InícioCursinhos pré-vestibularVestibular de Medicina Veterinária: como funciona?

Vestibular de Medicina Veterinária: como funciona?

Você sonha em ser médico veterinário e não sabe por onde começar? Separamos um guia para te ajudar nessa nova etapa. Começando, claro, pelo vestibular de Medicina Veterinária

Antecipadamente, o curso é um dos mais concorridos. É responsável pela formação de profissionais para auxílio com a saúde dos animais.  Para começar a estudar nessa área, é necessário escolher a faculdade e se inscrever no vestibular. Se atingir uma nota significativa na prova, poderá ser aluno da instituição e se tornar um excelente veterinário.

De antemão, a veterinária é uma carreira que faz parte do desejo de muitas pessoas. Alguns carregam esse sonho desde a infância. Um bom relacionamento com os animais, faz com que essa vontade seja ainda maior.

Assim, uma coisa é fato, o vestibular exige muito preparo. Afinal, fará parte da sua vida pessoal e profissional. Logo, vejamos a seguir mais detalhes sobre o vestibular de Medicina Veterinária. 

Como funciona um vestibular de Medicina Veterinária?

Antes de mais nada, o vestibular é um processo seletivo que as instituições de ensino superior organizam para a seleção de candidatos. Esses candidatos precisam ter concluído o ensino médio.

De antemão, cada faculdade é responsável pela organização e critério de seus vestibulares. Essa seleção ocorre geralmente no final do ano, ou antes do início do segundo semestre.

Nesse sentido, será necessário se preparar bem para o vestibular. Confira o edital que é feito para o curso de medicina veterinária. O edital é responsável por conter informações que se destinam ao candidato. Nele, é possível encontrar as matérias que podem estar presente nas provas, além dos pesos que cada uma terá na realização da prova.

Nesse ínterim, alguns candidatos escolhem tentar a vaga na faculdade através do Exame Nacional do Ensino Médio -ENEM. O ENEM ocorre todos os anos, e é conhecido por ofertar bolsas de estudos que podem ser integrais ou parciais.

Frequentemente, as faculdades, em sua maioria, aceitam a nota do ENEM como forma de inscrição e concessão de bolsa. Entretanto, algumas universidades consideram válidos apenas os vestibulares internos. Ou seja, realizados pela própria instituição.

Dicas para passar no vestibular de Medicina Veterinária

A princípio, passar em um vestibular de Medicina Veterinária, pode parecer uma realidade distante. Porém, algumas dicas podem ser úteis para te ajudar a se preparar. Confira:

Tenha um cronograma de estudos

Antecipadamente, um cronograma servirá como um guia, ele irá auxiliar na organização e na otimização do tempo. É possível incluí-lo na sua rotina diária e assim não esquecer de estudar.

Dessa forma, alguns passos devem ser seguidos para um bom cronograma:

  • Anote todas as atividades que deseja realizar;
  • Estabeleça quanto tempo irá gastar para cada tarefa da sua lista;
  • Tenha um calendário para organizar datas de vestibulares;
  • Não se esqueça de incluir tempo livre para se divertir, sair com amigos e fazer o que gosta.

Refaça provas dos vestibulares que deseja concorrer

Antes de mais nada, pesquise vestibulares de medicina veterinária já prestados. Faça como uma forma de teste. Realizar essas provas irá deixar você  mais familiarizado e preparado com a forma que a prova é aplicada. O que irá te ajudar na hora de combater a ansiedade e fazer a prova de maneira calma e objetiva. Essa dica serve para qualquer vestibular.

Seja amigo da internet

De antemão, ser amigo da internet não quer dizer passar horas em redes sociais. Mas sim utilizar a tecnologia para estudar, assistir videoaulas e acessar matérias de apoio com dicas de estudo.

Mantenha-se atualizado

Os vestibulares costumam avaliar se o vestibulando está por dentro das novidades que estão acontecendo no mundo. Jornais, telejornais, sites e informações à sua volta, podem ser úteis para te manter bem-informado.

Ainda mais, muitas provas possuem um bloco de questões só sobre atualidades. É ali que o peso sobre seus conhecimentos do que está acontecendo é testado.

