10 dicas para se preparar para o vestibular de Direito

Ana Cláudia Andrade Oliveira
Formada em Letras, Pedagogia, especialista em Neurociências e em produção de conteúdo Web.

Crédito: Foto de Andrea Piacquadio

 Você sabia que o curso superior de Direito é um dos mais procurados no Brasil? Essa graduação fica em primeiro lugar quando o assunto é a maior quantidade de matrículas realizadas dentro do ranking das faculdades particulares.

Quando falamos de universidades públicas, o cenário muda um pouco, mas não drasticamente, visto que desce apenas uma posição em relação às instituições privadas, ficando com o segundo lugar no ranking geral das academias da rede pública.
Você pode saber mais sobre os rankings aqui.

A faculdade de Direito desperta muito interesse entre os vestibulandos porque dispõe de uma ampla diversificação na carreira. Um bacharel do Direito pode atuar nas mais diversas áreas, podendo fazer concursos disponíveis para o público deste setor, realizar a prova da Organização dos Advogados do Brasil (OAB) para adquirir sua licença e ter autorização para advogar, entre tantos outros caminhos disponíveis.

Se inspirou em Suits e vai fazer vestibular para Direito?

Preparamos um quiz para você descobrir qual é o seu perfil na série

Ficou interessado, mas não sabe como se preparar para o vestibular e conseguir a aprovação em um dos cursos mais concorridos do Brasil? Anote essas 10 dicas para se preparar para o vestibular de Direito que vamos te passar agora.

1.Pesquise as faculdades que ofertam o curso de Direito

Essa é uma dica crucial que muitas vezes as pessoas não levam em consideração, mas é importante ficar atento. Você pretende mudar de cidade? Tem a disponibilidade de cursar uma faculdade fora do seu estado? Como você vai fazer para chegar até a instituição? Quais são os turnos ofertados para esse curso?

São muitas perguntas que precisam ser respondidas antes de definir a universidade onde você pretende passar os próximos 5 anos da sua vida. Preste atenção nesses questionamentos (e em vários outros que você julgar importantes), pois eles definirão seu desempenho durante toda a graduação.

Em dúvida sobre optar por graduação ou curso técnico?

Faça o teste e descubra qual a melhor opção para você

2.Conheça a forma de ingresso da faculdade

Decidiu a faculdade? Ótimo, mas isso não é tudo. Após definir onde você quer estudar, procure saber sobre as formas de ingresso na instituição. Se tem vestibular próprio presencial ou on-line, se é com a nota do ENEM ou se é com alguma outra modalidade de prova.

Agora que você já sabe como é o método de entrada, já pode ir atrás do conteúdo programático da prova para ficar por dentro dos assuntos que caem na avaliação e poder preparar seu plano de estudos.

3.Prepare seu plano de estudos

Um plano de estudos nada mais é do que organizar seus horários de acordo com suas prioridades de aprendizagem. Deve atentar para a distribuição correta e apropriada do seu tempo. Além disso, tenha um descanso entre as horas de estudo para que seu cérebro consiga relaxar um pouco e volte a trabalhar de forma eficiente.

Vai cursar Direito e é fã da série How To Get Away With Murder?

Preparamos um quiz para você descobrir qual é o seu perfil entre os “Keating 5”

4.Foque no que você apresenta mais dificuldade

Matemática? História? Língua Estrangeira? Seja qual for a sua dificuldade, não deixe de priorizá-la só porque você acha difícil. Quanto maior a complexidade, mais tempo de estudo deve ser separado para essa matéria. Faça uma lista com os conteúdos que você sente mais dúvida e pesquise materiais com abordagens diferentes, até que algo se encaixe no seu método de aprendizagem.

5.Pratique a redação

De antemão, saiba que a redação é peso máximo em grande parte das provas de vestibular. Ainda mais, o curso de Direito é baseado em muita leitura e em diferentes tipos de textos. Por isso, é importante que o aluno tenha uma noção preexistente de interpretação e desenvolvimento de diversos tipos textuais.

