InícioPós-graduaçãoAudiovisualQuero trabalhar com novas tecnologias: o que devo cursar?

Quero trabalhar com novas tecnologias: o que devo cursar?

O nosso cotidiano é atravessado pelas novas tecnologias. Contudo, não é de agora que a humanidade experimenta o tecnológico. Podemos considerar como tecnologia, portanto, a escrita, a invenção da roda, a descoberta e o uso do fogo. Do mesmo modo, são tecnologias a máquina a vapor, a primeira lâmpada elétrica, os navios de carga, a primeira impressora, o telefone. Invenções tecnológicas e suas implicações na sociedade não faltam. Porém, como podemos definir as novas tecnologias em meio a esse bojo?

Assim, podemos definir como novas tecnologias aquelas desenvolvidas ao longo do século XXI. Entre essas, principalmente, temos os smartphones, computadores e demais tecnologias móveis conectadas à internet. Logo, com o avanço das novas tecnologias, temos o surgimento das profissões que atuam diretamente na elaboração e aplicação dessas.

Por se tratarem de carreiras menos tradicionais, as profissões voltadas às novas tecnologias, muitas vezes, não são abordadas nas escolas e cursinhos. Assim, muitos estudantes interessados nessas tecnologias acabam não sabendo que podem, sim, estudar e trabalhar com elas. Pensando nisso, a Voomp decidiu elencar 5 cursos para quem deseja trabalhar com novas tecnologias – de tecnólogos a bacharelados.

5 cursos para trabalhar com novas tecnologias

1. Desenvolvimento Mobile

Muitos setores de trabalho com novas tecnologias contam com equipes de Desenvolvimento Mobile, o que concede importância e demanda à área. As áreas ligadas diretamente à tecnologia – ou que bebem dessa fonte – são beneficiadas com o trabalho de Desenvolvimento Mobile. Aplicativos de celular, drones, satélites, televisões – todos passam pelo Desenvolvimento Mobile. Do mesmo modo, sistemas para sites de educação, para plataformas de faculdades, agências de marketing e startups. Apenas algumas instituições oferecem esse curso que possui caráter inovador no mercado da tecnologia. O curso de Desenvolvimento Mobile é disponibilizado como uma graduação de nível tecnólogo. Portanto, a duração média da faculdade de Desenvolvimento Mobile é de dois anos, ou quatro semestres, sendo mais ágil e rápido para os que têm pressa, mas que não querem perder em qualidade.

2. Engenharia de Software

As engenharias também são segmentos profissionais aliados às novas tecnologias. No caso da faculdade de Engenharia de Software, seus estudantes se formam capazes de lidar com habilidades e competências para desenvolvimento de serviços web, segurança cibernética e projeto e implementação de APIS, entre outros. A faculdade de Engenharia de Software é do tipo bacharelado e sua duração é de quatro anos.

Os engenheiros de software são as mentes criativas por trás das programas de computadores atuais. O engenheiro de software coleta as informações do cliente (que pretende desenvolver o software). Em seguida, identifica as funcionalidades para os usuários, determinam a seguridade, projetam o programa e repassam as instruções aos programadores (que escreverão os códigos necessários). Embora pareça uma atividade protocolar, a elaboração e desenvolvimento de softwares exigem muita criatividade e conhecimento das novas tecnologias atuais.

3. Marketing Digital para novas tecnologias

Quando falamos em Marketing, vem à cabeça os tradicionais mercados de propaganda e persuasão do público consumidor. Porém, essa área não ficou estagnada em seus princípios fundadores. Um dos braços mais relevantes do Marketing na atualidade é o Marketing Digital. A presença das marcas e das empresas na web é um dos segmentos mais valorizados pelo mercado atual das novas tecnologias e os conhecimentos do Marketing Digital possibilitam essa atuação qualificada.

Além de um curso voltado aos que se interessam pela web aliada ao Marketing, as graduações em Marketing Digital podem ser cursadas 100% online. Assim, a agilidade e flexibilidade da internet é transposta também para a graduação! Na faculdade de Marketing Digital da Anhanguera, por exemplo, além dos quatro semestres em modo online, o estudante encontrará professores reconhecidos no mercado. Além disso, módulos de aulas sobre social media, marketing de conteúdo, comunicação digital, analytics, mobile e estratégias publicitárias fazem parte do currículo. Fundamental para quem quer trabalhar na internet com redes sociais e novas tecnologias.

4. Jogos Digitais

Quem diria que os jogos de videogames se tornariam um ramo profissional super conceituado? O que para muitos é pura diversão, para os profissionais de Jogos Digitais é um promissor mercado de novas tecnologias. Portanto, se é o seu caso o interesse por games e novas tecnologias, saiba que há a opção do Curso Superior Tecnológico (CST) em Jogos Digitais. Nessa graduação, você poderá optar pela modalidade presencial ou a distância e ainda concluí-la em um período de tempo mais curto, agilizando sua formação.

Os profissionais do ramo dos games são aqueles que criam e desenvolvem jogos eletrônicos para as mais diversas plataformas: computadores, smartphonestablets, videogames e muito mais. Portanto, se você se interessa por games e novas tecnologias, essa graduação oferece tudo isso e muito mais. Após formado, você poderá atuar em um mercado muito promissor de novas tecnologias, desenvolvendo jogos com objetivos educativos, profissionais ou apenas para diversão. Assim, muitas empresas de tecnologia da atualidade estão contratando profissionais da área de Jogos Digitais.

5. Produção Audiovisual

Assim como o Marketing, a Produção Audiovisual tem se atualizado conforme o mercado das novas tecnologias. Desse modo, a atuação na área tem se modernizado conforme essas influenciam a Produção Audiovisual. Novos equipamentos, novos softwares de edição, novas plataformas de vídeo e uma mãozinha da internet. Assim é o cotidiano de quem opta por seguir carreira com a Produção Audiovisual. Portanto, se você ama o audiovisual, também precisa estar muito ligado às novas tecnologias. E se você já é apaixonado por elas, pode aliar esse gosto ao mundo dos vídeos e do cinema.

As áreas de atuação do profissional são as mais diversas:

  • Edição e captação de som
  • Roteiro
  • Animação
  • Produção
  • Mídias digitais
  • Edição

Assim, o Curso Superior Tecnológico (CST) em Produção Audiovisual é a escolha certa para os interessados em novas tecnologias.  Assim, o profissional precisará dominar diferentes conhecimentos técnicos e criativos para executar as funções do audiovisual. Aliando criatividade e novas tecnologias, a Produção Audiovisual se atualiza e segue despontando no mercado de trabalho atual. Ah, e se você ainda confunde Publicidade com Produção Audiovisual, dê uma olhadinha aqui e descubra as diferenças básicas entre as funções.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.