10 dicas para o vestibular de Engenharia Mecânica

Luana Ribeiro
Jornalista, produtora de conteúdo, roteirista e podcaster. Especialista em marketing digital e mídias sociais.

Crédito: Pexels - Suriyo Munkaew

Entrar na faculdade para fazer o curso desejado é o objetivo de muitos jovens. Mas você sabe como se preparar para o vestibular dos seus sonhos, principalmente se for para Engenharia Mecânica ?

A graduação em Engenharia Mecânica dura 5 anos, e muitas vezes é em período integral. O profissional formado pode trabalhar elaborando projetos de equipamentos para a indústria e em diversos setores na produção eletrodomésticos, carros, aviação e serviços de distribuição de energia.

O aluno do curso de Engenharia Mecânica precisa gostar de números, raciocínio lógico e operações matemáticas complexas, além de ter interesse em tecnologia. Outro atrativo é a remuneração para o engenheiro mecânico, que pode variar entre R$6.000 a R$8.000.

Depois dessa panorama sobre a profissão, segue alguns passos a serem seguidos:

10 dicas para o vestibular de Engenharia Mecânica.

1. Estabelecer metas 

Antes de começar qualquer coisa na sua vida estabeleça metas. Elas vão te ajudar a ter uma visão do seu objetivo e, por meio delas, traçar como chegar ao resultado final.

Tenha metas claras de curto, médio e longo prazo. Como por exemplo: todos os dias vou estudar 30 minutos de cálculos e vá aumentando as metas aos poucos. Estabeleça metas que estejam de acordo com a sua realidade para não se sentir frustrado por não conseguir concluir, ou por ser algo muito difícil que vai além da sua capacidade.

Lembre-se daquele ditado popular: “de grão em grão a galinha enche o papo”.

2. Planejar uma rotina de estudos 

Ter uma rotina de estudo é muito importante para quem quer concorrer a uma vaga nas universidades públicas ou privadas. Programe suas atividades diárias semanalmente e tire de 2 a 3 horas para estudar todos os dias. E é claro, tire um dia para o day off (dia livre)! Pois tudo demais faz mal.

Tenha um planner com os seus objetivos de estudo, horários e dias da semana. E siga ele, assim com certeza terá sucesso.

3. Mantenha o foco

A preparação para o vestibular não é fácil, e manter o foco é uma das atividades fundamentais para alcançar bons resultados no vestibular. Estabeleça suas prioridades e trabalhe em cima delas.

Não deixe que distrações como tv, jogos e redes sociais te impeçam de alcançar seus objetivos. 

4. Se prepare para o Enem

Hoje existem várias modalidades para ingressar em uma faculdade ou universidade, mas a maneira mais tradicional e com possibilidade de conquistar maiores oportunidades de vagas é o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).

A prova é aplicada anualmente é aborda temas como Ciências da Natureza: Biologia, Química e Física; Ciências Humanas: História, Geografia, Filosofia e Sociologia; Linguagens, Códigos e suas Tecnologias: Português, Literatura, Língua Estrangeira, Artes, Educação Física e Tecnologias da Informação e Comunicação; Matemática e suas tecnologias.

O Enem avalia seu desempenho durante anos e anos de estudos no ensino médio. Então, estudar essas disciplinas é essencial para conquistar aquela vaga tão desejada.

5. Gostar de matemática 

A matemática nunca foi a matéria preferida de grande parte dos alunos, mas se você ama números e cálculos, a área de Engenharia Mecânica vai ser uma ótima oportunidade para você.

Analisar dados e números faz parte da rotina do engenheiro mecânico. Como forma de preparação para alcançar aquela vaga no vestibular, estudar conteúdos voltados para o raciocínio lógico, cálculos matemáticos vai te ajudar a ter bons resultados na prova. Essa é um das principais dicas para se preparar para o vestibular de Engenharia Mecânica

6. Praticar cálculos 

Procurar simulados e provas de vestibulares é uma boa prática para se dar bem nas provas. Quanto mais você pratica mais você aprende, assim na hora da prova você não vai ser pego de surpresa com aquelas questões que muitas vezes são pegadinhas.

A preparação é a alma para o sucesso. Use a internet ao seu favor e descubra formas de realizar cálculos de maneira mais rápida. Os bons resultados só vêm com um bom esforço!

7. Desenvolva a escrita

Quando falamos de Enem, uma das provas que tem um grande peso na avaliação é a redação. Por isso aprender dissertar um texto, conhecer as regras básicas de pontuação, saber usar artigos, pronomes e advérbios vai fazer uma grande diferença na sua nota final.

Então se atente à Língua Portuguesa, se for possível faça uma aula particular para intensificar seus conhecimentos. Se fizer isso, com certeza sua nota será um sucesso.

8. Conheça os editais das faculdades e universidades

A cada ano as faculdades e universidades lançam editais com informações sobre como ingressar no curso de Engenharia Mecânica. Leia com atenção e esteja atento aos prazos e regras para dar entrada no processo de matrícula.

Atualmente, a maioria das faculdades e universidades utilizam a nota do Enem como base de aprovação. Por isso, sempre confira a nota de corte (nota mínima para ingressar no curso) para poder se preparar e se dar bem no vestibular. 

9. Esteja aberto para oportunidades em outras cidades 

O Enem tem abrangência nacional, então pode acontecer que sua nota de corte não dê para passar na sua cidade, mas em outra sua nota é válida. Se for o caso, veja a oportunidade de aplicar para outros estados e cidades, afinal é o primeiro passo para realização de um sonho.

10. Pesquise faculdades e universidades particulares

Caso sua nota não tenha sido suficiente para passar em uma universidade pública, você tem a opção de ingressar em uma faculdade particular. Pesquise a grade curricular do seu curso e compare com outras universidades e escolha aquela que se encaixa melhor com suas condições de vida.

Faculdades e universidades particulares também têm grande prestígio e podem ser um diferencial na sua carreira para o sucesso. O segredo para se dar bem no vestibular é a preparação, então faça o seu melhor que os resultados positivos virão

Gostou das nossas dicas para se preparar para o vestibular de Engenharia Mecânica? Avalie esse texto aqui em baixo. Quer conhecer mais sobre o curso, leia mais aqui.

O quão útil foi esta matéria?

Clique na estrela para avaliar!

Avaliação média 5 / 5. Contagem: 2

Ainda sem avaliações! Seja o primeiro a avaliar.