InícioGraduaçãoCriminologiaTudo o que você precisa saber sobre o curso de Criminologia

Tudo o que você precisa saber sobre o curso de Criminologia

A Criminologia é a ciência que estuda o crime e suas motivações; a formação de tecnólogo traz conhecimentos específicos que ajudam o trabalho nas investigações

Do grego crimino (crime), e logos (estudo), a Criminologia é uma ciência multidisciplinar, que trata do delito sob vários aspectos. A motivação, como é a personalidade do criminoso, o comportamento da vítima são alguns deles. A imagem do detetive Sherlock Holmes, andando com uma lupa na mão, é uma das várias associações que se faz ao falar do curso.

A Criminologia vai bem além da investigação de pistas físicas. Antes de ir adiante, vamos entender alguns conceitos. Um deles é entender o que é crime: é a prática de ação que é ilegal ou omissão que se procura evitar. Além disso, ele é punível por lei, que estabelece o tipo de pena. Assim, atos como homicídios e roubos são considerados crimes. Omissões como um salva-vidas deixar de resgatar alguém que esteja se afogando também é considerado crime.

Entender esse conceito é importante para se avaliar os vários lados do crime, e é aí que entra a Criminologia. Ela reúne disciplinas como o Direito, a Psicologia e até a Sociologia. Assim, o criminólogo tem mais recursos para realizar trabalhos de investigação com mais exatidão.

Criminologia e Direito Penal

Hoje essa ciência se tornou curso de formação tecnológica superior. Tem seis semestres de duração, e abarca várias outras ciências que dão suporte ao estudo. Afinal, investigar um delito, sendo um ato ou omissão, requer ferramentas que vão além da lupa do Sherlock Holmes.

Uma das áreas que faz parte do curso é a do Direito, especialmente o Direito Penal. É esse ramo do Direito que determina quais são os crimes praticados e as penas que os criminosos devem cumprir. Assim, ao estudar os atos do criminoso, o profissional sabe qual é o crime cometido e qual é a penalidade instituída pela lei.

O conhecimento que o Direito Penal traz ao curso de Criminologia é muito importante, porque se complementam. O Direito detalha quais ações são consideradas crimes, traz a lei na qual eles incorrem e a penalidade que é instituída de forma legal. Já a Criminologia trata do crime dentro da esfera social: como, o que e por que a pessoa praticou aquele delito.

A Ciência Forense como aliada

O aluno também tem contato com a Ciência Forense: tecnologias que podem ser utilizadas para encontrar provas e entendê-las, para ajudar a solucionar crimes. Essas provas podem estar em locais que vão da análise do DNA até o estudo de plantas, animais e terra presentes no local do crime.

Ter conhecimento da Ciência Forense no curso é como se uma pessoa míope passasse a usar óculos. Os equipamentos, banco de dados, informações e técnicas fazem toda a diferença na vida do profissional. Ele passa a ter à disposição um leque de opções para estudar a cena do crime e usar as evidências a seu favor. São elas que contam como o crime aconteceu, as armas utilizadas e até, em alguns casos, a motivação do criminoso.

O estudo das provas na Criminologia

Um dos pontos que se destacam no estudo do crime são as evidências. No local do delito, tudo pode ser levado em consideração enquanto prova, que podem ser das mais variadas e improváveis possíveis.

Um dos exemplos mais conhecidos é o estudo das impressões digitais. Hoje se utilizam substâncias específicas para encontrá-las, como as superfícies de móveis, paredes, objetos e até na pele da vítima. O especialista coleta essas provas e faz a comparação com as milhões que se tem nos bancos de dados dos Institutos de Identificação Estaduais.

E não fica só nisso. Outra prova importante é a presença de sangue na cena do crime. E não é somente para fazer testes de DNA: a forma como ele está disposto conta muito. Dependendo de como ele se apresenta, é possível dizer onde o criminoso estava, a posição da vítima, a distância entre eles e até se houve algum tipo de luta corporal.

