InícioGraduaçãoQuímicaQuímica: tudo o que você precisa saber sobre o curso

Química: tudo o que você precisa saber sobre o curso

Sabemos que a escolha do curso ideal para a formação de uma carreira é sempre uma decisão difícil. É por isso que decidimos preparar este guia com tudo o que você precisa saber sobre o curso de Química. Se você se identifica com atividades que envolvem laboratórios e tecnologia, ou se você gosta de experiências e pesquisas, este curso é para você!

Sobre o curso de Química

O curso de Química forma profissionais investigadores, responsáveis pela análise de substâncias e de compostos, bem como as suas características físico-químicas e suas reações a variações de temperatura e pressão.

Aspectos de reatividade, mecanismos e estabilidade também são conhecimentos requeridos para a formação do químico. Além disso, é fundamental o reconhecimento da Química como uma construção humana, assim como a compreensão dos aspectos históricos de sua produção e suas relações com os contextos culturais, socioeconômico e político.

Química: licenciatura ou bacharelado?

Antes de discutirmos sobre as duas possibilidades de graduação em Química, entenderemos melhor sobre o que se trata uma licenciatura e um bacharelado.

Trata-se a licenciatura de uma modalidade de curso superior que concede ao estudante a possibilidade de dar aulas. Nesse sentido, podemos compreender que nesse tipo de graduação você certamente terá disciplinas de cunho pedagógico.

O bacharelado, por sua vez, concede ao profissional o título de bacharel. No entanto, o curso é reconhecido por ser mais generalista, buscando abranger, na área que se trata, seus diversos segmentos. É pelo seu caráter generalista que essa modalidade permite que o aluno formado atue em diferentes áreas.

Portanto, agora que já entendemos a diferença entre essas modalidades de curso superior, vamos em busca dessas duas alternativas no curso de Química.

O profissional licenciado em Química, como vimos anteriormente, segue uma carreira acadêmica e tem a permissão para dar aulas. A Química é uma disciplina obrigatória nos ensinos fundamental e médio, e presente em quase todos os cursos superiores de Engenharia. É por isso que, no mercado de trabalho, a maioria de profissionais químicos são licenciados e atuantes na educação.

O profissional graduado como bacharel em Química pode desempenhar diversas atividades. Sendo a pesquisa um de seus grandes incentivos, esses profissionais podem atuar na linha de produção e de supervisão do processo produtivo em indústrias. Outro exemplo de função desses químicos é a elaboração de estratégias que visam tratar produtos e resíduos.

Diretrizes Curriculares

Conforme as Diretrizes Curriculares , o curso de Química pode ser estruturado em módulos semestrais, anuais ou híbridos. A interdisciplinaridade deve ser buscada a todo momento através de correlações entre a Química e áreas afins.

Conteúdos Básicos

Os conteúdos básicos são aqueles conteúdos essenciais que envolvem todo o curso. Em relação à graduação de Química, a Matemática, a Física e a própria Química são esses tais conteúdos básicos. As Diretrizes Curriculares descrevem esses assuntos:

  • Matemática: Álgebra, funções algébricas de uma variável, funções transcendentes, cálculo diferencial e integral, sequências e séries, funções de várias variáveis, equações diferenciais e vetores.
  • Física: Leis básicas da Física e suas equações fundamentais. Conceitos de campo (gravitacional, elétrico e magnético). Experimentos que enfatizem os conceitos básicos e auxiliem o aluno a entender os aspectos fenomenológicos de Física.
  • Química (Teoria e laboratório): propriedades físico-químicas das substâncias e dos materiais; estrutura atômica e molecular; análise química (métodos químicos e físicos, e controle de qualidade analítico); termodinâmica química; cinética química; estudo de compostos orgânicos, organometálicos, compostos de coordenação, macromoléculas e biomoléculas; técnicas básicas de laboratório.

