InícioGraduaçãoMedicina VeterináriaSaiba tudo sobre a faculdade de Medicina Veterinária

Saiba tudo sobre a faculdade de Medicina Veterinária

Para quem ama cuidar de animais, sejam eles domésticos ou silvestres, a faculdade de Medicina Veterinária surge como primeira opção. Mas a atuação do veterinário vai além das clínicas e pet shops. Esse profissional tem um papel muito importante na produção dos alimentos de origem animal assim como na preservação da saúde pública.

Atualmente, de acordo com o Conselho Federal de Medicina Veterinária, o Brasil tem cerca de 150 mil médicos-veterinários ativos. Mais de 50% se formaram há menos de 20 anos, o que significa que a área tem se popularizado entre os vestibulandos.

Então, se você tem interesse pela carreira, vamos te contar tudo sobre Veterinária: perfil do aluno, matérias do curso, preço da mensalidade e opções de carreira. Bora lá?

Perfil do estudante da faculdade de Medicina Veterinária

Antes de prestar o vestibular para o curso de Medicina Veterinária, saiba se o seu perfil é compatível com as principais características do estudante dessa área.

Ter vocação para cuidar de animais

É a característica mais básica e, ao mesmo tempo, mais exigida de quem pretende cursar a faculdade de Medicina Veterinária. Afinal, gostar de bichos não é suficiente. É preciso estar disposto a entender como seu organismo funciona, identificar possíveis problemas e, principalmente, encontrar soluções adequadas.

Às vezes esse processo pode ser complexo, cansativo e um tanto doloroso. Assim, o estudante que se interessa pela carreira deve pesquisar ao máximo sobre o dia a dia do veterinário. Desse modo será mais fácil descobrir se seu perfil e expectativas correspondem às competências exigidas pelo mercado de trabalho.

Ser dedicado aos estudos

O mercado de trabalho é um grande desafio. Desse modo, escolher uma boa faculdade de Medicina Veterinária é primordial para dominar os conhecimentos essenciais ao exercício da profissão.

Para saber avaliar a condição física e o bem-estar do animal e aconselhar o cliente/tutor quanto aos principais cuidados, veja algumas competências que o estudante do curso de Medicina Veterinária deve desenvolver:

  • Entender sobre anatomia animal, questões humanísticas, comportamentais e ecológicas;
  • Conhecer os aspectos práticos e teóricos de nutrição animal;
  • Saber examinar sintomas em animais doentes e infectados;
  • Reconhecer as propriedades de medicamentos e dos vários tipos de drogas farmacológicas;
  • Ter amplo conhecimento sobre doenças infecciosas provocadas por vírus e bactérias em animais domésticos;
  • Identificar os sistemas que formam os organismos, a estrutura e a base anatômica dos animais de diferentes espécies.

É claro que, dependendo da área de especialização escolhida, algumas competências serão mais requeridas do que outras. Entretanto, uma sólida graduação em Veterinária é o primeiro grande passo para que você seja um profissional de sucesso.

Gostar de aprender e se aperfeiçoar

Essa é uma postura válida para todas as áreas, especialmente a da Saúde, em que tecnologias e tratamentos mudam constantemente. Por isso, o estudante do curso de Medicina Veterinária deve estar disposto a aprender constantemente.

A curiosidade e a sede de conhecimento são as bases para um bom desempenho profissional. Isso vai se refletir sobre sua reputação e o destacar dos demais. Como resultado, você também poderá receber um salário mais alto que a média.

Ser resiliente

Durante a faculdade de Veterinária você vai perceber que a rotina da área é marcada por situações delicadas, em que é preciso trabalhar sob pressão.

Ser resiliente significa enfrentar momentos estressantes e superá-los, transformando as experiências ruins em aprendizado. Ou seja, o médico-veterinário deve ser flexível para se adaptar a diferentes situações mantendo a racionalidade e a calma.

Saber analisar e interpretar dados

De acordo com a Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), 60% das doenças infecciosas humanas têm sua origem em animais, sejam eles domésticos ou selvagens. Assim, a habilidade de analisar a saúde como um sistema interligado é fundamental para o bacharel em Medicina Veterinária.

