InícioDicasEnemO ENEM vai mudar? Saiba tudo aqui

O ENEM vai mudar? Saiba tudo aqui

O ENEM vai ser adaptado para seguir as atualizações do Novo Ensino Médio.

Sim, caros estudantes. O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) terá novas mudanças que valerão a partir de 2024. Esse novo modelo foi construído para seguir as mudanças do novo Ensino Médio.

Isso quer dizer que, a avaliação do 1º dia terá aspectos mais gerais e do 2º dia, disciplinas específicas baseadas nos itinerários formativos incluídos no novo Ensino Médio.

Explicaremos tudo. Vem conosco!

O que é o novo Ensino Médio?

O novo Ensino Médio é composto pelas mudanças ocorridas pela Lei nº 13.415/2017, que alterou Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e ampliou o tempo mínimo do estudante na escola de 800 horas para 1.000 horas anuais (até 2022).

Além de uma nova organização curricular, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para toda a educação básica. Ou seja, essa nova estrutura de currículo não foi só implementada no Ensino Médio, mas também no Ensino Infantil e Ensino Fundamental.

Trouxe também os itinerários formativos que com a BNCC serão incluídos na aprendizagem dos estudantes do Ensino Médio. Então, serão 1.800 de carga horária para a BNCC e 1.200 horas para os formativos itinerários.

Por isso o ENEM vai mudar, já que o exame avalia os conhecimentos dessa etapa e, é também porta de entrada para o Ensino Superior e bolsas de financiamento estudantil. Calma, que explicaremos agora as mudanças que a BNCC fez no Ensino Médio é o que são os itinerários formativos.

BNCC do Ensino Médio

Para entender porque o ENEM vai mudar, você precisa ver as atualizações ocorridas com a BNCC, homologada em 2018. O que é essa base? A Base Comum Curricular do Ensino Médio define as aprendizagens essenciais que devem ser desenvolvidas nessa etapa com base em conhecimentos, competências e habilidades.

Assim, o novo Ensino Médio foi dividido em áreas do Conhecimento, com competências gerais e competências específicas para cada área.

Vamos conhecer essas áreas e competências?

Áreas do Conhecimento

  • Linguagens e suas Tecnologias;
  • Matemática e suas Tecnologias;
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias;
  • Ciências Humanas e Sociais Aplicadas.
  • Formação Profissional.

Competências Gerais

As competências Gerais são como um fio condutor que orienta a mobilização de conhecimentos, habilidades, atitudes e valores para resolver demandas da vida cotidiana. Dessa maneira, devem ser desenvolvidas e aprofundadas desde a Educação Infantil até o Ensino Médio, que são:

  • Conhecimento
  • Pensamento científico, crítico e criativo
  • Repertório cultural
  • Comunicação
  • Cultura digital
  • Trabalho e projeto de vida
  • Argumentação
  • Autoconhecimento e autocuidado
  • Empatia e cooperação
  • Responsabilidade e cidadania

Além dessas competências gerais, há as competências específicas para cada área do Conhecimento. As únicas competências específicas obrigatórias nos três anos do Ensino Médio são Língua Portuguesa e Matemática. O Inglês também é obrigatório a partir do 6.º ano do Ensino Fundamental.

Portanto, a carga horária escolar se dividirá entre as disciplinas obrigatórias, na Formação Geral Básica, e a parte diversificada, com os Itinerários Formativos.

Segundo o MEC (Ministério da Educação), a implementação do novo Ensino Médio ocorrerá em 2022 para alunos do primeiro ano; 2023 para primeiro e segundo anos; e em 2024, para todas as séries do Ensino Médio.

Itinerários formativos

Como falamos anteriormente, o novo Ensino Médio é composto por dois blocos a BNCC + os itinerários formativos. Este último, é um conjunto de disciplinas, ou trilhas de conhecimento que aprofundam os estudos nas áreas do Conhecimento.

Eles foram organizados de modo a preparar o estudante para o Ensino Superior e também para sua carreira profissional, com base no projeto de vida de cada aluno.

Os alunos poderão escolher em qual área querem estudar, podendo optar no início do Ensino Médio. Eles deverão indicar por ordem de preferência quais são os itinerários que gostariam de cursar dentre os ofertados pela sua escola.

Portanto, esses itinerários são definidos pela escola, mas são construídos com professores, gestores e comunidade escolar e devem estar voltados para um dos eixos estruturantes abaixo:

  • Investigação científica;
  • Processos criativos;
  • Mediação e Intervenção Sociocultural;
  • Empreendedorismo.

Além disso, os estudantes podem optar por itinerários voltados à sua formação técnico e profissional ou cursar itinerários integrados com uma, ou mais áreas do Conhecimento. Ainda, integrar área do Conhecimento com a Formação Técnica Profissional.

O modelo de ensino à distância (EAD) é outra alternativa — mas não pode passar de 20% da carga horária diurna e 30% do noturno.

É essencial que você entenda essa parte dos itinerários porque o segundo do dia do ENEM recai sobre eles. Veja no próximo tópico.

Como vai ser o ENEM 2024?

O ENEM é uma avaliação única, organizada em dois dias de acordo com cada área do conhecimento. Em 2024, o exame será dividido em duas etapas, como abaixo:

1º dia: prova GERAL que terá como referência a BNCC.

2º dia: prova ESPECÍFICA conforme os referenciais dos itinerários formativos (área exigida pelo curso superior).

Então, as atualizações no ENEM estão voltadas para a entrada dos itinerários formativos. O anúncio do cronograma de implementação do novo Ensino Médio e as adaptações do ENEM 2024 foram anunciadas em 14 de julho no Inep (Instituto de Nacional de Pesquisas Educacionais).

Contou com a presença do Secretário da educação Básica do MEC, Mauro Rabelo, e do Ministro da Educação, Milton Ribeiro.

Lembrando que, essas mudanças no Ensino Médio foram propostas em 2016 pelo Presidente Michel Temer e pelo Ministro da Educação na época, Mendonça Filho.

E você, está preparado para o ENEM desse ano? Quer saber como se dar bem no exame com dicas simples? Clique aqui!

 

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.6 / 5. Número de votos: 7

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.