InícioGraduaçãoCiência de DadosUm diploma em Ciência de Dados vale a pena?

Um diploma em Ciência de Dados vale a pena?

Atualmente, à medida que os negócios globais se tornam mais orientados à informação, a procura de um Diploma em Ciência de Dados disparou. Isso ocorre porque os empregos nesse espaço agora oferecem pacotes de remuneração e benefícios excelentes, com boas oportunidades de carreira.

Assim, certos estudantes com talentos analíticos e matemáticos estão cada vez mais atraídos por carreiras lucrativas com um diploma em Ciência de Dados. Além disso, o trabalho pode ser incrivelmente satisfatório para as pessoas certas e envolve análise de dados estatísticos, com a criação de algoritmos e análises de grandes conjuntos de dados (Big Data). Então, não é de surpreender que você precise de alguma educação técnica especializada para conseguir atuar com um diploma em Ciência de Dados.

Afinal de contas, a graduação nessa área será seu caminho para alcançar esse objetivo. Mas, também é necessário ter foco e perseverança, pois a maioria dos cursos de Ciência de Dados tem a duração de quatro anos. Sendo que há algumas diferenciações na formação, como o Tecnólogo, que leva dois anos para ser concluído.

Ocasionalmente, o diploma no nível de Curso Superior de Tecnologia (CST) possui uma forma de ensino muito mais prática. Enquanto a formação em Bacharelado tem um enfoque muito mais teórico em seu início, para então dar início às atividades de natureza mais prática. De maneira alguma, um pode ser melhor que o outro, pois cada tipo de formação possui um objetivo diferente.

Nesse contexto, conseguir um diploma em Ciência de Dados significa sair da faculdade preparado para criação de códigos em diversas linguagens de programação, que por sua vez conseguirão trabalhar com informações de maneira relevante, com o objetivo de otimizar uma aplicação ou serviço. Escolher um diploma em Ciência de Dados é difícil, mas vamos ajudá-lo.

Um diploma em Ciência de Dados, vale a pena?

O caminho certo para você conseguir ter aquele emprego de seis dígitos será através de um diploma em Ciência de Dados. Por isso, para diversas pessoas, uma graduação pode valer o tempo e o custo do curso. Porém, existem opções mais acessíveis por aí.

Um bom exemplo disso seria considerarmos que tudo o que produzimos, compramos, vendemos e consumimos deixa um rastro de dados. Nessa perspectiva, as empresas precisam dos cientistas de dados para desenvolver, produzir e distribuir seus produtos com mais eficiência. Assim, as cidades procuram os cientistas de dados para torná-las mais habitáveis. E, certas equipes esportivas profissionais empregam cientistas de dados para lhes dar vantagem no campeonato. Os dados moldam grande parte de nossas vidas, mas poucas pessoas sabem como usá-los e interpretá-los.

Em seguida, um diploma em Ciência de Dados permite que os profissionais possam entender o que parece aleatório e caótico. Aplicando seus conhecimentos para transformar dados em percepções acionáveis. Para que assim, finalmente seus empregadores ou clientes possam tomar as melhores decisões estratégicas em seu negócio. Então, aqui estão algumas das principais coisas a serem consideradas ao escolher um diploma e considerando caminhos alternativos de educação.

Fatores a serem considerados ao se escolher um diploma em Ciência de Dados

  • Custo da graduação: por mais que em algumas universidades brasileiras o diploma em Ciência de Dados possa custar mais, atualmente diversas faculdades oferecem preços e modalidades flexíveis, como EAD e semipresencial.
  • Verifique se a instituição é autorizada pelo MEC: o Ministério da Educação deve autorizar o curso para que seu diploma tenha uma boa visualização por recrutadores. Mas, também existem opções alternativas, tudo depende do conhecimento adquirido.
  • Oportunidades de networking: a faculdade deve possuir uma forte rede de ex-alunos e excelentes laços com a indústria. O networking irá permitir com que você ganhe experiência valia e deve aumentar suas oportunidades de ser contratado.
  • Colocações e estágios: o curso melhora suas chances de conseguir um emprego? Ao final do curso, você deverá conseguir uma vaga em uma empresa conhecida.
  • Confira a grade curricular: o currículo do curso deve ser abrangente o suficiente para oferecer uma ampla gama de módulos opcionais. Também deve incluir assuntos importantes como computação, estatística, microeconomia e foco em tecnologias de computação com uso intensivo de dados.
  • Escolha uma especialização: há certas responsabilidades de trabalho que todos os cientistas de dados desempenham. Mas, ao escolher uma especialização, você pode se concentrar em sua área de interesse. Algumas funções especializadas podem incluir analistas de dados, engenheiros de aprendizado de máquina, estatísticos e arquitetos de dados.

Quais são as principais habilidades de um cientista de dados?

Como você pôde notar, a Ciência de Dados é uma profissão altamente especializada que requer uma variedade de habilidade técnicas. Mas, também requer habilidades interpessoais para se destacar. Afinal, você precisa traduzir suas equações em uma linguagem clara e concisa para persuadir a equipe de liderança. Dessa forma, se você possuir algumas das seguintes habilidades básicas, será um ótimo candidato a um diploma em Ciência de Dados.

  • Habilidades difíceis: se prepare para uma matemática bastante intensa, como estatística avançada, cálculo e álgebra linear. De certa forma, todo cientista de dados também conta com conhecimentos em codificação para interpretar grandes conjuntos de dados. Portanto, você precisará aprender SQL e Python. E para entrar neste campo, você precisa ser um especialista em organização e limpeza de dados.
  • Habilidades essenciais: você precisa saber comunicar suas descobertas visual e verbalmente falando de uma forma que faça sentido para as partes interessadas. Como cientista de dados, é necessário aperfeiçoar a arte de obter informações complexas e extrair os insights mais importantes para os líderes de negócios. Além de possuir uma comunicação clara, uma visão aguçada para os detalhes, combinando com habilidades de pensamento crítico, o ajudará a resolver desafios de negócios com equações e algoritmos.

Sobretudo, o mais importante nesse campo é ter paixão por aprender. Pois, a Ciência de Dados está em constante evolução. Dessa forma, você precisará se adaptar às novas ferramentas e tecnologias durante sua carreira. E isso é um desafio contínuo que muitos acham empolgante e revigorante. Por fim, se você se identificou com o curso ou já se imagina com um Diploma em Ciência de Dados existem inúmeras faculdades disponíveis, onde você poderá ingressar apenas com sua nota do ENEM ou poderá realizar o vestibular online também. Logo, desejamos boa sorte e bons estudos nessa carreira profissional!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.6 / 5. Número de votos: 29

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.