InícioGraduaçãoLetrasSeja um empreendedor em Letras-Português

Seja um empreendedor em Letras-Português

O aluno e o profissional formado em Letras possui diversas possibilidades no mercado de trabalho. Porém, muitos procuram um caminho focado no desenvolvimento de negócios ou ideias. Veja aqui formas de ser um empreendedor em Letras-Português.

Todas as habilitações do curso de Letras possuem um foco intrínseco na área do ensino. Ou seja, é esperado que a maior parte das pessoas que se formam nessa carreira seguirão o caminho do magistério. 

Porém, com o crescimento de diversas áreas que envolvem o cuidado e a atenção com o uso da língua portuguesa, o mercado de trabalho se abre e apresenta novas oportunidades. E, indo além, é possível ser um empreendedor em Letras-Português. Veja como!

O empreendedor em Letras-Português

Antes de tudo, o estudante que busca se tornar um empreendedor em Letras-Português precisa estar ciente de que essa carreira pode seguir qualquer área relacionada com a graduação. Inclusive, a possibilidade de empreender no segmento da educação.

Portanto, se você quer ser um empreendedor que atua na área das letras, preparamos algumas ideias e dicas para que você comece a trilhar este caminho. E, lembrando sempre que empreender exige paciência, dedicação e inovação.

Escolas e cursos

Como dissemos, é possível ser um empreendedor em Letras-Português na área de educação. Isso quer dizer que você pode utilizar as habilidades adquiridas para criar um negócio novo de ensino.

Seja na criação de uma nova escola, um novo curso livre ou um novo curso de línguas, é possível empreender, criar processos inovadores e lançar novidades no mercado. A educação, especialmente com o avanço da tecnologia, abre portas para inovações constantes.

Empresas de conteúdo

Como você deve imaginar, o profissional letrólogo, formado no curso de Letras, possui uma habilidade especial para lidar com textos. Nesse caso, ser um empreendedor em Letras-Português pode significar criar um negócio relacionado à criação de conteúdo.

Assim, o profissional colocará em prática seu extenso conhecimento sobre técnicas narrativas, escrita criativa e produção textual. Além disso, é possível que a criação seja focada em um determinado segmento.

Editora

É muito claro para aqueles que passam pela faculdade que o aluno formado é capaz de se tornar um empreendedor na área de serviço editorial. Nesse caso, ele pode não só abrir uma editora nova, mas possuir um negócio de serviços editoriais.

Ser um empreendedor em Letras-Português pode significar a atuação como revisor, editor ou diagramador. Nesse caso, é comum que o aluno também procure por cursos extras para melhorar sua formação na área de interesse.

Professor particular

Para ser um empreendedor, não é necessário abrir uma empresa. Pode ser que o letrólogo atue como freelancer ou profissional autônomo. Seu empreendimento será sua própria carreira e atuação.

Para esse caso, é importante que o profissional procure um caminho a seguir. Por exemplo, professor de redação, português ou alguma língua estrangeira. Além disso, busque investir na divulgação do seu trabalho. Assim, a carreira como profissional autônomo é o seu diferencial.

Setor de pesquisa em Letras-Português

Além das áreas já apresentadas, há uma em específico que os alunos podem seguir. Trabalhar com pesquisa é mais uma forma de empreender em Letras-Português. E nós vamos explicar como.

A área de pesquisa incentiva os alunos a realizarem trabalhos de análise e teses sobre diversos assuntos. A pesquisa pode ser direcionada para a língua, como em casos de variação linguística, assim como para a literatura.

Empreender na área da pesquisa é possível pois o profissional será capaz de criar produtos como livros, trabalhos acadêmicos e teses a serem estudadas. A atuação nesse segmento costuma acontecer dentro das próprias universidades.

Porém, é possível atuar como pesquisador através de bolsas específicas oferecidas pelo governo ou por instituições privadas. 

Freelancer: empreendedor em Letras-Português

Ser um empreendedor pode significar, muitas vezes, começar o caminho como freelancer. Por isso, falaremos sobre a possibilidade de atuar nesse formato de carreira.

O freelancer possui como principal característica a atuação sem vínculos empregatícios. Ou seja, é possível ser contratado para projetos específicos, pontuais e finitos. É comum, nesses casos, a assinatura de um contrato específico e com data de expiração.

O freelancer de Letras-Português possui a possibilidade de atuar dessa forma com diversos segmentos diferentes. Dentre as áreas que vemos como destaque para o trabalho de freelancer, temos:

  • Revisão
  • Tradução
  • Diagramação
  • Aulas particulares

Como ficou claro, a atuação como freelancer permite que o aluno siga em um caminho que mais lhe agrada de forma autônoma. Essa carreira possui inúmeras vantagens, mas também apresenta alguns pontos de desvantagem como a necessidade de procurar clientes e, muitas vezes, ausência de uma remuneração fixa.

O que faz um letrólogo?

Para você que ainda não conhece muito sobre a carreira do letrólogo, ou seja, aquele que se forma no curso de Letras, veremos um pouco sobre a área. É importante lembrarmos também qual o foco do curso de Letras e suas habilitações.

Além de ser possível cursar Letras-Português, o aluno pode escolher entrar no curso com outras habilitações. Ou seja, pode cursar Letras Inglês, Espanhol, Francês e outras. Sempre há a presença da língua portuguesa, mas é associada a alguma estrangeira.

Nesses casos, é possível que haja mudanças no mercado de trabalho de acordo com a língua estrangeira ensinada. Isso, além de mudar um pouco o foco do curso, pode abrir portas na área de atuação.

Sabendo disso, fica mais claro pensarmos em como ser um empreendedor em Letras-Português, assim como pensar nas áreas de atuação. O curso de graduação possui como foco a habilidade de lidar com a língua de forma estrutural e usual. Além do ensino sobre literatura.

Seja um empreendedor em Letras-Português

Agora que apresentamos diversas formas de ser um empreendedor em Letras-Português, o profissional formado nessa graduação já pode escolher seu caminho. Como mostramos, existem diversas áreas que permitem a inovação e a criação de algo novo.

E se você é um estudante ou pretende ser um estudante do curso de Letras-Português, confira nossos outros materiais sobre a carreira. Descubra a grade curricular do curso de Letras e a sua duração

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.