A partir desse olhar integrado, o profissional consegue investigar o agente causador do problema e evitar que o quadro se repita, proporcionando mais qualidade de vida aos bichos e aos humanos.

Já a interpretação de dados é necessária para que o médico-veterinário faça diagnósticos corretos, indicando o tratamento mais adequado.

Gostar de trabalhar em equipe

Logo no começo da faculdade de Veterinária o estudante aprende que o trabalho desse profissional se desenvolve em uma equipe multidisciplinar. Ela pode incluir zootecnistas e veterinários de diferentes especialidades, assim como médicos, nutricionistas e farmacêuticos (no caso dos veterinários que atuam na Saúde Pública).

Dentro ou fora do consultório, o veterinário deve saber trabalhar em conjunto para alcançar os melhores resultados.

Ter boa comunicação

Apesar de lidar com animais, o principal contato do médico-veterinário é com os humanos (colegas, clientes, autoridades, público etc.). Portanto, o aspirante a bacharel em Medicina Veterinária deve ter uma boa comunicação escrita e verbal para se expressar corretamente.

Isso vale para dar diagnósticos, escrever relatórios, conduzir uma cirurgia ou lidar com os tutores dos animais, por exemplo. Sobretudo no aconselhamento veterinário, a comunicação é fundamental para entender as necessidades do cliente e, junto com ele, pensar nas soluções mais viáveis.

Saber tomar decisões

O trabalho dos médicos-veterinários requer a tomada de decisões de diferentes naturezas. Elas vão desde indicar os medicamentos e procedimentos mais apropriados até delegar tarefas.

Nesse sentido, durante a faculdade de Veterinária é importante desenvolver a capacidade de avaliar a situação, definir as condutas mais adequadas e fundamentá-las com argumentos técnicos ou científicos.

Possuir inteligência emocional

Um bom veterinário deve ser sensível, empático, equilibrado e emocionalmente inteligente. Isso porque sua rotina é marcada por longas horas de trabalho e grandes responsabilidades.

Também não podemos desconsiderar a carga psicológica envolvida. Como explicar a um tutor que seu animal está gravemente doente ou lidar com a frustração de um tratamento mal sucedido?

Para enfrentar essas e outras questões delicadas a inteligência emocional é indispensável. Afinal, lidar com as próprias emoções e com as dos outros não é nada fácil. O desenvolvimento dessa habilidade permite que o médico-veterinário consiga vivenciar a dor alheia sem perder a racionalidade e o autocontrole.

Áreas do conhecimento envolvidas

Segundo a Organização Mundial para a Saúde Animal (OIE), os médicos-veterinários são responsáveis pela saúde e o bem-estar animal, pela saúde pública e pela segurança alimentar.

Em outras palavras, o profissional lida com questões relacionadas aos animais, aos humanos e à saúde dos ecossistemas. Por isso, a faculdade de Medicina Veterinária oferece uma formação que combina disciplinas de diferentes áreas do conhecimento.

De modo geral, elas estão distribuídas da seguinte forma:

  • Ciências Biológicas e da Saúde
  • Ciências Humanas e Sociais
  • Clínica Veterinária
  • Inspeção e Tecnologia dos Produtos de Origem Animal
  • Medicina Veterinária Preventiva
  • Saúde Pública
  • Zootecnia e Produção Animal

Duração do curso de Medicina Veterinária

A faculdade de Medicina Veterinária dura cinco anos (ou seja, 10 semestres). Para concluir o bacharelado é preciso cumprir a grade curricular com matérias teóricas e práticas, realizar o estágio obrigatório e apresentar um Trabalho de Conclusão de Curso.

No 9º semestre, geralmente, o estudante tem a primeira oportunidade de aplicar os conhecimentos adquiridos. A matriz curricular do curso de Medicina Veterinária prevê disciplinas práticas em clínica de grandes e pequenos animais, reprodução e inspeção animal, saúde pública etc.

O objetivo é que o aluno desenvolva habilidades técnicas, como a realização de exames clínicos, preparação de registros clínicos e coleta, armazenamento e transporte de amostras. Simultaneamente, são testadas competências comportamentais (entendimento de responsabilidades éticas e legais, tomada de decisões, comunicação, liderança e gestão, por exemplo).

