InícioGraduaçãoMarketing5 motivos para cursar a faculdade de Marketing

5 motivos para cursar a faculdade de Marketing

O segmento de Marketing não para de crescer. Principalmente na era digital, em que as redes sociais e o comércio eletrônico abriram uma gama imensa de possibilidades de carreira e negócios, investir na faculdade de Marketing é uma opção inteligente.

De acordo com especialistas, as mudanças trazidas pela Internet vieram para ficar e influenciarão o modo de fazer negócios. Como resultado, será necessário se comunicar de forma diferente com consumidores, clientes, parceiros e demais stakeholders. Essa responsabilidade caberá a bons profissionais de Marketing, que definirão como fazer tudo isso.

Portanto, se você quer crescer antenado às inovações do mundo dos negócios e da comunicação, a faculdade de Marketing é o caminho.

Conhecendo mais sobre a faculdade de Marketing

Primeiramente, você deve escolher a modalidade de curso que pretende seguir: o bacharelado ou o curso tecnólogo.

Isso porque enquanto o bacharelado tem duração de quatro anos, o tecnólogo tem apenas dois anos. Então, se optar pelo curso mais rápido, você se tornará um tecnólogo em Marketing e estará apto a seguir carreira.

Tanto o tecnólogo quanto o bacharel em Marketing atuam de várias formas. Por exemplo, no desenvolvimento de estratégias de produtos, de comunicação, de análise de mercado e na relação com clientes.

Além disso, podem contribuir com campanhas internas e externas à empresa e na montagem de cenários futuros de mercado. O profissional também faz a análise de dados de consumo, comportamento de clientes e tendências de mercado. Sempre com o objetivo de diminuir riscos para a empresa e aumentar sua lucratividade.

Nesse sentido, a faculdade de Marketing vai abordar matérias de aplicação geral e básica e matérias específicas, de capacitação técnica. Dentre elas, Marketing Estratégico, Inteligência de Marketing, Modelos de Pesquisa Mercadológica e Marketing de Produtos e Serviços.

Desse modo, o profissional estará capacitado a trabalhar em consultorias, em comunicação corporativa, no departamento de Marketing de empresas de diversos segmentos, assim como em institutos de pesquisa.

5 motivos para investir na faculdade de Marketing

Sempre que se fala em Marketing logo vem à cabeça a propaganda. Porém, Marketing é muito mais que isso.

A área vai exigir de você algumas habilidades específicas, mas te colocará em contato direto com os maiores avanços da empresa. Portanto, é interessante conhecer cinco motivos para investir nessa carreira e ver se você se identifica com ela. Vamos lá?

O Marketing é uma área muito dinâmica e requer ambição e criatividade

Para crescer e se desenvolver na área de Marketing você deverá estar sempre atualizado e ter boa comunicação interpessoal. Se você já tem essas habilidades e ambição, possivelmente terá um bom desempenho e oportunidades de se destacar.

Quanto mais você estudar, ler e acompanhar as tendências do mercado, maior será sua capacidade de criar ferramentas e soluções. Por isso, comece a construir esse perfil profissional já durante a faculdade de Marketing.

Faltam bons profissionais de Marketing no mercado

Essa carência é grande, sobretudo no Marketing digital, segmento em que os salários são mais altos.

De acordo com uma pesquisa de uma consultoria especializada, o salário inicial nesse segmento é de R$ 3.460,00. Porém, pode chegar a mais de R$ 60.000,00 em cargos de liderança em grandes empresas. Ou seja, as possibilidades de ganho são muito boas, mas é preciso continuar a fazer novos cursos, se especializar e ser criativo.

Em suma, quanto mais você se aperfeiçoa, mais longe poderá chegar. Igualmente, é fundamental escolher uma boa faculdade de Marketing, com grade curricular atualizada e voltada à prática do mercado.

O bom profissional de Marketing é um influenciador

O profissional de Marketing exerce influência sobre as decisões tanto da empresa quanto de seus diretores.

Conforme estuda o mercado, descobre oportunidades, elabora boas ferramentas e agrega valor ao produto, o profissional de Marketing dita caminhos. Assim como a alta direção da empresa, ele se preocupa com o futuro, buscando garantir ganhos e lucros.

Portanto, ao apresentar suas conclusões, argumentos e razões de forma bem embasada, ele influencia diretamente as decisões estratégicas da empresa.

O Marketing tem grande peso na estratégia de uma empresa

No passado o rádio e a TV eram os principais meios de publicidade. Atualmente, entretanto, são os canais digitais que ocupam essa posição.

Cada vez mais ágeis e completos, esses canais estão em constante transformação, criando uma espécie de realidade paralela. Juntamente com a área de tecnologia, é o Marketing que vai garantir a melhor estratégia para uma empresa ser bem-sucedida no on-line.

Nesse sentido, sãos os bons profissionais de Marketing que indicarão os próximos passos. E, como consequência, se tornarão ainda mais influentes e reconhecidos em suas carreiras.

Por isso, se você tem um perfil mais estratégico e analítico pode dar match com a faculdade de Marketing.

O Marketing define a forma como a empresa se relaciona com o cliente

E não só isso: o Marketing constrói a percepção do cliente sobre a empresa. Afinal, ninguém se sente bem comprando de uma empresa que não gosta.

Por isso as marcas estão sempre buscando alternativas de atrair, manter e encantar seus clientes. Sempre que uma empresa se preocupa com qualidade de relacionamento com o cliente cabe ao Marketing direcionar o que fazer. Ou seja, o profissional de Marketing, junto com publicitários e redatores, define como a empresa será reconhecida no mercado.

Além disso, determinam o que deve ficar nas mentes e corações dos clientes quando pensam na empresa.

Dito tudo isso, o Marketing é, na prática, um portal para o futuro. Conforme o mercado on-line avança, o Marketing se reinventa. Portanto, se você tem perfil realizador, ambicioso, se identifica com tecnologia e é criativo, seu caminho pode estar na faculdade de Marketing.

Quer saber mais sobre a faculdade de Marketing? Então, veja 10 livros que todo estudante de Marketing precisa ler.

Aproveite e aprenda a diferença entre Marketing de Serviços e Marketing de Produtos e descubra a importância do Marketing 5.0.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.6 / 5. Número de votos: 13

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.