InícioGraduaçãoFarmáciaQuais as melhores faculdades de Farmácia?

Quais as melhores faculdades de Farmácia?

Você tem o sonho de ser um farmacêutico? Antes de começar essa jornada, é fundamental que você saiba tudo sobre o curso. Além de se informar sobre quais são as melhores faculdades de Farmácia. Mas, não se preocupe! Neste post, reunimos várias informações para deixar sua vida mais fácil.

Há quem diga que o curso de Farmácia forma especialistas em medicamentos. Porém, o novo contexto propõe-se a ampliar essa visão, considerando o farmacêutico um profissional de saúde do cuidado ao paciente. A graduação de Farmácia tem uma área de atuação bem diversa.

É um curso do ensino superior que prepara o aluno para atuar em áreas como indústria farmacêutica, farmácia hospitalar, cosméticos, controle de produção de medicamentos e até mesmo análises clínicas.

Atualmente, o mercado de trabalho para os farmacêuticos está aquecido. É um cargo que está com altíssima demanda no Brasil nos últimos meses. No comparativo entre os meses de maio de 2020 e abril de 2021, houve aumento de 30.93% nas contratações formais com carteira assinada em regime integral de trabalho.

Se você tem interesse na área, fique por dentro das habilidades e das competências que os profissionais devem desenvolver para se destacar na profissão e muito mais. Boa leitura!

Como escolher uma faculdade de Farmácia?

O que priorizar dentre tantas opções? Só para você ter uma ideia, existem mais de 670 faculdades de Farmácia no Brasil. A escolha da instituição de ensino é importantíssima para sua carreira. Lembre-se de que a faculdade à qual o curso está vinculado deve ser autorizada ou credenciada pelo Ministério da Educação (MEC) e ter um conceito bom perante esse órgão, mesmo que esteja no início de suas atividades.

Opte por instituições de ensino de grande conceito no mercado, que apresentam programas de estágio e tenham um corpo docente com experiência didática e profissional para estimular os alunos. Conforme o MEC, é recomendado que 10% do corpo docente seja formado por profissionais com titulação de doutor. O restante seja dividido entre aqueles educadores com título de mestre ou especialista. Por isso, procure pelo currículo Lattes deles e veja sua trajetória profissional.

É aconselhável que as disciplinas específicas do curso sejam ministradas por farmacêuticos, enquanto, no ciclo básico, não é necessário que eles tenham graduação em Farmácia, mas sejam especialistas em sua disciplina.

Mas afinal, quais são as melhores faculdades de Farmácia do país?

Ranking das faculdades de farmácia no Brasil

Trouxemos aqui as quatro melhores faculdades de farmácia do Brasil, de acordo com o Ranking Universitário Folha (RUF), realizado em 2019. Para esta análise, o RUF levou em consideração os seguintes aspectos:

  • Pesquisa científica
  • Qualidade do ensino
  • Internacionalização
  • Mercado de trabalho
  • Inovação
  1.  Universidade de São Paulo (USP): uma das maiores instituições de ensino superior na América Latina e é a maior universidade pública brasileira. São 42 unidades de ensino e pesquisa, distribuídos em dez campi: São Paulo (com três campi), Bauru, Lorena, Piracicaba, Pirassununga, Ribeirão Preto, Santos e São Carlos. O curso de Farmácia é oferecido no campus de São Paulo e de Ribeirão Preto.
  2.  Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG ): instituição de ensino superior pública sediada em Belo Horizonte. Possui campus também nas cidades de Tiradentes e Montes Claros. Na UFMG, o estudante do curso de Farmácia vai ter uma visão generalista de todas as áreas: análise clínica, indústria de alimentos, de medicamentos, de cosméticos, farmácia hospitalar e gestão de saúde.
  3.  Universidade Estadual de Campinas (Unicamp): instituição de ensino pública, sediada em Campinas, considerada uma das melhores universidades do país e da América Latina. A Unicamp é responsável por cerca de 15% da produção científica brasileira.  A qualidade que caracteriza o ensino se estende à pesquisa e às atividades de extensão desenvolvidas pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas.
  4. Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp): instituição de ensino superior pública sediada na cidade de São Paulo. A faculdade possui atuação no ensino, na pesquisa e na extensão de serviços à comunidade. A Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Unesp conta com laboratórios de pesquisa modernos onde os alunos podem realizar iniciação científica e figura entre as melhores faculdades de farmácia.