Bacharel em Química: formação pessoal

As Diretrizes Curriculares estabelecem sete pontos importantes quanto à formação pessoal do indivíduo em Química (bacharelado):

  • Possuir conhecimento sólido e abrangente na área de atuação, com domínio das técnicas básicas de utilização de laboratórios e equipamentos necessários para garantir a qualidade dos serviços prestados e para desenvolver e aplicar novas tecnologias, de modo a ajustar-se à dinâmica do mercado de trabalho;
  • Possuir habilidade suficiente em Matemática para compreender conceitos de Química e de Física, para desenvolver formalismos que unifiquem fatos isolados e modelos quantitativos de previsão, com o objetivo de compreender modelos probabilísticos teóricos, e de organizar, descrever, arranjar e interpretar resultados experimentais, inclusive com auxílio de métodos computacionais;
  • Possuir capacidade crítica para analisar de maneira conveniente os seus próprios conhecimentos; assimilar os novos conhecimentos científicos e/ou tecnológicos e refletir sobre o comportamento ético que a sociedade espera de sua atuação e de suas relações com o contexto cultural, socioeconômico e político;
  • Saber trabalhar em equipe e ter uma boa compreensão das diversas etapas que compõem um processo industrial ou uma pesquisa, capaz de planejar, coordenar, executar ou avaliar atividades relacionadas à Química, ou a áreas correlatas
  • Conseguir exercer atividades profissionais autônomas na área da Química ou em áreas correlatas;
  • Ter interesse no auto-aperfeiçoamento contínuo, curiosidade e capacidade para estudos extra-curriculares individuais ou em grupo, espírito investigativo, criatividade e iniciativa na busca de soluções para questões individuais e coletivas relacionadas com a Química;
  • Ter formação humanística que lhe permita exercer plenamente sua cidadania e, enquanto profissional, respeitar o direito à vida e ao bem-estar dos cidadãos.

Bacharel em Química: compreensão do conteúdo

As Diretrizes Curriculares elencam, ainda, o que se deve compreender da Química:

  • Compreender os conceitos, leis e princípios da Química;
  •  Conhecer as propriedades físicas e químicas principais dos elementos e compostos químicos que possibilitem entender e prever o seu comportamento físico-químico e aspectos de reatividade, mecanismos e estabilidade;
  •  Reconhecer a Química como uma construção humana e compreendendo os aspectos históricos de sua produção e suas relações com os contextos culturais, socioeconômico e político.

Licenciado em Química: formação pessoal

O licenciado em Química, embora tenha alguns pontos iguais ao anterior, possui uma formação pessoal diferente da formação do profissional que cursou bacharelado. Veja:

  • Possuir conhecimento sólido e abrangente na área de atuação, com domínio das técnicas básicas de utilização de laboratórios, bem como dos procedimentos necessários de primeiros socorros, nos casos dos acidentes mais comuns em laboratórios de Química;
  • Possuir capacidade crítica para analisar de maneira conveniente os seus próprios conhecimentos; assimilar os novos conhecimentos científicos e/ou educacionais e refletir sobre o comportamento ético que a sociedade espera de sua atuação e de suas relações com o contexto cultural, socioeconômico e político;
  • Identificar os aspectos filosóficos e sociais que definem a realidade educacional;
  • Identificar o processo de ensino/aprendizagem como processo humano em construção;
  • Ter uma visão crítica com relação ao papel social da Ciência e à sua natureza epistemológica, compreendendo o processo histórico-social de sua construção;
  • Saber trabalhar em equipe e ter uma boa compreensão das diversas etapas que compõem uma pesquisa educacional;
  • Ter interesse no auto-aperfeiçoamento contínuo, curiosidade e capacidade para estudos extra-curriculares individuais ou em grupo, espírito investigativo, criatividade e iniciativa na busca de soluções para questões individuais e coletivas relacionadas com o ensino de Química. Bem como para acompanhar as rápidas mudanças tecnológicas oferecidas pela interdisciplinaridade, para garantir a qualidade do ensino de Química;
  • Ter formação humanística que permita exercer plenamente sua cidadania e, enquanto profissional, respeitar o direito à vida e ao bem-estar dos cidadãos;
  • Ter habilidades que o capacitem para a preparação e desenvolvimento de recursos didáticos e instrucionais relativos à sua prática e avaliação da qualidade do material disponível no mercado, além de ser preparado para atuar como pesquisador no ensino de Química.