Antecipadamente, procure saber os critérios de avaliação do Enem ou da prova que você prestará vestibular. Pegue alguns exemplos de redações prontas que alcançaram a nota máxima e comece a praticar.

Qual a faculdade combina com o seu interesse? 

Preparamos um teste para você

Desde já, utilize diversos temas e escreva dissertações sobre eles, depois corrija e veja o que pode melhorar ou modificar a forma de abordagem. Não jogue fora as redações anteriores, pois elas servirão para acompanhar sua evolução.

6.Estude bastante Ciências Humanas

O vestibulando de Direito precisa ter em mente que o curso é predominado por matérias relacionadas às Ciências Humanas. Em algumas universidades, inclusive, as matérias humanas são de grande peso para determinar a aprovação de um aluno no curso de Direito.

Ao mesmo tempo, você precisará estudar todas as matérias, dar atenção onde você apresenta mais dificuldade. Porém, de forma alguma deverá deixar de estudar Ciências Humanas (mesmo que você já seja muito bom nessa área).

Vai fazer vestibular para Direito? 

 

Confira aqui se você tem o perfil dos estudantes e profissionais da área

 São matérias humanas as disciplinas de: Sociologia, Filosofia, História, Geografia e Artes.

7.Estude a constituição de 1988

À primeira vista, esse tema pode não cair diretamente nas provas de vestibulares, mas é de extrema importância ter um conhecimento prévio da Constituição Cidadã. Ter uma base desse conteúdo pode ajudar na elaboração da redação, dependendo do tema, e, também, ajudará nas provas de Filosofia, História e Sociologia.

Além disso, você estará um passo à frente quando começar a faculdade, pois já chegará tendo um estudo prévio da Constituição Brasileira – um dos assuntos mais abordados durante toda a graduação do curso de Direito.

8.Mantenha-se atualizado

O vestibular, geralmente, é uma prova anual e nela são abordados diversos temas atuais, em função disso é de fundamental importância que os estudantes estejam atualizados com as informações nacionais e internacionais.

Sendo assim, faça o máximo para sempre estar por dentro do que está acontecendo no cenário político, econômico, social, medicinal e entre tantas outras esferas, tanto do Brasil, quanto do Mundo. Mantenha-se sempre informado!

9.Seja focado

Preparar-se para o vestibular, às vezes, pode ser algo cansativo. Mesmo assim, tenha em mente que você precisará abdicar de algumas coisas se quiser alcançar seu objetivo.

São muitas horas de estudo que precisarão de um esforço para que consiga praticá-las com um ótimo desempenho. Quando você pensar em desistir, lembre-se do quanto você já se esforçou e não deixe que a desistência tome o lugar da esperança.

10.Cuide da saúde

Do que adianta você fazer todas as dicas anteriores e não se cuidar? O seu corpo e sua mente precisam estar equilibrados e saudáveis para que alcancem um alto desempenho.

Portanto, alimente-se bem, comendo alimentos saudáveis que ajudem a dar mais energia, faça pausas durante os estudos, pratique exercício físico e mantenha uma atividade que relaxa você.

Corpo cansado significa mente cansada – o que não ajuda em nada na hora de estudar para o vestibular e outras provas. Além disso, nas semanas mais próximas da prova é comum a tensão corporal aumentar. Por isso,  aumente o tempo de repouso para não chegar no dia do exame e estar exausto mental e fisicamente.

Seguindo essas dicas você conseguirá se preparar para qualquer vestibular. Bons estudos e boa sorte!

Quer conhecer mais sobre o curso de Direito? Continue lendo as 3 principais dificuldades para estudantes de Direito. 

O quão útil foi esta matéria?

Clique na estrela para avaliar!

Avaliação média 5 / 5. Contagem: 1

Ainda sem avaliações! Seja o primeiro a avaliar.