Outras faculdades que merecem destaque

Mas não são apenas as públicas que merecem ser valorizadas e estão entre as melhores faculdades de Farmácia. No Brasil existem também instituições de ensino privadas que possuem uma excelente qualidade. Podemos destacar:

  • Mackenzie: fundada em São Paulo, líder em empregabilidade com mais de 148 anos de inovação e tradição no ensino. É uma das mais renomadas instituições de ensino entre as que mais contribuem para o desenvolvimento científico e acadêmico do país.
  • PUC-SP: o ranking oficial de instituições superiores do Ministério da Educação, divulgado anualmente, aponta a PUC-SP como a melhor universidade particular de todo o Estado de São Paulo e a segunda melhor do Brasil. Sendo assim, a instituição está entre as melhores faculdades de farmácia.
  • Anhanguera: conta com aproximadamente 15 mil profissionais e professores, entre especialistas, mestres e doutores. Há disponibilidade do curso de Farmácia nas cidades de Osasco/SP; Guarulhos/SP; Niterói/RJ; São Paulo, campus Campo Limpo; Santo André/SP; São José dos Campos/SP; Anápolis/GO; Erechim/RS; Tucuruí/PA.
  • Pitágoras: está presente no ensino superior nos estados do Acre,  Alagoas, Bahia, Ceará, Espirito Santo, Minas Gerais, Goiás, Maranhão, Pará, Paraná, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Rio Grande do Sul. A proposta é oferecer ensino superior com qualidade assegurada a baixo custo.
  • Unopar: com  mais de quatro décadas de tradição no ensino superior, é pioneira em educação a distância no Brasil e se tornou uma das maiores instituições de ensino do país nesta modalidade. Está presente em todas as regiões brasileiras e oferece preços acessíveis e com diversas oportunidades de desconto.

Qual é o perfil do estudante de Farmácia?

Depois de conhecer um pouco sobre as melhores faculdades de farmácia, talvez, você esteja se perguntando “será que essa graduação é para mim”? Então trouxemos algumas informações para você conhecer o perfil ideal de um estudante de Farmácia. Já adiantamos: gostar de química e biologia é um bom sinal.

Vai bem também se você for uma pessoa organizada, curiosa e que goste de estudar bastante. Ética, senso de responsabilidade e perfil humanista se somam às características de um bom aluno, assim como interesse por novas tecnologias e disposição para ler e pesquisar sempre sobre os temas atuais ligados à área de saúde.

Confira abaixo se esse curso dá match com você:

Gostar de química e biologia

Se você curte química ou biologia, pode comemorar. As duas disciplinas estarão presentes na faculdade de Farmácia. As cadeiras de química são ministradas nos primeiros períodos da faculdade. A partir dela é possível analisar como os compostos agem no organismo e quais são as consequências dessa interação.

Ser uma pessoa dedicada

Existem alguns cursos que exigem mais empenho e dedicação dos alunos do que outros. Se você gosta de estudar, o curso de Farmácia é para você! A profissão exige que você fique por dentro do que está acontecendo no universo farmacêutico. Afinal, estudos e pesquisas estão sempre sendo realizados e as informações que estão nos livros didáticos são constantemente atualizadas.

Ter organização e disciplina

Além da dedicação, é preciso organização nos estudos e adequação à vida pessoal e profissional. Nesse ponto, é fundamental estabelecer horários para estudos, trabalho, lazer e amigos. A organização e a disciplina são quesitos fundamentais para se tornar um excelente profissional farmacêutico, além de facilitar a rotina e melhorar a performance de algumas atividades.