Já no 10º semestre chega a hora de fazer o estágio supervisionado obrigatório. Por integrar a matriz curricular do curso, ele deve ser providenciado pela faculdade e não costuma oferecer salário. Contudo, os estágios não obrigatórios e remunerados podem ser realizados pelos alunos a partir do segundo ano.

Remunerado ou não, o estágio é um período de aprendizado fundamental. Ele permite que o estudante vivencie situações reais de trabalho e exercite no dia a dia os aprendizados da faculdade de Medicina Veterinária. Sem contar que a experiência é essencial para desenvolver uma postura profissional e enriquecer o currículo.

Grade curricular da graduação em Veterinária

Em grande parte das faculdades, o currículo do curso de Medicina Veterinária segue uma estrutura semelhante.

Nos dois primeiros anos, sobretudo, os alunos estudam matérias que servem de base para o entendimento das funções biológicas e da anatomia animal. Essas disciplinas contemplam as áreas de Citologia, Histologia, Anatomia, Bioquímica, Fisiologia, Microbiologia, Parasitologia e Imunologia. Em paralelo, são abordadas questões humanísticas, comportamentais e ecológicas.

A partir do segundo ano os alunos têm contato com conhecimentos e habilidades específicos para o médico-veterinário.

Enquanto no terceiro ano são estudadas disciplinas voltadas aos animais de produção, como reprodução e defesa sanitária animal, no quarto ano o aprendizado é focado na saúde individualizada do bicho. Esse período é marcado por disciplinas como Clínica Cirúrgica Veterinária e Clínica Médica de Grandes e Pequenos Animais.

Por fim, o quinto e último ano da faculdade de Medicina Veterinária é reservado às disciplinas práticas, ao estágio obrigatório e ao TCC, como vimos anteriormente.

Ao longo dos cinco anos de graduação as faculdades oferecem matérias optativas em várias áreas. Cultura Digital, Desenvolvimento de Carreira, Design Thinking, Empreendedorismo, Marketing Digital, Mindset Ágil e Responsabilidade Social são algumas delas.

Principais matérias de Medicina Veterinária

Veja as principais matérias do curso de Medicina Veterinária:

  • Agrostologia e Forragicultura
  • Anestesiologia Veterinária Aplicada
  • Bacteriologia e Imunologia Aplicadas à Medicina Veterinária
  • Bioestatística Aplicada à Medicina Veterinária
  • Bioquímica Aplicada à Saúde
  • Biotecnologia e Obstetrícia Aplicadas à Medicina Veterinária
  • Bovinocultura de Corte e Leite
  • Caprinocultura e Ovinocultura
  • Ciências da Bioética e do Bem-Estar Animal
  • Ciências do Ambiente Aplicadas à Medicina Veterinária
  • Ciências Morfofuncionais Veterinárias Aplicadas ao Sistema Digestório e Glândulas Anexas
  • Ciências Morfofuncionais Veterinárias Aplicadas ao Sistema Gênito Urinário
  • Ciências Morfofuncionais Veterinárias Aplicadas aos Sistemas Tegumentar, Esquelético e Locomotor
  • Ciências Morfofuncionais Veterinárias Aplicadas aos Sistemas Cardiorrespiratório e Circulatório
  • Ciências Morfofuncionais Veterinárias Aplicadas aos Sistemas Nervoso e Endócrino
  • Ciências Socioeconômicas Aplicadas à Medicina Veterinária
  • Clínica Cirúrgica Veterinária
  • Clínica Médica de Grandes Animais
  • Clínica Médica de Pequenos Animais
  • Diagnóstico por Imagem Aplicado à Medicina Veterinária
  • Enfermidades Parasitárias Aplicadas à Medicina Veterinária
  • Equideocultura
  • Farmacologia e Toxicologia Aplicadas à Medicina Veterinária
  • Fisiopatologia da Reprodução Aplicada à Medicina Veterinária
  • Helmintologia Veterinária
  • Inspeção de Produtos de Origem Animal
  • Introdução à Biologia Celular e do Desenvolvimento
  • Manejo e Clínica de Animais Silvestres
  • Medicina Veterinária Preventiva e Controle de Zoonoses
  • Medicina Veterinária Preventiva e Defesa Sanitária Animal
  • Melhoramento Genético Animal
  • Moléstias Infecciosas e Ornitopatologia Aplicadas à Medicina Veterinária
  • Nutrição Animal
  • Patologia Veterinária Geral
  • Pensamento Científico
  • Prática Hospitalar em Anestesiologia, Clínica Cirurgica e Obstetricia
  • Prática Hospitalar em Clínica Médica de Grandes Animais, Laboratórios e Saúde Pública
  • Prática Hospitalar em Clínica Médica de Pequenos Animais
  • Prática Hospitalar em Produção, Reprodução Animal e Inspeção Sanitária
  • Processos Patológicos Aplicados à Medicina Veterinária
  • Protozoologia e Ectoparasitologia Veterinária
  • Semiologia e Patologia Clínica Aplicadas à Medicina Veterinária
  • Sociedade Brasileira e Cidadania
  • Suinocultura e Avicultura
  • Técnica Cirúrgica e Anestesiologia Aplicadas à Medicina Veterinária
  • Tecnologia de Produtos de Origem Animal
  • Virologia e Micologia Aplicadas à Medicina Veterinária

