InícioGraduaçãoQuais os cursos com menor tempo de graduação?

Quais os cursos com menor tempo de graduação?

Os cursos com menor tempo de graduação têm o mesmo peso e valor no mercado que os cursos mais comuns. Então, são opções mais dinâmicas, modernas, e têm a mesma qualidade que os cursos com duração de 4 a 6 anos.

Confira a seguir quais são esses cursos, sua duração, bem como as opções disponíveis no mercado.

Curso Superior de Tecnologia ou Tecnológicos

Os cursos superiores de tecnologia ou tecnológicos são uma opção para quem deseja se formar em menos tempo. Isso porque têm uma duração média de 2 anos, e são indicados para quem deseja fazer uma segunda graduação ou ingressar no mercado de forma rápida.

Cada aluno que conclui esse tipo de curso recebe o título de Tecnólogo. E assim como os demais recebe o diploma de curso superior. Nesse sentido, a proposta desse modelo é preparar o aluno para o mercado, a fim de aumentar a suas chances de emprego.

Diferente dos cursos acadêmicos, apesar de ter matérias teóricas, o foco é nas atividades práticas. Desta forma, prepara profissionais capazes, atualizados, com especialização e prontos para atuar no mercado de forma imediata à conclusão do curso.

Principais características: cursos de menor tempo de graduação

Confira a seguir, as principais características do curso com menor tempo de graduação e um pouco sobre cada uma delas:

  • Menor tempo de duração – de 2 a 3 anos;
  • Saber mais específico – foco em assuntos práticos;
  • Chances de emprego – prepara o aluno para o mercado de trabalho;
  • Diploma – curso reconhecido pelo MEC.

Há um cuidado maior no sentido prático do curso. Porém, o conteúdo teórico não é descarado. Ou seja, os assuntos são vistos de forma mais profunda de acordo com as demandas da área escolhida.

6 vantagens dos cursos com menor tempo de graduação

Agora que você já sabe o que é um curso de tecnologia, veja a seguir 6 vantagens caso decida por esse modelo de graduação. São elas:

  1. Foco na aplicação prática do saber;
  2. Tempo menor de duração do curso;
  3. Custo-benefício;
  4. Quantidade de cursos oferecidos;
  5. Maior salário em comparação com os técnicos;
  6. Novas chances no mercado.

Por conta da duração, os cursos são mais baratos que os comuns. Assim como, também se dão nos modelos presencial, semipresencial e a distância.

Diploma de Tecnólogo: curso com menor tempo de graduação

Este diploma vale em todo o território nacional e é reconhecido pelo MEC. Assim como, nos cursos de Licenciatura e Bacharel tem o mesmo valor no mercado. Então, são aceitos nos processos seletivos, alguns concursos públicos e para ingressar na pós-graduação.

A oferta de cursos com menor tempo de graduação aumenta diariamente. Por isso, em 10 anos esse aumento foi em torno de 800% no número de cursos em todas as áreas.

Diferenças entre: tecnólogo, bacharelado e licenciatura

O tecnólogo, como visto anteriormente, é voltado para a atuação no mercado de trabalho. Já o bacharelado, é um curso mais amplo que permite que o aluno exerça a profissão em vários cargos. Enquanto a licenciatura é para quem quer ser professor da área.

Este último pode ser professor nos ensinos Médio e Fundamental. Assim, pode atuar tanto em escolas públicas quanto privadas. Mas, para dar aulas em faculdades deve ter um Mestrado ou Doutorado.

Lista de cursos com menor tempo de graduação

São várias as opções no mercado para cursos de tecnologia. Então, confira a seguir 9 opções para você começar hoje mesmo a sua graduação.

Gastronomia

Para você que quer trabalhar com alimentação humana, o curso de Gastronomia irá oferecer o saber necessário em 4 semestres (2 anos). Assim, ao final do curso você poderá atuar em bares, restaurantes, hotéis e tudo que envolva a área.

Você irá aprender sobre plano de cardápios, história da alimentação e da Gastronomia no Brasil, cozinha fria, entre outras matérias práticas. Isso, num curso com menor tempo de graduação.

Comércio Exterior

Se você deseja atuar em negociações internacionais essa é a melhor opção de curso. Nesse sentido, áreas como prática aduaneira e operações cambiais, por exemplo, exigem este tipo de graduação para atuação. Assim, também tem duração de 2 anos.

Marketing nos cursos com menor tempo de graduação

O profissional da área de Marketing é muito requisitado hoje no mercado, principalmente por conta da prática do Marketing Digital. Isso porque, além de uma estrutura sólida no mercado, as empresas precisam estar na internet para aprimorar a sua posição.

Estética e Cosmética

Saúde e beleza nunca perdem destaque no mercado. Por isso, é uma opção se você quer atuar num mercado dinâmico e inovador. Além de gostar de trabalhar com técnicas de promoção de bem estar, esse é o seu curso. Assim, ele dura 2 anos.

Radiologia

Curso em alta no mercado, com diversas chances de trabalho, e que permite atuar em várias especialidades médicas. Assim como, Radioterapia e Medicina Nuclear, por exemplo. Muitos profissionais optam por essa graduação para conciliar trabalho e estudo.

Segurança do Trabalho

Quem se forma em Segurança do Trabalho costuma atuar em indústrias, hospitais e construção civil, mas tem chance em qualquer empresa. Tanto no setor público, quanto no privado. De forma geral, o profissional zela pelo bem-estar do trabalhador em exercício.

Ciência de Dados

Aprende técnicas relacionadas ao armazenamento, análise, bem como, extração de dados. Isso, por meio de Big Data ou Data Science. Assim, ao final do curso você estará apto a avaliar de forma mais precisa a tomada de decisões para um empreendimento.

Mecatrônica Industrial

Conta com 3 anos de duração e visa criar, desenvolver e tratar da manutenção de sistemas mecatrônicos. Ou seja, robôs e sistemas industriais. Nesse sentido, na maior parte da graduação, atuam em laboratórios de informática, eletroeletrônica e robótica.

Negócios imobiliários

Prepara o aluno para atuar no mercado nos processos de compra, venda e locação de imóveis. Assim, ele será capacitado a lidar com o contexto socioeconômico e político do país. Além disso, atender os interesses e driblar os desafios da sociedade moderna.

Escolha o seu curso com menor tempo de graduação

Agora que você já sabe como funciona um curso com menor tempo de graduação e seu peso no mercado de trabalho. Bem como, alguns cursos disponíveis para você começar hoje mesmo a sua nova carreira, invista em você.

Vale ressaltar que você passa a maior parte da vida no exercício da profissão. Então, busque se dedicar a um curso que reflita suas habilidades pessoais e qualidades relacionadas ao trabalho. Assim, terá mais sucesso e maiores remunerações.

Confira mais conteúdos como esse, clicando aqui.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3.9 / 5. Número de votos: 49

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.