Ser pró-ativo

Proatividade é outra competência que vai bem no curso de Farmácia. Aquele estudante que é focado, que anota pontos importantes durante a aula, participa ativamente das aulas, realiza atividades não curriculares, mas que serão essenciais para seu crescimento profissional. Essa bagagem será fundamental para que você tenha mais autonomia em buscar novas oportunidades, vença uma possível timidez e amplie seus horizontes na profissão farmacêutica.

Manter um bom relacionamento interpessoal

Muita gente tem dificuldade de se relacionar com outras pessoas ou em trabalhar em equipe. Por isso, outra habilidade a ser desenvolvida durante a graduação de Farmácia é a capacidade de relacionar-se com pessoas. E esse ponto vale para qualquer área que você for seguir. A capacidade de ser relacionar com pessoas é um diferencial. A partir dela você pode estreitar vínculos de amizade, ser indicado a entrevistas e fazer uma boa rede de contatos profissionais, tanto para estágios quanto para uma possível contratação.

Quais são as áreas do conhecimento envolvidas no curso?

Vamos agora analisar quais são as áreas de conhecimento do curso de Farmácia nas melhores faculdades de farmácia e, em seguida, a sua grade curricular. A graduação está no campo das Ciências Biológicas e é composta por disciplinas teóricas e práticas. As aulas teóricas mesclam conteúdos sobre biologia, processos fisiológicos, bioquímicos, anatomia e outros que são a base para entender o funcionamento das funções do organismo. As aulas práticas acontecem em laboratórios, que podem muitas vezes ser compartilhados com outros cursos.

Uma curiosidade que talvez você não saiba. Antigamente, as aulas práticas de anatomia utilizavam cadáveres, assim como as aulas de fisiologia e farmacologia usavam animais como camundongos e coelhos. Porém, por questões éticas, esse material biológico foi substituído por aplicativos em 3D ou outras ferramentas.

Como é a grade curricular da graduação de Farmácia?

O curso de Farmácia contempla uma grade curricular diversificada para atender a todas as principais possibilidades de atuação profissional. As matérias do curso abordam conteúdos básicos e depois específicos para o farmacêutico. Algumas das disciplinas do início do curso são:

  • Anatomia,
  • Fisiologia,
  • Matemática e física (em alguns cursos)
  • Química analítica e orgânica
  • Estatística e outras relacionadas ao ciclo básico da graduação.

Outras disciplinas de pouca aceitação, mas de grande relevância, são a bioestatística e a metodologia científica. Enquanto uma ajuda na interpretação dos dados clínicos de um estudo, a outra disciplina desenvolve o raciocínio lógico para elaborar um projeto de pesquisa que futuramente será seu trabalho de conclusão de curso. Portanto, não deixe de se dedicar a essas disciplinas, que serão fundamentais ao longo da graduação.

Após o embasamento científico das disciplinas básicas, chega o momento em que muitos estudantes sentem mais o curso de Farmácia, pois começam a associar os conhecimentos com a função do farmacêutico na sociedade. A farmacologia é a disciplina considerada a essência do curso de Farmácia. Outra disciplina de grande interesse dos alunos é a tecnologia farmacêutica, com aulas práticas para ensinar a fazer cremes, pomadas, loção pós-barba, sabonete líquido, cápsula e outras formas farmacêuticas.

As disciplinas que se referem às análises laboratoriais são:

  • Bioquímica e hematologia clínica;
  • Toxicologia;
  • Urinálise;
  • Bromatologia, entre outras.

Nas aulas teóricas e práticas sobre esse conteúdo, são trabalhados os exames para identificação de proteínas, de aminoácidos e de outras substâncias que podem diagnosticar uma doença. Na parte das análises clínicas também são avaliados os tipos de equipamentos, a rotina de um laboratório e as noções de gerenciamento de uma instituição a fim de ajudar na organização das atividades.

Qual é a duração do curso de Farmácia?

Optando por um das melhores faculdades de Farmácia do Brasil, você precisa saber qual a duração do curso. A graduação tem duração de 4 anos e meio, podendo variar entre as faculdades, devido às novas mudanças preconizadas pelo MEC para a formação de farmacêutico generalista.

