Recomendações de livros da área de Agronomia

Roberto Dezorzi
Colaborador do Hora Da Facul

Crédito: Crédito: Pexels.

Leituras constantes e aprendizado contínuo, isso é sempre proporcionado por bons livros. Descubra através desse post algumas recomendações de livros da área de Agronomia.

Você sabia que a agronomia e seus profissionais estão presentes em vários momentos da sua vida?  Eles estão presentes na genética, economia, meteorologia, entre outras. Em todas essas áreas o engenheiro agrônomo é muito atuante.

Em razão disso, vale sempre lembrar que na hora de escolher o curso de Agronomia leve em conta a quantidade e a diversidade de campos de estudo e disciplinas. Além de sempre pesquisar a melhor instituição de ensino para a sua graduação.

Vai prestar vestibular para Agronomia?

Descubra qual área mais combina com você

 

Saiba que esse curso superior se encaixa com pessoas que têm uma tendência a gostar de trabalhar no campo e ter contato com animais de todos os tipos, lavouras e plantações.

Mas antes, você vai precisar de muito estudo, participar de pesquisas, aulas práticas e teóricas. Consequentemente, sobre vários temas, autores e ciências diversas. E nessa trajetória você vai ler uma grande quantidade de livros, em certos casos dezenas deles. 

Por isso, estamos aqui para deixar algumas recomendações de livros da área de Agronomia. Boa leitura!

Dicas de recomendações de livros da área de Agronomia.

1.Introdução à Agronomia
(Antonio Carlos de Souza Abboud)

Obra pioneira no país, se trata de um referência não só para estudantes de universidades, como também para estudantes de colégios técnicos agrícolas e profissionais recém formados.

O livro trata conceitos fundamentais da engenharia agronômica, que é vasto e possui diferentes áreas de atuação. Como por exemplo: as velhas e as novas atribuições do engenheiro agrônomo, sustentabilidade, valores éticos e ambientais, a Revolução Verde, entre outros temas diversos.

2.Solo, planta e atmosfera: Conceitos, processos e aplicações
(Klaus Reichardt e Luís Carlos Timm)

O livro apresenta os conceitos mais importantes para a compreensão da dinâmica de funcionamento dos agroecossistemas.

Além disso, aborda assuntos práticos tanto quanto os teóricos, com destaque para o ciclo da água na agricultura, nutrição de plantas, agrometeorologia e manutenção de energia. 

Obra bastante didática, parte de uma base introdutória muito simples, facilmente acessível e sem requerer muitos conceitos prévios sobre solos, plantas e atmosfera.

Perfeito para estudantes de agronomia e do ensino médio, que tem curiosidade pelas áreas.

3.Fundamentos de Agronegócios
(Massilon J. Araújo)

Dedicado integralmente ao agronegócio propriamente dito, “Fundamentos de Agronegócios” está em sua 5ª edição, revisado e atualizado.

A princípio traz conceitos fundamentais para compreensão do agronegócio, tanto de um olhar de macroeconomia quanto do produtor. Bastante atualizado com a realidade atual, o livro aborda diversos sistemas agroindustriais, desde produtos, suporte específico chegando ao marketing. 

Enfim, uma obra completa para quem tem uma visão geral do business, bastante útil para estudantes que gostam de estratégia e negócios.

4.Tempo e Clima no Brasil
(Iracema Fonseca de Albuquerque Cavalcanti, Nelson Jesus Ferreira, Maria Gertrudes Alvarez Justi da Silva, Maria Assunção Faus da Silva Dias)

Certamente, perfeita para cursos de graduação e pós-graduação. Esta obra científica, com mais de duas dezenas de envolvidos em sua criação, traz estudos diversos sobre meteorologia, os diversos sistemas de tempo que atuam no Brasil e as influências das variações climáticas. 

5.Sobre o futuro: perspectivas para a humanidade: questões críticas sobre ciência e tecnologia que definirão a sua vida
(Martin Rees)

Falando sobre tecnologia, é importante para qualquer profissão, inclusive para o curso de agronomia e seus altos investimentos em novas tecnologias.