Mas há provas mais incomuns, que podem fazer a diferença na resolução do crime. Uma delas é a presença de insetos. Sim: há insetos que são encontrados em locais específicos. E isso pode dizer muito a respeito de onde o criminoso é, por exemplo. Até a terra nos sapatos diz muito sobre o crime. Em situações que as provas são escassas, verificar o tipo de terra pode ajudar a localizar de onde o criminoso veio. Esse conhecimento também está presente no curso de Criminologia.

A Medicina Legal na Criminologia

A Medicina Legal não se limita a analisar laudos de necropsia para entender como o crime foi praticado, mas também realizar exames nas vítimas dos delitos e ver o resultado desses delitos.

A análise da necropsia é uma das ferramentas mais importantes para a Criminologia. Em alguns casos, sinais sutis mostram muito mais do que se imagina. Marcas de agressão dizem muito, até mesmo a posição na qual a vítima estava. Pode dizer também se havia mais de uma pessoa presente no local.

Mas a Medicina Legal também se preocupa com o exame físico nas vítimas, o chamado corpo de delito. Nele, são verificados os sinais deixados pelo criminoso, que podem ser permanentes, como ferimentos, ou temporários, como hematomas. Dependendo da localização desses sinais, o criminólogo tem mais evidências de como o crime foi praticado, e até mesmo identificar suspeitos.

A genética do crime

Em vários tipos de crime, o estudo do DNA é fundamental para determinar quem causou o delito. O DNA, a molécula que carrega nosso código genético, é única: cada pessoa tem a sua. Dessa forma, o DNA está presente em qualquer material orgânico, no sangue, pedaços de pele, unha, esperma, saliva, dentes e cabelo. E possível encontrar essas evidências pessoais nos locais mais inusitados, como bitucas de cigarro e guardanapos de papel, por exemplo.

Essas provas são tratadas como relíquias e ensacadas com todo o cuidado. Uma vez que as investigações consigam levantar os suspeitos do crime, é possível comparar o código genético do suspeito com as evidências. A precisão do teste é de 99,99%, ou seja: facilita muito identificar aquele que praticou o delito.

Criminologia e organizações criminosas

Outra disciplina que integra o curso é o estudo das organizações criminosas. Elas funcionam como se fosse uma empresa: um grupo de pessoas divide tarefas para praticar crimes. Há os líderes desses grupos, que orientam o trabalho dos demais. O profissional deve saber identificar essas organizações, investigar suas ações e reunir provas. Assim, ele ajuda o Poder Público a localizá-las para tentar acabar com suas atividades.

Esse esquema de organização é fundamental para a sobrevivência do grupo criminoso. Ele vale tanto para equipes que controlam uma região, e também para aqueles que planejam praticar um crime por meses.

Exemplos são assaltos a grandes corporações e até bancos. O grupo estuda o local em todas as suas minúcias, desde a presença de seguranças até caminhos alternativos para fuga. A Criminologia usa o conhecimento na investigação para, se possível, evitar que esse crime aconteça.

Já o crime organizado de forma constante envolve grupos que detêm o poder em regiões bem demarcadas. Eles impõem sua força nos moradores por meio de intimidação ou ameaças, para que possam se manter trabalhando. O criminólogo pode se valer de equipamentos de vigilância, por exemplo, para acompanhar o trabalho do grupo. Até as denúncias anônimas são valiosas, que fornece pistas preciosas.

Criminologia e Sociologia

Uma das áreas de estudo que mais se identifica com a Criminologia é a Sociologia. Por meio de dados socioeconômicos de uma região, pode ser um bairro, cidade, estado, até mesmo um país, é possível determinar padrões de comportamento.

Isso faz toda a diferença quando se procura entender a motivação de um crime. Se ele passa a ser mais comum em um local ou se as evidências apontam para um mesmo grupo de criminosos, por exemplo.

Quando se descobrem os autores desses crimes, essas informações ajudam a levantar não só o perfil do criminoso, mas da comunidade na qual ele vive. Assim. é possível criar políticas públicas para evitar que mais pessoas pratiquem delitos, e possibilita uma mudança no seu estilo de vida.