Tenha limites

À primeira vista, empenhar-se para o vestibular é fundamental.  No entanto, descansar é tão fundamental quanto estudar. Evite virar noite em cima de livros ou ficar horas maçantes estudando. O descanso, e até o cochilo, é essencial para a memória concretizar o aprendizado. Além disso, evita o esgotamento – que poderia estragar meses de estudo. 

Dicas para se preparar no dia do vestibular de Medicina Veterinária

Antes de qualquer coisa, confira o local da prova, separe a documentação e cuide da alimentação. Esses três passos são os iniciais e principais para um dia de vestibular.

Ainda mais, além de estudar e saber o conteúdo, é necessário se atentar a alguns pontos fundamentais. Confira: 

Conferir o edital

Desde já, esse é o documento oficial do vestibular. Traz informações, regras e orientações para a realização das provas. Leia-o atentamente para saber o que pode ou não no dia do exame. Bem como horário de abertura e fechamento dos portões além dos locais das provas são explicados nesses editais.

Saiba o que levar no dia das provas

Antecipadamente, as provas são respondidas com caneta azul ou preta. Cada universidade pode definir a cor, por isso, leia o edital. Leve sempre mais de uma caneta e esteja preparado para imprevistos. 

Tome cuidado com a alimentação

Igualmente, cuidado com a alimentação. Dê preferência a comidas leves e que promovam uma sensação de saciedade. Alimentos de fácil digestão também são indicados, pois os vestibulares costumam durar horas.

Ainda mais, leve alimentos de fácil consumo e água para o dia que for prestar o vestibular. A hidratação auxilia na concentração.

Confira a documentação

Primeiramente, ter um documento original com foto é obrigatório.  Sem ele não será possível a realização do vestibular. Cópias, mesmo que autenticadas, são extremamente proibidas. Acompanhe quais documentos são aceitos:

  • RG;
  • Carteira de registo nacional migratório;
  • Carteira de trabalho e previdência social;
  • Certificado de dispensa de incorporação;
  • Certificado de reservista;
  • Passaporte;
  • Carteira nacional de habilitação – CNH, com foto;
  • Identidade funcional.

Acredite em você

Desde já, mantenha a calma, confie nos conhecimentos que você adquiriu durante as horas de estudo. Preste atenção em todas as orientações passadas pelos aplicadores das provas, se houver dúvidas, pergunte!

Leia todas as questões com calma, busque entendê-las para interpretar de maneira correta. Uma dica é responder todas aquelas que você tem certeza da resposta, assim, gastará menor tempo pensando e respondendo. Em seguida responda as que são mais complexas ou lhe causam dúvidas. Procure organizar o tempo para que todas sejam respondidas e assim não seja necessário entregar a prova incompleta ou responder errado por não ter tempo.

Ainda mais, dedique um tempo para a leitura da proposta da redação. Geralmente as redações carregam as maiores pontuações dos vestibulares. Seu peso é maior em relação às outras áreas. Por isso, reserve um tempo hábil para escrever a redação e garantir uma boa pontuação.

O que é Medicina Veterinária?

Agora que já sabe como se dar bem em um vestibular, está na hora de conhecer melhor o que é medicina veterinária.

Primeiramente, a área é dedicada ao estudo, prevenção e tratamento de doenças em animais. É uma carreira ampla, que pode ir de acompanhamentos à saúde dos animais de estimação, até o controle de doenças em animais silvestres.

Ainda mais, além da saúde dos animais, veterinários podem ainda atuar em controle de qualidade decorrentes de produtos ou pesquisas realizadas pelo centro de zoonoses. Contudo, esse profissional será capaz de tratar todos os animais que tenham pelos, escamas ou penas. 

A grosso modo, é o médico responsável por cuidar de quaisquer espécies de animais. Podendo ainda ter o título de veterinário de um zoológico ou de uma cidade.

Como se dar bem no curso de Medicina Veterinária

Antecipadamente, ter interesse pelos animais, principalmente com a saúde deles, a área de veterinária pode ser o melhor caminho para a sua carreira profissional. Segundo pesquisas, o mercado pet movimenta cerca de R$ 20 bilhões ao ano.

