InícioGraduaçãoProcesso seletivo da Faculdade: saiba tudo a respeito

Processo seletivo da Faculdade: saiba tudo a respeito

O processo seletivo da faculdade, como o próprio nome diz, tem a função de selecionar os estudantes aptos para a graduação. Então, veja como este funciona e quais formas de ingresso existem.

Processo Seletivo da faculdade: o que é?

A forma de selecionar os alunos, se faz, em geral, a partir de um processo de seleção. Ele pode ocorrer de várias maneiras. Aliás, ele pode se dar por etapas a serem vencidas pelos candidatos para preencher as vagas.

Não somente instituições superiores usam esse método para “escolher” os candidatos mais bem preparados para ocupar suas vagas, mas também:

  • Escolas;
  • Empresas;
  • Cargos públicos;
  • Estágios.

A seleção é adotada para avaliar os candidatos. Aliás, ela pode ser de várias formas e, aliás, pode se diferenciar de faculdades públicas para privadas.

Como funciona o processo seletivo da faculdade particular?

Em geral, as formas de processo seletivo da faculdade particular são mais amplas. Com efeito, nem sempre é preciso realizar a tradicional prova de vestibular para ingressar na mesma. Porém, cada universidade faz sua escolha sobre qual método adotar.

As formas de ingresso em faculdades privadas podem ser:

  • Vestibular, Enem;
  • Diploma IB ou Abitur;
  • Certificação Cambridge.

Conheça um pouco sobre cada um dos tipos de seleção. Aliás, lembrando que eles são comuns em faculdades privadas.

Vestibular

O modo mais tradicional de ingressar em uma universidade é a partir do vestibular. Este, então, consiste em um exame em que se avalia o conhecimento. Dessa forma, são selecionados os que se saírem melhor.

São as diferentes modalidades de vestibular:

  • Tradicional;
  • Seriado;
  • Agendado.

Enem

O Enem também possibilita o ingresso em faculdades privadas. Assim, com a nota obtida na prova, o candidato pode entrar em uma instituição por meio do ProUni ou do ingresso direto.

Ingresso direto

Por meio do ingresso direto, o aluno apresenta sua nota, quando a instituição permite tal modalidade, e se obtida a pontuação mínima, é aceito na mesma.

As regras variam conforme a universidade, que podem, por exemplo, atribuir pesos diferentes conforme o curso ou definir uma média para redação.

ProUni

O ProUni foi criado pelo Governo Federal e possibilita que alunos carentes adentrem em uma faculdade particular, a partir da nota do Enem.

Diploma IB

Em geral, o IB ou Bacharelado Internacional visa facilitar a transição do ensino médio para o superior em instituições de todo o mundo.

As escolas conveniadas participam de avaliações para poderem oferecer essa qualificação aos seus estudantes, pautada em principal, nas imersões em português e em inglês. Dessa forma, o diploma IB amplia a mobilidade acadêmica.

Sua reputação é um dos diferenciais, visto que simplifica a aceitação nas instituições de ensino privadas. Em algumas delas, basta apresentar a certificação para o ingresso.

Diploma Abitur

O Diploma Abitur também é uma certificação, concedida aos estudantes que participaram de um curso específico em sua própria escola. Na Alemanha, portanto, ele funciona como o Enem, avaliando o desempenho dos estudantes de nível médio daquele país.

Por meio do diploma é possível ingressar em universidades particulares. Aliás, em algumas delas, também é possível conseguir bolsas parciais ou integrais. Assim, entre os locais que o aceitam como ingresso, estão:

  • Alemanha e Brasil;
  • Outros países da América Latina;
  • Europa.

Certificação Cambridge

A certificação Cambridge é chamada CAE. Trata-se de um dos exames mais importantes da faculdade inglesa.

O CAE é aceito por países em todo o globo para comprovação do alto nível de inglês, obtenção de visto e ingresso no ensino superior. Então, mais de seis mil instituições o aceitam como prova de alto nível de desempenho.

Processo seletivo da faculdade pública

Não se pode negar que a concorrência para adentrar em uma faculdade pública, seja ela federal ou estadual, é enorme. Por isso, é de suma importância que se dedique bastante para conseguir passar no vestibular e ocupar uma vaga em uma delas.

As instituições públicas também podem variar na forma de selecionar os candidatos para estudar nelas. Portanto, veja a seguir as opções para conseguir uma vaga.

Vestibular

A forma mais tradicional de processo de seleção em faculdade pública se faz por meio do vestibular. Embora os conteúdos das provas se pareçam, cada universidade organiza o seu próprio, de acordo com seus objetivos.

Mesmo não sendo regra, a maioria das faculdades públicas aplica as provas em duas fases distintas. Assim, a primeira, em geral, é uma prova de múltipla escolha e seleciona os alunos para a próxima fase, que costuma ter uma redação e questões objetivas.

O vestibular em faculdade pública, na maioria das vezes, acontece anualmente. Então, fique de olho nos sites da instituição em que você gostaria de estudar para ficar por dentro de todas as datas do processo seletivo.

Teste de Habilidade Específica (THE)

Já o teste de conhecimento específico é exigido em processos seletivos de cursos que abordam temas que vão além dos obrigatórios no ensino médio. Portanto, ele filtra ainda mais os candidatos, selecionando aqueles que se encaixam mais na proposta da graduação.

Algumas faculdades fazem o THE com a primeira fase do vestibular. Assim, dando a opção de todos os candidatos realizarem a prova. Já outras, mais concorridas, só disponibilizam o teste em uma segunda fase, após selecionar os pré-candidatos.

Processo de Avaliação Seriada (PAS)

Uma modalidade que vem ganhando a atenção dos alunos é o Processo de Avaliação Seriada (PAS). Afinal, considera-se uma das maneiras mais fáceis de passar do colegial para o ensino superior.

Para participar, os estudantes se candidatam para o processo seletivo no primeiro ano do ensino médio. Porque é quando realizaram a primeira etapa. Assim, passando por outra ao final do segundo ano e a prova final ao terminar o terceiro ano.

O processo seriado também torna-se uma ótima opção para aqueles que têm receio de prestar as provas tradicionais. Já que é um vestibular que exige menos dos candidatos.

Sisu e Enem

Outra forma de entrar em uma faculdade pública é por meio do Enem e dos programas como o Sisu. Confira mais sobre cada um.

Enem

A nota do Enem serve como ingresso no ensino superior. Aliás, algumas instituições usam a prova como critério de seleção, sem ser preciso prestar vestibular.

Sisu

O Sisu é um programa do governo que facilita o acesso às faculdades públicas do país. Com ele, o estudante participa de um processo de seleção, a partir da nota do Enem, e tem a opção de escolher dois cursos.

Pesquise sobre o processo da faculdade que quer cursar

Seja qual for o processo seletivo da faculdade que escolher, é essencial que você se informe mais sobre ele, para não ter nenhuma surpresa. Portanto, leia com atenção o edital e tire todas as suas dúvidas com a administração.

Lembre-se que informação é primordial, então, busque saber quais formas de seleção a instituição que deseja ingressar aceita e como ela funciona. Além disso, estude bastante e invista em seu futuro profissional e acadêmico.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3.2 / 5. Número de votos: 5

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.