InícioDicasRedaçãoTítulo de redação nota 10: 4 dicas para se dar bem no vestibular

Título de redação nota 10: 4 dicas para se dar bem no vestibular

Nós já contamos aqui como é feita a correção da redação do ENEM, o Exame Nacional do Ensino Médio. Na ocasião, lembramos que a pontuação dessa prova é importantíssima e fundamental para quem quer se dar bem na prova. E o mesmo serve para redação de qualquer outro vestibular!

Justamente por isso, muitos vestibulandos perdem o sono dias antes de fazer essa bendita avaliação. O que pouca gente sabe é que, no ENEM, ao contrário de outros vestibulares, colocar título na redação é opcional. Ainda assim, uma redação que se preze precisa possuir um título impecável.  E, por essa razão,  nós separamos 4 dicas para um título nota 10 na redação.

As dicas que trazemos aqui são, portanto, baseadas em uma premissa básica: na hora de procurar uma notícia na internet, quais fatores são levados em conta? A manchete e a linha-fina (complemento da manchete) com certeza fazem toda a diferença na hora de decidir se o conteúdo é mesmo bom.

A importância do título

Com a redação também é assim: o título é o responsável por chamar a atenção do leitor e resumir o assunto do qual ele trata.

 Frances Vanoye escreveu sobre isso em seu clássico livro “Usos da Linguagem: problemas e técnicas na produção oral e escrita”, publicado em 1986 pela editora Martins Fontes. Nesse contexto, de acordo com o autor, nada significa por si só. Muito pelo contrário, tudo significa em função de outros elementos. Em outras palavras, “o sentido de um termo, bem como de um enunciado, é função do contexto em que ele ocorre”.

Essa regra de ouro é também fundamental na hora de elaborar um bom título de redação. Afinal, escrever um título, como qualquer texto, não é nada banal. Em vez disso, escrever nos permite fixar o pensamento e fazê-lo atravessar o espaço e o tempo.

Ainda de acordo com Vanoye, é graças à escrita que o homem pode refletir e analisar o próprio pensamento. “A escrita fixa a linguagem articulada, mas, ao fazê-lo, ela transforma essa linguagem (…) numa nova linguagem, que possui uma existência independente da primeira”, escreveu.

4 dicas para um título nota 10 na redação

1. O título deve resumir a redação

Quando se trata de criar um título da redação, a primeira dica é resumir seu texto. Isso significa sintetizar tudo aquilo que o profissional de correção irá encontrar ao longo do texto. Para isso, não tenha medo de entregar o que de mais importante será tratado no seu texto. 

Há quem tenha receio de dar “spoiler” e, assim, acabe cometendo o grave erro de escolher títulos vagos, filosóficos ou até mesmo poéticos.

Listamos abaixo exemplos negativos de títulos:

  • “Mistérios da mente feminina”
  • “Violência contra a mulher: eis a questão”
  • “Vida e morte em São Paulo”
  • “Coração de estudante”
  • “Amor nos tempos da pandemia”
  • ‘Paranoia ou mistificação?’

No lugar desses títulos, seja objetivo, direto e simples. Desse modo, fará o corretor notar que entendeu perfeitamente a proposta.  Por isso, é importante priorizar a simplicidade e elaborar um título em que o assunto fique claro. O mais importante é ter clareza.

2. Deixe o título por último

Há quem prefira redigir o título antes de começar a escrever. Quem pensa assim garante que o título acaba funcionando como um guia para a redação. No entanto, essa não parece ser uma boa estratégia. 

No jornalismo, uma manchete só é definida depois que uma notícia termina de ser escrita.  Isso é feito porque, geralmente, a abordagem acaba mudando ao longo da escrita. Além disso, a percepção a respeito de que assunto é mais importante e fica mais clara depois que o texto é concluído.

O mesmo vale para uma redação.  Caso o estudante opte por escrever o título primeiro, pode acabar cometendo um erro gravíssimo. Estamos falando da possibilidade de mudar o foco na medida em que se escreve, permitindo que o título fique sem sentido. 

Em primeiro lugar, para evitar que isso aconteça, o ideal é escrever o título apenas depois que o texto estiver pronto. Assim, você pode definir exatamente qual frase existente no seu texto se encaixa melhor com o que você escreveu. Consequentemente, retirar uma frase do seu texto, preferencialmente a que melhor resume o tema, pode ajudar a elaborar um título nota 10.

3. Escreva frases curtas e objetivas

O tamanho é uma das características mais importantes na hora de escrever sua redação. Procure usar, no mínimo, três palavras e, no máximo, metade de uma linha: esse é o tamanho ideal do seu título. Assim, seu título terá maiores chances de ser objetivo.

Além disso, frases curtas e objetivas ajudaram o corretor na tarefa de avaliar o seu texto. Para se convencer sobre a importância de se adotar frases pequenas e diretas, basta se colocar se no lugar do corretor. Basta, para isso, vestir a pele de quem tem a dura tarefa de ler e avaliar centenas e centenas de redações. Um trabalho, portanto, exaustivo e demorado.

Em outras palavras, ao escolher frases curtas e objetivas, ajudamos o corretor, oferecendo um título que não exige demais de quem estiver lendo.

4. Adote a arte da persuasão

Em 1658, o filósofo francês Blaise Pascal (1623-1663) escreveu “A Arte de Persuadir”.  Na obra, o autor supõe uma aliança entre a razão e a intuição capaz de nos ajudar a atingir nossos objetivos. Nessa lógica, levar em conta a pessoa a quem se destina um texto faz parte dessa maravilhosa arte da persuasão.

De acordo com Pascal, para persuadir, precisamos conhecer o espírito e o coração daqueles a quem nos dirigimos. Ou seja, quais princípios abraçam, que coisas amam.  “De sorte que a arte de persuadir consiste antes em concordar do que em convencer, assim como os homens se governam mais por capricho que por razão”, escreveu.

Em “A teoria do conhecimento na perspectiva de Blaise Pascal”, Alexandre Soares de Carvalho explica as características do coração na perspectiva do filósofo francês. Nesse contexto, o coração nada tem a ver com romantismo e sentimentalismo.  Em vez disso,  é tomado como uma faculdade do sentimento, que é intrínseca à natureza humana.  Em outras palavras, é no coração que o homem se apoia no ato de conhecer determinadas realidades.

Conselhos para títulos nota 10

Em resumo, para escrever títulos curtos e objetivos, reconheça o contexto dos seus leitores e siga os conselhos que listamos abaixo:

  • fuja de lugares-comuns
  • não utilize chavões
  • evite frases prontas
  • não utilize gírias
  • evite verbos, principalmente no gerúndio ou compostos
  • tentar rebuscar pode dificultar o entendimento da frase.
  • adjetivos podem atrapalhar
  • utilizar uma oração completa com sujeito e predicado pode não ser a melhor opção
  • aposte no que parecer mais fácil

Gostou dessas dicas de redação? Não deixe de ver mais dicas desse tema na Voomp.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3.7 / 5. Número de votos: 15

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.