InícioGraduaçãoDesign de InterioresTudo o que você precisa saber sobre o Curso Superior em Design de Interiores

Tudo o que você precisa saber sobre o Curso Superior em Design de Interiores

Você já tem alguma noção de como é o Curso Superior Tecnológico (CST) em Design de Interiores? Qual é o preço dele e onde estudar? Ou ainda quais são as áreas de atuação e o perfil desse profissional?

Todas essas são dúvidas que assolam a vida de qualquer vestibulando. Afinal, são muitas coisas para se fazer e a gente sabe que planejar o futuro profissional pode ser algo bastante estressante.

Mas você pode ficar calmo, porque a Voomp preparou um post explicando tudo o que você precisa saber sobre o CST em Design de Interiores. Tudo para você ficar bem informado. Ficou curioso? Então continue lendo e descubra!

Como é o CST em Design de Interiores?

O CST em Design de Interiores é de nível tecnólogo. Inclusive, a sigla literalmente CST significa Curso Superior em Tecnologia. Ele recebe esse nome porque, mesmo normalmente tendo uma duração menor que a de um bacharelado, está no mesmo nível de ensino.

Inclusive, para ingressar nele é necessário apresentar um certificado de conclusão do ensino médio. Para se formar também é exigido a apresentação de um trabalho que irá comprovar os conhecimentos adquiridos.

Nesse curso, os estudantes veem conceitos de ergonomia e tecnologia. Ela ainda trabalha com análises dos aspectos históricos, ambientais, culturais, estéticos, éticos e de viabilidade técnica. Tudo isso para preparar os futuros profissionais para enfrentar os desafios da profissão.

Qual é a duração e as modalidades permitidas nessa graduação?

A graduação para se tornar um designer de interiores tem duração média de dois anos. O Ministério da Educação (MEC) permite que ela seja oferecida nas modalidades presencial ou EAD (Educação à Distância). Sendo que essa última apenas no estilo semipresencial.

Ou seja, na qual o aluno cumprirá uma parte da carga horária presencialmente e a outra parte as aulas serão ministradas através de uma plataforma online. Com isso é possível ter os benefícios das duas modalidades. Como o contato com os colegas e a flexibilidade de horários.

Para esse curso, isso é necessário, pois o estudante precisa aprender com a vivência com os materiais, que serve como uma espécie de laboratório. Esse aprendizado é feito por meio de atividades práticas. Elas são, portanto, necessárias de serem realizadas em um local totalmente preparado e que conte com todos os equipamentos essenciais.

Quais são as áreas de conhecimento exigidas no CST em Design de Interiores?

Esse é um curso multidisciplinar, já que envolve várias áreas de conhecimento, tanto de exatas quanto de humanas. Só para exemplificar, pode ser necessário que o profissional faça cálculos para descobrir a viabilidade de determinado projeto ou para projetar melhor a organização do espaço.

Ao mesmo tempo, ele precisará saber sobre moda e história para conseguir desenvolvê-lo de uma maneira harmoniosa. Além de usar esses conhecimentos para fazer tudo condizente com o pedido dos clientes e da realidade do local onde ele está inserido.

Principais disciplinas do CST em Design de Interiores

Por conta da variedade de áreas de conhecimento necessárias para atuar como designer de interiores, a grade curricular desse curso é bem vasta. As disciplinas costumam mudar entre as faculdades. Mas existem algumas que são comuns em quase todas. São elas:

  • Análise de viabilidade e funcionalidade do projeto
  • Criatividade
  • Ambientação de jardins
  • Maquetes de interiores
  • Instalações prediais básicas
  • Materiais, acabamentos e revestimentos
  • Ergonomia e desenho de móveis
  • Representação básica digital
  • Projetos integrados de I a IV
  • História e acepções do design

Onde estudar CST em Design de Interiores?

O CST de Design de Interiores, por ser de nível superior, é oferecido por faculdades que tenham o aval do Ministério da Educação. Atualmente, várias instituições oferecem essa graduação e, por isso, é preciso pesquisar bastante antes de fazer a matrícula.

Sempre verifique como é a situação do local com o MEC e as notas que obteve nas provas do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade). Ouça ainda opiniões de outros alunos e procure saber sobre as instalações físicas da mesma.

