InícioDicasEstudosRegras gramaticais: conheça as principais

Regras gramaticais: conheça as principais

As regras gramaticais servem para o uso mais correto de uma língua tanto na escrita quanto na leitura. Nesse sentido, a palavra gramática vem do grego grámma que significa letra e é classificada por tipos e divisões.

Veja a seguir esses tipos e divisões de Gramática, bem como, suas principais regras.

Tipos de Gramática

São 4 os tipos da Gramática, entenda um pouco de cada uma delas a seguir.

Normativa

É o mesmo que norma culta. Dessa forma, aponta os principais erros e acertos em oposição ao uso popular da língua. Isso porque, apesar de ser entendida, fere tais regras. Por isso, é o tipo de gramática ensinada nas instituições de ensino.

Descritiva

Analisa a língua e respeita o uso oral num determinado período. Desse modo, acompanha o momento em que se apresenta.

Histórica

Estuda todas as transformações da língua na história. Desde sua origem até os dias atuais.

Comparativa

Tem por objetivo estudar a gramática de modo a comparar línguas da mesma família.

Divisões da Gramática

Além dos tipos temos também as divisões da Gramática. Então, veja a seguir um pouco de cada uma delas:

Fonologia

Parte da gramática que estuda e organiza os sons da fala. Assim, possui 3 divisões. São elas:

  • Ortoépia – estuda a pronúncia das palavras;
  • Prosódia – analisa a acentuação;
  • Ortografia – lida como as palavras devem ser escritas.

Dentre os estudos ligados à Fonologia temos os fonemas, sílabas, encontros vocálicos, entre outros nas regras gramaticais.

Morfologia

Estuda as palavras isoladamente, bem como, sua estrutura e formação. São 10 as classes gramaticais, confira a seguir:

  • Verbo, substantivo e adjetivo;
  • Numeral, artigo e pronome;
  • Interjeição, preposição, conjunção e advérbio.

Temas relacionados à formação das palavras, tipos de substantivos, formas verbais, grau dos adjetivos, entre outros são analisados na Morfologia.

Sintaxe

Analisa a função das palavras numa determinada oração e sua relação entre elas em seu enunciado linguístico. Confira a seguir alguns exemplos usados no estudo dessa divisão. São eles:

  • Frase, oração e período;
  • Sujeito e predicado;
  • Verbos transitivos e intransitivos, entre outros.

Assuntos como regência verbal e nominal, concordância, tipos de orações, entre outros, também são estudados nessa divisão da Gramática.

Por que é importante aprender as regras gramaticais?

Outras culturas consideram a língua portuguesa uma das mais complexas de ser aprendida. Nesse sentido, é importante que você domine o seu idioma visto que ele é testado o tempo todo. Tanto para um processo seletivo quanto para uma prova.

O estudo da gramática do seu país tem por objetivo, manter a sua identidade, sua cultura e sua língua. Além disso, é um fator de estudo constante na sua vida acadêmica e na profissão. Logo, você deve acompanhar as mudanças e se familiarizar com elas.

5 regras gramaticais que você deve saber

São centenas as regras gramaticais da língua portuguesa. Então, listamos as 5 principais que causam muitas dúvidas a quem se interessa a aprender Gramática. São elas:

Bom e mau, bem e mal

Há sempre confusão no seu uso, tanto em textos informais na Internet quanto em redações mais sérias. Bom é o oposto de mau. Uma dica é formular uma frase que sirva de exemplo na hora de escrever como “Sou o lobo mau” e ver o oposto que melhor se encaixa.

O mesmo se aplica para bem e mal. Na dúvida, procure sempre um exemplo para um melhor entendimento.

Regras gramaticais: Possui/Possue – Constrói/Constroe – Atribui/Atribue

Esses verbos se diferenciam conforme a pessoa. Na segunda pessoa do singular para os verbos terminados em “uir” se usa “i”. Como, por exemplo, “Ele possui; Tu possuis; Ele constrói; Ele atribui”.

