InícioCursinhos pré-vestibularTudo sobre as obras literárias cobradas no vestibular

Tudo sobre as obras literárias cobradas no vestibular

O papo hoje é com você, querido vestibulando. Sabemos que falar de vestibular é falar de muita coisa, muito conteúdo, muita disciplina, muita dedicação e também, muita literatura. Assim, preparamos este artigo com tudo sobre as obras literárias cobradas no vestibular.

Antes de mais, é importante pontuar que as obras literárias estão inclusas na lista do que cai, obrigatoriamente, nos vestibulares. Mas, o que não se fala com clareza, é que elas estão presentes não só nas questões específicas, mas também aparecem de modo interdisciplinar, associadas a outras matérias.

A interdisciplinaridade, é um traço importantíssimo dos vestibulares na atualidade. Desse modo, em uma questão de Geografia, por exemplo, pode-se criar um link com a obra Vidas Secas, de Graciliano Ramos; e o aluno, por sua vez, tem de saber interpretar e assinalar corretamente.

Por fim, acompanhe a leitura a seguir, pois, iremos destrinchar tudo sobre as obras literárias cobradas no vestibular.

Como a literatura aparece no vestibular?

Aposto que você e os demais estudantes temem o momento da resolução das questões de literatura. Entende-se que são, fatalmente, exigentes e conteudistas em suas solicitações, independente do vestibular.

No entanto, entender o contexto das obras literárias facilita a resolução da prova em vários âmbitos. Assim, para além das questões de literatura propriamente ditas, compreender o contexto de uma obra, pode te ajudar em História, Geografia, Gramática, Biologia e na redação.

Ora, como assim?

Bem, como dito anteriormente, a pedagogia visa a interdisciplinaridade. Sendo assim, usando o exemplo anterior, ao ler Vidas Secas, o estudante torna-se capaz de compreender o contexto histórico do Brasil no período em que se discorre a obra, também questões relacionadas as estruturas de distribuição de terra, êxodo rural, clima e vários outros aspectos que podem vir a compreender outras disciplinas.

No mais, ao tratar da redação, a leitura agrega valor ao repertório. E, repertório é fundamental para a construção de um bom texto, assim como ter boas citações e referências em sua argumentação, facilita na produção de um texto dissertativo-argumentativo.

Como incluir a leitura das obras em minha rotina de estudos?

Antecipo que responder essa questão será mais fácil do que executá-la. De fato, a leitura não é para todos uma tarefa fácil e orgânica, ainda mais sob a pressão da aprovação.

No entanto, o momento da leitura das obras, pode ser bastante prazeroso. Ao considerar que as obras dispostas são interessantes e agradáveis, o momento da leitura pode te levar ao relaxamento e estimular a sua imaginação. Ainda, em simultâneo, interfere na sua forma de escrever, sem você perceber ou se esforçar.

Como tudo nesta vida, a leitura tem de se tornar um hábito. Exercitar a leitura e estimular este tipo de assimilação intelectual é um exercício que exige com treino cotidiano. Por isso, comece agora. Independente da obra, entregue-se ao universo literário.

Organização

Sim, eu sei que é clichê, mas incluir a leitura em seu cronograma é uma das primeiras coisas a serem feitas.

Crie metas razoáveis em relação aos livros. São muitas obras e muito conteúdo. Tratando da realidade, muitas vezes o estudante não consegue, simplesmente, zerar todo conteúdo que há de ser visto. Por isso, crie um cronograma real dentro das suas possibilidades.

Aqui, te darei algumas dicas de como incluir as obras em seu cronograma. Confira abaixo:

  • Comece com os livros que mais te agradam. Separe as obras, leia o resumo e analise o que te faria mais feliz agora. Comece pela que mais te agrada e vá seguindo essa linha;
  • Crie uma meta diária – e razoável. Não adianta colocar para si que irá ler um livro por semana, isso é irreal e não é saudável para a vida de um vestibulando. Organize-se para talvez, ler um livro por mês;
  • Comece antes. Talvez você comece os estudos para o vestibular em uma data X, mas, inicie sua leitura previamente, antes mesmo dos seus estudos. O indicado é começar, pelo menos, um ano antes do vestibular.

Como ter um bom aproveitamento das obras ao longo da leitura?

Como mencionado, ler é um hábito e um exercício. No entanto, nós não somos um computador, tampouco um blockchain, por isso, existem técnicas de aproveitamento da leitura.

A princípio, uma das dicas fundamentais do vestibular, é a revisão. E, não diferiria com as obras literárias. Mas, como revisar um livro?

Para ter um bom aproveitamento da leitura, faça anotações. Assim, em simultâneo, você faz bom aproveitamento da obra e posteriormente, tem material para revisão.

Desse modo, tenha um caderninho para você realizar os seus fichamentos. Confira a lista do que é importante extrair das obras literárias:

  • Qual escola literária é pertencente;
  • Contexto histórico e local onde se passa;
  • Personagens principais, suas relações e características;
  • Criar uma tabela ou outra ferramenta de sua escolha, para anotar semelhanças entre personagens, características e locais de obras distintas. É bastante comum em vários vestibulares, solicitar que o estudante analise um trecho de alguma obra e comparar, por exemplo, o aspecto comportamental e até o lugar de uma obra em relação a outra.

Vestibular 2022: quais obras serão cobradas?

Agora, confira algumas das obras mais cobradas nos principais vestibulares do país.

  • Poemas Escolhidos, Gregório de Matos;
  • Quincas Borba, Machado de Assis;
  • Alguma Poesia, Carlos Drummond de Andrade;
  • Angústia, Graciliano Ramos;
  • Mayombe, Pepetela;
  • Mensagem, Fernando Pessoa;
  • Terra Sonâmbula, Mia Couto;
  • Campo Geral, Guimarães Rosa;
  • Romanceiro da Inconfidência, Cecília Meireles;
  • Nove Noites, Bernardo de Carvalho;
  • Sobrevivendo ao Inferno, Racionais MC’s;
  • Tarde, Olavo Bilac;
  • Seminário dos Ratos, Lygia Fagundes Telles;
  • O Marinheiro, Fernando Pessoa;
  • Niketche – Uma História de Poligamia; Paulina Chiziane;
  • Carta de Achamento a el-rei D. Manuel, Pero Vaz de Caminha.

Por fim, algumas obras aparecem de forma comum em vestibulares, outras, aparecem de forma pontual. Portanto, leia com atenção o edital da faculdade que pretende ingressar e assim, veja quais obras são especificamente solicitadas.

Desejamos uma ótima e calma rotina de estudos, assim como o bom aproveitamento e o prazer em ficar imerso em tantas boas leituras.

Mas, como você sabe, o papo nunca termina assim. Aqui na Voomp, ao final de cada artigo, indicamos uma boa leitura para que você se mantenha informado. Então, clique aqui e confira.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.