Antigamente, a duração do curso era de 4 anos, e o aluno optava por uma habilitação em análises clínicas/bioquímica, indústria e alimentos e fazia mais um ano de curso. No entanto, com a formação do farmacêutico generalista, as disciplinas da habilitação foram agrupadas na graduação.

Qual é o valor da faculdade de Farmácia?

O valor da faculdade de Farmácia varia muito conforme a instituição de ensino que você escolher. Na Anhanguera, por exemplo, as mensalidades do curso de Farmácia partem de R$449,90, para a modalidade semi-presencial (que será detalhada a seguir). É importante também destacar que quem não tem condições financeiras de arcar com o valor integral, há opções de bolsas de estudo.

Quais são as modalidades da graduação?

O curso de graduação em Farmácia apresenta duas opções para seus alunos: modelo tradicional ou semi-presencial. O modelo tradicional é com aulas presenciais. Ou seja, ideal para quem tem uma rotina mais flexível e disponibilidade para frequentar aulas durante a semana. Ou semi-presencial, onde o aluno comparece na sua unidade de ensino uma vez por semana.

Na Anhanguera, por exemplo, o aluno frequenta suas aulas em uma unidade de ensino. Além disso, o estudante pode aproveitar o suporte dos professores, o convívio e a troca de experiências com sua turma. Ainda conta com toda infraestrutura para realizar as atividades teóricas e aulas práticas do seu curso.

A modalidade semi-presencial da Anhanguera é uma metodologia pioneira que inclusive é  referência para outras instituições educacionais. O aluno vai apenas um dia presencialmente na faculdade e assiste aulas transmitidas ao vivo por um professor e pode interagir com ele tirando suas dúvidas na hora. Além disso, conta com o suporte de tutores presenciais, pode interagir com sua turma e desenvolver atividades em grupo.

O aluno cumpre ainda uma parte de sua grade por meio de disciplinas interativas, aplicadas através de uma plataforma virtual. Esse é um diferencial para o aluno que busca flexibilidade para montar seus próprios horários e conciliar os estudos a sua rotina.

Quais são as áreas de atuação de um farmacêutico?

As áreas de atuação são amplas, diversificadas e estão em franca expansão. Isso significa que você pode trabalhar nas áreas exclusivas da profissão e em outras que são disputadas com demais profissionais. As especialidades farmacêuticas são agrupadas em 10 linhas de atuação:

  • Alimentos;
  • Análises clínico-laboratoriais;
  • Educação;
  • Farmácia;
  • Farmácia hospitalar e clínica;
  • Farmácia industrial;
  • Gestão;
  • Práticas integrativas e complementares;
  • Saúde pública
  • Toxicologia.

Hoje, para efeito de registro de certificados e títulos na carteira profissional, estão previstas 135 especialidades. As quatro especialidades mais atuais são:

A lista completa pode ser conferida no site do CFF. Dentre essa lista enorme, separamos áreas que podem ser interessantes para você seguir:

Drogarias e farmácias

Devido à grande presença de farmácias, o campo é bastante amplo, e o farmacêutico pode trabalhar em qualquer lugar. Nessa área, é possível atuar diretamente com pessoas, garantindo que o medicamento indicado seja usado de modo correto. Nesse contexto, é papel do profissional tirar dúvidas de como o remédio deve ser tomado e quais são os melhores horários.

Farmácia veterinária

E não são apenas as pessoas que necessitam tomar remédios, né? Muitos animais também necessitam fazer o uso de medicamentos para tratar doenças. Entretanto, os pets apresentam características diferentes, impedindo o uso dos mesmos medicamentos que humanos. É por essa razão que existe o farmacêutico veterinário.

Os profissionais dessa área atuam na produção e no estudo de medicamentos e de fórmulas para uso em animais. Além disso, o farmacêutico também pode trabalhar em um hospital veterinário ou em um pet-shop, auxiliando na orientação dos donos dos animais sobre a administração e o uso correto das doses dos remédios.

