InícioDicasEstudosAula online x presencial: qual a melhor escolha neste momento de pandemia?

Aula online x presencial: qual a melhor escolha neste momento de pandemia?

Por conta da pandemia, aula online vs aula presencial é um dos temas mais falados hoje em dia. O avanço do digital facilitou a vida das pessoas, mas também criou a dúvida: será que vale trocar o método presencial pela versão online?

Veja a seguir os pontos positivos e negativos de cada uma das modalidades para que você decida o que é melhor. Assim, conseguirá tomar a decisão correta para seus estudos.

Aula online vs aula presencial: qual a melhor modalidade?

As mudanças no cenário global por conta da pandemia forçaram educadores e alunos a se adaptarem. Assim como a comunicação com a família se tornou online, com aplicativos como WhatsApp e Zoom, a educação seguiu o mesmo exemplo.

Hoje, essa é a única opção para muitas instituições de ensino. Porém, gerou a dúvida de se, ao final da pandemia, esse continuará sendo o melhor método. Veja a seguir os conceitos de aula online vs aula presencial.

O que é aula online?

A aula online é ministrada por professores de forma remota via internet. As aulas podem ser ao vivo ou gravadas e o aluno tem a liberdade de assistir de qualquer lugar.

Vantagens da aula online vs aula presencial

A seguir, veja algumas vantagens da aula online e entenda porque esse método tem sido tão utilizado.

Comodidade

Em primeiro lugar, a comodidade é o fator mais relevante na hora de decidir por um curso online. Então, se você mora longe, por exemplo, não precisa se deslocar para assistir às aulas. É a principal vantagem da aula online vs aula presencial.

Redução de custos

Além disso, há a redução dos gastos, tais como:

  • Transporte público ou gastos com gasolina;
  • Consumo de alimentação fora de casa;
  • Despesas com impressão de material;
  • Redução da mensalidade por não oferecer estrutura física.

Uma dica é investir o dinheiro economizado em cursos complementares, a fim de aprimorar o seu conhecimento na aula.

Criação da sua própria rotina

Você tem a liberdade de organizar os seus horários para adequar os estudos à sua rotina, principalmente se você, além de estudar, também trabalha.

Desvantagens da aula online vs aula presencial

Entre as desvantagens da aula online, destacaremos alguns pontos a seguir.

Equipamentos digitais

Não possuir um computador ou outro equipamento digital para as aulas pode prejudicar o aprendizado. Será necessário usar uma lan house ou pedir ajuda de terceiros para acompanhar o conteúdo.

Habilidades do aluno

Apesar da liberdade de horários, o seu comprometimento e responsabilidade são testados nessa modalidade. Aliás, são fatores essenciais para o sucesso nos estudos, bem como:

  • Disciplina;
  • Organização;
  • Autonomia;
  • Foco;
  • Proatividade;
  • Autoconhecimento;
  • Domínio de ferramentas digitais.

Caso você não possua essas habilidades, é importante se dedicar para aprender e garantir o sucesso nos estudos. Então, use a internet a seu favor na aula online vs aula presencial.

Material didático

Por se tratar de um curso online, não há uma biblioteca física para pesquisa. Portanto, alguns cursos oferecem o material didático de forma gratuita. Mas, há outros que cobram taxa adicional para a aquisição. Assim, há custos extras.

Demora no retorno dos professores

Geralmente, não há contato com o professor em tempo real. Sendo assim, suas dúvidas não são sanadas com tanta rapidez como na aula presencial. Aliás, isso acaba se tornando um problema na disputa entre aula online vs aula presencial.

Estudar sozinho

Por fim, estudar sozinho pode possibilitar o não entendimento do conteúdo, ou  a resolução de uma questão é maior devido à falta de interação com os outros alunos da turma. Afinal, a dúvida dos outros pode facilitar o seu aprendizado.

O que é aula presencial?

Na modalidade presencial, todo o conteúdo é exposto em aulas nas quais alunos e professores estão fisicamente no mesmo local e ao mesmo tempo. Assim, as características principais desse modelo de estudo é o ensino nas dependências da instituição.

Vantagens da aula presencial

Seguindo as diferenças da aula online vs aula presencial, embora a o online esteja em alta na pandemia, o modelo presencial também tem suas vantagens, veja a seguir.

Interação

Uma das grandes vantagens da aula presencial é a interação, tanto com os professores quanto com os alunos da turma. Assim, suas dúvidas são sanadas de imediato, além da troca de conhecimento.

Horário e local definidos

A aula presencial exige assiduidade, o que facilita o aprendizado daqueles que não conseguem fazer a gestão do tempo e organização por conta própria. Mas, com o excesso de faltas, você será reprovado.

Desvantagens da aula presencial

A seguir, veja as principais desvantagens da aula presencial.

Conciliar trabalho e estudo

Organizar a rotina de trabalho e estudo é o principal desafio da aula presencial. Afinal, você pode perder alguma disciplina por conta do tempo que isso exige. Nesse ponto da comparação entre aula online vs aula presencial, vence o online.

Deslocamento

Além disso, o fator deslocamento pode ser um problema para quem faz aula presencial. Isso porque engarrafamentos, preguiça e outros fatores externos e internos prejudicam a sua frequência e o seu aprendizado.

Mensalidades mais caras

Para arcar com a estrutura física, a mensalidade da aula presencial é mais cara e, por isso, você corre o risco de não concluir os cursos devido aos altos custos. Sendo assim, é mais vantajoso o online.

A aula online vs aula presencial e a aprendizagem

Estudar online não significa que é mais fácil aprender. Pelo contrário, a flexibilidade pode atrapalhar o aluno que não possui disciplina nos estudos.

Esse aprendizado constante só depende do aluno. O mesmo, por sua vez, deve estar sempre atualizado com o que acontece no Brasil e no mundo a fim de aplicar tais conhecimentos na sua rotina acadêmica.

Cópias e plágios

Visando a excelência na aula online, as instituições de ensino estão investindo em tecnologia de ponta para evitar cópias e plágios dos alunos, tanto nas avaliações quanto nos trabalhos.

Aula online vs aula presencial: escolha a sua

Na disputa aula online vs aula presencial, você deve escolher o melhor método para seus estudos. Portanto, leve em consideração sua rotina pessoal, de trabalho, competência e habilidades.

Algumas pessoas têm mais dificuldade de manter a rotina em casa, outras nem tanto. O ideal, antes de escolher uma graduação online, por exemplo, é fazer um curso de menor duração e avaliar como será a sua experiência e, só assim, tomar a sua decisão.

O objetivo principal é o resultado, assim, independente do modelo, se dedique para alcançar seus objetivos.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4 / 5. Número de votos: 35

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.