Saiba a importância do diploma do ensino superior

Ana Cláudia Andrade Oliveira
Formada em Letras, Pedagogia, especialista em Neurociências e em produção de conteúdo Web.
1

Crédito: Crédio: Pexels

Antigamente, por causa de sua importância, o diploma era muito desejado por muitos, mas nem todos tinham como obter. Atualmente, o acesso à graduação ficou mais fácil. E, assim, a cada ano mais pessoas têm se formado.

Mesmo com essa facilidade, algumas pessoas ainda se questionam sobre a importância em cursar o ensino superior. Afinal, será que um pedaço de papel realmente faz toda a diferença?

Primeiramente, é preciso deixar de pensar que o diploma é apenas um papel. Existe todo um significado, lutas e conquistas por trás desse “papel”. Nos tópicos abaixo você vai conferir a importância do diploma e o porquê você deve cursar o ensino superior.

Quem possui diploma tem mais reconhecimento

A princípio, quem cursa o ensino superior possui um reconhecimento maior no mercado de trabalho. Além disso, o mercado está cada vez mais competitivo e exigente. Portanto, possuir um diploma faz toda a diferença!

Sendo assim, basta apenas realizar qualquer curso para conseguir uma boa carreira? Não! Você precisa definir bem qual caminho profissional você deseja seguir. Por exemplo, se você deseja trabalhar na área administrativa de uma empresa, você pode optar por:

  • Ciências Contábeis;
  • Administração;
  • Marketing;
  • Secretariado;
  • Economia.

Enfim, são muitas opções de carreiras a serem escolhidas. E você deve seguir por aquilo que você mais se identifica!

Embora muitos desses cursos tenham duração de 4 anos, pode parecer muito tempo, mas não é! Você vai ver que tudo vai passar muito rápido e que o aprendizado valerá a pena!

O diploma se tornou uma exigência curricular

Dependendo do cargo ou área que você deseja trabalhar, possuir um diploma é uma exigência curricular. Por exemplo, se você começar a trabalhar como estoquista será exigido o diploma do Ensino Médio. Agora, se você deseja o cargo de superior da logística, precisa de graduação.

É daí que vem a importância do diploma. Isso não significa que o serviço de um estoquista é menos importante! Contudo, para atuar na logística é preciso ter alguns conhecimentos. 

Isso vale para outros tipos de carreiras e da política da empresa. Como no caso de empresas de telemarketing, é muito comum a exigência do diploma do ensino médio. Porém, existem empresas que pedem o diploma ou que a pessoa esteja cursando ensino superior. 

Além disso, em alguns casos fora do ensino superior, as empresas exigem  conhecimento da língua inglesa. Quem visa fazer um curso superior, precisa ter consciência de que nada será fácil. Serão meses de provas, trabalhos, livros e muitos conteúdos para ler. Mas este esforço trará ótimas recompensas!

Possibilidade de mudança de carreira

À primeira vista, é importante ter um diploma para conseguir um determinado emprego. Mas isso vale para quem já está trabalhando e deseja subir de cargo. Pode acontecer de uma pessoa ter anos na empresa e até conseguir subir de área. Mas será cobrado que a pessoa comece um curso superior.

Em alguns casos, nem existe essa possibilidade. É comum as empresas abrirem processos seletivos internos, antes de contratar por fora. E uma das principais exigências é estar cursando ou já ter um diploma superior.

Maiores salários

Uma das vantagens em ter um diploma de ensino superior, é que você concorre a vagas com salários maiores. Além disso, você conta com benefícios muito melhores.

Essa regra funciona para qualquer tipo de carreira, sendo assim, ter um diploma pode ser uma boa opção! 

Uma pesquisa realizada pelo SEMESP (Secretária de Modalidades Especializadas de Educação) mostra que o salário da pessoa que possui graduação é bem significativa, veja:

  • Ensino médio completo – média salarial: R$ 2.141,00
  • Ensino superior completo – média salarial: R$ 6.072,00

(Dado retirado do Mapa do Ensino Superior 2019- SEMESP)

Veja, essa é uma média com base em cursos superiores e esse valor pode subir para quem faz pós-graduação! Ou seja, quanto mais você estuda, maiores as possibilidades de conseguir um salário maior.

O ensino superior desenvolve suas habilidades

Quando se fala da importância do diploma, é preciso ver além do papel. Como já dito, o aluno vai passar por muitas experiências que vão desenvolver as suas habilidades. Assim como as crianças vão trabalhando habilidades nos primeiros anos da pré-escola, semelhantemente funciona com os adultos.

Neste caso, o estudante de graduação vai aprender conteúdos importantes para a sua carreira. Além de aprender outros tipos de lições que vão contribuir com a sua vivência profissional.

Veja o que será desenvolvido durante o seu período de graduação:

  • Trabalho em equipe: na faculdade não vai ter escapatória, será necessário desenvolver trabalhos em grupo. E você vai aprender a lidar com diferentes tipos de pessoas.
  • Habilidades de apresentação: durante a graduação vai ser preciso lidar com a timidez. Apresentação de trabalhos são uma preparação para futuras reuniões com clientes ou equipe.
  • Disciplina: conquistar um diploma exige muita disciplina e organização para realizar os estudos.
  • Organização: treinar a organização é imprescindível, pois será preciso cumprir com prazos de entregas.
  • Autonomia: no ensino médio é comum ter aquele “empurrãozinho” do professor. Isso não é comum no ensino superior, você terá que desenvolver sua autonomia para conseguir seguir com os estudos!
  • Maturidade: quem se dedica realmente durante a sua graduação, adquire mais maturidade. São tantas experiências, que com certeza fazem a pessoa evoluir e ver o mundo com outros olhos! 

Especialização contínua

Para conquistar reconhecimento no mercado, o diploma é muito importante e com ele você tem a chance de se especializar. Como assim? Se você se formou em Publicidade, ela é a sua base de conhecimento. Pois, Publicidade e Propaganda abrangem muitas áreas. 

Depois da graduação você pode se especializar em uma área específica, por exemplo “Comportamento do Consumidor”. Ou fazer uma pós-graduação em Marketing Digital.

Você vai ver que qualquer curso realizado possibilita a pessoa continuar uma especialização. Além disso, quem deseja seguir carreira acadêmica pode fazer Mestrado ou Doutorado. Sempre estão surgindo novas especializações, sendo assim, é importante você estar atualizado.

Pois quanto mais você se dedica nos estudos, maior sucesso na carreira você alcança! A importância do diploma está em um conjunto de coisas que te ajudam a crescer como pessoa e profissional. 

Por fim, lembre-se que possuir um monte de diplomas na parede não significa nada, se você não aprendeu com a experiência. Pense no que o curso que você deseja realizar pode agregar para você e para a sua vida profissional!

Está pensando em cursar o ensino superior depois de ler este artigo, mas acha que não tem tempo? Leia o nosso artigo sobre as 8 vantagens de fazer uma faculdade EAD e descubra um mundo de possibilidades.

O quão útil foi esta matéria?

Clique na estrela para avaliar!

Avaliação média 4.8 / 5. Contagem: 4

Ainda sem avaliações! Seja o primeiro a avaliar.