Ainda assim, para ter sucesso na carreira de médico veterinário, é preciso seguir algumas dicas. Não basta estar diplomado, é fundamental ter conhecimentos para se consolidar no mercado.

Tenha amor pela profissão

Desde já, pode parecer clichê, mas essa é a dica fundamental para se dar bem em qualquer modalidade. Certamente, não existe nada mais frustrante do que trabalhar com o que não gosta.

Assim, pesquise muito bem a área, converse com profissionais que já atuam no mercado, entenda quais as vantagens e desvantagens de seguir essa profissão. Se necessário, avalie a grade curricular do curso. Dessa forma, será possível se preparar e saber o que vai encontrar pela frente.

Continue estudando

Antes de mais nada, jamais pense na possibilidade de parar de estudar após formado. O mundo sofre constantes inovações, logo é necessário estar sempre atento e saber lidar com o novo.

O curso de medicina veterinária tem a duração de 5 anos, mesmo assim, a maioria das vagas em laboratórios ou hospitais, exigem técnicas adquiridas com estudos contínuos. 

Dessa forma, tenha o hábito de realizar cursos e treinamentos, além das pesquisas disponíveis no setor. Só assim será possível se manter bem-informado e no mercado de trabalho.

Tenha inteligência emocional

Ser inteligente emocionalmente é saber lidar com situações adversas, controlando as emoções. Não ser tão emotivo é fundamental para essa profissão.

Ainda mais, no dia a dia, a tomada de decisões precisa ser rápida, ou seja, é necessário pensar com a razão e não com a emoção.

Escolha uma boa faculdade

Antecipadamente, uma boa faculdade faz toda a diferença no seu diploma. Isso ocorre porque algumas universidades possuem padrões menores que as outras. Dessa maneira, o método de ensino acaba sofrendo consequências. Escolha faculdades reconhecidas pelo MEC.

Pré-defina sua área de atuação

Em suma, considerado um curso generalista, é possível atuar em diversas áreas. Ao longo do curso, você certamente terá contado com todas, ou quase todas as áreas de atuação.

Áreas de atuação do médico veterinário 

Antecipadamente, muito parecida com outras profissões, a medicina veterinária é composta por várias vertentes. A seguir, veja as principais áreas de atuação. Certamente uma delas fará com que você se interesse mais após a formação.

Produção animal

De antemão, uma área é escolhida por quem ama o mundo da pecuária. A produção animal é responsável pelas melhorias e aumento dos lucros. Essa prática precisa ser realizada sempre pensando no bem-estar do animal.

Ainda mais, a reprodução animal está ligada à área da produção. Isso porque é ligada à engenharia genética.

Clínica e cirúrgica

A mais comum entre os veterinários. As áreas clínicas e cirúrgicas são responsáveis pelo cuidado com os animais silvestres e principalmente domésticos.

Assim, nesse ramo o profissional será responsável pelos cuidados diretos da saúde do animal. A grosso modo, atuam como médicos de humanos. Isso porque o veterinário clínico busca qualificações para lidar cada vez melhor com um grupo específico de animais.

Laboratorial

A princípio, dentro dos laboratórios, o formando trabalhará diretamente no tratamento de diversas doenças. São nos laboratórios que testes de patologias são realizados. Os exames de sangue e de imagens são os mais comuns.

Desde já, quem escolhe atuar nessa área, se torna o maior responsável por detectar quaisquer problemas que agradem a saúde do pet. O objetivo principal é investigar e desenvolver soluções para retardar a doença.

Anestesia

Comum em procedimentos cirúrgicos, a anestesista pode ser muito útil para acalmar os animais. Essas anestesias podem ser utilizadas em:

  • Animais domésticos;
  • Animais selvagens;
  • Animais de médio e grande porte.

Logo, esse profissional é capacitado para saber dosagens de acordo com cada situação e acompanhar os animais durante quaisquer procedimentos, garantindo, assim, uma ótima recuperação.  Se você gosta de estudar as reações bioquímicas no corpo, essa área foi feita para você.

Técnico de zoológico

Antes de mais nada, o veterinário é essencial para manter o cuidado com todos os animais, sempre os deixando com a saúde impecável.

