InícioGraduaçãoQuero trabalhar com animais: o que cursar?

Quero trabalhar com animais: o que cursar?

Você gosta de animais ao ponto de desejar trabalhar com eles. Logo, durante a sua infância, adolescência e agora na vida adulta, o sonho de ajudar e entrar em contato com animais é um dos seus requisitos para a escolha da profissão.

Pensando nisso, e indo ao encontro dos seus sonhos, responderemos à pergunta sobre o que cursar para trabalhar com animais. Afinal, a Voomp é um amigão quando o assunto é ajudar os nossos futuros universitários a encontrarem a sua carreira dos sonhos. 

Além disso, tudo o que se relaciona com animais, a nossa equipe sempre gosta de escrever sobre. Afinal, o mundo sem os animais seria mais chato e todo o estudante que deseja trabalhar com eles tem o nosso respeito.

Bora lá? A bicharada está esperando você! 

O que cursar para trabalhar com animais?

Primeiramente, vamos começar com um panorama bastante amplo do cotidiano de pessoas que desejam ter contato com animais de todos os tipos. Seja durante a faculdade, seja no mercado de trabalho.

Pessoas x Animais, uma relação ancestral

Definitivamente, a evolução humana está ligada ao relacionamento entre pessoas e animais. Principalmente, através dos animais domésticos, como cães, gatos, pássaros, entre outros. Logo, criamos nossa dependência deles para auxílio na segurança, transporte e alimentação.

Independentemente se estamos falando de rebanhos, cardumes, criações exóticas, convívio pontuais e outros tipos de encontros, o dia a dia com animais é gratificante. Ainda mais para aqueles que possuem um espírito empático, fraternal e costumam se preocupar com o bem-estar e a saúde dos bichinhos.

O ser humano, por ser o animal com um índice de inteligência maior do que os demais, ao menos através de uma perspectiva científica, tem o dever de proteger ou buscar preservar as outras espécies.

Afinal, o ser humano, a espécie em si, nada mais é do que aquilo que um filósofo sábio classificaria como um macaco sem pelo.

Por isso, animais como nós deveriam sempre pensar em estar mais perto dos demais. Sejam os da mesma espécie, sejam os de outras classes e espécies.

Sugestões de cursos que permitem contato com animais 

Administração

Administração de empresas? Como assim? Contato com animais fazendo a faculdade de Administração ?

Exatamente isso, já que o curso em si é bastante amplo e muitas pessoas que já trabalham com animais ou pretendem investir no segmento buscam as noções da área para aprimorar os seus conhecimentos administrativos.

Lembre-se: gerenciamento, marketing, recursos humanos, mercado de investimentos e gestão de empresas lhe habilitam a trabalhar em grandes empresas do agronegócios e no varejo do mercado de pets. 

Por isso, fazer Administração permite a você rumar para a área de trabalho com animais, com foco em integrar empresas. Por exemplo: zoológicos, clínicas veterinárias, parques, fundações, empresas e organizações de todos os tipos.

Agronomia

Certamente, você pensou no curso de Agronomia. Definitivamente, ao longo do curso de Ciências Agronômicas, o contato e o dia a dia com animais (vacas, ovelhas, aves, cavalos, cães, entre outras espécies) faz parte da grade do curso, e não só da profissão.

O agronegócio é mantido por agrônomos e o mesmo ocorre com os animais. Esses fazem parte de uma grande cadeia produtiva, econômica e alimentar. 

Porém, trabalhar com animais na Agronomia não significa abate e matadouros. Nesse setor, você trabalha com genética, criação e cuidado de animais, além de tudo aquilo que está ligado à vida deles. Enfim, para quem ama animais, a Agronomia é uma bela sugestão.

Biologia

Laboratórios, genética, trabalhos em ambientes. Alguns exemplos são: o mar, nas planícies, florestas, mangues, montanhas, nas fazendas de todos os tipos. Logo, em todo o habitat que você possa imaginar.

A formação do estudante dentro do curso de Biologia o permite trabalhar com espécies selvagens do mundo todo. Sempre respeitando a necessidade de ter conhecimentos específicos para isso. Portanto, é recomendado continuar os seus estudos em uma especialidade, a exemplo do mestrado e doutorado. 

O mundo possui muitas espécies de animais ameaçados e, junto a eles, diversos biólogos estudando modos de preservá-los e mantê-los protegidos. Entretanto, o trabalho deste profissional é muito mais amplo do que imaginamos e seu contato com animais de todas as espécies é incontável.

Zootecnia

Curso inserido dentro das Ciências Rurais, a Zootecnia é uma profissão bastante focada na alimentação de animais, sua nutrição e manutenção da sua saúde através do que os mesmos comem.

Assim como agrônomos e veterinários, o zootecnista trabalha direto e em função de inúmeras espécies. Especialmente às ligadas ao dia a dia do campo como bovinos, aves, equinos, bubalinos, ovinos, etc. 

Logo, é dever do profissional zelar pelo bem-estar desses seres, independente dos objetivos finais das criações. Melhoramento genético, preservação, produção de carnes, reprodução, criações para venda ou apenas para manutenção de uma alimentação de qualidade com foco na nutrição animal. Em suma, o seu contato e foco é totalmente destinado aos bichinhos.

Veterinária

A Voomp aposta que você, quando imaginou ou sonhou trabalhar com animais, lembrou somente do curso de Veterinária. Não é mesmo?

A profissão de médico veterinário é tão antiga quanto a criação de animais através da história humana. E entre todas as facilidades apontadas acima, pode ser considerada a carreira que mais oferece contato direto com todos os tipos de animais (domésticos ou selvagens).

Diariamente, é tarefa do veterinário cuidar da saúde e bem-estar dos seus pacientes, os animais. Doenças, tratamentos, cirurgias, cuidados gerais e, principalmente, a preservação da vida de seres tão frágeis. 

Em síntese, o veterinário deve amar os animais acima de tudo, tanto por serem seu foco de trabalho quanto pelo objetivo de realizar suas tarefas com qualidade e entregas profissionais. 

Enfim, tanto a Veterinária quanto a Agronomia, a Biologia, a Administração e a Zootecnia permitem o seu contato com animais de maneiras e intensidade diferentes. Basta você entender a necessidade disso em sua profissão futura. Logo, saiba que gostar de animais pode ser um hobby ou um passatempo. O mais importante é enxergar isso como sua futura profissão e carreira acadêmica.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.