InícioGraduaçãoEnfermagemEnfermagem x Fisioterapia: veja as diferenças entre os cursos

Enfermagem x Fisioterapia: veja as diferenças entre os cursos

Você já parou alguma vez para pensar nas diferenças entre os cursos de Enfermagem e Fisioterapia? Os dois formam profissionais que desempenham um papel de grande importância na recuperação e no bem estar das pessoas. Por isso é comum surgir algumas – ou muitas – dúvidas na hora de escolher entre as duas graduações.

Até porque, em primeiro lugar, os dois são da área da saúde e lidam diretamente com pessoas. Ambos os profissionais podem atuar em vários ambientes e possuem a oportunidade de se especializarem em muitas áreas. No entanto, eles são bem diferentes e isso é visto desde o início do curso.

Mas pode ficar tranquilo, que para ajudar de vez você a entender quais são essas diferenças, separamos aqui as principais diferenças entre as duas graduações e ainda descobrimos algumas disciplinas que são estudadas em cada um deles. Confere aí!

Enfermagem e Fisioterapia: entenda a diferença entre os cursos

Enfermagem e Fisioterapia são duas graduações na área da saúde, que prezam pelo bem-estar das pessoas, mas que possuem muitas diferenças. É justamente isso que deve ser avaliado com cuidado antes de escolher qual curso estudar.

Mas afinal, que diferenças são essas? A principal, e mais importante, diferença entre essas duas graduações é a área que os futuros profissionais vão atuar e, consequentemente, as atividades que eles irão desempenhar no dia a dia.

No curso de enfermagem, por exemplo, são ensinados métodos que irão auxiliar o profissional na promoção, restabelecimento e manutenção da saúde das pessoas. Isso é feito com o acompanhamento em todos os aspectos. Desde a consulta, até o tratamento e, finalmente, a alta médica.

O curso também ensina ao estudante os cuidados gerais com os pacientes. Como identificar o estado de saúde, prestar primeiros socorros, a maneira certa de mover pessoas em situações delicadas, administração de medicamentos e até a fazer a conexão correta com a equipe médica.

Já a graduação de fisioterapia prepara o estudante para cuidar das chamadas disfunções motoras. Ou seja, problemas que afetam a mobilidade e são, normalmente, causados por má postura, má-formação ou acidentes.

O curso, portanto, é mais focado nas funções motoras e no funcionamento dos órgãos, enquanto que a enfermagem foca na saúde de uma maneira mais geral. O fisioterapeuta precisa ainda ser capaz de diagnosticar problemas nessa área e indicar o tratamento correto.

Eles possuem algo em comum?

Dá para ver que existem diferenças entre os cursos de Enfermagem e Fisioterapia áreas, não é mesmo? Porém, elas também possuem algumas coisas em comum, como o fato de terem o foco em garantir o bem estar das pessoas que serão beneficiadas por elas no futuro.
Ambos os cursos ainda exigem que os estudantes gostem de trabalhar diretamente com pessoas e tenham empatia.

Afinal, o futuro profissional vai ter que lidar, muitas vezes, com pacientes que estão em um certo estágio de vulnerabilidade e precisarão atuar em equipes multidisciplinares. Ou seja, com profissionais de diversas áreas.

Outra semelhança é no tempo de duração do curso. As duas têm uma duração média de cinco anos, com a necessidade do estudante fazer um estágio supervisionado, no qual ele terá a possibilidade de colocar em prática o que aprendeu.

Entenda mais sobre Enfermagem e Fisioterapia

Enfermagem e Fisioterapia são duas áreas indispensáveis na saúde e cada uma delas, mesmo tendo algumas coisas em comum, foca em cuidar de coisas diferentes. Por conta disso, a grade curricular de ambos os cursos conta com aulas práticas e os estágios, onde o aluno tem a oportunidade de ver de perto o dia a dia de onde ele vai trabalhar.

A seguir, você vai ver algumas das disciplinas – cadeiras – que são oferecidas pelas instituições que oferecem esses cursos. Contudo, fique ligado e sempre procure a grade curricular de onde você vai estudar, pois elas podem mudar de acordo com o local, pelas eletivas oferecidas e, em alguns casos, terem apenas o nome alterado.

Enfermagem

A graduação de Enfermagem precisa capacitar o estudante para que ele, no futuro, possa atuar em várias áreas do cuidado com a saúde. Sendo assim, o currículo abrange bastante coisa. Veja a seguir algumas das disciplinas que os alunos de Enfermagem costumam aprender!

  • Ciências morfofuncionais dos sistemas do corpo
  • Genética
  • Saúde coletiva
  • Psicologia aplicada à saúde
  • Enfermagem na saúde do adulto
  • Saúde do trabalhador
  • Bioética e legislação
  • Saúde da mulher
  • Saúde mental
  • Gestão em saúde
  • Enfermagem no centro cirúrgico
  • Saúde do idoso

Fisioterapia

Como foi explicado, o curso de Fisioterapia forma profissionais capacitados para cuidar de problemas que afetam a mobilidade. Por isso, a grade curricular foca no entendimento e cuidados com esses sistemas. Algumas das disciplinas estudadas nessa graduação são:

  • Ciências morfofuncionais do aparelho locomotor e de outros sistemas
  • Cinesioterapia geral
  • Diagnóstico cinético-funcional
  • Primeiros socorros
  • Práticas fisioterapêuticas na atenção secundária e terciária
  • Prótese e órtese
  • Fisioterapia neurofuncional
  • Recursos terapêuticos
  • Fisioterapia na saúde do adulto
  • Fisioterapia na saúde do neonatal
  • Fisioterapia na saúde da mulher
  • Ética e deontologia

Dicas de como escolher entre os dois

A gente sabe que escolher qual graduação cursar é uma tarefa difícil e cheia de incertezas. Por isso, confere a seguir algumas dicas que podem te ajudar, caso você ainda esteja na dúvida entre estudar Enfermagem ou Fisioterapia, a decidir qual o melhor caminho a seguir.

Primeiro pense em você. Pois é! Veja quais os seus pontos fortes, o que você mais gosta de fazer e o que gosta de estudar na escola. Tudo isso serve como ponto de partida para escolher uma graduação que ofereça disciplinas com as quais você tem uma maior afinidade, principalmente depois de conhecer as diferenças entre os cursos de enfermagem e fisioterapia.

Observe também as possíveis pós-graduaçõess dois cursos oferecem muitas áreas de atuação. Por conta disso, sempre vale a pena dar uma conferida nas opções de especialização que estão disponíveis para cada um, vai que alguma área chame a sua atenção e seja o que faz você decidir entre um e outro?

Em último lugar, avalie como é o mercado de trabalho na sua região e os salários pagos aos profissionais. Agora, aproveita que está por aqui e dá uma olhada nos nossos outros conteúdos sobre esses cursos e aprenda mais sobre cada um deles!

Continue nos acompanhando para mais informações que podem ajudar no seu desenvolvimento acadêmico e profissional, vem de Voomp!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 2.3 / 5. Número de votos: 4

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.