Licenciado em Química: compreensão do conteúdo

Assim como no bacharel em Química, as Diretrizes Curriculares também elencam o que deve ser compreendido do curso:

  • Compreender os conceitos, leis e princípios da Química;
  •  Conhecer as propriedades físicas e químicas principais dos elementos e compostos, que possibilitem entender e prever o seu comportamento físico-químico, aspectos de reatividade, mecanismos e estabilidade;
  •  Acompanhar e compreender os avanços científico-tecnológicos e educacionais;
  •  Reconhecer a Química como uma construção humana e compreender os aspectos históricos de sua produção e suas relações com o contexto cultural, socioeconômico e político.

Agora que você já conheceu um pouco sobre as duas diferentes formações no curso de Química, te aconselho a já começar a pensar em qual das duas você se enxerga!

Grade Curricular

É evidente que a Grade Curricular diverge de instituição para instituição. No entanto, buscamos aqui as disciplinas do curso de Química (licenciatura) da Faculdade Anhanguera. Dessa forma você conseguirá melhor se familiarizar com possíveis matérias do curso:

  • Amostragem e Metrologia Química;
  • Análise Instrumental;
  • Atividades Complementares;
  • Bioquímica Geral;
  • Cálculo Diferencial e Integral;
  • Cálculo Diferencial e Integral II;
  • Ciência de Materiais e Nanopartículas;
  • Ed – Construindo uma Carreira de Sucesso;
  • Ed – Cultura Digital;
  • Ed – Desenvolvimento de Carreira
  • Ed – Design Thinking;
  • Ed – Empregabilidade;
  • Ed – Marketing Digital;
  • Ed – Mindset Ágil;
  • Ed – Projeto de Vida;
  • Est. Cur. Química;
  • Física Geral;
  • Físico-Química;
  • Físico-Química II;
  • Fundamentos de Química Orgânica;
  • Fundamentos de Termodinâmica Química;
  • Legislação e Segurança do Trabalho;
  • Matemática Instrumental;
  • Métodos de Análise Química;
  • Métodos Matemáticos;
  • Mineralogia e Cristalografia;
  • Operações Unitárias;
  • Optativa;
  • Pensamento Científico;
  • Química Analítica Qualitativa;
  • Química Analítica Quantitativa;
  • Química Geral Avançada;
  • Química Geral e Experimental;
  • Química Inorgânica;
  • Química Inorgânica II;
  • Química Orgânica Avançada;
  • Sociedade Brasileira e Cidadania;
  • Trabalho de Conclusão de Curso I;
  • Trabalho de Conclusão de Curso II.

Quanto é a mensalidade do curso?

Quando pensamos no custo de cursar uma faculdade privada, deparamo-nos com uma grande variedade. No entanto, estima-se, para o curso de Química, uma mensalidade de R$ 750,00.

Sabemos, todavia, que o gasto do estudante nunca se limita ao valor pago à instituição. Custos como o transporte, a moradia e a alimentação dificultam ainda mais a vida de muitos estudantes. Por isso, o ProUni e o FIES são duas excelentes alternativas:

  • ProUni: trata-se de um programa do governo que disponibiliza bolsas de estudos parciais e integrais para estudantes de universidades privadas. O processo seletivo se dá a partir da nota do Enem, realizado, obrigatoriamente, no ano anterior. As inscrições para este programa são gratuitas e ocorrem duas vezes por ano;
  • FIES: trata-se de um financiamento do Governo Federal para também universitários de universidades privadas. O estudante deverá arcar com os juros de 3,4% ao ano apenas após um ano e meio da conclusão do curso.