Ainda mais, a alimentação também é responsabilidade do técnico veterinário. Ele será capaz de encontrar maneiras que os deixem mais próximos do seu habitat natural.

Especialista em animais silvestres

À primeira vista, bem menos conhecida, a área que cuida dos animais silvestres vem se tornando cada vez mais popular. Isso acontece, porque os animais silvestres estão se tornando domésticos.

Nesse ínterim é preciso ter o conhecimento adequado antes de criar essas espécies consideradas perigosas. Para ser um profissional nesse ramo, não deve ter medo e pensar sempre no bem-estar do bicho. Você poderá lidar com esses animais:

  • Cobras;
  • Aranhas;
  • Tartarugas;
  • Aves silvestres.

Quais as melhores faculdades de Medicina Veterinária?

Primeiramente, optar por uma faculdade que seja reconhecida pelo MEC e ofereça as melhores infraestruturas e ensino é essencial. 

Ainda mais, o profissional formado em medicina veterinária conta com mais de 80 especialidades. Além disso, podem atuar em clínicas e hospitais, parques e zoológicos, laboratórios de medicamentos ou vacinas, empresas que prestam assistência aos animais ou até mesmo fazendas particulares.

Nesse ínterim, veja as faculdades retiradas do Ranking Universitário Folha.

As melhores faculdades públicas de Veterinária:

  • Universidade de São Paulo -USP;
  • Universidade Estadual Paulista Júlio De Mesquita Filho -UNESP;
  • Universidade Federal de Minas Gerais -UFMG;
  • Universidade Federal de Viçosa -UFV;
  • Universidade Federal de Lavras -UFLA;
  • Universidade Federal de Santa Maria -UFSM;
  • Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro – UFRRJ;
  • Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS;
  • Universidade Estadual de Londrina-UEL;
  • Universidade Federal de Uberlândia.

As melhores faculdades privadas de Veterinária:

  • Universidade Anhembi Morumbi – ANHEMBI;
  • Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUCPR;
  • Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – PUC Minas;
  • Universidade Pitágoras Unopar – UNOPAR;
  • UNIVERSIDADE Anhanguera – UNIDERP;
  • Universidade Santo Amaro – UNISA;
  • Universidade Paulista – UNIP;
  • Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas – FMU;

Assim, a universidade é a porta de entrada para o mercado de trabalho. Por isso, escolha com cautela e pesquise bastante antes de decidir onde estudar. Por último, escolha aquilo que mais faz sentido para você. Hoje em dia, não é necessário pagar caro demais para ter um ensino de qualidade. 

Grade curricular de Medicina Veterinária 

Antecipadamente, o curso tem duração de 5 anos. Os alunos são primeiramente introduzidos nas disciplinas voltadas para ciências biológicas, que são fundamentais para a carreira profissional.

Por outro lado, nos semestres seguintes os conteúdos são específicos. Isso  permite ao aluno escolher sua área de especialização. Para saber o que vai encontrar, veja a grade de estudo da faculdade Unopar.

  • Ciências moleculares e celulares;
  • Microbiologia e imunologia aplicada à medicina veterinária;
  • Microbiologia veterinária aplicada;
  • Melhoramento genético animal;
  • Patologia veterinária geral;
  • Nutrição animal;
  • Medicina veterinária preventiva e defesa sanitária animal;
  • Manejo e clínica de animais silvestres;
  • Técnica cirúrgica e anestesiologia aplicadas à medicina veterinária;
  • Prática hospitalar em clínica médica de pequenos animais;
  • Prática hospitalar em clínica médica de grandes animais, laboratórios e saúde pública;
  • Ciência da bioética e do bem-estar animal.

Frequentemente, as universidades podem seguir um padrão de ensino diferente. Porém, todos se baseiam nas técnicas necessárias para formar profissionais aptos a exercerem a função com máxima excelência.

Mensalidade do curso de Medicina Veterinária em faculdades particulares

Primeiramente, as faculdades públicas costumam selecionar seus alunos com vestibulares próprios. Os critérios são bem mais rigorosos, devido ao nome que essas instituições carregam.

Por outro lado, as faculdades particulares aplicam provas internas e desenvolvidas de forma mais específica. Em alguns casos o aluno conquista descontos significativos para utilizar ao longo do curso.