Quanto custa a faculdade de Veterinária?

O valor das mensalidades da faculdade de Medicina Veterinária varia conforme diversos fatores. Sobretudo o período (matutino, vespertino ou noturno), localização do campus, modalidade do curso (presencial, no caso de Veterinária) e qualidade da formação do corpo docente.

Além disso, outro item muito importante que influencia o valor praticado é a infraestrutura oferecida. Por exemplo, laboratórios, equipamentos, bibliotecas, hospital escola, fazenda escola etc.

Como resultado, o preço médio da faculdade de Medicina Veterinária fica em torno de R$ 1.500,00.

A seguir, confira mensalidades em diferentes cidades do Brasil. Valores cobrados para o bacharelado em Medicina Veterinária no primeiro semestre de 2021.

  • PUC-PR: R$ 4.165,00 (campus Curitiba – PR)
  • Anhembi Morumbi: R$ 3.478,00 (campus Mooca/SP – SP)
  • PUC-MG: R$ 2.800,00 (campus Betim – MG)
  • Estácio de Sá: R$ 2.314,00 (campus Barra da Tijuca – RJ)
  • UNIC: R$ 2.000,00 (campus Cuiabá – MT)
  • Universidade Vila Velha: R$ 1.942,00 (campus Vila Velha Boa Vista – ES)
  • UNOPAR: R$ 1.770,00 (campus Londrina – PR)
  • Anhanguera: R$ 1.600,00 (campus Campinas – SP)
  • FMU: R$ 1.295,00 (campus Ponte Estaiada/SP – SP)
  • UNIME: R$ 1.280,00 (campus Lauro de Freitas – BA)
  • UNIDERP: R$ 1.230,00 (campus Campo Grande – MS)
  • Pitágoras: R$ 1.200,00 (campus Uberlândia – MG)
  • UNIP: R$ 1.191,00 (campus Indianópolis/SP – SP)
  • UNISA: R$ 1.118,00 (campus Interlagos/SP – SP)

Modalidades do curso de Medicina Veterinária

Com a pandemia de COVID-19 e a necessidade de isolamento social, muitos estudantes se perguntam se a modalidade EaD está disponível para a graduação em Veterinária. A resposta é não.

Assim como Medicina, esse curso da área da Saúde ainda não tem autorização do MEC para ser ministrado a distância. A opção semipresencial, na qual uma parte das aulas acontece on-line, está liberada. Porém, a grande maioria das faculdades oferece apenas a modalidade presencial.

Isso porque grande parte da formação em Medicina Veterinária tem atividades práticas, seja nos laboratórios, nos hospitais ou fazendas escola.