Assim, a Sociologia aparece nos estudos que veem como a sociedade funciona e fornece subsídios para compreender como as pessoas se tornam criminosas. Ela também ajuda a entender como o crime afeta a sociedade na totalidade.

Como funciona a Segurança Pública

Entender de segurança pública também é muito importante. Ver como se organizam os departamentos de Segurança nos estados ajuda o profissional de Criminologia a compreender como o processo de investigação funciona.

Por que isso é importante? Em locais onde a taxa de criminalidade é alta, as dificuldades sociais enfrentadas pelos moradores, aliada a uma falta de políticas públicas, como a presença da força de segurança do estado, faz a diferença. Ter acompanhamento policial nessas áreas pode contribuir para a redução desse índice, e aumentar a sensação de segurança da população.

A Criminologia pode ajudar os governos nesse levantamento. Além de indicar os locais com maior taxa de criminalidade, ela indica possíveis soluções para reduzir esses índices. Apontar onde aumentar a ronda policial ou a construção de bases policiais são alguns exemplos.

Criminologia e o estudo da mente

Entender a mente do criminoso é uma das atribuições do criminólogo. É preciso conhecer as motivações que ele teve para praticar o crime. Esse conhecimento ajuda a compreender as condições sociais nas quais ele estava inserido. E não estamos tratando somente de uma pessoa que comete crimes.

Ao reunir estudos de pessoas que praticaram crimes variados, é possível entender, de forma mais global, como a sociedade pode interferir na formação psicológica de alguém. Assim, conhecendo os motivos que levaram alguém a cometer um crime, pode-se pensar em políticas públicas para evitar que esse comportamento apareça.

É aí que entra a Psicologia Forense, que estuda a fundo o comportamento do criminoso. Testes de personalidade, por exemplo, sendo amparados pela ciência, ajudam a Criminologia a entender a motivação dos seus atos.

Esses estudos ajudam o profissional de Criminologia na investigação. Um criminoso que vai deixando provas dá ao especialista pistas de como ele se comporta, e até fazer previsões dos seus próximos atos. Isso é particularmente importante em investigações de longo prazo, que procuram provas para encontrar e prender o praticante desses atos ilegais.

Conhecer o perfil do criminoso

Vimos que o profissional de Criminologia estuda a fundo o perfil do criminoso, para entender o que o motivou a praticar tal ato. Essa análise permite detectar padrões de comportamento, que pode ajudar em investigações futuras. Essas informações criam um banco de dados muito completo.

Quando se analisa a motivação do criminoso, há alguns aspectos que precisam ser analisados. Um deles é a situação na qual ele vive. Se a pessoa cresceu em um local no qual atos ilegais são praticados sem nenhum tipo de repressão, isso deve ser levado em consideração. Já que, neste meio, tais atos não recebem nenhum tipo de punição, eles não são considerados proibidos.

É onde entra a importância da avaliação do grupo social. A Criminologia, aliada a outras ciências como Sociologia, Filosofia e Psicologia, ajuda a entender o que levou tal pessoa a ter conduta criminosa. Uma vez provada sua autoria, será levada a julgamento e terá sua pena aplicada.

Há casos que o especialista verifica o perfil psicológico do criminoso. Há doenças psicológicas que podem apresentar como sintomas a prática de delitos. Mas não se deve generalizar: tais problemas psíquicos não necessariamente levam seus portadores a praticar crimes. Uma vez que se identifica um perfil específico do praticante do crime, a Psiquiatria Forense se encarrega de fazer o diagnóstico e, se possível, tratar a doença.

Da punição do crime para a prevenção do crime

Ao longo dos séculos, a ideia de se estudar o crime e o comportamento do criminoso foi se tornando mais completa. O conhecimento da Criminologia abarca não somente entender como o delito foi praticado, mas também procura evitar que mais crimes aconteçam.

Por exemplo, ao chegar no local do crime, os peritos procuram provas físicas, conversam com testemunhas, amigos e parentes da vítima. Essas pistas já ajudam a identificar um ou mais suspeitos, que podem ser indiciados dependendo das evidências encontradas no local.

