InícioGraduaçãoSe eu reprovar em uma cadeira, o que pode acontecer?

Se eu reprovar em uma cadeira, o que pode acontecer?

Estudantes que acabam de ingressar na faculdade, ficam receosos sobre reprovar em uma cadeira. Afinal, o que fazer quando isso acontece e como fica o período do curso são dúvidas muito comuns que costumam surgir nos calouros quando se trata deste assunto.

O que significa reprovar em uma cadeira?

A faculdade é um ambiente que exige um pouco mais de dedicação e esforço do estudante. Além da carga horária de aula, é necessário cumprir as horas de atividades complementares, participar de monitoria e estágios.

Por isso, é normal se embaralhar no começo e ficar meio perdido. Enfim, nem sempre é fácil acompanhar o ritmo, o que pode levar o aluno a reprovar em alguma disciplina , ou cadeira.

Quando isso acontece, costuma-se dizer que o estudante ficou em Dependência em uma disciplina (DP). Ou seja, ele não conseguiu alcançar a média esperada para aquela matéria.

O que é cadeira na faculdade?

No meio acadêmico, é comum o uso da palavra cadeira para designar uma matéria. Portanto, esta tem o mesmo significado de disciplina, e apesar de não ser comum no dia a dia, na faculdade o uso dela se faz bastante presente.

Reprovei em uma cadeira, e agora?

A reprovação gera um misto de medo e decepção, mas ficar em DP é bastante comum na faculdade e não precisa ser encarada como um bicho de sete cabeças. Afinal, todo mundo tem dias bons e ruins, e ninguém precisa ser ótimo em tudo o tempo todo.

Quando o aluno reprovar em uma cadeira, ele fica em dependência e terá que repeti-la, cursando-a novamente. Há, portanto, casos em que o estudante fica em DP em uma ou mais diferentes disciplinas, ou a mesma matéria mais de uma vez.

Reprovar em uma cadeira: como funciona a DP

O aluno não aprovado na disciplina deve se matricular novamente nela no próximo semestre. A sua grade contém as matérias do período atual e aquela em que não alcançou a média esperada.

Caso o semestre possua uma disciplina que tenha como pré-requisito aquela que ficou em DP, o estudante precisará realizar primeiro a matéria que foi reprovado. Assim, no semestre seguinte, ele realiza a disciplina com pré-requisito.

Em faculdades particulares, quando o aluno reprova em alguma disciplina, ele fica incumbido de pagar uma taxa para poder repetir a matéria que ficou em dependência.

O preço é proporcional à matéria cursada e é incluso nas mensalidades, mas também pode variar conforme a instituição. Dessa forma, para se saber ao certo, o ideal é entrar em contato com a administração da faculdade.

Reprovar em uma cadeira nas faculdades públicas

Nas faculdades públicas o aluno não precisa pagar para repetir a matéria, mas deve tomar cuidado para conseguir vaga na próxima turma. A dica é escolher um período no qual haja menor fluxo de alunos.

E no diploma, aparece a DP?

A dependência constará no histórico escolar do estudante até que ele a elimine e conclua o curso. Todavia, após a formação, emite-se um novo histórico com o diploma, que não possui essa informação.

O que leva o aluno a reprovar em uma cadeira

Como já foi dito, reprovar em uma disciplina não precisa ser encarado como algo vergonhoso, até porque todos os estudantes estão sujeitos a isso. Dessa forma, lista-se como alguns fatores que podem levar o aluno à DP, os seguintes:

  • Dificuldades no conteúdo;
  • Excesso de faltas;
  • Sobrecarga de matérias e atividades;
  • Falta de dedicação.

Disciplinas nos cursos superiores: como funcionam?

Para entender melhor como funciona DP, é interessante que você saiba como se organiza a grade curricular de um curso na faculdade.

Ao contrário do que ocorre na escola, que normalmente tem uma recuperação no final do ano e, caso o aluno não alcance a média necessária, ele repete todo o ano letivo, na faculdade, se reprovar em uma matéria, não é obrigatório repetir todo o semestre.

O aluno cria seu cronograma de disciplinas para não reprovar em uma cadeira.

No Ensino Superior, o aluno tem flexibilidade de escolher quantas e quais disciplinas quer cursar no semestre. Portanto, se ele optar por realizar cinco em um, e no outro apenas três, ele o pode fazer conforme sua rotina permitir.

Em um semestre, o aluno pode cursar matérias referentes ao período em que está matriculado e incluir a matéria que está em DP, por exemplo.

A flexibilidade é restrita quando se trata das matérias com pré-requisito. Nesse caso, ela só pode ser feita quando outra tiver sido cursada anteriormente. Contudo, ao final do curso o estudante deve ter cumprido toda a carga horária obrigatória para o mesmo.

Dicas sobre o que fazer quando reprovar em uma cadeira

Reprovar em uma cadeira não deve ser encarada como a pior coisa do mundo. Pelo contrário, aproveite este momento para pegar mais firme nos estudos e correr atrás do conteúdo.

Ao repetir a matéria, você irá atrasar um pouco a grade do seu curso, mas nada que impeça de continuar se esforçando em prol do seu sonho. Portanto, tenha em mente que esta situação pode ocorrer com qualquer um que esteja no meio acadêmico.

Com efeito, é importante realizar uma auto-avaliação e entender os motivos que o levaram à DP. Essa reflexão é importante, pois permite ao aluno identificar os pontos fracos e criar estratégias para superá-los. Confira outras dicas para lidar com a reprovação:

  • Evite adiar a dependência ou acumular várias DP’s na faculdade;
  • Reforce o seu aprendizado com vídeo aulas, grupos de estudo, exercícios e revisão em casa;
  • Não se desespere e tenha foco para seguir com o curso normalmente;
  • Dedique-se à disciplina e coloque em prática dicas para estudar melhor.

Reprovar em uma cadeira não é motivo para desistir

Imprevistos acontecem, mas isso não pode ser uma barreira para sua carreira profissional. Então, não perca o foco e sempre busque viver a experiência da faculdade da maneira mais interessante possível.

Caso reprove em uma cadeira, encare o fato com sabedoria a aprendizado. Sempre com a cabeça erguida e com o pensamento de que você consegue superar mais este obstáculo. Não deixe que nada atrapalhe a sua busca constante pelo conhecimento.

Continue nos acompanhando para mais informações que podem ajudar no seu desenvolvimento acadêmico e profissional, vem de Voomp!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 24

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.