Uma coisa importante é que nem sempre a opção mais cara é a melhor. Atualmente existem faculdades com um ótimo custo-benefício que oferecem um curso com ótima reputação no mercado. Algumas delas são:

  • Pitágoras
  • Unopar
  • Anhanguera

Pitágoras

A Faculdade Pitágoras foi fundada em Minas Gerais e hoje é uma das referência no ensino superior no Brasil. Ela oferece o curso nas duas modalidades permitidas pelo MEC e conta com um método de ensino inovador, que estimula o estudante a sempre aprender mais.

Uma das vantagens dela é a oportunidade de verificar oportunidades de trabalho e emprego, ao dar acesso a uma plataforma que liga os alunos a empresas de todo o país. Isso, sem custos adicionais na mensalidade.

Unopar

A Unopar também oferece uma graduação em Design de Interiores com um bom custo-benefício. Ela está no mercado de educação há mais de 30 anos e possui ótimas avaliações e uma estrutura totalmente preparada.

Nela, os estudantes também têm a oportunidade de procurar por vagas abertas na área, enquanto ainda estão na faculdade, o que ajuda a garantir a entrada no mercado de trabalho.

Anhanguera

Outra instituição que oferece esse curso é a Faculdade Anhanguera, que faz parte do maior grupo educacional do Brasil. Ela possui uma nota constante no Enade e ótimas avaliações do mercado e de ex-alunos.

Além de um plano de ensino dinâmico, os alunos dela podem conferir vagas de emprego através de um portal exclusivo e de uso gratuito. Ela ainda conta com vários cursos online e sem custos extras nas mensalidades, que são oferecidos por empresas de tecnologia renomadas, como HUAWEI e CISCO.

Qual o valor médio desse curso?

O valor médio da graduação em Design de Interiores no Brasil é de R$230,00. Os mais baratos costumam custar a partir de 159,90 por mês e os mais caros ultrapassam os R$400,00.

A variação de preços também é vista entre as regiões do país e acontecem por múltiplos fatores. Os mais comuns são o custo de vida de determinado local, estrutura física e até a reputação que a faculdade tem no mercado.

As instituições costumam ainda oferecer bolsas de estudos e outros descontos para que os estudantes que não tenham condições de arcar com os custos totais, também possam estudar e se qualificar para o mercado de trabalho. Os descontos chegam a ultrapassar os 80% em alguns casos.

As possibilidades são muitas e possuem requisitos próprios para acesso. Porém, as opções mais comuns são:

  • Bolsa por convênio com empresas
  • Desconto por pagar pontualmente
  • Desconto por indicar amigos
  • Bolsa para familiares que estudem na mesma faculdade
  • Bolsa para o primeiro semestre
  • Bolsa por pontuação alta no Enem
  • Bolsa para quem é servidor público ou militar
  • Desconto por fazer a matrícula antecipadamente

Qual é o perfil do estudante de CST em Design de Interiores?

Os designers de interiores geralmente têm algumas características que, embora não sejam totalmente essenciais, ajudam muito no desempenho das suas funções. Por isso é comum que eles apresentem um certo tipo de perfil. Dito isso, normalmente esse tipo de profissional é:

  • Criativo
  • Organizado
  • Entende as necessidades dos clientes
  • Tem senso de estética
  • Tem a mente aberta
  • Se adapta com rapidez
  • Gosta de se manter atualizado
  • Sabe se expressar bem

Como ingressar nessa graduação?

Existem duas maneiras de ingressar em um curso superior de Design de Interiores. O primeiro é através do vestibular, que é um tipo de prova que testa o conhecimento dos candidatos em disciplinas vistas durante os três anos do ensino médio.

Esse método de entrada pode ainda ser dividido em três tipos: tradicional, agendado e online. No tipo tradicional, o vestibulando recebe uma data e horário para a prova no momento da inscrição, bem como o local em que ele deve ir no dia marcado.

Enquanto que no vestibular agendado é possível escolher uma data para fazer a avaliação. Já no vestibular online, que vem se popularizando cada vez mais pela praticidade e flexibilidade, a prova é feita de casa, através de um computador.

O último método de entrada nessa faculdade é utilizando a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) nos anos anteriores ao ingresso. Além de ser prática, pois acaba com a necessidade de fazer uma nova prova, esse tipo de avaliação tem a vantagem de oferecer bolsas que aumentam gradativamente de acordo com a pontuação alcançada.

