InícioGraduaçãoO que faz um dentista clínico geral?

O que faz um dentista clínico geral?

A Odontologia é uma ótima escolha para quem quer trabalhar cuidando diretamente da saúde e do bem-estar das pessoas, sem deixar de encontrar um mercado aquecido e com bons salários. Podemos dizer que, de maneira geral, o profissional dessa área é responsável por cuidar da saúde bocal de seus pacientes. O dentista vai atuar no tratamento de problemas relacionados à mordida, gengiva e dentes. E o que faz um profissional clínico geral dessa área?

Vale lembrar que a Odontologia é uma área com múltiplas possibilidades de atuação.  Entre as principais estão a endodontia, estomatologia, implantodontia, dentística restauradora, ortodontia e periodontia. O clínico geral também é outra possibilidade e vamos te explicar um pouco mais do que faz esse profissional.

dentista pode atuar em diferentes locais, entre hospitais, clínicas particulares, postos de saúde e escolas. Como acontece em outras carreiras na área de saúde, gostar de cuidar das pessoas, ser paciente e ter um perfil humanitário são grandes diferenciais. Enquanto isso, para ser um clínico geral é importante que o profissional tenha bom relacionamento interpessoal, esteja preparado para situações adversas e saiba lidar bem com o público.

E o que faz um dentista clínico geral?

Geralmente, logo depois de terminar a faculdade, é comum que os jovens dentistas escolham uma especialização para seguir e se dedicar, delimitando o campo de trabalho e concentrando os estudos em uma área mais reduzida. Mas existe também a habilitação conhecida como clínico geral, que vai exigir uma formação mais ampla e pode ser uma ótima escolha para quem está começando a carreira ou mesmo para quem prefere não se especializar.

O clínico geral costuma fazer o atendimento mais primário dos pacientes, sendo encarregado de encaminhá-los para outros especialistas ou, em casos mais simples, resolver o problema. Entre as principais funções estão a garantia de uma boa qualidade da saúde da gengiva e dos dentes, a qualidade da mordida e também o auxílio com a higiene bucal.

Quer saber que tipos de procedimentos esse profissional pode realizar sua rotina de trabalho?
O dentista clínico geral pode cuidar da limpeza, restauração, aplicação de flúor, remoção de tártaro e orientação de práticas que garantam a saúde bucal. Além disso, ele é o responsável pelo primeiro diagnóstico que se desenvolvem na boca.

Qual é a importância do dentista clínico geral?

O atendimento do clínico geral é tão importante justamente porque cada especialista vai cuidar de uma área específica. Sendo assim, é esse profissional mais versátil que vai saber indicar qual é a especialidade mais adequada para cada caso. Para trabalhar nessa área, o futuro dentista deve se dedicar a uma formação mais generalista, acumulando conhecimentos de todas as áreas. Depois da graduação, o próximo passo é se inscrever no conselho regional de cada estado.

Tornar-se clínico geral pode ser uma boa escolha para o início da carreira justamente porque, trabalhando nessa área, o dentista terá a possibilidade de ampliar seus estudos e acumular conhecimento prático nos atendimentos antes de escolher em que área ele tem mais afinidade para se especializar. Mas, para os que preferem seguir nessa área, sem especialização, o campo de trabalho também é grande.

O clínico geral deve conhecer de perto todo o sistema que envolve a região bucal e as estruturas associadas, além de possuir boas habilidades investigativas para dar o melhor diagnóstico. Muitas vezes o trabalho desse profissional pode ser confundido com o de um cirurgião dentista que, para se especializar, deve realizar uma pós-graduação específica depois da faculdade para estar apto a realizar intervenções cirúrgicas.

Quais são as principais especialidades, além do clínico geral?

Agora que você já conhece melhor o trabalho de um clínico geral é importante conhecer um pouco mais sobre outras especialidades. Assim, fica mais fácil decidir qual é o melhor caminho a seguir, suas preferências pessoais e seu perfil de carreira. Para te ajudar trouxemos algumas das especializações mais promissoras para os dentistas.

Implantodontia

Essa é uma boa especialidade para quem está em busca de alto rendimento. A implantodontia pode transitar entre fins funcionais e estéticos, dependendo do que busca cada paciente. Aqui o profissional vai trabalhar com técnicas específicas para substituir a raiz do dente por meio de um implante.

Odontopediatria

Essa é a especialização em que os profissionais vão cuidar da saúde bucal de bebês, crianças e adolescentes. Por isso, uma habilidade importante é ser calmo e paciente, além de gostar de lidar com pessoas nessa faixa etária. O odontopediatria também deve educar pais e crianças a respeito da saúde bucal. Além disso, o profissional deve buscar sempre um ambiente mais lúdico para realizar seus atendimentos.

Ortodontia

Podemos dizer que essa é uma das especialidades mais populares para dentistas nos dias de hoje. Isso acontece porque é cada vez mais comum que pessoas de diferentes idades precisem usar aparelhos dentários. Tanto para fins estéticos quanto funcionais. Esse profissional vai cuidar e corrigir o posicionamento dos dentes e também de algumas desigualdades no crescimento de ossos maxilares.

Odontologia estética

Essa é mais uma especialização com grande busca no mercado, assim como a de clínico geral. Isso porque os profissionais nessa área vão lidar diretamente com autoestima e estética dos pacientes. Além dos tradicionais clareamentos e lentes dentárias, o dentista pode fazer correções nas gengivas, alongar dentes e fazer colagens dentárias. É muito importante que o profissional se mantenha constantemente atualizado. O surgimento de novas tecnologias impacta de maneira direta a odontologia estética, ainda mais que nas outras especializações.

Cirurgia Bucomaxilofacial

O profissional nessa área vai cuidar, de maneira geral, das doenças da cavidade oral e seus adjacentes. Como traumatismos e deformidades faciais. Os dentistas aqui podem trabalhar até mesmo de dores nas articulações temporomandibular, apneia do sono e bruxismo. Vale lembrar que os dentistas vão lidar com cirurgias complexas. Por isso, é muito importante que sejam dedicados. E também em constante compromisso com os estudos, o cuidado aos pacientes e a qualificação profissional.

Continue nos acompanhando para mais informações que podem ajudar no seu desenvolvimento acadêmico e profissional, vem de Voomp!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.7 / 5. Número de votos: 7

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.