InícioDicasFormação acadêmicaO que muda quando o aluno chega ao ensino superior?

O que muda quando o aluno chega ao ensino superior?

É longo o tempo de preparação e espera até a chegada ao Ensino Superior. Por mais que seja feito um longo processo de estudo e dedicação, muitas vezes o aluno não sabe de fato quais são as mudanças que irá enfrentar na nova etapa.

Nesta matéria, você irá compreender o que significa ingressar no Ensino Superior de maneira prática. Ainda, verá o que muda em relação às fases anteriores da sua educação e como lidar com as mudanças.

Liberdade ao chegar no Ensino Superior

Para muitos estudantes, a chegada ao Ensino Superior significa maior liberdade. Isso porque é comum que a graduação seja realizada em uma cidade diferente, o que leva o ingressante a se  mudar da casa dos pais. Já foi divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) o dado de que 29,2% dos universitários brasileiros trabalham em uma cidade e estudam em outra. Dessa forma, desenvolve-se maior liberdade a partir da conquista de autonomia. Essa situação pode ser um pouco desafiadora no início, porém é de extremo valor para o indivíduo em sua vida.

Responsabilidade ao chegar no Ensino Superior

Além da liberdade, o estudante se depara com um aumento expressivo em suas responsabilidades com a chegada ao Ensino Superior. Isso porque a dinâmica da graduação superior é diferente da maior parte dos ensinos básicos. Dessa forma, o aluno torna-se o protagonista do seu processo de aprendizado. Isso significa que será o principal responsável pelo cumprimento de prazos, gerenciamento de tempo e de suas anotações. Além disso, é necessário que o aluno tenha comprometimento com sua participação e frequência nas aulas.

Proximidade do mercado de trabalho 

A principal transformação com a qual o graduando irá se deparar ao chegar no Ensino Superior é a maneira com que a faculdade o aproxima da vivência profissional. Isso inclui os pontos anteriormente levantados, que também estão envolvidos diretamente com a maneira como a vida profissional funciona. Mas, além desses, o próprio curso também irá direcionar o estudante para esse mundo. Isso será feito através das disciplinas, é claro, porém também a partir das dinâmicas em projetos e atividades promovidas pela faculdade.

Ou seja, a partir do momento em que você ingressa em uma universidade, passa a ser considerado um profissional em potencial para o mercado de trabalho. E, dessa forma, passa a ser tratado como tal, a fim de que desenvolva as capacidades mencionadas anteriormente. Além disso, conforme mencionado, as disciplinas do curso de graduação passam a apresentar maior direcionamento para a sua atuação profissional. Isso acontece principalmente quando você opta por um curso de CST, mas também é perceptível ao ingressar em uma licenciatura ou bacharelado.

O que é o curso de CST?

É chamado de curso CST, ou Curso Superior Tecnológico, a graduação que conta com menor tempo de duração e foco em áreas tecnológicas. Ou seja, trata-se de uma formação com a mesma validade que o bacharelado, porém, com uma média de duração de 2 a 3 anos, a depender da área escolhida.

Essa modalidade de curso é oferecida acompanhando as tendências de mercado. Dessa forma, permite que o profissional se capacite diretamente para a atuação no mercado de trabalho de acordo com a função escolhida. Atualmente você encontra cursos tecnológicos em diversas áreas do conhecimento, dentre essas a área da saúde, comunicação, design, negócios e outros.

A Anhanguera é uma instituição que oferece, dentre outras modalidades, cursos tecnológicos em diferentes áreas. Dessa forma, você pode realizar a graduação de maneira rápida, prática e com menor valor de investimento. No site oficial da faculdade você confere a lista completa de cursos disponíveis na modalidade.

Experiência profissional

A chegada ao Ensino Superior também irá significar, para muitos, a busca pela primeira experiência profissional. Além da busca em si, a conciliação entre o trabalho e os estudos será um elemento presente na vida de muitos dos estudantes. Essa experiência ajudará a consolidar todas as características mencionadas anteriormente acerca da responsabilidade e liberdade do estudante.

Isso acontece porque o mercado de trabalho exige de seus profissionais um senso de responsabilidade claro acerca de suas funções. Além disso, a possibilidade de ter uma renda própria ajudará a promover ainda mais a liberdade do indivíduo. Mas, isso ainda irá exigir, também, a responsabilidade para gestão de despesas.

Essa primeira experiência pode ser adquirida de diferentes formas, sendo que a mais comum durante o andamento da graduação é o estágio. O estágio também é responsável por aproximar o aluno do mercado de trabalho. Isso acontece apesar de o estágio não ser considerada pela legislação brasileira como uma atividade profissional. Afinal, o aluno será inserido em uma organização com o objetivo de exercitar aprendizados da graduação em andamento.

Como se adaptar com a chegada ao Ensino Superior?

Todos os desafios provenientes da chegada ao Ensino Superior são naturais para o processo de amadurecimento do aluno. Por isso, a possibilidade de estranheza acerca do ambiente e as novas exigências são perfeitamente normais. Entretanto, é preciso saber lidar com todas as novidades para atravessar essa etapa com êxito.

Nessa fase, é importante que o aluno possa contar com o apoio familiar. Por mais que seja um momento libertador, ainda é preciso que esse possua uma base estável de pessoas e relações. Ainda, o senso de persistência somado às habilidades de dedicação, organização e responsabilidade serão a chave para o sucesso do aluno que chega ao Ensino Superior. Dessa forma, é preciso que haja esforço por parte do indivíduo e determinação para fazer com que essa etapa seja realizada da melhor maneira possível.

No caminho do amadurecimento

O sonho de chegar ao Ensino Superior pode ser diferente daquilo que muitos estudantes sonham durante seus anos escolares. Entretanto, essa não é uma razão para desistir. Afinal, trata-se de um processo essencial para o seu amadurecimento e natural para o início de sua vida profissional. Todas as mudanças são necessárias e extremamente benéficas para o desenvolvimento do graduando.

Para se dar bem com a nova fase, é necessário compreender as mudanças exigidas e permitir-se passar por elas. O resultado irá lhe garantir, principalmente, maior senso de responsabilidade e organização. Além disso, você encontrará o mercado de trabalho de braços abertos ao final do processo.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 3

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.