vai ajudar bastante.

Aliás, quando ingressar no curso de engenharia civil comece a saber mais sobre ele e a instituição de ensino. Assim, recomenda-se que você busque entender sobre as bolsas de estudo disponíveis, projetos em andamento ou outros tipos de atividades práticas que estão ocorrendo naquela universidade.

Além melhorar o seu domínio em ciências exatas, isso vai lhe dar motivação de sobra para continuar.

Enfrentar medos e dificuldades faz parte do desenvolvimento profissional

O curso tem um período longo de 10 semestres, e neste percurso, as exatas estarão convivendo com você. Sem dúvida, para quem tem dificuldade em ciências exatas será um processo de aprendizado constante. Porém, valerá a pena caso este seja seu verdadeiro sonho. Tudo vai depender de você e o quanto deseja torná-lo realidade.

Outra forma de vencer as suas dificuldades é contar com sua força de vontade e descobrir se realmente deseja ultrapassar seus próprios desafios. Em suma, a pessoa que deseja entrar no curso de Engenharia Civil deve ser organizada e buscar ter disciplina diária. Somente assim as dificuldades irão diminuindo e a sua confiança irá crescendo a cada dia.

Por fim, estudar a grade do curso de engenharia civil também faz parte do processo de vencer seus medos. Saiba que as ciências exatas impõem desafios para todos os estudantes e isso continuará no mercado de trabalho. Portanto, fugir só vai manter viva a sua dificuldade. 

Leia mais:

4 habilidades importantes na área de Engenharia Civil

Quando a Administração passou a ser profissão?

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.8 / 5. Número de votos: 4

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.