InícioGraduaçãoDireitoMito ou verdade: a área de Direito já está saturada?

Mito ou verdade: a área de Direito já está saturada?

Números recentes divulgados por uma reportagem do G1 apontaram que o Brasil tem mais faculdades da área de Direito que China, EUA e Europa juntos, totalizando mais de 1 milhão de profissionais. Tendo esse cenário em vista, surge a grande pergunta: esse mercado está saturado? 

Com esse questionamento em pauta, muitos estudantes se perguntam sobre o futuro da carreira e como se destacar em meio a tantos profissionais. Pensando nisso, criamos esse artigo com o intuito de desmistificar essa concepção e esclarecer todas as suas dúvidas. 

Confira!

Como está o atual mercado da área de Direito? 

Realmente, o número de advogados no Brasil surpreende, e com esse índice alto, há espaço para a pergunta: o mercado está saturado?  A resposta é: depende! 

Para especialistas, é impossível o mercado – público e privado – comportar esse número de profissionais. Segundo dados do Jusbrasil, o último concurso para Delegado de Polícia Federal contou com mais 46 mil inscritos para apenas 150 vagas disponíveis. 

Entretanto, apesar dessa alta procura para pouca oferta, a saturação não é completamente uma verdade. Isso porque é preciso entender que certas estratégias da área estão saturadas. Como, por exemplo, os concursos para posições para áreas abrangentes e com equipes reduzidas. 

Porém, com o advento da tecnologia, novas práticas e novas posições estão surgindo constantemente, e precisam ser mais exploradas, tanto pelas empresas quanto pelos candidatos. Ou seja, há diversas maneiras para se destacar dentro da área. 

As principais tendências da área de Direito

Uma das principais dicas para se destacar dentro do Direito é sempre estar antenado nas novidades que circulam na área. Desde atualizações e surgimento de novas legislações até o papel que a tecnologia exerce na área. 

Estamos vivenciando a era digital, cada dia nossas transformações e inovações tecnológicas alteram alguma área do conhecimento, aumentando o nível de exigência em todos os âmbitos – e para o Direito, isso não se difere! 

Destacamos aqui algumas atualidades que já são consideradas tendências dentro do mercado. Veja: 

1- Advocacia 4.0

Optar pela advocacia 4.0 é abrir as portas do seu escritório para a tecnologia. Ou seja, você passa a incluir os métodos digitais em todos os processos do dia a dia da profissão. 

Sendo assim, para ser um advogado 4.0 é imprescindível que você enxergue a tecnologia como sua aliada. Com ela, você perceberá mudanças no seu negócio e carreira, como: 

  • Aumento da produtividade;
  • Otimização do tempo de trabalho;
  • Redução de custos; 
  • Melhoria no valor e qualidade dos serviços prestados

Nessa vertente, é preciso exercitar cada vez mais a veia criativa. Com os novos métodos de consumo, os clientes estão cada vez mais exigentes. Por isso, procuram um serviço que não apenas resolva seus problemas, mas agreguem uma experiência em sua jornada.

2- Jurimetria 

A Jurimetria surgiu por meio do pensamento de garantir a melhor jornada para o seu consumidor. Alinhada ao conceito de Big Data, essa prática na área de Direito visa à utilização de dados para análises de tendências do seu público alvo. 

O uso da Jurimetria permite que o próprio advogado desenvolva uma visão mais estratégica, baseado suas tomadas de decisões e em uma grande quantidade de dados. 

Alguns dos principais benefícios da Jurimetria são: 

  • Aumento da perspectiva sobre a carreira/negócio 
  • Análises e decisões assertivas baseadas em dados factuais; 
  • Aumento do índice de sucesso de casos; 
  • Otimização de tempo gasto em processos 
  • Maior faturamento para o profissional/escritório. 

3- Software e Aplicativos Jurídicos

Para aplicar os dois conceitos anteriores, é necessário investir em conhecimento dos software e aplicativos jurídicos. Estes proporcionam que todas as tarefas tecnologias estejam em sincronia com os processos da área do Direito. 

Entre as principais funcionalidades desses programas, podemos citar:

  • Maior visibilidade para o advogado e seu escritório;
  • Aumento da produtividade do cotidiano;
  • Fidelização de clientes; 
  • Comunicação unificada entre clientes e profissionais;
  • Canal direto de atendimento aos clientes; 
  • Oferta de experiência única. 

4- Marketing Jurídico

Apostar em todas essas práticas jurídicas derivadas da tecnologia é o melhor investimento de prospecções de clientes para profissionais da área do direito. 

Portanto, o uso do marketing jurídico nada mais é do que a junção de diversas estratégias que visam a objetivos específicos dentro da área. 

Entretanto, segundo o Código da OAB, é proibido que profissionais e escritórios de Direito realizem propaganda publicitária para a captação de clientes. Porém, os canais da Web podem ser uma opção para a prática legal. 

Alguns benefícios do marketing jurídico para os profissionais são: 

  • Canal direto diálogo entre clientes e advogados;
  • Grande diferenciação da concorrência; 
  • Fidelização de clientes; 
  • Informações centralizadas; 
  • Networking 24h com clientes.

Como se destacar dentro da área de Direito? 

Como você pode perceber, novos desafios surgiram para os profissionais de Direito. E os que escolhem permanecer nas práticas antigas sentiram a saturação do mercado todos os dias. 

Para se diferenciar e quebrar esse tratamento, é preciso inovar e ter a criatividade como parceira na resolução de novos passos e conflitos da profissão. 

Enfim, é importante que você invista em uma formação sólida e de qualidade. Além de optar por uma excelente graduação, continue apostando nas especializações, cursos extras e MBAs presentes no mercado. 

Fique sempre de olho nas avaliações do MEC e suas certificações. As faculdades abaixo apresentam ótimos cursos e notas qualificadas: 

Agora que você já sabe que a saturação existe, mas pode ser um mito para afastar bons profissionais da área, busque pelo seu aperfeiçoamento contínuo e fique de olho em eventos e workshops do setor. 

Além disso, procure sempre manter e construir seu networking com clientes e outros colegas da área! Esteja nas redes sociais e construa sua presença digital. Dessa maneira, o mercado jamais estará saturado para você. 

Veja também um artigo interessantes sobre as 3 principais dificuldades para estudantes de Direito.

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