Remuneração média do químico

Uma das maiores preocupações de quem está buscando o curso ideal é a remuneração média. Por isso, trouxemos aqui, também, algumas informações relevantes para você! Agora conversaremos um pouco sobre o salário por porte da empresa e por nível profissional do químico, sobre o piso salarial 2021, quanto ganha um profissional da área concursado,  o salário médio inicial para os recém-formados e os salários do cargo por estado. Esses dados são retirados do site salário.

Salário por porte da empresa

Esclareceremos os cinco possíveis portes de empresas. Dito isso, trata-se esse levantamento de uma representação da faixa salarial em que se encontra o cargo conforme o porto da empresa:

  • MEI: permitido no máximo 1 funcionário;
  • Micro: até 19 funcionários;
  • Pequena: 20 a 99 funcionários;
  • Média: 100 a 499 funcionários;
  • Grande: mais de 500 empregados, podendo ser comércio, serviços ou indústria.

Salário por nível profissional

Esse levantamento, no que lhe concerne, busca listar a remuneração do cargo segundo o nível de experiência do profissional na empresa (até sua demissão). Veja:

  • Profissional Júnior: até 4 anos;
  • Profissional Pleno: de 4 a 6 anos;
  • Profissional Sênior: acima de 6 anos na empresa até sua demissão.

Salário nível profissional/porte da empresa

Agora que já compreendemos os cinco portes de empresa e os três níveis profissionais, mostraremos o levantamento feito pelo site Salário:

  • Empresa Micro + Profissional Químico Júnior: R$ 3.814,96;
  • Empresa Micro + Profissional Químico Pleno: R$ 4.097,02;
  • Empresa Micro + Profissional Químico Sênior: R$ 4.586,29;
  • Empresa Pequena + Profissional Químico Júnior: R$ 4.335,20;
  • Empresa Pequena + Profissional Químico Pleno: R$ 4.617,26;
  • Empresa Pequena + Profissional Químico Sênior: R$ 5.106,54;
  • Empresa Média + Profissional Químico Júnior: R$ 5.064,68;
  • Empresa Média + Profissional Químico Pleno: R$ 5.376,74;
  • Empresa Média + Profissional Químico Sênior: R$ 5.866,01;
  • Empresa Grande + Profissional Químico Júnior: R$ 4.789,09;
  • Empresa Grande + Profissional Químico Pleno: R$ 5.071,15;
  • Empresa Grande + Profissional Químico Sênior R$ 5.560,42.

Piso salarial 2021

Para uma jornada de trabalho de 42 horas por semana, o valor médio do piso salarial 2021, referente ao cargo de Químico em todo o Brasil, é de R$ 4.012,87.

No entanto, o site Salário informa que o cálculo realizado se aproxima muito, na grande maioria dos casos, do salário base da categoria para o cargo CBO 2132-05.

Salário de um químico concursado

Como você já deve saber, existem muitos profissionais que buscam exercer um cargo público e, nesse caso, deve-se buscar um concurso. Dessa forma, para uma jornada de 41 horas, estima-se um salário médio de R$ 5.158,25.

Seguir este caminho de uma carreira concursada é uma excelente opção para os profissionais químicos. Isso porque o setor público conta com uma média salarial 15% maior do que o setor privado.

Além disso, por ser contratado como um agente público, o químico concursado entra como regime CLT. No entanto, o profissional conta com algumas diferentes possibilidades quanto ao exercício de sua função. Sendo assim, ele pode exercer a função como “emprego público na administração direta ou indireta, em empresas públicas, sociedades de economia mista e em fundações públicas de direito privado”.

Salário inicial para químicos recém-formados

O seguinte dado conta com uma pesquisada realizada pelo site Salário junto ao Novo CAGED, eSocial e Empregador Web. Para uma jornada de trabalho de 41h semanais, em média, estima-se um salário inicial para recém-formados em Química de R$ 3.306,60 mensais.