Toxicologia forense

A perícia criminal também é uma área na qual o farmacêutico pode atuar. É de responsabilidade do profissional o exercício de pericial aplicado, ou seja, ele pode atuar como perito de crimes, tentando solucionar casos de polícia por meio de exames laboratoriais. É possível analisar algumas substâncias químicas usadas em cenas de crime como ácidos e venenos, sangue de possíveis criminosos e das vítimas. Assim, quem quer seguir carreira em Farmácia nessa área pode analisar subsídios para inquérito policial ou processo penal.

Cosmetologia

A cosmetologia é uma divisão da área farmacêutica responsável pela aplicação de cosméticos para obter um resultado positivo ao serem aplicados nas pessoas. O profissional que se especializa nessa área pode atuar na criação para três vertentes diferentes: corretiva, conservadora e estética.

Farmácia oncológica

A farmácia oncológica é uma área que tem por função auxiliar a administração dos fármacos no tratamento de câncer. A atividade está muito em alta, já que é obrigatório a presença de um farmacêutico oncológico nos centros de tratamento de câncer e de saúde. Como as pessoas que apresentam a doença necessitam consumir uma quantidade grande de remédios, é fundamental que cada caso seja analisado de modo independente.

Indústria farmacêutica

Outra opção é de o farmacêutico trabalhar na indústria de medicamentos. Existem diversos aglomerados de indústrias no Sul, Sudeste e Centro-Oeste, que absorvem grande parte de recém-formados por meio do estágio final de conclusão do curso. Neste cenário, o farmacêutico pode trabalhar supervisionando as práticas de fabricação, avaliando as normas sobre controle de qualidade físico-químico e microbiológica, dentre outras oportunidades.

Farmácia de Manipulação

O farmacêutico que atua em farmácias de manipulação pode elaborar cremes, pomadas, xampus, loções, tônicos, sabonetes líquidos e outras formas farmacêuticas de maneira personalizada, conforme descrito na prescrição. Além disso, manipular cápsulas de qualquer tamanho e inserir a quantidade de princípio ativo, além de outros ingredientes para manter a fórmula estável.

Qual é a remuneração média de um farmacêutico?

Outra pergunta que gera bastante curiosidade é o valor do salário de um farmacêutico. De acordo com um levantamento feito pelo site Salario.com.br,  a média salarial é de R$ 3.450,79 no mercado de trabalho brasileiro, para uma jornada de trabalho de 40 horas semanais. A pesquisa foi realizada junto a dados oficiais do Novo CAGED, eSocial e Empregador Web com um total de 78.588 salários de profissionais admitidos e desligados pelas empresas no período de maio de 2020 a abril de 2021.

Como é o dia a dia da profissão?

A maioria dos estudantes recém-formados em Farmácia são contratados para trabalharem nas drogarias, por haver um número significativo desses estabelecimentos no país. Segundo os dados do CFF, há 89.879 estabelecimentos desse tipo no Brasil. Além disso, eles costumam absorver profissionais com pouca ou nenhuma experiência.

Mas, como vimos hoje, os bacharéis em Farmácia podem, além de atuar em farmácias de manipulação e drogarias, trabalhar na indústria cosmética, de alimentos, farmacêuticas, além de laboratórios de análises clínicas — local em que dividem espaço com biomédicos. Ainda que não seja uma área específica da Farmácia, muitos profissionais estão sendo contratados para trabalharem como propagandista de medicamentos, pois têm mais bagagem farmacológica do que graduados em Administração, Fisioterapeuta e outros.

O Conselho Federal de Farmácia definiu, na resolução n° 586 de 29 de agosto de 2013, que os farmacêuticos também têm o direito de fazer prescrições de medicamentos que são isentos de ordem médica. Isso inclui fármacos industrializados, dinamizados, alopáticos, plantas medicinais, entre outros.

E aí gostou de conhecer as melhores faculdades de Farmácia do Brasil? O curso de Farmácia é para você? Não perca tempo e invista no seu futuro! As inscrições para o vestibular da Anhanguera estão abertas. Uma ótima oportunidade de você começar a sua carreira.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 17

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.