O livro tem como sinopse: Um olhar inspirador e provocante ao futuro da humanidade e da ciência escrito pelo mundialmente conhecido cientista e autor de best-sellers Martin Rees. A humanidade chegou a um momento crítico. Nosso mundo está instável, se transformando rapidamente, e nós enfrentaremos riscos existenciais ao longo do próximo século.

6.Avanços da Biologia Celular e da Genética Molecular
(Andre Luís Laforga Vanzela e Rogério Fernandes de Souza)

Enfim, chegamos a um dos temas mais incríveis da faculdade de agronomia: a genética e suas infinitas aplicações.

O livro trata desde a clonagem de animais, o consumo de alimentos transgênicos até o uso de células-tronco embrionárias. Além desses e outros assuntos ligados à Biologia Celular e à Genética.

Acima de tudo, é recomendável para todos os tipos de leitores e não somente estudantes e profissionais de agronomia.  A obra tem como objetivo aproximar as pessoas a esses assuntos polêmicos.

7.Brasil Rural na Virada do Milênio: a visão de pesquisadores e jornalistas
(Jair Borin e José Eli da Veiga – Texto de Wellington Almeida)

Mais uma grande coletânea de pontos de vista, entrevistas e discussões sobre a agricultura, pecuária e temas relacionados. Essa sugestão de leitura traz um olhar diferente sobre a área de agronomia. Já que é apresentado por pesquisadores e jornalistas.

Contudo, o livro também trata do agronegócio e da necessidade de novas perspectivas para o Brasil, e o papel da mídia e dos profissionais do agro junto ao setor.

Qual a duração do curso de agronomia?

O engenheiro agrônomo é um profissional multitarefas e possui diversos tipos de conhecimentos. Todos eles adquiridos ao longo dos 5 anos de graduação.

Durante o curso de agronomia, você estuda múltiplas disciplinas dentro do campo das ciências biológicas. Entre elas a própria biologia, morfologia, química, bioquímica, anatomia, genética de animais e plantas. Juntamente com as famosas ciências exatas, no caso a matemática, a física, estatística e suas aplicações.

Caso escolha a faculdade de agronomia, os estudos específicos de agrometeorologia e climatologia serão frequentes. Do mesmo modo, conteúdos que trazem a aplicação das novas tecnologias do mercado do agro , por exemplo: satélites, drones e maquinários.

Primeiramente, não basta apenas o engenheiro agrônomo gostar do contato com a natureza e amar os animais, ele precisa estar atento ao surgimento de novas tecnologias e estudos.

Como é o curso de de agronomia?

Com certeza, o gosto pela leitura é uma das 6 habilidades mais importantes para a área de Agronomia.

Por isso, não tenha preguiça. Ler é conhecimento, e, consequentemente, chances maiores de boas notas, reconhecimento acadêmico e profissional.  Ademais, a abertura de várias oportunidades durante a sua carreira como agrônomo.

Como em qualquer faculdade ou profissão, a quantidade de estudo e a seriedade com que cada universitário vai dedicar às suas atividades acadêmicas terão consequência direta na sua vida profissional futura.

Em função disso, os livros que você vai ler na faculdade de agronomia são fundamentais para o desempenho adequado às centenas de profissões dentro do agronegócio. Sejam elas fontes ligadas às ciências biológicas, exatas ou mesmo livros específicos das mais variadas disciplinas

O agronegócio e sua importância para o Brasil

O agro é a base da economia do nosso país, sendo responsável por manter a economia e o nosso PIB (Produto Interno Bruto) positivo. 

Anualmente, o setor chega a ser responsável por aproximadamente 30% de nossa economia. Ou seja, quase um terço (1/3) do que produzimos e faturamos por ano.

Resumindo, o Brasil mantém uma balança comercial favorável em razão de suas atividades agropecuárias. Contudo,  são medidas através das suas imensas exportações de grãos, carnes e outros alimentos in natura – alimentos vendidos e enviados a todas as partes do mundo sem necessidade de processamento prévio.

Ainda está em dúvida se o curso de Agronomia é o ideal para você? Confira o nosso artigo sobre as profissões em alta na Agronomia.

O quão útil foi esta matéria?

Clique na estrela para avaliar!

Avaliação média 0 / 5. Contagem: 0

Ainda sem avaliações! Seja o primeiro a avaliar.