Já no uso na terceira pessoa do plural, possuem o “e” na sua construção. “Eles possuem; Eles constroem”, por exemplo. Em resumo, “Ele possue” não existe na língua portuguesa.

Vêm ou veem

Quando se refere ao verbo vir na terceira pessoa do plural sempre se usa apenas um “e” e acento circunflexo. Como no exemplo, “Eles vêm; Eles têm”. Já se referindo ao verbo ver usa dois “e” na sua formação, “As crianças veem muita televisão” nas regras gramaticais.

Regras gramaticais: Trema

Caso esteja com dúvida quanto ao uso da trema, simplesmente não use. Isso porque, ela foi extinta na última reforma ortográfica.

Por que/Por quê/Porque ou Porquê?

Essa é uma das dúvidas mais frequentes da língua portuguesa. Veja a seguir quando cada um deles deve ser usado:

  • Por quê – quando for usado antes de um ponto;
  • Porque – conjunção explicativa, mesmo sentido de “pois”;
  • Porquê – é um substantivo e significa “o motivo”, “a razão”.

Esses são só alguns exemplos de uso, porque a nossa língua é muito extensa no sentido de conceitos e regras.

Como estudar as regras gramaticais da língua portuguesa?

A língua portuguesa é falada não só no Brasil, como em Cabo Verde, Angola, Guinés Bissau, Equatorial, Macau (China), Moçambique, Timor-Leste e Goa (Índia) e São Tomé e Príncipe, por exemplo.

Logo, dominar a Gramática pode proporcionar destaque na sua vida acadêmica, profissional e no mercado de trabalho internacional. Nesse sentido, veja algumas dicas de como aprender a estudá-la:

Comece pelas classes gramaticais

Opte por começar seus estudos das regras gramaticais pelas classes. Saber o que é um verbo, artigo, um substantivo ou conjunção, por exemplo, é essencial para que você avance nas próximas dicas.

Aprenda a conjugar os verbos

Há muitas “pegadinhas” quando estudamos os verbos. Então, é importante se dedicar a aprender suas variações como os anômalos, irregulares e defectivos, por exemplo. Vale ressaltar que a palavra “mim” nunca conjuga verbos, evite erros.

Fique atento à pontuação

O uso incorreto da pontuação pode mudar totalmente o sentido da frase. Por isso, fique atento e revise qualquer frase para checar se, na leitura, ela reflete o que realmente você quer dizer.

Escreva. O treino leva a perfeição

O treino leva a perfeição. Assim como saber as regras é importante, treiná-las com a escrita é essencial. Nesse sentido, elabore textos, dissertações e narrativas que vão resultar em uma boa redação.

Análises semânticas, sintáticas e morfológicas

Aprenda a analisar as palavras conforme a sua estrutura, classificação e formação. Apesar de ser um dos temas mais complexos, deve ser estudado com frequência para melhor fixação das regras gramaticais.

Estude os erros mais comuns

Estude os erros comuns como o uso dos “porquês”, separação de sílabas e conjugação dos verbos, por exemplo. Você viu nesse artigo os 5 principais erros que devem ser evitados.

Pratique com simulados para aprender as regras gramaticais

Foque em fazer simulados específicos da língua portuguesa para fixar tudo que aprendeu. Além disso, você consegue detectar alguns conceitos com mais dificuldade. Já que muitos deles estão disponíveis para estudo na Internet.

Pratique a leitura das regras gramaticais

Você nunca terá um bom resultado na escrita se não praticar a leitura. Isso porque, o ato de ler estimula o cérebro, a absorção de conteúdo, bem como, torna o conhecimento mais dinâmico.

Procure diversificar os tipos de leitura, assim como, analisar o estilo de cada um deles para ampliar o saber. Em época de provas procure por leituras mais leves de modo a não se sobrecarregar de informações.

Se você se interessa por este assunto, conheça a pós-graduação em Gramática e Texto que temos em nossa plataforma. Continue nos acompanhando para mais dicas de estudo.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.3 / 5. Número de votos: 150

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.