Como é improvável que o MEC mude essa conduta, resta ao estudante aproveitar o ensino presencial para interagir com os colegas, tirar dúvidas com os professores e aproveitar a infraestrutura da faculdade.

Áreas de atuação

O Conselho Federal de Medicina Veterinária reconhece 15 especialidades nas quais o bacharel em Medicina Veterinária pode trabalhar:

  • Acupuntura
  • Anestesiologia
  • Cardiologia
  • Cirurgia
  • Clínica médica para pequenos animais
  • Dermatologia
  • Diagnóstico por imagem
  • Inspeção higiênica sanitária e tecnológica
  • Medicina felina
  • Medicina intensiva veterinária
  • Medicina veterinária legal
  • Oftalmologia
  • Oncologia
  • Patologia
  • Homeopatia

Em números divulgados em janeiro deste ano, a entidade fez um ranking com as especialidades mais populares entre os 110 veterinários especialistas cadastrados. Em primeiro lugar vem Cirurgia (25%), seguido por Homeopatia (18%), Acupuntura (15%), Anestesia (14%), Patologia (7%) e Dermatologia (5%).

Também segundo o CFMV, existem cerca de 80 funções que o médico-veterinário pode desempenhar. Conheça alguns dos setores de atuação.

  • Apicultura
  • Aquicultura
  • Avicultura
  • Canis
  • Casas de produtos veterinários
  • Clínicas
  • Defesa sanitária animal
  • Fábricas de rações
  • Frigoríficos
  • Hospitais veterinários
  • Indústrias de medicamentos
  • Laboratórios de reprodução
  • Perícia criminal
  • Pesquisa de alimentos
  • Pet shops
  • Produção animal
  • Suinocultura
  • Vigilância sanitária ambiental
  • Vigilância sanitária animal
  • Zoológicos

Opções de carreira em Veterinária

As principais opções de carreira para o bacharel em Medicina Veterinária são:

  • Cirurgia Veterinária
  • Clínica Veterinária
  • Veterinário autônomo
  • Veterinário de fazenda
  • Veterinário de zoológico
  • Veterinário do exército

Cirurgia Veterinária

Nesse campo da Medicina Veterinária, o profissional realiza procedimentos cirúrgicos eletivos ou de emergência em animais de portes pequeno, médio e grande. Eles podem tanto ser de estimação, como de produção ou silvestres.

Entre os tipos de cirurgia estão as ortopédicas, oftálmicas, oncológicas, neurológicas, assim como castrações, amputações, reconstruções e cesarianas. A intervenção cirúrgica também é recomendada em caso de obstrução intestinal, torção gástrica e ruptura de órgãos do animal.

Clínica Veterinária

Essa é uma das áreas de especialização mais populares da graduação em Veterinária. Afinal, são os veterinários clínicos que atendem nossos animais de estimação em consultas de rotina, exames periódicos e vacinações. Eles também fazem diagnósticos, indicam tratamentos e prescrevem medicações.

Além de cães e gatos, o cuidado do veterinário clínico se estende a animais de grande porte (equinos e ruminantes, por exemplo), aves, répteis, roedores e animais silvestres.

Veterinário autônomo

A atuação como autônomo tem sido a escolha de muitos profissionais. No entanto, é necessário que o médico veterinário tenha uma empresa aberta, esteja inscrito no INSS e emita nota fiscal pelos serviços prestados.

Sem vínculo empregatício, o profissional tem mais flexibilidade para trabalhar para diferentes empresas. No caso das clínicas e pet shops, é comum que além da remuneração fixa o médico veterinário receba uma porcentagem pelas consultas realizadas.

Veterinário de fazenda

Para quem pretende cursar a faculdade de Veterinária essa é uma área promissora, já que está ligada ao agronegócio.

Nas fazendas, os profissionais de Veterinária atendem rebanhos bovinos, suínos, caprinos, bem como peixes e aves. Eles monitoram a saúde dos animais, prescrevem medicamentos e realizam cirurgias quando necessário.

Veterinário de zoológico

O profissional desse nicho cuida do bem-estar de animais silvestres não apenas em zoológicos, mas também em parques e instituições de conservação ambiental.