Homem com camisa cinza desenhando

Foto: Kumpan Eletric do Unsplash

O que esse profissional faz?

Uma pessoa que se formou em uma faculdade de Design de Interiores pode fazer bastante coisa. O trabalho dele é de, principalmente, projetar espaços ou móveis planejados que se adequem as necessidades dos clientes e sigam as diretrizes estéticas solicitadas. Afinal, os projetos precisam ser bonitos e funcionais ao mesmo tempo.

Ele normalmente precisa trabalhar em conjunto com engenheiros e arquitetos para oferecer um projeto completo aos clientes. Além do mais, um designer de interiores está sempre com a equipe que irá cuidar da execução da obra e é obrigação dele gerenciar todos os aspectos para garantir que o resultado final seja o que foi pedido.

Esse trabalho engloba bastante coisa, o que dá a possibilidade desse profissional atuar de diversas maneiras. Seja por conta própria, prestando assessorias em compras ou abrindo o próprio escritório, ou com empresas.

Quais são as possibilidades de carreira para designers de interiores?

Como mencionamos no tópico anterior, o trabalho de um designer de interiores envolve muitos aspectos. Por conta disso, quem se forma nesse curso conta com inúmeras possibilidades de carreira. Algumas das principais são:

  • Desenho de móveis
  • Gerenciamento de projetos
  • Projetista
  • Sustentabilidade
  • Decoração
  • Paisagismo
  • Consultoria e assessoria
  • Pesquisa
  • Eventos

Desenho de móveis

É bem comum que um designer de interiores atue no setor de desenho de móveis. Nele, o profissional cria e desenha móveis que se adequem a pedidos específicos e levem em consideração o conforto. Inclusive, esse é um setor em crescimento.

Com a diminuição do tamanho das casas e apartamentos, cada vez mais pessoas procuram mão de obra qualificada para otimizar o uso dos espaços. É possível trabalhar por conta própria ou em lojas especializados na fabricação de móveis planejados.

Projetista

Um projetista é alguém que vai pensar em todo o conceito de um projeto e é uma das áreas de atuação mais comuns entre os formados na graduação em Design de Interiores. Nesse setor, o profissional irá estar em contato direto com os clientes.

O designer de interiores faz tudo. Desde escolher os materiais que serão utilizados em todas as superfícies, até o tipo de planta e a disposição das mesmas e a iluminação necessária. Tudo isso, sempre pensando no que o dono do espaço precisa.

Gerenciamento de projetos

O trabalho de designer de interiores que atua como gerente de projetos é de ajudar os clientes na hora de organizar tudo o que diz respeito a obra. O profissional, nesse caso, gerencia a contratação da equipe necessária e dá orientações sobre orçamento e melhores compras. Tudo isso, sem precisar colocar a mão na massa e estar frequentemente na obra.

Sustentabilidade

Garantir que projetos sejam sustentáveis e amigos da natureza é algo que está super em alta e isso traz mais uma possibilidade de atuação para os formados em Design de Interiores. Aqui, o profissional irá projetar espaços e escolher materiais que favoreçam a economia de insumos, como água e energia elétrica, e garanta o mínimo de desperdício.

Decoração

As vezes o cliente não quer fazer uma reforma completa, mas apenas mudar a decoração de um cômodo. É aí que entra a possibilidade de atuar como decorador. Nesse caso, o designer de interiores irá fazer a escolha das cores móveis e outros itens para renovar o ambiente, sem precisar quebrar tudo.

Paisagismo

Uma das áreas do curso tecnólogo de Design de interiores mais aquecidas é a de paisagismo. Isso é, a criação de projetos de espaços abertos, como quintais, jardins e praças. Esse é um setor que abre espaço para muitas oportunidades, uma vez que é possível atuar tanto na iniciativa privada, quanto na pública.

Consultoria e assessoria

A carreira de consultor ou assessor também é ótima. Nelas, o profissional age dando orientações e até mesmo acompanhando clientes nas compras, apontando qual seria a melhor aquisição, ou analisando os espaços e dando o seu parecer sobre os projetos para empresas especializadas em obras.

