InícioDicasOrientação vocacionalTestes Vocacionais: veja como eles podem te ajudar em sua decisão

Testes Vocacionais: veja como eles podem te ajudar em sua decisão

Os testes vocacionais começam a fazer parte da nossa vida a partir do ensino médio e são usados por quem quer descobrir seu perfil profissional.  Afinal, cada pessoa tem uma vocação diferente.

Apesar de muito usado, poucas pessoas entendem como ele funciona. Por isso, entenda nesse artigo como se dá o processo e os resultados. Assim, pode aplicar essa ferramenta para te ajudar.

O que são os testes vocacionais

Um conjunto de perguntas para definir quais tipos de profissões combinam mais com você. Essa é a definição simples de como os testes vocacionais podem contribuir com sua decisão.

Seu intuito é saber quais são as vocações ideais para você. Assim, saberá como usar as suas habilidades para construir uma carreira promissora. 

Existem diversos modelos de testes que podem ser aplicados a quem busca essas respostas. Faz-se a análise com base em suas preferências. Com isso, as conclusões são voltadas para indicar opções interessantes para o futuro.

Porque fazer testes vocacionais

Os testes vocacionais foram pensados para ajudar a escolher a sua profissão. Esse é um dos passos mais importantes que os indivíduos tomam, o que gera uma pressão grande.  Logo, decidir sua vida profissional pode assustar um pouco. 

Há pessoas que têm talentos natos ou com muita certeza do que desejam exercer. Portanto, a escolha é prática e amplia a aptidão que já possui para ter um retorno financeiro.

Esses casos costumam ser raros, já que o mercado oferece muitas opções. A cada dia surge uma profissão nova, por isso, se sentir confuso sobre qual caminho trilhar é normal.

Para auxiliar esses indivíduos existem os testes vocacionais. Eles apontam quais são os seus pontos fortes e como usá-los a favor de seu serviço. 

Qual o foco dos testes

O foco é oferecer uma orientação para quem não sabe no que pretende atuar. Mas, também pode ser usado para autoconhecimento, por quem deseja entender se está ou não no setor correto. 

A resposta dele não é necessariamente um trabalho que precisa ser seguido. Ele serve apenas para apontar segmentos nos quais seus gostos e talentos poderiam contribuir.

É importante ressaltar que os testes vocacionais não asseguram o sucesso em uma área de trabalho. Até porque, ter algumas qualidades não significa que se dará bem na função.

O intuito é apenas oferecer um horizonte com setores e profissões que possam ser analisados. Logo, é uma ferramenta que irá te ajudar a refletir sobre suas decisões profissionais e acadêmicas.

Quando fazê-lo

Faça-o quando não tiver certeza sobre qual caminho seguir em sua carreira. Então, além do momento pré-vestibular, usa-se quando se sentir em dúvida sobre suas funções. Afinal, as pessoas podem modificar seus gostos e interesses ao longo dos anos.

No momento em que surgir a dúvida, busque um teste. Assim, você consegue tomar decisões mais certas e ter os melhores resultados.

Quem deve aplicar os testes

Os testes vocacionais avaliam nossa personalidade, por isso precisam de seriedade. Eles costumam ser feitos por psicólogos que podem oferecer uma análise completa.

Esse é um ponto importante porque quando emitimos nossa opinião sobre algo muitas vezes tentamos moldá-lo. Isso é uma característica comum nos seres humanos por querermos atingir algum objetivo prévio. 

Para evitar que os dados sejam manipulados é preciso um especialista que consiga fugir dessas armadilhas. Por esse motivo, os psicólogos são os únicos que têm autorização do Conselho Federal de Psicologia para aplicá-los.

Existem vários testes destes espalhados pela internet. Mas, eles não são confiáveis por usarem algoritmos que são, de forma fácil, manipuláveis. 

Como fazer testes vocacionais

Quem se interessa por fazer testes vocacionais precisa procurar profissionais, assim, as perguntas terão embasamento teórico e científico, evitando influências.

O psicólogo pode realizar uma ou mais sessões para apoiar a sua decisão. Afinal, ele precisa conhecer um pouco da sua personalidade antes de indicar uma área de atuação. Esse fator varia entre cada especialista, portanto, busque quem lhe deixa mais confortável. 

Alguns deles atendem online para facilitar a vida de seus clientes. Então, pesquise e encontre um alguém confiável que realize testes vocacionais.

Caso prefira realizar as opções virtuais procure sites responsáveis. Além disso, realize alguns para que suas opiniões não alterem os resultados finais apresentados. 

Com mais testes feitos, a sua certeza será maior da decisão. Então, tente ao menos realizar dois, para garantir a resposta.

Como os testes presenciais funcionam

As análises podem ser feitas indo além de perguntas pré-formuladas. Ela pode incluir dinâmicas como:

  • Conversas;
  • Exercícios de autoconhecimento; 
  • Pesquisar sobre seus pontos fortes e fracos.

Isso permite que o profissional consiga orientar quais as suas profissões mais indicadas. Essa ajuda pode ser reforçada com observações mais específicas sobre essas áreas. Para isso, basta marcar encontros ou entrevistas com quem atua nesse campo.

A diferença entre os testes vocacionais e de aptidão

As pessoas que começam a procurar por testes vocacionais podem encontrar os testes de aptidão. Apesar de parecidos, eles têm aplicações diferentes, assim:

  • Vocação: aponta atividades que podem se encaixar em seu perfil;
  • Aptidão – reconhece habilidades que podemos aprimorar e defeitos a se corrigir.

Quem quer se destacar no setor que mais combina com suas características deve realizar ambos. Dessa forma, é possível conseguir um respaldo maior, determinando uma área de aplicação e vendo o que melhorar.

Faça testes vocacionais

Esses testes são importantes para encontrar uma indicação do que fazer em sua vida profissional. Eles não oferecem respostas concretas, nem garantem resultados positivos, mas apontam um caminho.

Seus resultados devem te ajudar a traçar estratégias e entender melhor o que busca. Ou seja, eles são os passos iniciais de um percurso que tende a ser bastante longo.

Quando realizar os testes vocacionais, pesquise sobre as indicações e veja se se encaixam aos seus desejos. Para isso, busque materiais de referências sobre as profissões.

Esse instrumento é muito útil por ajudar a ampliar nossa análise pessoal. Portanto, mesmo quem tem muita certeza sobre o que deseja do futuro pode usar ele como uma orientação.

Por fim, procure um profissional para te ajudar neste momento. Assim, terá respostas sobre seu futuro e mais chances de ter sucesso em sua carreira.

 

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.