InícioDicasMercado de trabalhoVocê sabe o que é gastronomia autoral?

Você sabe o que é gastronomia autoral?

Você já ouviu falar de gastronomia autoral? Apesar de seu constante crescimento e de ser um conceito muito presente no dia a dia, pode ser que você nunca tenha passado por este termo.

De antemão, a gastronomia, assim como qualquer outra área do conhecimento, está em constante transformação. São novas ideias que surgem para questionar e testar modelos tradicionais, visando seu aperfeiçoamento ou buscando alternativas. Assim, a todo momento são elaboradas novas técnicas e tendências no mundo gastronômico.

Aqui, vamos te explicar o que é a cozinha autoral, como ela está inserida em nosso cotidiano e como você pode fazer para cursar e entender ainda mais sobre o tema. Vem com a gente!

O que é gastronomia autoral

Quando falamos de “cozinha autoral”, estamos falando deste tipo de processo de transformação. Este movimento gastronômico surgiu na França, entre os anos 70 e 80, e teve como seu maior representante o chefe Alain Senderens. Alain fez parte de uma corrente chamada Nouvelle Cuisine Française (Nova Cozinha Francesa), propondo rupturas nos modelos de cozinhar e apresentar pratos na alta culinária da França.

Assim, alguns conceitos emergiram e ganharam força, estando em evidência até hoje. É o caso da cozinha autoral, que preza pela valorização da experiência do chefe para criar uma receita. Originalidade e identificação do prato com o chefe são conceitos primordiais desta maneira de pensar a gastronomia.

No Brasil, este movimento foi muito influente, tornando-se uma inspiração para os cozinheiros brasileiros. Assim, surgiu a chamada Nova Culinária Brasileira, também propondo uma renovação na cozinha e buscando levar os pratos brasileiros para o mundo.

Um bom exemplo de aplicação da gastronomia autoral são os restaurantes de comidas tipicamente regionais (ainda mais quando os pratos possuem um toque especial do chefe).  Normalmente, são espaços que permitem surpreender os clientes, com pratos carregados de identidade, histórias, vivências e técnicas particulares de cada chefe. Uma experiência única.

Apesar de ter surgido na alta gastronomia francesa, a culinária autoral está por todas as partes, nos mais diversos restaurantes. Se você se interessa por pratos singulares, que possam te proporcionar uma experiência única e complexa, não se surpreenda se você encontrar isso no restaurante do seu bairro. Aqui, o que conta é a criatividade e a liberdade para experimentar.

O curso de Gastronomia

No curso de Gastronomia, além dos conceitos da cozinha autoral, você terá contato com diversas correntes de pensamento culinário. Uma ótima oportunidade para estar a par das ideias que pautam nossa alimentação cultural e historicamente.

Ao concluir o curso (que possui duração média de dois anos), você estará capacitado para explorar o mundo das bebidas, comidas e serviços de alimentação. Se você gosta de cozinhar e procura refinar seus conhecimentos, além de colocar sua criatividade na mesa, o curso de gastronomia pode ser uma boa escolha.

Mercado de trabalho

O mercado de trabalho também se mostra promissor. Com a formação em gastronomia, você estará apto para atuar nos diversos ramos dos alimentos. Por exemplo, em espaços mais tradicionais como restaurantes, cafeterias e padarias, ou então em serviços relacionados à área de turismo, como hotéis e cruzeiros.

Além disso, empresas produtoras de eventos e consultorias gastronômicas também são excelentes oportunidades ofertadas ao profissional da gastronomia e que permite. Atualmente, também é muito comum que gastrônomos divulguem seus trabalhos autorais na internet, tornando suas criações culinárias sua fonte de renda.

De acordo com o CanalTech, com o advento da pandemia, os serviços de delivery passaram a popularizar no Brasil. Para além das capitais, as cidades interioranas também contribuíram para o boom deste tipo de serviço. Certamente, trata-se de uma boa notícia para quem quer empreender no ramo dos alimentos, onde estão os gastrônomos.

Como empreender em gastronomia?

Quais as profissões para atuar na indústria de alimentos?

Onde cursar Gastronomia

Nesse sentido, existem opções boas e versáteis para formar-se em gastronomia. Seja de forma presencial ou pela modalidade de ensino a distância (EAD). Aqui, indicamos três possibilidades interessantes: na Universidade do Norte do Paraná (UNOPAR), na Faculdade Pitágoras e na Anhanguera.

Na Unopar e na Faculdade Pitágoras, você poderá realizar o curso no formato EAD, uma alternativa interessante se você trabalha e precisa manejar seu tempo. Com duração reduzida, este tecnólogo te habilita a trabalhar com diferentes tipos e tamanhos de cozinhas, passando por processos desde a fabricação como a produção de alimentos.

Já na Anhanguera, você tem a possibilidade de fazer o curso de maneira presencial e ainda aproveitar toda a estrutura disponibilizada. Desta forma, destacam-se as atividades teóricas e práticas, o uso do espaço físico como salas multimídia e laboratórios, além de biblioteca com acervo para estudantes de gastronomia. Há também as Disciplinas Interativas, que visam preparar o graduando para o mercado de trabalho.

De acordo com os sites das faculdades, com um investimento a partir de R$ 149,00 reais mensais você já pode cursar Gastronomia. Portanto, são cursos acessíveis e que podem abrir portas profissionais.

Grade curricular

Através da grade curricular do curso de Gastronomia, você pode ter uma boa noção dos elementos que constituem a formação. Sobretudo, são discussões acerca de história, cultura, boas práticas, técnicas, empreendedorismo, segurança alimentar, nutrição e sociedade. Confira abaixo as disciplinas presentes no curso:

  • Administração Aplicada A Gastronomia
  • Antropologia E História Da Alimentação
  • Atividades Complementares
  • Bases Da Enologia
  • Comportamento Organizacional E Negociação
    Confeitaria
  • Cozinha Asiática
  • Cozinha Brasileira
  • Cozinha Internacional
  • Cozinha Nutricional
  • Ed – Cultura Digital
  • Ed – Design Thinking
  • Ed – Marketing Digital
  • Ed – Projeto De Vida
  • Garde Manger – Cozinha Fria
  • História Da Alimentação E Da Gastronomia Brasileira
  • Matérias Primas, Higiene E Controle De Alimentos
  • Optativa
  • Panificação
  • Planejamento De Cardápio
  • Planejamento Físico
  • Projeto Integrado Em Gastronomia
  • Serviço, Etiqueta E Cerimonial
  • Serviços De Bebidas
  • Sociedade Brasileira E Cidadania
  • Técnicas Básicas De Cozinha
  • Tecnologia De Alimentos

Enfim, esperamos ter te ajudado a ficar por dentro deste universo tão rico que é o da gastronomia e a desmistificar o que é a gastronomia autoral.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 5

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.