InícioGraduaçãoMatemáticaTeoria da Relatividade e curso de Matemática: qual a ligação?

Teoria da Relatividade e curso de Matemática: qual a ligação?

Definitivamente, estamos falando da Lei da Relatividade Geral de Albert Einstein, uma das descobertas mais importantes da física. Contudo, mesmo após observar e analisar vários aspectos de seu estudo, o cientista alemão precisava provar a sua teoria.

É neste momento que entrou em cena a Matemática. Logo, podemos estabelecer que a maior ligação entre os dois assuntos é definitivamente a equação clássica E = m.c². Todavia, se ficarmos apenas com este raciocínio continuaremos leigos e sem a noção verdadeira desta relação entre pensar e comprovar, vivida por um dos homens mais geniais da história humana.

Atualmente, diversas pessoas ingressam no curso de Matemática sem saberem as aplicações mais clássicas desta ciência que volta e meio muda o mundo de todos nós. Além disso, não se pode deixar para trás uma premissa deveras importante: o Brasil e o mundo formam grandes profissionais em matemática regularmente e foi assim em nosso passado recente.

Antes de mais nada, tenha em mente que a ligação da disciplina Matemática com os outros campos científicos nasceu muito antes de Einstein. 

Sobre Albert Einstein

Primeiramente, para entender melhor a obra devemos conhecer a pessoa por trás dela. Não concordam? Então, falaremos aqui um pouco sobre o ‘Albert’, apenas para deixar ele mais próximo de você, mas sempre mantendo nossa admiração por ele.

Nascido na Alemanha e radicado nos Estados Unidos, Albert (1879 – 1955) ganhou o Prêmio Nobel de Física em 1921 e tornou-se um ícone ao revolucionar a maneira de se pensar a ciência com suas descobertas. Exemplo clássico da sua mente ‘fora da caixa’ foi a própria teoria da relatividade. Esta, sem dúvida, um dos pilares da física moderna.

Mas o detalhe mais incrível disso tudo é que ele ganhou o Prêmio Nobel de Física por outra descoberta! Pois é! As contribuições de Albert Einstein para a física e a nossa vida foram tão grandes e disruptivas que acabamos por prestar atenção somente à Lei da Relatividade Geral. E isso é um grande equívoco dos estudantes e inclusive, professores, estudiosos e fãs do cientista.

Enfim, ele recebeu a premiação em função da sua explicação sobre o que chamamos de Efeito Fotoelétrico. Que de uma maneira bem simples, consiste no caráter duplo da luz: como partícula e onda. Além de mostrar que um para gerar energia precisamos de uma frequência de luz específica para arrancar um elétron de determinada superfície.

Teoria da Relatividade e o curso de Matemática possuem ligação?

Voltando agora ao nosso bate-papo sobre outra das confirmações de Einstein por meio de modelos matemáticos e que é o tema do post de hoje, vamos poder mostrar que a observação e as experimentações dele sobre a Relatividade Geral levaram um bom tempo.

Dez anos antes, Albert pensou ter encontrado a solução do movimento dos corpos e a sua relação com o tempo e o espaço que nos rodeia. Entretanto, e tal qual falamos acima, ele precisava comprovar a sua ideia por meio de dois caminhos.

O primeiro era encontrar a fórmula correta para explicar a relação de massa e luz que se move pelo que chamamos de tempo-espaço. Segundo, ele precisava mostrar como a luz poderia sofrer a influência de um grande corpo para mudar sua trajetória. Logo, ele pensou no sol, em função de sua grande massa. E como ele está sempre brilhando isso seria quase impossível de provar. É aí que entra o eclipse total do sol. 

Matemática como princípio da Física

Lembra sobre os dez anos que ele levou para encontrar sua equação? Até que não chegasse a ela, seus estudos eram refutados e contestados pelos outros cientistas. Mas sempre existiram diversos apoiadores entre homens de notório saber e pessoas entusiasmadas com sua teoria tão revolucionária.

Enfim, ele conseguiu comprovar pela matemática as suas ideias. Logo, foi assim que chegamos à famosa equação E = mc². Um fato muito importante e que já falamos em outros post sobre o físico alemão.

Se tiver curiosidade, leia: qual a Relação de Albert Einstein com o curso de Matemática

Entretanto, apesar de provar sua teoria pela equação matemática, era preciso ainda conseguir fotografar o desvio da luz junto ao eclipse do sol. Afinal, somente os eclipses solares totais forneciam as condições perfeitas para testar a previsão de Einstein. 

O eclipse de Sobral e Einstein

Relatividade Geral e o Brasil

Em maio de 1919, aconteceu tudo o que Albert precisava, o famoso eclipse solar total de 1919, ocorrido no Brasil, mais precisamente na cidade de Sobral (CE). O evento foi fundamental para confirmar uma das predições da teoria da relatividade geral. A comprovação foi realizada pelos astrônomos ingleses Charles Davidson e Andrew Crommelin, que foram até o nordeste brasileiro com o intuito de verificar o efeito da luz. 

O dia 29 de maio amanheceu completamente nublado, mas as nuvens se dissiparam e um clarão abriu-se entre elas. O Sol permaneceu nesse buraco durante praticamente todo o eclipse, possibilitando a realização de fotografias. Em meados de julho, os astrônomos retornaram a Sobral para fotografar o mesmo campo de estrelas sem a presença do Sol.

Considerações finais sobre a Teoria da Relatividade e a Matemática

Em suma, seja você um estudante de ensino médio ou superior, seja um professor ou profissional de alguma especialização que utilize os conhecimentos de Matemática avançada ou básica, tenha a certeza de que ela traz benefícios fundamentais para a sua profissão e dia a dia.

Enfim, o que visualizamos diariamente na natureza temos o costume de classificar como acontecimentos apenas relacionados à física. Porém, ignoramos que a formulação matemática e os diversos princípios dela sustentam qualquer teoria na hora de sua comprovação. Em outras palavras, você pode achar o mundo incrível e elaborar uma teoria da sua cabeça. Entretanto, é muito provável que faça uso da matemática para tornar isso concreto.

A relatividade de nosso querido e genial Albert é a prova disso tudo. O que ficou ainda mais evidente com a demonstração prática do eclipse. Resumindo, natureza e matemática são inseparáveis.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.