Com o avanço dos estudos na Criminologia, e o advento de outras ciências, como a Psicologia, Biologia e Medicina forense, os criminólogos conseguem identificar padrões sociais e de comportamento. Isso já entra em outra fase da ciência, a de ajudar a evitar que determinados delitos venham a ser cometidos.

Criminologia e a vítima do crime

Mas o especialista também estuda as vítimas, e é importante conhecer o perfil delas. Ele procura entender como determinados comportamentos podem interferir na intenção do criminoso. Há casos que ele entende que a vítima pode contribuir para a prática do crime. Violência contra as mulheres ou homossexuais é um deles.

Quando se entende um determinado perfil de vítima, o criminólogo fornece informações preciosas sobre o comportamento de um tipo de criminoso. Ele verifica o quanto o grupo social no qual ele está inserido tem influência no seu comportamento. Assim, esses dados podem ajudar em políticas públicas de educação e conscientização da população.

Há crimes que são cometidos por julgamentos precipitados ou errôneos. Um exemplo são os crimes de ódio, praticados contra pessoas de determinado grupo social. Nele estão negros, de outra região do país ou do mundo, de outras religiões, e até por serem mulheres. É aí que entra o estudo da Criminologia. Ela levanta essas informações sobre o local onde o crime aconteceu para desenvolver um trabalho de conscientização entre a população.

Criminologia digital

Os crimes hoje não se limitam aos delitos físicos. Com o uso cada vez maior da internet, os criminosos digitais usam as redes de computadores para roubar senhas e valores nos bancos, ter acesso a banco de dados, e ameaçar pessoas. Dessa forma, o criminólogo pode se especializar em Tecnologia da Informação, Cibersegurança, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, para ter mais recursos de investigação e combate ao crime.

Essa área se encontra atualmente em expansão. Afinal, identificar os caminhos utilizados pelos criminosos para compartilhar informações confidenciais, sigilosas ou proibidas ajuda a localizá-los. É outro tipo de investigação, que nem sempre envolve a coleta de provas físicas, mas isso não significa que elas não existam.

O profissional consegue encontrar evidências digitais que ajuda na busca e localização daqueles que usaram as redes de computadores de maneira indevida. E esse acesso não se limita aos equipamentos de mesa. A conexão entre celulares também é alvo dos criminosos e também dos investigadores.

Mercado de trabalho

A Criminologia é uma ciência ampla que precisa de várias disciplinas para poder ser desempenhada de forma eficiente. Exemplos são o Direito, a Medicina Legal, as tecnologias, a Segurança Pública, a Análise de Sistemas, Sociologia e Psicologia.

Mas não é porque os alunos têm contato com essas disciplinas que o trabalho do criminólogo se restrinja à atuação nas Polícias Civis dos estados. Embora nós associemos a Criminologia com o trabalho policial, a área de atuação do profissional vai além disso. Uma vez formado, ele pode prestar concurso público para atuar diretamente nas áreas de investigação da polícia. Mas há outras formas de se trabalhar. O criminólogo pode ser um consultor de segurança pública, no ramo militar, e ajudar a Justiça, por exemplo.

Por outro lado, no setor privado, os conhecimentos da Criminologia vêm se tornando mais procurados. Um dos ramos de atuação é no setor de segurança empresarial. Eles gerenciam os equipamentos de segurança e analisam quando há falhas.

No ramo de seguros, o criminólogo trabalha na área de inspeção dos sinistros, quando um bem material coberto pelo seguro sofre algum dano. Assim, eles investigam as circunstâncias desses eventos não previstos, e podem levantar informações até sobre a veracidade da ocorrência.

Os profissionais podem também trabalhar no setor de auditorias empresariais, que conferem se os métodos de trabalho das empresas correspondem com padrões que foram estabelecidos. Se estiver tudo de acordo com determinados protocolos de execução de trabalho e segurança, as organizações podem obter certificações. Elas atestam a qualidade de seus produtos ou serviços. Portanto, se você é curioso e gosta de acompanhar investigações, o curso de Criminologia é uma boa área de atuação.

Continue nos acompanhando para mais informações que podem ajudar no seu desenvolvimento acadêmico e profissional, vem de Voomp!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 11

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.