Dessa forma, separamos uma lista com as faculdades mais bem ranqueadas e seus respectivos valores. Vale lembrar que eles podem sofrer alterações em relação a horários diurnos ou noturnos.

  • PUC Minas: R$4.983,00
  • Universidade Anhembi Morumbi: R$3.478,00
  • UNOPAR: R$1.769,00
  • FMU: R$1.295,40
  • UNISA: R$1.198,40
  • UNIP: R$1.191,37
  • Universidade Anhanguera: R$1.159,00

Quanto ganha um veterinário?

Antecipadamente, o salário de um médico veterinário varia de acordo com a especialidade escolhida e suas habilidades. 

À primeira vista, de acordo com o Site Nacional de Empregos (Sine), o salário médio vai de R$1.800 a R$7.700, dependendo do tempo de experiência e do porte da empresa contratante. A base salarial fica abaixo do piso da categoria, sendo R$2.488,00.

Ainda mais, o Conselho Regional de Medicina Veterinária de Santa Catarina definiu as cargas horárias e os salários de acordo com o tempo de serviço desenvolvido semanalmente.

  • Consultório veterinário: 10 horas semanais;
  • Clínica veterinária: 40 horas semanais;
  • Hospital veterinário ou zoológico: 50 horas semanais.

Dessa forma, os salários são definidos da seguinte maneira:

  • 3 a 4 horas semanais: 1 salário mínimo;
  • 16 horas semanais: 4 salários mínimos;
  • 50 horas semanais: 12,5 salários mínimos.

De antemão, esses números são chamados de salários médios. Os valores podem ser maiores ou menores. Tudo vai depender da sua capacidade e do porte da empresa. Alguns profissionais chegam a ganhar facilmente mais de R$10 mil.

Esses grandes salários são geralmente de veterinários renomados ou profissionais de grandes empresas. Quando um veterinário consegue montar sua própria clínica, seus ganhos são maiores.

Perfil de um médico veterinário

Agora que já sabemos salários e as melhores faculdades, está na hora de saber qual o perfil para se tornar um profissional de sucesso. Os veterinários são respeitados pois os donos dos pets depositam toda sua confiança nesse profissional. Algumas qualidades são fundamentais para se dar bem na carreira. Veja: 

Visão de negócios

Antecipadamente, para ser um bom empreendedor é preciso possuir habilidades para conhecer e gerenciar seu negócio. Além de amar a profissão é preciso saber lidar com todas as situações que venham surgir. Busque ter uma visão real dos negócios, e alcance seus objetivos com muito trabalho e dedicação.

Boa comunicação

Antes de mais nada, a boa comunicação é fundamental. Principalmente para passar diagnósticos ou tratamentos. Calma, paciência e franqueza na comunicação irão transmitir confiança e segurança para seus clientes.

Vasto conhecimento

A área médica sofre inovações diariamente e, com isso, afeta de forma direta a medicina veterinária. Uma boa maneira de se manter por dentro das novidades é se dedicar a cursos, palestras e treinamentos. Assim, seu conhecimento sempre estará em dia.

Dedicação

Desde já, ser dedicado é importante para uma evolução pessoal e profissional. Seu maior cliente são os animais, portanto dedique-se a eles o máximo possível.

Amar os animais

Primeiramente, amar os animais é considerado o item principal para se dar bem nessa profissão. Logo, tenha empatia e busque resolver os problemas da maneira mais tranquila possível.

Tome decisões com rapidez

Muitas vezes o veterinário deverá tomar decisões de forma rápida. Principalmente em situações consideradas de emergência, onde a vida do animal é colocada à prova. Por isso, desde já, treine sua habilidade de tomar decisões rápidas. 

Enfim, agora que você já sabe tudo sobre essa área, estude, faça sua inscrição nos vestibulares e seja dedicado.. Realize a prova com cautela prestando muita atenção. Ademais, não se esqueça de escolher faculdades reconhecidas pelo MEC.

Continue lendo e descubra a fundo quais as melhores faculdades de Medicina Veterinária e os detalhes de cada instituição.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.5 / 5. Número de votos: 10

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.