InícioCursinhos pré-vestibular10 dicas para se preparar para o vestibular de Engenharia Civil

10 dicas para se preparar para o vestibular de Engenharia Civil

Muitos fatores precisam ser considerados antes do vestibular de Engenharia Civil: qual conteúdo será exigido na prova? Como montar um plano de estudo eficiente? Como controlar a ansiedade?

Ao pensarmos em qualquer curso de Engenharia, logo nos vêm à cabeça a Matemática. De fato, trata-se de uma área de estudos que lida bastante com cálculos. Porém, não é somente com a Matemática que o vestibulando de Engenharia Civil precisa se preocupar. A prova exige conhecimentos diversificados caso o objetivo seja a aprovação no vestibular. 

10 dicas para se preparar para o vestibular de Engenharia Civil

Conseguir passar no vestibular depende de alguns fatores principais: autoconhecimento, organização e perseverança. Por isso, a etapa de preparação é muito importante. Já se decidiu pela Engenharia Civil, mas não sabe por onde começar ou como traçar a melhor estratégia para seu objetivo? Nós ajudamos!

Estude o edital da prova

Para qualquer categoria de vestibular, é disponibilizado o edital da prova. Nesse documento contém o conteúdo programático das provas. A primeira vista, pode parecer uma dica um pouco óbvia, mas, em muitos casos, os alunos montam seu cronograma de estudos sem conhece bem a prova.

Nesse sentido, entrar em campo sabendo o que estudar para o vestibular de Engenharia Civil fará toda a diferença. Afinal, preparação é 70% da prova. 

Pesquise sobre as faculdades

Essa é uma das etapas mais fundamentais do processo, pois, existem muitas opções de curso superior para os vestibulandos. A cada ano, as faculdades lançam editais com informações sobre como ingressar no curso de Engenharia Civil.

Leia com atenção e pesquise muito bem o tipo de vestibular de Engenharia Civil das instituições escolhidas. Além disso, busque informações sobre diferenciais como: apoio pedagógico, auxílio ao ingresso no mercado de trabalho e excelente infraestrutura, por exemplo.

Planeje uma rotina de estudos (e descanso)

Certo, agora que já conhecemos as informações mais importantes da prova, é chegada a hora de planejar a rotina de estudos. Comece segmentando os conteúdos por temas e não esqueça de estudar os que você tem mais dificuldade. 

É muito importante estabelecer metas para ser aprovado no vestibular de Engenharia Civil. Criar mapas mentais e um plano semanal pode ajudá-lo nesse processo. É preciso definir os seus objetivos de estudo junto com os horários e dias da semana. Desse modo o sucesso é garantido!

Outra dica importante é não acumular matéria. Com a data da prova em mãos, você poderá criar uma rotina eficiente dividindo os conteúdos por horários.

E um erro muito comum de quem se prepara para o vestibular é ignorar o momento do descanso. Está comprovado cientificamente que nosso corpo precisa de pausas entre rotinas exaustivas de estudo. Por isso, descanse!

Pratique cálculos 

O vestibular de Engenharia Civil é uma prova extensa. Nesse sentido, durante os estudos, o aluno deve se envolver com todos os tipos de questões para adquirir familiaridade com a prova. 

A graduação em Engenharia Civil possui uma grade extensa de atividades que envolvem Matemática e cálculo. Portanto, para se preparar bem, você deve  incluir em sua rotina a prática de exercícios com cálculo para deixá-lo mais preparado.

Pratique com simulados e provas anteriores

Uma dica muito importante de preparação para o vestibular de Engenharia Civil é criar um ambiente de simulação do dia da prova. Como assim? A gente explica!

Ao realizar seu vestibular, você terá um horário estipulado para iniciar e outro para finalizar a prova, com tempo determinado.  Você pode se preparar com simulados e provas anteriores, cronometrando seu horário como se você estivesse no dia da prova. 

Desse modo, você estará mais familiarizado com questões, estilo e tempo de prova, além de conseguir reduzir a ansiedade.

Crie uma rotina saudável

Com a correria para completar o cronograma de estudo, o estudante acaba esquecendo de sua saúde. Mas, saiba que um fator-chave para o sucesso é ter uma boa noite de sono. 

Além disso, consuma alimentos leves e saudáveis. Faça pausas para se hidratar. Fuja de alimentos ultraprocessados, ou seja, mais descascar do que desembalar! Frutas são uma opção de lanche que, além de conter vitaminas essenciais, são leves. 

Não esqueça da Redação

A Redação é aquele coringa que o estudante precisa utilizar de forma estratégica, pois, é essencial para composição da nota final do aluno. Muitas vezes, o aluno não prioriza aprimorá-la. Saiba que aí pode estar o principal erro!

Mas, o que fazer para ir bem em uma Redação? O melhor jeito é exercitar a técnica escrevendo e tornando-se um assíduo leitor. Nesse sentido, conhecer a semântica e gramática das palavras – além dos cálculos e da Matemática – fará toda a diferença para o vestibular de Engenharia Civil.

Procure fontes alternativas de estudo

Hoje, há uma infinidade de informações disponíveis para o estudo. Variar a rotina fará você ter sucesso. Procure estudar em grupos e participar de fóruns com os colegas. Desse modo, se preparar pode ser divertido!

Fazer cursinhos EAD é uma ótima opção para quem precisa de direcionamento na hora de canalizar esforços. Além disso, existem diversas plataformas que oferecem conteúdo audiovisual para estudo. Que tal aprender assistindo a uma série? Ou a um vídeo educativo no YouTube? Bastantes opções, não acha?

Estude temas da atualidade

Além dos conteúdos tradicionais de Português, História e Matemática, é bom lembrar que no vestibular são testados os conhecimentos sobre atualidades, ou seja, se o estudante está bem informado. Ainda assim, o tema da Redação costuma abarcar questões atuais.

Ao estudar atualidades, você precisa buscar informações sobre:

  • Política;
  • Saúde;
  • Ciências;
  • Novas tecnologias;
  • Notícias;

Não negligencie sua saúde mental 

Por último, mas não menos importante, o autoconhecimento e saúde mental são essenciais para o êxito no vestibular de Engenharia Civil. Afinal, problemas como ansiedade e estresse podem comprometer a saúde do estudante e, consequentemente, seu rendimento.

Respeite seu tempo, organize uma rotina eficiente e se mantenha saudável. Nesses casos, ajuda profissional é imprescindível para diminuir a carga emocional das provas. 

Após ver este conteúdo sobre como passar no vestibular de Engenharia Civil, você se sente mais preparado para tentar essa graduação? Esperamos que essas dicas tenham o ajudado na preparação. Portanto, mão à obra e bons estudos!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.