Salários do cargo por estado

Agora veremos um levantamento da média salarial do profissional em cinco diferentes estados: São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro e Pernambuco. Para cada um deles contaremos com cinco números: jornada, piso salarial, média salarial, teto salarial e o salário/hora.

O Estado de São Paulo, com uma jornada de 43 horas, conta com um piso salarial de R$ 4.674,33, uma média salarial de R$ 5.121,50, um teto salarial de R$ 7.739,76 e o salário/hora de R$ 24,10.

O Estado de Minas Gerais, com uma jornada de 42 horas, conta com um piso salarial de R$ 3.194,46, uma média salarial de R$ 3.500,06, um teto salarial de R$ 5.289,39 e, por fim, o salário/hora de R$ 16,72.

O Estado do Paraná, com uma jornada igual a de São Paulo, de 43 horas, conta com um piso salarial de R$ 3.315,05, uma média salarial de R$ 3.632,18, um teto salarial de 5.489,06 e o salário/hora de R$ 16,91.

O Estado do Rio de Janeiro, com uma jornada de 42, igual a de Minas Gerais, possui um piso salarial de R$ 4.904,47, uma média salarial de R$ 5.373,65, um teto salarial de R$ 8.120,83 e o salário/hora de R$ 25,86.

Por último, o Estado de Pernambuco. Este, igual ao Estado de São Paulo e ao Estado do Paraná, possui uma jornada de 43 horas. Conta com um piso salarial de R$ 2.321,18, uma média salarial de R$ 2.543,23, um teto salarial de R$ 3.843,40 e o salário/hora de R$ 11,78.

Química: sobre a profissão

Agora que já alcançamos um bom conhecimento sobre a profissão, veremos um pouco sobre algumas funções no exercício da profissão e sobre atividades do cargo. Portanto, para tais, contaremos com o auxílio da Classificação Brasileira de Ocupações, doravante CBO.

Funções dos Químicos (CBO 2132-05)

De acordo com a CBO 2132-05, os profissionais químicos devem:

  • Supervisionar procedimentos químicos;
  • Coordenar atividades químicas laboratoriais e industriais;
  • Produzir substâncias;
  • Demonstrar competências pessoais;
  • Realizar ensaios, análises químicas, físicas, físico-químicas;
  • Monitorar impacto ambiental de substâncias;
  • Desenvolver metodologias analíticas;
  • Interpretar dados químicos.

Atividades dos cargos de Química (CBO 2132-05)

A lista de atividades dos cargos não é absoluta. Existem, evidentemente, muitas outras atividades designadas à profissão:

  • Demonstrar raciocínio lógico;
  • Selecionar critérios de amostragem;
  • Coordenar equipe de trabalho;
  • Demonstrar sensibilidade de paladar;
  • Demonstrar capacidade de organização;
  • Identificar resíduos para comercialização;
  • Mensurar grau de toxicidade de substâncias;
  • Descrever ações preventivas e corretivas de impacto ambiental;
  • Administrar conflitos;
  • Sintetizar substâncias;
  • Demonstrar capacidade de observação;
  • Emitir pareceres, laudos e relatórios técnicos;
  • Demonstrar acuidade visual;
  • Pesquisar bibliografia;
  • Secar substâncias;
  • Selecionar materiais e reagentes de análise;
  • Tratar resíduos químicos, físicos, biológicos e radioativos;
  • Demonstrar sensibilidade olfativa;
  • Verificar condições de uso de equipamentos;
  • Purificar substâncias;
  • Quartear amostras;
  • Implementar ações preventivas e corretivas;
  • Capacitar equipe de trabalho;
  • Reciclar substâncias;
  • Assessorar clientes em questões técnicas;
  • Supervisionar calibração de equipamentos;
  • Trabalhar em equipe;
  • Supervisionar recepção e identificação de amostras;
  • Avaliar aplicabilidade de métodos;
  • Demonstrar persistência;
  • Homogeneizar amostras;

