InícioGraduaçãoTrabalhar com imigrantes e refugiados: saiba quais cursos seguir

Trabalhar com imigrantes e refugiados: saiba quais cursos seguir

Dentre as muitas opções de carreiras que temos, trabalhar com imigrantes e refugiados é uma escolha pouco pensada. Mas, com o aumento dessa população no Brasil, as pessoas começam a pensar em atuar diretamente com aqueles que mais precisam.

Além de ser uma carreira promissora, é, especialmente, uma carreira edificante. Por isso, ao escolher entrar nesse caminho, o profissional irá lidar com histórias de vida difíceis. Com pessoas que deixaram tudo para trás e buscam uma nova oportunidade.

Sabendo que essa carreira pode ser difícil, mas ainda assim, nobre. Falaremos mais diretamente sobre os cursos universitários que essa carreira pode exigir.

Diferença entre refugiados e imigrantes

Os refugiados são aqueles que saem de seu país de origem devido a guerras e perseguições. Muito comum em locais que vivem guerras civis, essas pessoas buscam proteção e auxílio, mas, especialmente, segurança.

No caso dos imigrantes, o motivo do êxodo é diferente. Eles saem de seus países de origem em busca de melhores oportunidades. Porém, não possuem a guerra e perseguições como motivo. Um exemplo desse caso, são os mexicanos que chegam aos EUA em busca de emprego.

Em ambos os casos, é preciso entender que as pessoas saem de seus lares por motivos maiores. Ou seja, na maior parte das vezes, eles não gostariam de ter que sair dali, mas não enxergam oportunidades e precisam seguir atrás da sobrevivência.

E, muitas vezes, ao chegarem no país de origem, não tem nada nem ninguém que os receba. O que os deixa em uma extrema situação de vulnerabilidade. Portanto, aqueles que pretendem trabalhar com essa população, precisam de resiliência e coragem.

5 cursos para trabalhar com imigrantes e refugiados

Como dissemos anteriormente, trabalhar com imigrantes e refugiados exige do profissional soft skills relacionadas à coragem, força e muita resiliência. E a união entre essas características e os conhecimentos técnicos da carreira é que farão desse estudante um bom profissional.

Agora, falaremos mais sobre as carreiras que você pode escolher para trabalhar direta ou indiretamente com imigrantes e refugiados.

Direito

Como era de se imaginar, o curso de direito é um dos possíveis para quem quer trabalhar com essa população. Isso porque, como dissemos, eles chegam no país sem documentos, sem emprego e, muitas vezes, ilegalmente.

Sendo assim, o advogado, especialmente os que atuam na área de Direito Civil, Direito do Trabalho ou, até mesmo, Direito Internacional, poderá auxiliar essa população nos primeiros passos a serem seguidos no país de chegada.

Para realizar essa função, o profissional pode atuar em ONGs especializadas, escritórios que atendem, gratuitamente, essa população e, até mesmo, de forma autônoma. Separando algumas horas da sua semana para lidar com esses casos.

Medicina

Assim como a área do direito, a medicina possui inúmeras possibilidades para quem quer trabalhar com imigrantes e refugiados. Especialmente porque, como eles chegam em situações precárias no país, costumam estar em condições precárias de saúde.

Para lidar com essas pessoas, na Medicina, há várias possibilidades. O médico de família, terá conhecimento para fazer um atendimento inicial a quem precisar. Assim como o clínico geral poderá atuar de forma mais ampla no cuidado das pessoas. Destacamos, ainda, a pediatria. Já que muitas famílias chegam com crianças pequenas.

Ter um filho em um país que não dá oportunidade ou apresenta risco de vida, muitas vezes, é o determinante para que essas famílias busquem refúgio ou migrem. Sendo assim, a medicina é essencial quando eles chegam a um novo lugar.

Licenciatura

Especialmente na área do ensino do português como segunda língua, no caso do Brasil, os professores são essenciais nessa fase de adaptação. Considerando que, muitas vezes, ao chegar no país de destino, as pessoas não sabem a língua do local.

Além disso, os professores irão ajudar os imigrantes e refugiados a se prepararem para entrar no mercado de trabalho. Com aulas de língua nativa, matemática e, até mesmo, empreendedorismo, criam-se uma leva de profissionais prontos para buscar um emprego formal.

Psicologia

Trabalhar com imigrantes e refugiados pode ser difícil para quem os está recebendo, mas para eles, a mudança de vida é, ainda mais, complicada. Sendo assim, o acompanhamento psicológico e terapêutico ajuda na adaptação e busca por melhores condições.

Sendo assim, quem trabalha com psicologia, pode atuar diretamente neste segmento. Atualmente, as instituições que trabalham com imigrantes e refugiados, normalmente, possuem grupos de apoio para eles. Trabalhar com esses grupos é uma boa forma de começar a atuar nessa área.

Gastronomia

Pode não parecer, mas é possível auxiliar imigrantes e refugiados através da alimentação. Como estamos reforçando ao longo do texto, os que chegam nessas situações, costumam estar em uma situação precária.

Portanto, não possuem meios de garantir uma boa alimentação para si e para as famílias. Abrindo assim, uma oportunidade para que chefes, cozinheiros e, até mesmo, estudantes da área realizem trabalhos com foco na garantia do acesso à alimentação.

Para quem já possui restaurantes, é possível determinar algumas horas apenas para doação de pratos para essas pessoas. Ou, atuar como voluntário em alguma instituição que auxilie essas pessoas. Há diversas formas de seguir esse caminho.

A principal forma de trabalhar com imigrantes e refugiados

Há ainda diversos cursos que permitem trabalhar com imigrantes e refugiados. Na verdade, não importa a sua graduação ou, nem mesmo, se você a tem ou não. De qualquer maneira, é possível atuar junto a quem precisa.

Isso porque a melhor forma de trabalhar com essa população é o trabalho voluntário. Por muitas vezes, o que eles mais precisam é de atenção, oportunidade e alguém que os apoie na busca por uma vida melhor.

Sendo assim, se você está buscando auxiliar refugiados e imigrantes, procure instituições que trabalhem com essa população e ofereça seu tempo. Caso você já tenha uma formação profissional, ainda pode alinhar sua carreira com esse voluntariado.

Caso você possua um negócio próprio, abra vagas para refugiados e permita que eles ingressem no mercado de trabalho. Com isso, a criação de uma vida saudável e segura se torna possível para essas famílias.

Muitas vezes, ajudar quem precisa está mais perto do que nós imaginamos. Então, se essa é a sua vontade, não perca tempo! Veja qual caminho você mais se identifica e siga em frente.

Continue nos acompanhando para mais informações que podem ajudar no seu desenvolvimento acadêmico e profissional, vem de Voomp!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3.7 / 5. Número de votos: 12

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.