Pesquisa

Outra área em que esse tipo de profissional pode atuar é na de pesquisa. Nela, eles costumam criar novos produtos ou técnicas. Por exemplo, um novo tipo de revestimento ou tinta, ou ainda uma nova técnica que irá agilizar todo o trabalho.

Eventos

Por último, é possível trabalhar com cenografia, principalmente em eventos. Isso é, na decoração de espaços que serão utilizados por pouco tempo, como em peças de teatro, set de TV ou até de festas e atividades corporativas.

Como é o mercado de trabalho?

O mercado de trabalho para os designers de interiores caminha junto com o mercado da construção civil. Atualmente a área está ainda mais em alta por conta do aumento da consciência de planejar os locais para deixá-los mais funcionais e harmoniosos.

Por esse motivo, o setor conta com um bom número de vagas abertas em todo o país. A possibilidade de trabalhar por conta própria aumenta ainda mais a perspectiva de já sair do curso empregado.

Qual é a remuneração média para formados no CST em Design de Interiores?

A remuneração do setor, de maneira geral, costuma ser de R$2.231,25. Mas ela varia muito entre as regiões e até se o designer trabalha em empresa ou por conta própria. Sendo assim, os salários podem ser ainda maiores.

Há diferenças também entre os setores de atuação. Por exemplo, um profissional que trabalha estritamente com decoração recebe em média R$1.968,60. Enquanto isso, no segmento de arquitetura a remuneração costuma ser de R$2.268,60.

Não para por aí. O tempo de experiência (júnior, pleno ou sênior) e o tamanho da empresa (micro, pequena, média ou grande) são outros fatores que promovem uma variação dos salários. Nós separamos a média salarial de acordo com esses aspectos. Confere!

Micro empresa

  • Júnior: R$2.054,11
  • Pleno: R$2.196,10
  • Sênior: 2.442,39

Pequena empresa

  • Júnior: R$2.193,39
  • Pleno: R$2.335,38
  • Sênior: R$2.581,67

Empresa de médio porte

  • Júnior: R$2.954,70
  • Pleno: R$3.096,69
  • Sênior: R$3.342,98

Grandes empresas

  • Júnior: R$3.356,86
  • Pleno: R$3.498,84
  • Sênior: R$3.745,14

Como é o dia a dia da profissão?

A rotina de trabalho de um profissional de Design de Interiores não é fixa e muda de acordo com o local em que ele trabalha. Mas normalmente ele estará em contato direto com os clientes e o resto da equipe envolvida nos projetos. Isso inclui engenheiros e arquitetos quando necessário.

Fazer pesquisa e testes de cores e materiais e compras também faz parte da rotina da profissão. Fora isso, ele vai passar bastante tempo planejando todos os aspectos do espaço.

Após os projetos serem aprovados ele ainda terá que acompanhar toda a execução da obra. Desde o início até a entrega aos clientes e, se necessário, precisará planejar as mudanças solicitadas pelos mesmos.

Quais as vantagens de fazer CST em Design de Interiores?

Você aprendeu tudo sobre esse curso. Mas, afinal, quais as vantagens de se capacitar para trabalhar nessa área? Bem, existem muitas. As principais são o mercado de trabalho em crescimento e a vasta gama de atuação. Desse modo, com certeza você vai encontrar o setor que é a sua cara.

Além do mais, esse é um segmento bem versátil, o que abre muitas oportunidades para quem sonha em empreender e ser dono do próprio negócio. Inclusive internacionais, viu? A área de Design de Interiores é bem popular no exterior. Essa carreira também oferece vantagens para quem gosta de desafios e detesta rotinas chatas.

Como o mercado está em constante atualização, ele é perfeito para quem está sempre por dentro das novidades. Por ser concluída em menos tempo, essa graduação dá a possibilidade de ingressar logo no mercado de trabalho.

Por último, ela possui um baixo investimento, já que as mensalidades costumam ser mais em conta e ainda existem as bolsas, e garante um bom retorno financeiro no futuro. Basta que o profissional seja dedicado e apaixonado pelo que faz. Tendo isso em mente, não irão faltar oportunidades.

Depois de ver tudo sobre o CST em Design de Interiores que é necessário saber, você está ainda mais interessado nessa graduação? Então não perca tempo e dê uma olhada nos outros conteúdos que nós preparamos sobre essa profissão para você.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.