InícioGraduação5 vantagens de fazer graduação EAD

5 vantagens de fazer graduação EAD

Fazer uma graduação EAD tem sido uma escolha frequente para milhares de brasileiros. Mas, será que é ideal para você? Conheça 5 vantagens da modalidade!

Cada vez mais, o ensino a distância se mostra uma opção de qualificação viável para milhares de brasileiros.

Porém, como todo estilo de aprendizado, o EAD conta com vantagens e uma adversidade superável.

Agora, se você está em dúvida sobre essa modalidade de ensino, conhecer pontos positivos e negativos é essencial para tomar a decisão de se matricular em um curso EAD.

Por isso, confira 5 vantagens e uma adversidade de se fazer graduação EAD, para aproveitar o momento e começar os seus estudos!

Vantagem: resolver muita coisa on-line

A principal proposta da graduação EAD é permitir que o estudante consiga realizar suas atividades de qualquer lugar, a qualquer momento.

Por conta dessa característica, muitas rotinas estudantis podem ser realizadas on-line, o que se torna uma vantagem para quem tem pouco tempo de ir até uma estrutura presencial.

Na prática, significa que, em algumas faculdades, você poderá solicitar documentos, acessar conteúdos e até acompanhar seu desempenho de modo on-line.

Em alguns casos, é possível até assinar documento digitalmente, já que a assinatura virtual é reconhecida judicialmente. Ou seja, com o auxílio de uma plataforma de assinaturas, você não precisará sair de casa nem para reconhecer documentos.

Vantagem: fazer sua rotina de estudos

Entre as vantagens de fazer uma graduação EAD, um ponto positivo é a possibilidade de escolher sua rotina de estudos.

Por exemplo, existem faculdades EAD que contam com aulas semanais ao vivo, e outras que trabalham somente com vídeo aulas gravadas. Em ambos os casos, é o aluno que define em quais períodos vai estudar.

É claro, isso vai exigir uma certa dedicação e organização por parte do estudante, Mas, para muitos, ter a liberdade de fazer sua rotina de estudos faz toda a diferença.

Vantagem: diploma com mesmo peso

Uma das curiosidades sobre o ensino EAD no Brasil é que o diploma conta com a mesma validade de um diploma de uma faculdade presencial.

Ou seja, ao se formar em uma instituição a distância, não existe nenhuma observação no seu diploma que indique que sua formação foi feita no esquema EAD.

E saiba que, no mercado de trabalho brasileiro, o EAD é bem visto, uma vez que muitos profissionais de qualidade são formados nessa modalidade.

Assim, se o seu medo é ser desvalorizado por se formar em uma graduação EAD, saiba que esse receio é totalmente infundado!

Vantagem: mensalidades com preços acessíveis

Outro ponto positivo de fazer uma graduação presencial está no preço da mensalidade. De acordo com pesquisas, cursos EAD são 60% mais baratos do que os cursos de instituições presenciais.

Isso acontece, pois uma universidade física conta com custos que a modalidade EAD não possui, como contas de luz, água, manutenção da estrutura, além do salário dos professores e funcionários.

No EAD, a exigência de uma estrutura é bem menor. Para as instituições que trabalham com aulas pré-gravadas, que são exibidas para centenas de alunos, o custo fica ainda mais “diluído”.

Assim, se o preço da mensalidade é algo que impacta nos seus estudos, o EAD surge como uma boa opção.

Vantagem: começar a qualquer momento

Você não precisa esperar o ano letivo começar para iniciar seus estudos: no EAD, qualquer momento é válido para “dar o start” na educação.

Como muitos cursos EAD funcionam por módulos, ao invés de ter a entrada de novos alunos somente no começo ou no meio do ano, um estudante pode começar a estudar em qualquer mês.

Uma grande vantagem para quem não teve boas condições nos meses passados, mas que agora pode pagar por uma graduação.

Adversidade: sem interação presencial

Ainda que o ensino a distância conte com vários pontos positivos, existe uma adversidade: a falta de interação presencial.

Como cada aluno consegue montar sua rotina de estudos, não é comum que os estudantes de uma sala se conheçam, de fato.

Porém, hoje, os grupos de WhatsApp permitem um certo grau de proximidade, uma interação diferente daquela obtida no ensino presencial, mas muito válida também.

Sem essa interação, alguns estudantes podem sentir-se desmotivados, o que impede o progresso no aprendizado.

EAD é para mim?

Como toda modalidade de ensino, o EAD possui características próprias, o que faz com que esse estilo não seja adequado para todo mundo.

Para saber se o EAD é ideal para você, pesquise sobre o assunto, entenda como cada instituição de ensino disponibiliza as aulas e faça uma análise sobre o seu tipo de aprendizado. Assim, você conseguirá identificar se o ensino a distância é uma boa opção.

Depois, com a resposta em mente, basta procurar uma boa instituição e começar os seus estudos.

Um passo importante, que vai impactar toda a sua vida!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.7 / 5. Número de votos: 6

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.