InícioDicasEnemTudo sobre o Enem 2021: datas, provas e inscrições

Tudo sobre o Enem 2021: datas, provas e inscrições

Quando começam as inscrições? Quando é a prova? Veja todas as informações sobre o Enem 2021 e prepare-se!

As inscrições para prestar o Exame Nacional do Ensino Médio (o famoso Enem) começam em 30 de junho e vão até 14 de julho. A prova será aplicada nos dias 21 e 28 de novembro, no formato impresso e digital.

São cinco meses até o dia da prova, e é muito importante se preparar para ter um bom desempenho! Mas, para isso, vamos ver como funcionam as inscrições e a quantidade de questões para cada área do conhecimento.

De olho nas inscrições do Enem

Procure se inscrever quanto antes e não deixar para a última hora. Afinal, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), vinculado ao Ministério da Educação, 5.783.357 pessoas se registraram no site do Enem em 2020. É bastante gente, e sabemos que muitos acessos simultâneos ao site da prova podem deixar o sistema instável. Assim, garanta sua inscrição e não corra esse risco!

O site de inscrição do Enem 2021 é enem.inep.gov.br/participante. Logo após acessar esse endereço, o usuário é redirecionado à página de login único de serviços do governo federal, o gov.br. Se você já for cadastrado, entre com seu login e senha. Caso não seja, faça seu cadastro. O site gov.br unifica todos os serviços digitais dos órgãos públicos, assim fica mais fácil acessar outros serviços oferecidos pelo governo, com um cadastro só.

Uma vez cadastrado no gov.br, o participante deverá criar uma senha de pelo menos dez caracteres para ter acesso às informações do Enem 2021. Ele deve escolher a modalidade da prova (impressa ou digital), a língua estrangeira (inglês ou espanhol) e a cidade onde vai realizar a prova.

Novidades do Enem 2021

Com a adoção da prova digital, o Enem 2021 terá recursos para facilitar a acessibilidade de participantes com necessidades especiais. É o Atendimento Especializado, que deve ser solicitado no momento da inscrição.

Assim, ao realizar sua inscrição na prova, ele precisa informar no formulário o tipo de condição em que ele se enquadra. Segundo o Edital do Enem 2021, publicado do Diário Oficial da União, são consideradas condições especiais baixa visão, cegueira, visão monocular, deficiência física, deficiência auditiva, surdez, deficiência intelectual (mental), surdocegueira, dislexia, déficit de atenção, transtorno do espectro autista, discalculia, gestante, lactante, idoso, estudante em classe hospitalar e/ou pessoa com outra condição específica.

Esses participantes, se necessitarem, poderão levar equipamentos especiais para realizar a prova, como máquina de escrever em braile, óculos especiais e aparelhos auditivos, por exemplo. O Inep garante que, se a pessoa preferir fazer a prova impressa, ela terá os mesmos recursos de acessibilidade garantidos.

Enem 2021 impresso e digital

A edição deste ano do Enem tem duas modalidades de prova, a impressa e a digital. O conteúdo de ambas será o mesmo e os exames serão aplicados no mesmo dia. Embora seja possível escolher qual modalidade fazer, há alguns detalhes importantes.

Um deles é a prova digital, que será destinada exclusivamente para quem já terminou o ensino médio ou vai concluí-lo em 2021. Para os “treineiros”, aqueles que querem fazer o exame para autoavaliação somente, e não terminaram o ensino médio, só estará disponível a prova impressa.

É muito importante, antes de finalizar a inscrição, verificar se todas as informações estão corretas, como a modalidade da prova ou a língua estrangeira escolhida. Uma vez finalizada, esses dados não podem ser alterados.

Como será a prova?

Como nos anos anteriores, o Enem avalia o aluno em quatro áreas do conhecimento. A prova de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, e a Redação avalia o conhecimento em língua portuguesa, literatura, língua estrangeira (inglês ou espanhol), artes, Educação Física e Tecnologias da Informação e Comunicação.

Já a de Ciências Humanas e suas Tecnologias abarca as disciplinas de História, Geografia, Filosofia e Sociologia. A de Ciências da Natureza e suas Tecnologias trata de Química, Física e Biologia. Por fim, há a prova de Matemática e suas Tecnologias. Cada uma das provas terá 45 questões.

No primeiro dia, 21 de novembro, serão aplicadas as provas para as áreas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação e de Ciências Humanas e suas Tecnologias. Os participantes terão 5 horas e 30 minutos para realizá-las. No dia 28, serão avaliadas as áreas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e de Matemática. As provas terão cinco horas de duração.

Como é usado o resultado do Enem?

A nota do Enem não serve somente para que o Ministério da Educação possa avaliar o desempenho dos estudantes que completam o ensino médio. O resultado é utilizado também como porta de entrada para o ensino superior.

Uma vez com a nota em mãos, o participante pode usá-la para ter acesso ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Esse sistema integra instituições de ensino superior que reservaram uma quantidade limitada de vagas para serem preenchidas por alunos que fizeram a prova. O resultado do Enem pode ser usado total ou parcialmente, dependendo da instituição.

A nota do Enem também pode ser usada no Programa Universidade para Todos (ProUni), que concede bolsas de estudo parciais ou totais em universidades e faculdades. Esse resultado também pode ser usado para solicitar bolsas pelo Fies (Fundo de Financiamento Estudantil). A prova também é aceita em mais de 50 instituições de ensino superior em Portugal.

Como se preparar para o Enem 2021

Primeiro, organize um cronograma de estudo, como se fosse uma agenda. Veja seu horário disponível e quais disciplinas você vai estudar naquele dia. Considere também imprevistos, como ficar doente ou resolver problemas de última hora. Assim, é possível se programar para estudar o conteúdo de forma mais tranquila.

Visto que a agenda esteja OK, veja qual material você vai usar. Quais livros didáticos, vídeos de apoio, apostilas, tudo ajuda na hora de elaborar um plano de estudo. Estabeleça também dias para fazer simulados. São eles que vão te dar um norte para saber como seu conhecimento está indo. Não desanime: se o resultado não for bom, reforce seu estudo nas áreas com mais dificuldade.

A redação também deve ser treinada. Veja exemplos de participantes que tiraram a nota máxima e como eles elaboraram seus textos. Isso vai ajudar a segurar a ansiedade e o estresse que costumam acompanhar os alunos nessa época. Por fim, procure atividades para se distrair e mexer o corpo e mente. Assim, é possível manter os estudos em dia e a saúde em ordem – e poder realizar uma boa prova!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.