InícioDicasTecnologia mobile e telescópios espaciais: qual a relação?

Tecnologia mobile e telescópios espaciais: qual a relação?

A tecnologia mobile já é realidade irreversível e faz parte das nossas vidas cotidianas, dos aplicativos mais triviais dos nossos celulares até os telescópios espaciais. Neste texto, veremos como ela chegou aos grandes aliados da Astronomia e porque isso é importante para você.

A tecnologia mobile

Atualmente, é possível encontrar aplicativos que oferecem os mais diversos serviços. E esse é um cenário que só tende a se expandir. Segundo o blog Geek Hunter, até 2023 serão baixadas globalmente 299 bilhões de aplicações móveis, principalmente as de mídias, jogos e negócios.

O desenvolvimento mobile vai muito além do que para aquilo que costumeiramente é mencionado. Pois não se trata apenas de celular, smartphones, tablets ou televisores. A tecnologia mobile se faz presente nas nossas vidas em diversos momentos tão corriqueiros que nem nos damos conta mais.

A sociedade atual funciona com grande ajuda dessas ferramentas da tecnologia móvel. Praticamente todos nós somos usuários frequentes de algum aplicativo disponível nestes dispositivos. E, mesmo que alguém eventualmente não seja, acaba se valendo dessas possibilidades indiretamente. Prestadores de serviços e desenvolvedores de produtos, por exemplo, certamente se utilizam dessas tecnologias, afinal de contas.

Telescópios espaciais: o que são?

Um telescópio espacial é uma nave espacial não tripulada que transporta um grande telescópio. Ela é equipada com vários sistemas de armazenamento e transmissão de dados e é colocada em órbita da Terra. Além disso, conta com baterias solares para mantê-la em funcionamento.

Felizmente, hoje há uma série de telescópios espaciais espalhados pelo mundo. Eles atingiram novo patamar em relação à capacidade de realizar observações e detectar comprimentos de onda que dificilmente seriam possíveis a partir da observação no solo. Assim, iniciam uma nova era na observação de corpos celestes e demais planetas.

Após anos de estudo foram surgindo novas técnicas que foram empregadas na construção de telescópios melhores, ampliando a visibilidade e possibilitando uma expansão das fronteiras do conhecimento astronômico. Atualmente, ajustes digitais de nitidez e brilho das imagens captadas dos corpos celestes possibilitam a correção de imperfeições.

Astronomia, telescópios e mobile na prática

Você pode estar pensando: para que se usa mesmo esses tais telescópios espaciais? E para que a tecnologia mobile deve ser aplicada a eles? Pois bem, vamos responder.

Começando pela primeira, Astronomia é uma ciência natural que estuda corpos celestes e fenômenos que se originam fora da atmosfera da Terra. Ao olhar os astros, podemos entender a história da própria Terra. Como se formam e se extinguem planetas, por exemplo. E até mesmo saber se um asteroide está vindo em nossa direção.

No que se refere ao mobile, ele garante que saibamos as informações coletadas no espaço. Aliás, que consigamos coletar e decifrar essas informações por aqui também. Afinal, são a partir de programas e sistemas pensamos para ligar esses equipamentos aos nossos, em terra firme, que toda essa geração de conhecimento é possível.

Telescópios espaciais mais famosos

Um dos mais famosos e importantes telescópios espaciais, o Hubble está em órbita há quase três décadas. Ele ultrapassou a atmosfera terrestre para captar imagens precisas de locais bem distantes do planeta Terra. O telescópio fez contribuições importantes para quase todos os campos da astronomia.

O Hubble tocou desde o estudo de planetas e a análise da evolução das galáxias até a expansão acelerada do próprio universo. Mas, depois desse bam-bam-bam do espaço ser a grande referência por tanto tempo, a NASA tomou a dianteira com o novíssimo Webb. O telescópio foi lançado no dia 25 de dezembro de 2021, com a missão de mostrar as primeiras estrelas a iluminar o universo.

O aparelho foi levado ao espaço por um foguete Ariane a partir do Centro Espacial de Kourou, na Guiana Francesa. Seu voo durou pouco menos de meia hora, com um sinal confirmando um resultado bem-sucedido obtido por uma antena terrestre em Malindi, no Quênia. O Webb, que ganhou esse nome em homenagem a um dos arquitetos dos pousos da nave espacial Apollo na Lua, é o sucessor do telescópio Hubble.

Telescópios Espaciais oferecem conteúdo à Tecnologia Mobile

A observação dos astros gera muito conteúdo e informação. E, com a disseminação da tecnologia móvel, tudo isso se tornou bem mais acessível ao público. Nesse sentido, a Nasa oferece um volume relevante de conhecimento por meio de material adaptado para a o mobile. Se você tem interesse, não deixe de conhecer os NASA Apps.

Outra oportunidade interessante é o aplicativo People in Space. Nele, você pode seguir seus astronautas preferidos enquanto eles trabalham em gravidade zero. O app também disponibiliza fotos e vídeos feitos pelos astronautas em missão, gera notificações quando alguém decola ou aterrissa de volta e permite compartilhamento de conteúdo nas redes sociais.

Se há mais de 50 anos as poucas imagens na televisão do homem na Lua causava fascínio, imagine agora. Ainda mais contando com qualidade sem comparação de captura e reprodução.

Tecnologia mobile possibilita os telescópios espaciais

É possível começar por aí: sem a tecnologia mobile, a própria existência dos telescópios espaciais não seria possível. É a partir dela que esses observadores do espaço conseguem emitir informações para a Terra. E, da mesma forma, é com base nela que as informações são decodificadas por aqui.

Na medida em que a tecnologia móvel vai sendo melhorada, novas possibilidades se abrem em relação à observação do cosmos. Por exemplo, o Webb também significa uma otimização, considerando seus programas e sistemas, em relação ao Hubble. Se você não tem ideia de como se dão essas noções de programação a partir das especificidades do mobile, conheça o curso de Desenvolvimento Mobile.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.