Outras atividades dos cargos de Química (CBO 2132-05)

  • Verificar procedência de matéria-prima;
  • Monitorar comportamento de substâncias em ambiente;
  • Definir metodologia de processos;
  • Estimar custo-benefício de metodologias analíticas;
  • Representar empresa junto aos órgãos de fiscalização ambiental;
  • Analisar resultados de ensaio;
  • Extrair substâncias;
  • Especificar equipamentos e materiais necessários;
  • Planejar atividades;
  • Dimensionar amostras;
  • Comparar resultados;
  • Submeter amostras a processos químicos, físicos e físico-químicos;
  • Medir parâmetros químicos, físicos e físico-químicos de amostras;
  • Rastrear causas de alterações em resultados;
  • Demonstrar capacidade de abstração;
  • Identificar resíduos;
  • Fiscalizar descarte de resíduos;
  • Adicionar substâncias;
  • Validar metodologias analíticas;
  • Controlar entrada e saída de materiais e equipamentos;
  • Diluir amostras;
  • Solubilizar amostras;
  • Elaborar procedimentos analíticos;
  • Verificar características de matéria-prima;
  • Supervisionar execução de ensaios;
  • Mensurar geração de resíduos poluentes;
  • Negociar com clientes e fornecedores;
  • Monitorar confinamento de substâncias tóxicas e/ou radioativas;
  • Demonstrar senso crítico;
  • Examinar relatórios de produção;
  • Orientar processo de acondicionamento de produtos;
  • Assessorar em desenvolvimento de equipamentos;
  • Concentrar substâncias;
  • Estabelecer prazo de validade de produtos;
  • Especificar matérias-primas;
  • Separar substâncias;
  • Coletar amostras;
  • Estabelecer composição de produto final;
  • Demonstrar sensibilidade tátil;
  • Tratar dados;
  • Trabalhar com segurança;
  • Selecionar metodologias de análise;
  • Demonstrar criatividade;
  • Elaborar normas técnicas;
  • Descartar resíduos inertes;
  • Reduzir o tamanho das partículas sólidas (granulometria);
  • Acondicionar amostras;
  • Caracterizar substâncias e produtos;
  • Inspecionar uso de equipamentos de segurança.

Química e suas áreas de atuação

O profissional químico conta com a possibilidade de atuar em diversas áreas. Como vimos anteriormente, o licenciado em Química pode dar aulas tanto no Ensino Fundamental como no Ensino Médio. A demanda por esses professores é extremamente alta, e é por isso que não lhes faltam oportunidades.

Além desses profissionais que optaram por atuar na educação, temos outros diferentes lugares os quais oferecem diferentes oportunidades. Veja alguns exemplos:

  • Química de alimentos: aqui o profissional químico pode atuar nas indústrias alimentícias com o controle de qualidade, com as pesquisas, como as da composição química de alimentos, e, também, com o desenvolvimento de produtos;
  • Química ambiental: nesta área, o profissional pode desenvolver técnicas de tratamento de resíduos industriais, bem como trabalhar com a monitoração e com o controle de riscos de contaminação. Além de também poder atuar na organização de medidas de conservação ambiental, o químico pode realizar vistorias e perícias;
  • Materiais: na área dos materiais o profissional pode trabalhar com engenheiros e outros setores propondo novos métodos de síntese e preparação de materiais;
  • Pesquisa: institutos de pesquisa, órgãos do governo, indústrias e universidades são possíveis áreas de atuação do profissional.

Conclusão

Portanto, agora que você já sabe tudo o que precisava sobre o curso de Química, imagino que será muito mais fácil decidir se é este o caminho profissional que mais combina com você! Boa sorte!

Se você gostou deste artigo, te convido a conhecer mais sobre a economia verde e as profissões que se destacam

 

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 4

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.