Na rotina do médico-veterinário de zoológico está a supervisão da alimentação, pesagem, medicação, bem como biometria dos animais. Ele também é responsável por realizar exames periódicos para prevenir doenças.

Veterinário do Exército

O estudante que pretende se tornar Oficial Médico-veterinário do Exército Brasileiro não vai lidar apenas com a clínica de animais domésticos e silvestres.

Entre suas atribuições está supervisionar aspectos estratégicos e táticos, tais como a segurança alimentar e o controle sanitário da água e de alimentos. Igualmente, é função do veterinário militar fazer o controle de zoonoses e vigilância ambiental (fauna e flora), sanitária e epidemiológica.

Dia a dia do médico-veterinário

Conheça algumas das principais tarefas executadas pelo bacharel em Medicina Veterinária em sua rotina diária, conforme a área de especialização:

  • Atender animais de companhia em clínicas e consultórios veterinários;
  • Realizar atividades ligadas à produção de alimentos de origem animal;
  • Atuar como consultor ou responsável técnico em hospitais, indústrias e laboratórios;
  • Trabalhar como professor ou pesquisador em universidades;
  • Participar da produção de vacinas e de medicamentos de uso animal;
  • Supervisionar parâmetros de qualidade e sanidade dos alimentos;
  • Realizar a gestão de equipes.

Salário médio do bacharel em Medicina Veterinária

Segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), a remuneração média do médico veterinário no Brasil é de R$ 3.950,00 para uma jornada de 39 horas. O número é um pouco superior ao do Vagas.com, de R$ 3.212,00 mensais.

Confira as cidades brasileiras que oferecem os salários mais altos:

  • Campinas (SP): R$ 7.786,00
  • Florianópolis (SC): R$ 5.532,00
  • São Paulo (SP): R$ 5.362,00
  • Porto Alegre (RS): R$ 5.062,00
  • Salvador (BA): R$ 4.822,00
  • Curitiba (PR): R$ 4.470,00

Salário Mínimo Profissional

De acordo com a Lei Federal 4950-A/66, de 22 de abril de 1966, engenheiros, arquitetos, agrônomos, químicos e médicos-veterinários têm direito ao Salário Mínimo Profissional (SMP), um piso salarial específico.

Ele é calculado da seguinte maneira: se a jornada de trabalho é de seis horas, o piso salarial deve ser de seis salários mínimos. Se a jornada é de oito horas, devem ser pagos ao menos oito salários mínimos e meio.

Assim, em 2021, considerando o salário mínimo de R$ 1.100,00, o piso salarial do bacharel em Medicina Veterinária pode ficar entre R$ 6.600,00 e R$ 9.350,00.

Entretanto, apesar de previsto em lei, nem sempre esse cálculo é respeitado. Fatores como região do País e experiência do profissional costumam ter mais peso na definição do salário do médico-veterinário.

No setor público, por outro lado, o SMP costuma ser adotado com mais frequência.

Salários e progressão de carreira

A média salarial da Medicina Veterinária evolui conforme a experiência do profissional e o tamanho da empresa na qual ele trabalha.

Primeiro, vamos ver quanto ganha um veterinário recém-formado. Nessa carreira, os profissionais com até dois anos de experiência recebem valores que vão de R$ 2.000,00 a R$ 3.800,00.

O salário inicial de um bacharel em Medicina Veterinária de nível júnior, ou seja, com até quatro anos de formado, vai de R$ 2.500,00 a R$ 4.300,00, dependendo do porte da empresa.

Um médico-veterinário de nível pleno, com até seis anos de carreira, pode receber mensalmente entre R$ 3.200,00 e aproximadamente R$ 5.300,00.

Já o salário de um veterinário sênior, que tem até oito anos no exercício da profissão, fica entre R$ 4.000,00 e R$ 6.500,00.

Por fim, a remuneração dos profissionais master, com mais de oito anos de carreira, parte de aproximadamente R$ 5.000,00 e pode atingir R$ 8.250,00.

Aproveite para descobrir os setores com os salários mais altos para o bacharel em Medicina Veterinária e esteja preparado para os desafios desse curso.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.6 / 5. Número de votos: 20

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.